gestao-de-condominio

Por que adotar um sistema para gestão de condomínio?

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA CONSTRUÇÃO | 07 julho, 2020

A gestão de condomínio é uma atividade que exige organização e automação de processos para que seja mais precisa e eficiente. Por isso, a adoção de um sistema de gestão pode ser a solução ideal para gerir propriedades próprias ou de terceiros.

Entenda o que é a gestão de condomínio e como a tecnologia pode ajudar a fazer essa tarefa ser mais eficaz e otimizada. 

Como funciona a gestão de condomínio?

A administração de condomínios engloba gerir funcionários, cuidar da parte financeira, realizar assembleias de moradores, entre outras tarefas. Ou seja, significa cuidar de toda a rotina administrativa do condomínio. 

Essa gestão de condomínio envolve, também, cuidar das áreas comuns, gerenciar o aluguel do salão de festas e, é claro, fazer a cobrança da taxa condominial. Para que isso seja feito de forma eficiente, é preciso que haja um controle de informações. Por isso, é essencial contar com uma tecnologia especializada que possa padronizar os processos, tornando a gestão mais eficiente.

eBook Grátis - Guia Prático Para Uma Gestão Financeira Que Garanta o Lucro da Empresa

Como um sistema de gestão de condomínio pode ajudar?

Após entender as responsabilidades que envolvem a gestão de condomínios, é possível perceber que a automação dessas tarefas pode proporcionar diversos benefícios. 

O sistema dispõe de funcionalidades que permitem acompanhar e administrar a manutenção de ativos imobiliários em todas as fases do negócio. Entenda, a seguir, como a tecnologia pode auxiliar na gestão de condomínio.

Controle de áreas comuns

Um dos principais motivos que podem gerar reclamações em um condomínio é a falta de organização na reserva de áreas comuns, como salão de festa, churrasqueira, quadra, entre outras. 

Para evitar esse problema, o sistema de gestão de condomínios registra todos os agendamentos, organizando as solicitações. Assim, fica mais fácil para o gestor visualizar a agenda de reservas e informar os horários e dias disponíveis para uso. 

Otimização de tempo

Outra vantagem da automação de condomínio é a melhor administração do tempo do gestor, já que diversas tarefas serão feitas por meio do sistema. Podemos tomar como exemplo o agendamento de assembleias, a cobrança das taxas, a reserva de áreas comuns, etc.

Isso gera muito mais produtividade e otimiza o trabalho de gestão para que seja mais eficiente. Assim, há um controle maior sobre tudo o que acontece no condomínio, evitando desperdício de tempo.

Diminuição da inadimplência

Como comentado anteriormente, o software de gestão de condomínios auxilia na cobrança do aluguel e das taxas condominiais. A cobrança desses valores é feita de forma automática, já que o sistema pode ser integrado com o setor de vendas e de aluguel.

Dessa forma, os dados podem ser transmitidos automaticamente, sem necessidade de preencher cadastros. Com isso, é possível gerenciar automaticamente: seguros, IPTU, limpeza, manutenção, entre outras despesas. Também permite fazer cobranças individuais ou rateios, evitando a inadimplência.

Controle de ocupação

Outra vantagem do software para condomínio é contar com o controle completo de ocupação das unidades e espaços do condomínio. Assim, você localiza rapidamente os responsáveis financeiros pelas unidades ocupadas.

Isso pode ser feito sejam eles proprietários ou locatários, pessoas físicas ou jurídicas. Ainda é possível integrar essa funcionalidade com o sistema de controle de aluguéis, facilitando, ainda mais, os processos de cobrança.

Gestão de medidores

O sistema permite, também, fazer o controle de todos os medidores de luz, água e gás do condomínio de forma eficiente. Assim, o software registra os dados de cada equipamento instalado nas unidades e nas áreas comuns.

Isso é feito com a finalidade de permitir um controle mais efetivo das despesas que serão lançadas nas contas de consumo. Tudo isso proporciona mais organização na cobrança dessas despesas.

Saiba mais sobre o sistema de gestão de condomínio

Para administrar o seu negócio de forma eficiente, é preciso escolher o melhor software para administração de condomínios. É essencial analisar o que a tecnologia pode fazer para solucionar os problemas da rotina administrativa.

O sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) possui diversas funcionalidades que podem ajudar a sua empresa a ter processos mais otimizados. Trata-se de uma tecnologia que proporciona mais controle sobre as atividades, além de oferecer relatórios com dados estratégicos.

Para que você gerencie a venda, aluguel ou tenha uma administração de imóveis mais eficiente, conte com um software como este. Entenda mais sobre as vantagens em implementar esse sistema na sua empresa e como ele pode ajudar a atender às suas necessidades de gestão.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *