sistema-para-construtora-e-incorporadora

Tudo sobre sistema para construtora e incorporadora

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA CONSTRUÇÃO | 28 Maio, 2020

As demandas dos projetos no segmento de construção são muito aceleradas, além de contarem com uma grande quantidade de investimentos e recursos. Dessa forma, não há espaço para erros de planejamento e outras falhas operacionais. É por isso que um sistema para construtora e incorporadora é indicado.

Pensar em um sistema que atenda as duas especialidades, pode ser vantajoso. Ao falarmos de obras complexas, por exemplo, qualquer atraso nos prazos pode gerar um grande prejuízo, visto que a mão de obra e os equipamentos possuem custo considerável. Para se manter longe desses problemas, continue a leitura e conheça nossas dicas!

Por que contratar um sistema para construtora e incorporadora?

Sistemas de gestão ajudam a manter o nível de produtividade utilizando um sistema robusto que acompanhe o crescimento do seu negócio e com custo acessível. Uma vez que observamos o aumento dos preços nos materiais de construção com margem de lucro em projetos mais discreta, é o momento da sua construtora e incorporadora se reinventar e abraçar a tecnologia.

Dessa forma, ao contar com um sistema para construtora, é possível unificar os centros de organização da empresa, com acesso a informações valiosas, como:

  • Despesas;
  • Necessidade de reposição de materiais;
  • Escala de mão de obra,
  • Agendamento de visitas e muito mais.

Diferenciais do sistema para construtoras

Com um sistema para construtora e incorporadora, você pode controlar toda a companhia. Fazer o controle manual de informações relacionadas a visitas e projetos em andamento, registrando em arquivos físicos ou em inúmeras planilhas, pode causar uma enorme confusão.

Não só isso, mas tempo e dinheiro são gastos em processos antigos. Ao centralizar todos esses dados em um único lugar, até a vida dos clientes pode ser simplificada, sendo possível modificar a quantidade de visitas e o orçamento diretamente pelo site da construtora.

Áreas como atendimento ao cliente, relação com formatos de pagamento e visitas podem deixar de ser administradas cada uma por um colaborador diferente, sendo gerenciadas a partir de uma única fonte, com isso, permitindo rearranjar o quadro de profissionais.

Mas quais são as funcionalidades que tornam o sistema de gestão para construtoras tão importante para essas empresas? A seguir, citaremos alguns dos pontos tocados e otimizados por um software capaz de transformar positivamente o segmento:

  • Dados concretos para tomadas de decisão e acompanhamento;
  • Planejamento e gestão das obras;
  • Acompanhamento de produção;
  • Controle de ferramentas;
  • Gerenciamento de estoque e materiais;
  • Controle do setor financeiro;
  • Gestão de compras,
  • Atendimento e suporte ao cliente.

O sistema para construtora e incorporadora também é eficaz ao fazer o acompanhamento de folha tarefa, gestão de empreiteiros, orçamentos e cotações eletrônicas, mapeamento de riscos, monitoramento de timesheet, planejamento de controle aquisitivo e muito mais.

Quais soluções podem ser integradas ao sistema para construtora e incorporadora?

Por si só, o sistema para construtora e incorporadora já é muito competente. No entanto, para extrair todo seu potencial, existem algumas soluções adicionais que podem ser incluídas no processo. Quais são elas?

  • Gestão eletrônica de documentos: o GED permite administrar e controlar o acesso a documentos a qualquer momento, com versionamento, rastreabilidade, restrição de permissões e backup; tudo em um ambiente seguro para o usuário e para a organização;
  • Business Process Management: o BPM atua no aumento de produtividade, colocando em prática fluxos de trabalho, por meio de gestão de times de serviços, centralização de processos de negócios e automação de força de vendas,
  • Inteligência artificial (IA): fazendo o uso dessa tecnologia, é possível intensificar a capacidade de análise e tomada de decisões, visto que o volume de dados cresce cada vez mais dentro das empresas e é considerado um patrimônio valioso. A IA ainda pode atuar como assistente virtual.

A TOTVS é sua parceira na gestão de construtoras

Ao adotar um sistema para construtora e incorporadora, é possível fazer o gerenciamento de um projeto de construção do início ao fim, começando pelo orçamento e chegando ao controle de custos, alocação de recursos e profissionais e comparativo de fases do projeto. Tudo isso em uma única ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo.

A TOTVS entende do segmento de construtoras, e nossas tecnologias especializadas, possibilitam também a projeção do desenvolvimento da obra juntamente à gestão de subempreiteiros, despesas e rentabilidade, facilitando o controle de lucratividade e melhores tomadas de decisão.

Nossas soluções, voltadas para empresas de todos os portes, crescem junto com a sua empresa, podendo adaptar a tecnologia de acordo com a necessidade do seu negócio.

Se você gostou do conteúdo, veja a importância de um controle de locação de equipamentos efetivo. Também assine a newsletter e continue acompanhando o blog da TOTVS, para não perder nenhuma novidade.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *