bim

BIM e seu valor no segmento de construção e projetos

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA CONSTRUÇÃO | 18 Maio, 2020

Inicialmente utilizado para conceber projetos de arquitetura, o BIM (Building Information Modeling) está fortemente ligado à construção em si. Isso vale para prédios comerciais, condomínios, centros de saúde e qualquer projeto de engenharia.

As informações detalhadas do documento ajudam a evitar riscos na construção, além de reduzir custos e desperdícios. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o modelo de informação da construção.

O que é BIM?

Pode ser melhor compreendido quando é colocado como “automação do uso da informação”. Esse sistema traz precisão na forma de lidar com diversas informações simultâneas.

Uma aplicação competente do processo deve reunir todas as partes presentes no processo de planejamento de construção. Com dados minuciosos sobre cada uma das etapas, todos os envolvidos podem participar ativamente no projeto, desenvolvendo o passo a passo de cada fase. E isso inclui arquitetos, engenheiros e até mesmo os compradores de materiais.

A colaboração no projeto pode ser colocada em prática ao mesmo tempo por vários profissionais adicionando os dados ao arquivo, de acordo com seus nichos de especialidade, e visualizando as mudanças em tempo real.

Surgimento do BIM

O desenvolvimento de projetos passou a contar com a ajuda da criação de protótipos e outras tecnologias a partir da década de 1950, com o pontapé inicial dado em busca de melhor desempenho e de agilidade na conclusão e entrega dos projetos.

A concepção dos projetos, no entanto, foi sendo substituída gradualmente pelo advento da computação, onde foi aproveitada a capacidade de armazenamento de dados essenciais para uma construção, como: manutenção de equipamentos, materiais utilizados, orientações de execução, etc; acompanhando uma edificação durante todo seu ciclo: do início ao fim.

Foi a partir daí que o Building Information Modeling começou a ser moldado para entrar em ação, organizando todos os dados importantes de uma obra e possibilitando o acesso a elas de forma simplificada.

Dessa maneira, os idealizadores do projeto conseguem antecipar possíveis interferências e impactos da estrutura em sua realidade local, geográfica e socialmente. É por isso que o conceito BIM e sua abordagem são até mais abrangentes do que a realidade virtual.

Características e vantagens

O Building Information Modeling diz respeito a várias etapas de um projeto de construção: sua concepção, execução e acompanhamento. Alguns dos pontos que são beneficiados por esse sistema são:

  • Análise de risco;
  • Processos mais colaborativos;
  • Definição de cronograma,
  • Gerenciamento de instalações.

A abordagem do BIM permite também o teste de soluções com antecedência aos processos de construção, com protótipos executados virtualmente. Todos os envolvidos podem interpretar e fazer revisões e melhorias, além de avaliação de custos, e tudo com precisão, simplicidade e integridade.

Dessa maneira, profissionais de nichos diferentes, como arquitetos, engenheiros, construtores e fornecedores podem beber da fonte do BIM para colher dados e insights melhores, que acarretam decisões mais assertivas e passam por informações atualizadas em tempo real.

Equilíbrio de especialidades e entrega

O National BIM Standard-United States constatou que, no geral, as construções ultrapassam os níveis de custo e de tempo de entrega. É por isso que, nesse sentido, um trabalho colaborativo que agregue informações de todos os participantes em projetos de construção é fundamental para elevar a qualidade desses processos.

É um desafio, no entanto, juntar tantas especialidades e áreas distintas em um único projeto. É nesse ponto que o Building Information Modeling se destaca como uma grande vantagem: devido à interoperabilidade que proporciona, traz harmonia e melhora a produtividade das construções, com todas as atividades integradas e com foco no objetivo final em comum.

Revolucione seus projetos de construção

Todos os benefícios trazidos pela utilização do BIM são possíveis com a criação de bancos de dados das edificações, referentes à operação e à manutenção, enriquecendo as formas de lidar com os projetos de construção.

Ao longo deste conteúdo, falamos um pouco sobre o que é BIM, sua definição, características, as formas de aplicação e as vantagens que são trazidas ao fazer valer todo o potencial desse sistema.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência em tecnologia e inovação, presente no mercado há mais de 30 anos. Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o tema, leia agora o nosso outro post sobre o assunto.

Para por dentro de todas as novidades, continue acompanhando nosso blog. E não deixe de assinar a newsletter para receber os posts mais relevantes para você diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *