Tipos de testes de personalidade mais usados no RH e como aplicá-los corretamente

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 11 minutos

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 05 December, 2025

Montar equipes de alto desempenho é o sonho de todo gestor. A missão do RH é tornar esse sonho possível: tudo começa pela seleção de talentos, que pode utilizar diferentes tipos de testes de personalidade para encontrar o candidato ideal.

Para isso, é necessário identificar, em uma mesma pessoa, as competências técnicas e comportamentais que se deseja. 

Conhecer o perfil de cada participante do processo seletivo é também fundamental, e aqui entram os testes de personalidade.

Neste artigo, vamos explicar o que são esses testes, quais os principais tipos e como aplicar na sua empresa. Continue a leitura para conferir.

O que é teste de personalidade?

Os testes de personalidade são ferramentas utilizadas para descobrir características que marcam a personalidade de uma pessoa. São usados pelo RH em processos seletivos e ajudam a encontrar candidatos com fit cultural em relação à empresa.  

Por mostrar como é a personalidade de um indivíduo, esses testes ajudam a analisar como cada pessoa se sente em relação a determinado contexto e quais seriam suas atitudes quando exposto a certos cenários.

Essa avaliação ajuda a ir além das competências técnicas e entender as motivações, os valores, as preferências e as tendências comportamentais que influenciam a forma como alguém trabalha, se relaciona e contribui para o clima organizacional.

Qual a importância dos testes de personalidade?

Muitas empresas já reconhecem que o “fit” ideal não depende apenas de habilidades, mas também de gostos, interesses e traços que tornam cada pessoa única. 

É por isso que conceitos como as “mad skills” (habilidades e atividades realizadas no tempo livre que revelam criatividade, disciplina ou protagonismo) passaram a ser observados nos processos de recrutamento

Neste cenário, os diferentes tipos de testes de personalidade trazem benefícios como: 

  • Melhor entendimento do comportamento e das motivações de cada pessoa, o que contribui para decisões de contratação mais assertivas;
  • Formação de equipes mais equilibradas, com perfis complementares que fortalecem a colaboração e a inovação;
  • Apoio ao desenvolvimento individual, indicando pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada colaborador;
  • Mais segurança para o RH ao avaliar como alguém tende a agir em situações de pressão, conflito ou mudança;
  • Redução de turnover, já que as expectativas e o estilo de trabalho ficam mais claros desde o início.

Quais são os tipos de testes de personalidade mais usados? 

Como você pode imaginar, opções de testes de personalidade não faltam. Em geral, eles se encaixam em duas categorias principais:

  • Testes psicométricos (ou objetivos): estruturados, padronizados e com resultados quantitativos. Avaliam traços de personalidade por meio de perguntas diretas, escalas ou afirmações, gerando dados comparáveis entre candidatos;
  • Testes projetivos: menos estruturados e mais interpretativos. Apresentam estímulos (como imagens ou frases abertas) para que a pessoa projete suas percepções, emoções e padrões de pensamento, revelando aspectos mais profundos da personalidade.

Para ajudar na hora de escolher qual aplicar, fizemos uma seleção. Confira a seguir os testes  mais aplicados pelas empresas.

1. Teste eneagrama

O eneagrama é uma forma geométrica de 9 lados. O teste tem esse nome porque se baseia em nove tipos de pessoas (ou personalidades), que são:

  1. Perfeccionista
  2. Prestativo
  3. Bem-sucedido
  4. Individualista
  5. Observador
  6. Questionador
  7. Sonhador
  8. Confrontador
  9. Pacifista

Esse é um dos tipos de testes de personalidade feitos por meio de questionários, sendo que o Teste Completo Sistema Eneagrama 360 – TSE360 (Marca Registrada INPI), costuma ser aplicado por institutos e empresas especializadas em gestão de pessoas

2. Inventário de Tipos Psicológicos de Myers-Briggs (MBTI)

O teste de personalidade MBTI é uma ferramenta para identificar 16 grupos de personalidades por meio de um questionário. 

Ele foi criado por Katherine Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers e tem origem nas teorias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. 

Para a divisão das personalidades, o MBTI avalia os resultados a partir de quatro pares opostos, que são chamados de dicotomias:

  • Extroversão (E) x Introversão (I): como a pessoa direciona sua energia; mais para o externo ou para o interno;
  • Sensação (S) x Intuição (N): como a pessoa processa informações;  por sentidos ou padrões e significados;
  • Razão (T) x Sentimento (F): como a pessoa toma decisões; de forma mais racional (por meio da lógica) ou de maneira mais sentimental (baseada em valores pessoais e impactos em outras pessoas);
  • Julgamento (J) x Percepção (P): como a pessoa se organiza; de maneira mais planejada ou mais flexível. 

Os resultados são combinações destes pares, como o ISTJ (O Inspetor), o INTJ (O Arquiteto) e o ESTP (O Empreendedor). 

É uma ótima opção de teste para aplicar em processos seletivos, pois ajuda a identificar as tendências do candidato em relação a fatores como comunicação, interação com outras pessoas e com o ambiente, tomada de decisões e forma de trabalho.

3. Teste de personalidade IDRlabs

Baseado no MBTI, o IDRlabs é gratuito e considerado um teste de personalidade profissional de alto potencial. 

Ele parte de uma descoberta dos pesquisadores Ian MacRae e Adrian Furnham, da University College London. De acordo com eles, existem seis traços que são sempre identificados quando o assunto é sucesso no trabalho.

Esses traços foram combinados para ter o que se chama de Personalidade de Alto Potencial. 

Ao responder o questionário a pessoa consegue ver as características que já possui e que a colocam como personalidade de alto potencial, assim como aquelas que precisam ser trabalhadas. 

O teste pode ser realizado diretamente no site da IDRlabs.

4. Técnica Projetiva de Desenho (HTP)

É o “Teste da Casa, Árvore e Pessoa” aplicado nos exames psicotécnicos para a carteira de motorista, um dos tipos de testes de personalidade mais famosos.

Neste teste de personalidade o candidato precisa desenhar em uma papel os três itens (casa, árvore e pessoa). Cada um desses elementos possui um significado:

  • A casa significa a segurança emocional, o lar e a família;
  • A árvore diz respeito à vida, estabilidade e crescimento emocional;
  • A pessoa representa a autoimagem e os relacionamentos interpessoais.

Para a avaliação do teste, são considerados fatores como a distribuição dos elementos e o tamanho de cada desenho. 

5. Teste projetivo

É um dos testes de personalidade que mais podem levar tempo para a avaliação. Por isso, não são aplicados com tanta frequência.

Ele consiste em perguntas abertas e que pedem respostas livres, baseadas na interpretação da pessoa sendo avaliada.

O resultado deve ser analisado por um profissional qualificado, porque costuma apresentar diversas nuances.

6. Big Five

O Big Five é uma metodologia que identifica cinco traços de personalidade (e não tipos), que são:

  • Openness to experience (abertura a experiências);
  • Conscientiousness (conscienciosidade ou escrupulosidade);
  • Extraversion (extroversão);
  • Agreeableness (agradabilidade ou simpatia);
  • Neuroticism (neuroticismo).

O resultado do teste apresenta a pontuação em cada traço, possibilitando um melhor entendimento da personalidade de cada pessoa.

É possível, por exemplo, descobrir se o candidato é curioso ou não, gosta de trabalhar em equipe ou prefere atividades mais isoladas, é autodisciplinado, amigável etc.

7. Teste DISC

Dos tipos de testes de personalidade aqui descritos, a metodologia DISC é a mais aplicada em processos de recrutamento e seleção. 

A ferramenta decodifica as competências socioemocionais dos candidatos e faz uma classificação de acordo com os seguintes fatores:

  • Dominância: como a pessoa reage em situações desafiadoras;
  • Influência: capacidade de influenciar e ser influenciado;
  • Estabilidade: como o profissional lida com mudanças;
  • Conformidade: como o candidato lida e reage diante de regras, normas e procedimentos.

A metodologia DISC fornece insights para avaliar se o candidato está alinhado à cultura corporativa e aos valores da organização. 

8. PDA

PDA é sigla para Personal Development Analysis, que em português significa Análise de Desenvolvimento Pessoal. 

O teste PDA fornece ao recrutador diversos dados relevantes sobre o candidato, como estilo de liderança, aptidões, nível de motivação, habilidades de persuasão, a maneira com que lida com o ambiente e o modo de se comunicar. 

9. Teste de Zulliger

O teste de Zulliger avalia aspectos de personalidade, as emoções e como uma pessoa lida com relacionamentos interpessoais. 

Basicamente, ele analisa itens como: 

  • Integração humana;
  • Capacidade de desempenho;
  • Controle geral e emocional;
  • Objetividade;
  • Ansiedade;
  • Pensamento lógico.

Este é um teste considerado de uso exclusivo de psicólogos e consiste na apresentação de três lâminas de tintas. A pessoa deve analisar cada uma e dizer o que a imagem sugere.

As lâminas são:

  • Tons de cinza, preto e branco: representam o pensamento profundo; 
  • Cores mais brilhantes: representam autocontrole, capacidade e ordem;
  • Cinza, preto e vermelho: representa as relações sociais.

10. Teste palográfico

Ele serve para identificar características específicas dos candidatos.  É conhecido também por teste do palitinho, pois o candidato precisa fazer traços verticais paralelos em um papel em branco.

A avaliação do teste é feita por um psicólogo, que é responsável por analisar diversos fatores no desenho, como direção das linhas, distância entre os traços, tamanho, pressão exercida no papel, entre outros.

Como fazer testes de personalidade com candidatos? 

Para aplicar os diferentes tipos de testes de personalidade, é importante pensar na experiência do candidato ou colaborador. O ideal é sempre deixar claro por que o teste está sendo utilizado e como ele contribui para o processo. 

Confira boas práticas para garantir uma aplicação consistente e respeitosa de qualquer teste de personalidade para entrevista de emprego ou avaliação de competências do profissional: 

  • Descreva o formato da avaliação (questionário, entrevista, teste online etc.) e informe o tempo médio de duração;
  • Forneça instruções claras antes do início do teste para evitar dúvidas ou inseguranças que podem interferir nos resultados;
  • Reforce o sigilo das respostas e deixe claro que o teste não serve para julgar ou desqualificar ninguém;
  • Crie um ambiente acolhedor, lembrando que o teste existe para ajudar a conhecer melhor a pessoa e conduzir as próximas etapas com mais precisão, seja para a seleção de candidatos ou para o desenvolvimento profissional do colaborador.

Qual é o teste de personalidade mais confiável? 

Todos os tipos de testes de personalidade podem trazer ótimos resultados quando aplicados da maneira correta e por profissionais especializados.

A diferença é que um modelo pode funcionar melhor em determinadas situações do que outro. Além disso, o que encaixa para uma empresa nem sempre se encaixa para outra.

Por isso, considere os seguintes fatores ao escolher o teste ideal:

  • Objetivo da avaliação: entenda se a empresa precisa mapear traços profundos de personalidade, prever comportamento ou identificar competências;
  • Nível do cargo: posições de liderança, por exemplo, podem exigir testes mais completos e aprofundados;
  • Tempo e formato do processo seletivo: testes rápidos podem ser melhores para alta demanda, enquanto testes longos pedem processos mais estruturados;
  • Facilidade de interpretação: prefira modelos com relatórios claros e relevantes para quem conduzirá a seleção;
  • Validação científica: opte por ferramentas com metodologia reconhecida e estudos que comprovem sua eficácia.

Como a tecnologia facilita a aplicação dos testes de personalidade?

Independentemente do tipo de teste escolhido, eles precisam ser desenvolvidos e avaliados por uma fonte confiável. Aqui, os sistemas TOTVS para RH entram em cena para otimizar o processo. 

Com o TOTVS RH Mapeamento Comportamental, você automatiza a aplicação do teste DISC e acessa mais de 40 perfis comportamentais. 

A partir disso, garante contratações mais assertivas pelo fit comportamental, melhora a retenção de talentos e ainda pode acelerar o desenvolvimento do seu time.

Tudo isso em uma plataforma completa, fácil de usar e capaz de auxiliar a tomada de decisões do seu RH com dados reais atualizados.

Conheça os sistemas para RH da TOTVS e transforme a gestão de pessoas na sua empresa!

Conclusão

Os diferentes tipos de testes de personalidade ajudam o RH a enxergar muito além do currículo, revelando motivações, preferências, estilo de trabalho e possíveis desafios de cada profissional. 

Quando bem aplicados, eles tornam o processo seletivo mais justo, estratégico e alinhado à cultura da empresa. 

Além disso, apoiam decisões mais assertivas, ampliam a compreensão sobre o comportamento humano e contribuem para formar equipes equilibradas, colaborativas e preparadas para evoluir.

Neste conteúdo, conhecemos os principais modelos de teste de personalidade profissional, que podem ser aplicados não apenas para ajudar no recrutamento de novos colaboradores, mas também para impulsionar o desenvolvimento da equipe.

Falando em atração e seleção de talentos, vale a pena conferir também nossas sugestões de perguntas para fazer na entrevista para potencializar suas próximas contratações.

Deixe aqui seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.