Distância entre endereços: conheça as melhores formas de calcular

Equipe TOTVS | 09 maio, 2022

Saber calcular a distância entre endereços é essencial para qualquer empresa que precisa lidar com entregas diariamente.

O custo com as entregas representa um grande impacto na gestão do negócio todo e pode fazer a diferença entre terminar um mês no vermelho ou ter um desempenho positivo.

Por isso, hoje você verá as principais formas de calcular a distância entre endereços e como elaborar um planejamento de rotas na sua empresa. 

Boa leitura!

A importância de conhecer a distância entre endereços para as operações da sua frota

Toda empresa que precisa trabalhar com entregas deve lidar com altos custos impostos pela natureza da operação, que envolve desde a manutenção de veículos até o preço gasto com o combustível utilizado para as entregas.

Além disso, com a concorrência cada vez maior, os clientes acabam se tornando mais exigentes e demandando entregas ainda mais rápidas e bem sucedidas.

Dentro desse contexto, as empresas que não conseguem cumprir os prazos de entrega acabam tendo de lidar com altos índices de reclamações.

Por isso, fazer uma roteirização eficiente, calculando bem a distância entre endereços, é fundamental, pois ela permite reduzir o tempo de percurso entre as paradas, bem como o consumo de combustível, o que resulta em um número maior de entregas em menos tempo.

Assim, é possível melhorar o índice de satisfação dos seus clientes e tornar toda a operação de entregas menos custosa e mais rentável.

Como calcular a distância entre endereços?

Existem várias maneiras de calcular a distância entre endereços, e cada uma das soluções listadas a seguir funciona melhor para um propósito específico.

Confira a seguir as principais formas de calcular a distância entre vários endereços:

Google Maps

O Google Maps é uma solução para calcular distâncias um tanto quanto limitada quando estamos falando em termos de funcionalidades para empresas, mas que pode ser útil para cálculos pontuais, no dia a dia.

Em linhas gerais, a ferramenta apresenta uma distância aproximada entre os endereços, algumas opções de rota, uma estimativa de tempo de deslocamento e um sistema de atualização do trânsito em tempo real.

Contudo, ele não possui ferramentas mais robustas e que permitam às empresas traçarem rotas de maneira integrada a outros sistemas, o que faz com seja menos eficaz para empresas que precisam lidar com grandes volumes de entregas. 

Veja a seguir o passo a passo de como utilizar o Google Maps para calcular a distância entre dois endereços:

  1. Acesse o site do Google Maps;
  2. Clique no ícone “Rotas”;
  3. Digite o endereço do ponto de partida e o endereço do destino;
  4. Clique em “Pesquisar”.

Pronto. Depois de clicar em “Pesquisar” o aplicativo do Google Maps no computador ou no celular vai te mostrar qual é a distância entre os dois endereços que você forneceu.

Waze

O Waze, assim como o Google Maps, também é um aplicativo muito útil para o dia a dia, em situações pontuais, e a sua principal vantagem em relação ao Google Maps é que ele traz mais informações a respeito do trânsito da cidade no momento.

Isso porque o Waze é um sistema de geolocalização colaborativo e usuários podem apontar para outros usuários, por exemplo, onde está acontecendo uma blitz ou um acidente.

Ele é muito útil para situações mais momentâneas, pois o foco dele está totalmente no tempo real, e isso acaba prejudicando a sua capacidade de ajudar as empresas a criarem um planejamento de rotas eficiente e que gere, de fato, economia.

Confira  a seguir o passo a passo para calcular a distância entre endereços com o Waze:

  1. Acesse o site do Waze;
  2. Escolha um ponto de partida;
  3. Escolha um destino;
  4. Clique em “Pesquisar”.

Pronto, o aplicativo deve te mostrar a distância entre os dois endereços, algumas possibilidades de rota e a opção para iniciar o seu sistema de navegação. 

Trace sua Rota

O Trace sua Rota, iniciativa do Sem Parar, é um site para calcular a distância entre endereços.

Contudo, enquanto o produto principal – o pagamento automático dos pedágios – é uma solução bastante interessante, o Trace sua Rota é uma ferramenta útil em ocasiões pontuais, e não é muito eficiente para quem está interessado em fazer um planejamento de rotas efetivo.

Assim como o Waze e o Google Maps, no Trace sua Rota, são fornecidas algumas opções de rotas, mas não existe a integração com outros softwares nem ferramentas fundamentais para um planejamento que resulte, de fato, em economia.

Para usar o Trace sua Rota, siga o seguinte passo a passo:

  1. Entre no site Trace sua Rota;
  2. Insira o endereço de partida;
  3. Insira o endereço de destino;
  4. Clique em “Pesquisar”.

Assim como o Google Maps e o Waze, o programa vai te apontar algumas opções de rotas até o caminho de destino e a distância entre esses endereços.

Roteirizador

O uso de um roteirizador é a melhor opção para empresas que precisam encontrar soluções para serem mais econômicas com o seu tempo e gastos com combustível.

Diferentemente das opções citadas acima, os roteirizadores possuem diversas ferramentas que ajudam na elaboração de um planejamento de rotas efetivo e que implica em economia com os gastos com entregas para a empresa.

Por meio de um planejador de rotas, é possível, por exemplo, inserir dados sobre a autonomia do veículo e descobrir, inclusive, o quanto será gasto de combustível para a conclusão de uma viagem, uma funcionalidade que as outras opções citadas acima não possuem.

Além disso, também é possível personalizar as rotas para evitar ter de pagar certas tarifas, como pedágios, por exemplo, o que gera uma economia ainda maior com as entregas. 

Outra vantagem do roteirizador é que ele pode ser integrado a outros sistemas de gestão da sua empresa.

Assim, é possível relacionar os produtos diretamente com o caminhão (ou outro modal utilizado) e com a rota específica sem ter de utilizar vários softwares diferentes no caminho.

Todo o sistema é integrado, o que vai te fornecer mais economia de tempo nas tarefas do setor logístico e garantir um ambiente de trabalho mais organizado de maneira geral.

Por fim, os sistemas de roteirização também permitem um acompanhamento em tempo real das entregas, o que vai ajudar na comunicação com os seus clientes e no monitoramento da sua frota de caminhões ou veículos de entrega. 

Para calcular a distância entre endereços utilizando um roteirizador, o passo a passo é muito simples e parecido com o das outras opções. Veja:

  1. Abra o seu sistema de roteirização;
  2. Digite o endereço de partida;
  3. Digite o endereço de destino – você pode adicionar mais de um destino e, assim, criar rotas inteligentes;
  4. Clique em “Pesquisar”.

E pronto! Seu sistema de roteirização deve oferecer várias opções de rotas e, se você tiver preenchido todos os dados corretamente, até mesmo dar uma estimativa do quanto será gasto com combustível para a realização das viagens.

Depois de ver isso tudo, fica claro que um roteirizador é o sistema mais vantajoso para empresas que precisam lidar com entregas regularmente, não é mesmo?

Distância entre endereços: conheça as vantagens de contar com um roteirizador especializado

Confira, a seguir algumas, vantagens adicionais de contar com um roteirizador especializado para calcular a distância entre endereços:

Menos custos com manutenção, combustível e pedágios

Utilizar um roteirizador especializado vai ajudar a sua empresa a gastar menos dinheiro com manutenção, combustível e pedágios.

Ao traçar rotas mais inteligentes, você consegue garantir que o veículo de entregas não passe por estradas ou ruas que podem acabar danificando-o e exigindo mais manutenções.

Também é possível diminuir o custo com combustível organizando as entregas por região da cidade, por exemplo.

Por fim, no caso de entregas para outras cidades, pode-se diminuir o custo com pedágios traçando rotas alternativas.

Aumento da produtividade da equipe

Com um bom planejamento de rotas, você consegue diminuir o tempo que a sua equipe vai gastar tanto no escritório, planejando as entregas, quanto na própria operação, que vai ser realizada de maneira mais rápida.

Melhora na satisfação dos clientes

Usar um roteirizador ajuda a diminuir drasticamente o tempo de entrega, e entregas mais rápidas geram clientes mais satisfeitos.

TOTVS Planejamento de Rotas

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil e conta com uma família completa de produtos voltados para a área de logística, dentre eles, o TOTVS Planejamento de Rotas!

Essa ferramenta especializada em gestão de frotas é capaz de tornar as suas entregas muito mais eficientes e econômicas.

Ela está disponível para todos os ERPs de mercado, com uma contratação simplificada por assinatura e cobrança realizada via bilhetagem, de acordo com o seu volume de viagens.

Conheça as funcionalidades do TOTVS Planejamento de Rotas e garanta a melhor experiência de entregas para os seus clientes!

Experimente grátis o TOTVS Planejamento de Rotas por 30 dias!

Nova call to action

Conclusão

Saber calcular a distância entre endereços é fundamental para que a sua empresa consiga organizar as entregas de maneira mais eficiente, garantindo rapidez na entrega ao mesmo tempo em que aplica estratégias de economia de gastos com combustível.

Existem várias maneiras de se fazer isso, como por meio do Google Maps ou do Waze. Contudo, como vimos, essas soluções não são as mais adequadas para empresas, pois são desenhadas para atender a situações pontuais.

No caso dos negócios que precisam lidar com entregas rotineiramente, utilizar um roteirizador é uma solução muito mais interessante, pois esses softwares podem ser integrados a outros sistemas de gestão da empresa e têm mais ferramentas para um melhor controle de custos.

Com um roteirizador profissional, é possível, por exemplo, adicionar dados sobre a autonomia do veículo e ter estimativas de gastos com combustível e pedágios.

Isso facilita e organiza de maneira muito mais eficiente toda a gestão da frota, o que, por consequência, traz uma economia para a empresa no longo prazo.

Por isso, não deixe de conhecer o TOTVS Planejamento de Rotas, o software de roteirização mais completo do mercado! 

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.