Condomínio logístico: o que é, tipos e vantagens

Equipe TOTVS | 25 novembro, 2023

O condomínio logístico está se tornando rapidamente uma solução popular para empresas que necessitam de espaço adicional para armazenagem, pois oferece uma forma incrivelmente flexível e econômica de armazenar produtos.

Os condomínios logísticos são propriedades autônomas que oferecem serviços completos na indústria de distribuição, tais como movimentação e armazenagem de mercadorias e tem um custo muito menor do que a aquisição de um terreno próprio.

Eles variam de pequenas unidades individuais a espaços maiores, oferecendo operações mais complexas com vários inquilinos.

Neste artigo, vamos discutir o que são condomínios logísticos, seus diferentes tipos disponíveis e algumas vantagens que os tornam uma ótima escolha para empresas que buscam instalações de armazenagem compartilhada.

Continue lendo para saber mais sobre estas eficientes opções de moradia!

O que é um condomínio logístico?

Condomínio logístico é o nome dado a uma área fechada, com infraestrutura de serviços compartilhados – docas de entrada e saída de mercadorias, espaços para armazenagem, equipamentos para movimentação de cargas leves e pesadas etc.. 

Esses locais visam atender uma ou diversas empresas ao mesmo tempo, ajudando os negócios a economizar recursos com a armazenagem de cargas.

Hoje em dia, cada vez mais indústrias começam a migrar os seus centros de produção para longe das cidades, o que vem com o custo de se afastar de terminais de escoamento de mercadorias, como portos e aeroportos.

Por conta dessas mudanças, muitos investimentos começaram a ser feitos em áreas amplas para estruturar instalações de apoio e manuseio de cargas de forma eficiente.

No Brasil, esse setor amadureceu rapidamente e, em comparação com os últimos 20 anos, o segmento de logística se profissionalizou e expandiu tanto que começou a integrar, também, o mercado imobiliário por meio do conceito de condomínio logístico.

Como funciona esse espaço?

Os condomínios logísticos se parecem com armazéns comuns, mas a rotina exercida dentro do estabelecimento é totalmente diferente do que vemos normalmente.

Enquanto nos armazéns clássicos as mercadorias são apenas empilhadas e armazenadas, nos condomínios logísticos, a rotina é mais intensa, pois, além dessas operações de armazenagem, também é realizado o cross-docking.

O cross-docking é um formato de logística que envolve a entrada e saída de mercadorias ao mesmo tempo.

Para que funcione, os veículos de transporte devem estar no local aguardando a mercadoria que é desembarcada em uma doca e transferida diretamente para outro veículo que a aguarda em outra doca.

Em outras palavras, não há espaço para armazenagens, mas apenas para a movimentação de cargas de um veículo para o outro, o que traz muito mais agilidade para a operação logística.

Os condomínios logísticos também contam com segurança particular. Assim como condomínios residenciais, existem porteiros, portões eletrônicos, circuitos de monitoramento por câmeras e guardas armados.

Além disso, esses locais contam com um estacionamento amplo e que oferece espaços exclusivos para os funcionários, como refeitórios e vestiários.

Esses espaços são então alugados e os custos são divididos entre as empresas que usam o local. Geralmente, a propriedade pertence a uma construtora, que fica responsável também por fazer a administração da infraestrutura do local.

Entenda o atual cenário dos condomínios logísticos no Brasil

condomínios logísticos no Brasil

O mercado de condomínios logísticos no Brasil tem vivido uma grande fase. Só para dar uma ideia da dimensão que a prática tem tomado, o mercado encerrou o segundo trimestre de 2021 registrando um recorde de absorção líquida.

Ao todo, 772 mil metros quadrados estão sendo utilizados, sendo que a taxa de vacância está em 11% e o mercado vive um momento de expansão, com a construção de diversos novos empreendimentos em todo o país.

Só durante o segundo trimestre de 2021, o país recebeu cerca de 433 mil metros quadrados de novo inventário com condomínios logísticos.

Minas Gerais foi o estado com maior destaque no trimestre, com sete novos condomínios entregues, somando 215 mil metros quadrados ao estoque total, que superou 1,4 milhões de metros quadrados, um novo recorde de absorção líquida.

Entretanto, mesmo com o crescimento recorde, ainda há muito espaço para crescer, já que a demanda por esse tipo de serviço só cresce em território nacional.

Quais são os tipos de condomínios logísticos?

Os condomínios logísticos podem ser classificados em dois tipos principais. Confira:

Monousuário

O condomínio logístico de monousuário é um galpão que pode ser alugado para atender exclusivamente uma única empresa.

Nesse caso, a construção pode ser feita sob encomenda, a empresa pode comprar uma estrutura pronta ou então alugá-la.

Flex

Já os condomínios logísticos flex são galpões construídos com a capacidade de serem compartilhados ou não, tendo toda a estrutura de espaços e serviços capazes de atender qualquer tipo de demanda e necessidades de qualquer tamanho.

Conheça as diferentes formas de utilizar esse espaço

Além da classificação por tipo, os condomínios logísticos também podem ser categorizados de acordo com a forma com que são utilizados. Confira alguns exemplos:

Misto

O condomínio logístico misto é um espaço projetado tanto para estocagem, quanto para o cross docking.

Por esse motivo, ele normalmente é utilizado por empresas que operam por meio de multi-estratégias, atendendo outras empresas conforme a necessidade.

Cross-docking

Os condomínios logísticos de cross-docking têm uma necessidade de espaço bem reduzido, o que contribui muito para a redução de custos com o espaço, pois a mercadoria chega e sai no mesmo instante.

Trata-se da forma mais utilizada pelas transportadoras justamente porque é mais econômica e mais rápida, contribuindo para o fluxo de trabalho.

Armazém comum

Os armazéns comuns, por sua vez, são espaços projetados para armazenamento, com equipamentos específicos para a movimentação de mercadorias sempre que necessário.

Trata-se de uma opção mais utilizada por pequenos, médios e grandes atacadistas, pois permite estocar uma grande quantidade de mercadorias em um local seguro.

Industrial “Plug & Play”

Por fim, o industrial “plug & play” é um espaço totalmente flexível à mudanças e busca atender às necessidades momentâneas das empresas.

Trata-se de um tipo de condomínio logístico que pode se transformar de acordo com a necessidade da empresa rapidamente.

Em outras palavras, ele pode ser um armazém comum de manhã e se adaptar para funcionar como um cross-docking naquela mesma tarde.

Ou seja, trata-se de um tipo de condomínio logístico adaptado para atender diversos segmentos industriais ao mesmo tempo.

Qual a vantagem de se estabelecer em um condomínio logístico?

vantagem de se estabelecer em um condomínio logístico

Os condomínios logísticos não existiam no Brasil até pouco tempo, mas, desde que chegaram no país, estão trazendo uma série de benefícios e vantagens para as empresas que utilizam esse tipo de serviço. Confira a seguir as principais vantagens:

  • Reforço na segurança: condomínios logísticos são mais seguros, reduzindo o risco de roubos e furtos de mercadorias, além da necessidade de contratação de escoltas e vigias armadas;
  • Suporte à operação da empresa: essas áreas possibilitam oferecer restaurantes, atendimento médico, hotéis e áreas de treinamento para os colaboradores da empresa;
  • Diminuição de custos: alugar um condomínio logístico elimina a necessidade de comprar terrenos para construção de galpões próprios;
  • Divisão de custos: a adoção dos condomínios logísticos permite a divisão proporcional de custos gerados em áreas comuns;
  • Flexibilidade para o crescimento: empresas de todos os portes e tamanhos podem usar condomínios logísticos, sendo que há espaço para a expansão dos serviços sem a necessidade de mudança de terreno;
  • Visibilidade: às instalações do condomínio transforma o local em referência na região, justamente por questões de tamanho, localização e visibilidade;
  • Melhora a gestão: com o ambiente adequado para o cumprimento de funções, a gestão dos estoques pode ser feita de maneira otimizada.

Mas além de todas essas vantagens, os condomínios logísticos também têm o diferencial de serem construídos em locais de fácil acesso a vias importantes, como as que fazem ligação com os grandes centros de distribuição.

Isso contribui muito para o barateamento e agilização nos processos de escoamento de mercadorias, otimizando todos os processos logísticos da empresa.

Quais as perspectivas para o futuro dos condomínios logísticos?

Ao comparar o setor logístico brasileiro ao dos Estados Unidos, ainda há muito espaço para crescer e evoluir e nossas estruturas e metodologias ainda podem melhorar muito. Ou seja, trata-se de uma ótima oportunidade para investimentos.

Mas mesmo assim, é preciso deixar claro que o investimento em um condomínio logístico não deve ser encarado como um investimento de curto prazo.

Isso porque trata-se de um tipo de obra complexa, que deve ser planejada com muito cuidado por profissionais competentes na área para que o local consiga, de fato, cumprir as expectativas e exigências das empresas que irão alugar o espaço no futuro.

Além disso, o tempo de construção média desse tipo de empreendimento não é curto. Na verdade, muitas das obras abertas em 2021 começaram a ser construídas em 2019, por exemplo.

Ou seja, trata-se de um investimento que só vai começar a dar resultado e retorno alguns anos depois de ter sido tirado do papel.

Portanto, por mais que seja uma área em franca expansão, é importante que os investidores não entrem nesse meio achando que terão lucros instantaneamente.

Trata-se de uma demanda que vem crescendo cada vez mais, mas que exige muita responsabilidade por parte dos gestores e investidores.

É preciso criar canais de escoamento de produção muito bem desenhados, com estrutura e equipamentos flexíveis e que atendam diferentes setores do mercado.

Mas ainda assim, trata-se de uma área em franca expansão e cuja demanda tende a aumentar cada vez mais, então é uma ótima oportunidade para investidores ao redor país.

Como escolher um condomínio logístico para sua empresa?

Como escolher um condomínio logístico para sua empresa

Para escolher um condomínio logístico que seja ideal para a sua empresa, você deve primeiro entender quais são os resultados desejados e os objetivos do aluguel.

Você deve levar em conta todos os objetivos e necessidades da sua companhia, pois só assim será possível escolher um local adequado para receber as mercadorias e para que a gestão logística da empresa seja cumprida com sucesso.

Outro fator essencial é a localização do condomínio. É necessário escolher de maneira estratégica, afinal, o transporte de cargas é feito majoritariamente em rodovias.

Portanto, escolha um local que seja próximo aos outros centros de distribuição da empresa e que tenha fácil acesso às principais rodovias utilizadas pela sua operação, pois isso vai reduzir os custos com transporte de mercadorias, o que poderá ser repassado ao consumidor final, garantindo uma vantagem competitiva.

Conte com a TOTVS para otimizar suas operações logísticas

Uma das melhores formas de agilizar as suas operações logísticas e garantir que todas as suas entregas vão chegar a tempo na mão dos seus clientes é utilizando a tecnologia.

O TOTVS Planejamento de Rotas é uma dessas soluções que pode ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível e fazer entregas rápidas e eficientes – especialmente se for utilizada em conjunto com soluções como condomínios logísticos.

Nosso sistema é um roteirizador profissional, que se utiliza da geolocalização para traçar rotas otimizadas, capazes de ajudar a sua empresa a fazer entregas mais rápidas, gastando menos combustível e evitando os principais postos de pedágio da região.

Além disso, a criação de trajetos inteligentes permite que a sua empresa diminua os índices de ociosidade dos veículos da sua frota.

Em outras palavras, você vai conseguir planejar as entregas de maneira inteligente, evitando que os veículos rodem pelas estradas sem carga alguma.

Está esperando o que? Experimente gratuitamente o TOTVS Planejamento de Rotas!

Conclusão

Os condomínios logísticos são espaços utilizados por empresas individualmente ou por um grupo de empresas que compartilham uma área para suas atividades de armazenamento, distribuição ou fabricação.

A principal vantagem é a redução de custos obtida pela partilha de custos fixos, tais como: aluguel de imóveis, serviços de segurança e administração.

Além disso, é possível criar sinergia entre as empresas por meio do compartilhamento de recursos (por exemplo: recursos humanos, frota de transporte e infra-estrutura tecnológica). 

Se você tem em seus planos otimizar operações logísticas e reduzir custos, considerar o uso de um condomínio logístico pode ser relevante.

Mas além disso, é preciso que você conheça outras soluções, como o TOTVS Planejamento de Rotas. Ela foi desenvolvida especialmente para grandes frotas de distribuição e transporte que operam no Brasil.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.