Planejador de rotas: vantagens e como escolher

Equipe TOTVS | 18 dezembro, 2023

Você já se perguntou como as empresas de logística conseguem entregar seus produtos aos clientes de forma rápida, eficiente e econômica? A resposta está em uma ferramenta chamada planejador de rotas.

Ele é um software que ajuda sua empresa a roteirizar, planejar e otimizar rotas logísticas. Além disso, é uma solução que ajuda seu negócio a reduzir custos e tornar a operação mais eficiente.

Também possibilita inserir o endereço de partida e o destino final de cada entrega ou coleta, e obter as opções de rota mais adequadas para cada situação.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto e como o investimento nessa tecnologia pode beneficiar sua empresa. Preparado? Então continue lendo!

O que é um planejador de rotas? 

Um planejador de rotas (também conhecido como um roteirizador), é um software que ajuda empresas a encontrar as melhores rotas para suas demandas logísticas, melhorando a eficiência da sua frota e reduzindo custos.

Com ele, as empresas podem maximizar suas entregas considerando incontáveis critérios, como a carga horária dos motoristas, prazos de entrega, paradas totais e demais requisitos legais.

Ou seja, você não apenas tem em mãos uma tecnologia que encontra o caminho mais curto entre o ponto A ao ponto B. Pois, trata-se de encontrar a rota mais eficiente e estratégica para proporcionar um aumento de produtividade.

Ele pode ser utilizado tanto se a logística for parte essencial do seu modelo de negócio, como uma rede de varejo ou fabricante de produtos para varejo, quanto em uma empresa do setor de serviços, cujos profissionais precisam atender clientes em horas e locais diferentes, como técnicos de TV por assinatura ou Internet.

Com a ferramenta certa, é possível automatizar o processo, economizando tempo, dinheiro e melhorando a satisfação do cliente.

Como funciona um planejador de rotas?

Você sabia que os salários dos motoristas e os custos de combustível representam praticamente 60% do custo operacional por quilômetro e meio? Esse é um dado de um estudo americano da Trucking Research e a medida original é em milha (1,6km).

É por isso que tornar seu processo mais eficiente é tão essencial. Além disso, você pode otimizar as rotas para ajudar os motoristas a entregar mais e de maneira econômica, potencializando seu ROI.

O planejador de rotas usa algoritmos complexos para otimizar suas demandas logísticas. Basicamente, você insere o destino da carga e pronto, o sistema vai determinar a melhor rota.

Além disso, o sistema pode automatizar a sequência de paradas, com tempos específicos para cada um (pernoite, horário de almoço, etc), para cada veículo e cada motorista.

Outro fator que o melhor planejador de rotas considera é a capacidade e o número dos veículos, o tempo e os destinos de entrega.

Desse modo, você pode realizar entregas de maneira mais eficiente e assertiva, de forma que seja cômoda para os clientes e que favoreça a eficiência do processo.

totvs logística

Quais vantagens de um planejador de rotas?

planejador de rotas: vantagens

É uma tecnologia capaz de tornar o processo de roteirização mais ágil, contribuindo para a rapidez, eficiência e redução de custos logísticos das suas entregas.

Se você busca uma solução para aprimorar sua gestão de entregas, definitivamente o planejador de rotas deveria ser a primeira escolha. Afinal, o sistema de roteirização contribui com os objetivos do seu negócio.

E veja bem, você não pode manter uma operação moderna se continuar apostando em metodologias antigas. Além disso, o sistema pode ser a resposta caso seu negócio esteja passando pelos seguintes cenários:

  • Maximizar os pedidos e a receita de sua frota é difícil;
  • O planejamento manual é demorado e não é escalável;
  • Cada vez mais, você lida com clientes insatisfeitos por entregas atrasadas e mesmo perdidas;
  • Ajustar-se à mudanças, urgências e cancelamentos durante a rotina de trabalho exige muito trabalho;
  • Os salários dos motoristas e os custos operacionais de logística são uma despesa significativa para o seu negócio.

Que tal aprender mais sobre as vantagens desse sistema para o seu negócio? Confira a seguir:

Fuja do trânsito

No Brasil, o trânsito é uma das grandes dificuldades que os distribuidores enfrentam. Para uma empresa que depende da logística para realizar entregas ou serviços, é necessário saber como driblá-lo.

Com um planejador de rotas, seus motoristas terão em mãos os melhores trajetos para suas demandas, sem que seja necessário perder tempo em congestionamentos. Além disso, ela acompanha os dados de trânsito através de tecnologia de satélites, o que otimiza as rotas.

Conserve melhor seu veículo

Outro problema bastante presente na rotina das empresas brasileiras é a condição das estradas. Assim, um dos benefícios de utilizar um planejador é que você pode evitar essas estradas, inclusive restringindo-as no próprio sistema.

Desse modo, você pode conservar seus veículos, garantindo maior vida útil e reduzindo custos com reparos, manutenção e trocas.

Fique seguro

O planejador de rotas ajuda a reduzir o tempo que os veículos ficam na estrada. Ou seja, quanto menos seus motoristas ficam nas estradas, maior sua segurança.

Esse é um tópico que se relaciona com o de cima, sobre as condições das estradas: lidar com vias esburacadas, curvas acentuadas e regiões perigosas, por exemplo. Tudo isso são riscos que se agregam ao processo.

Para ajudar a resolver esse problema, ele oferece automaticamente uma rota com curvas mínimas e evita certos bairros e ruas, na medida do possível.

Economize tempo

Uma operação de entrega ágil permite que você se adapte às mudanças e melhore a velocidade e eficácia de suas atividades.

Com um planejador de rotas, você tem uma solução que ajuda com o planejamento dinâmico. Ou seja, no recálculo automático para que outros profissionais possam assumir a demanda e cobrir as brechas operacionais.

Assim, você melhora não apenas todo processo de tomada de decisão, mas alcançar melhores níveis de velocidade, flexibilidade e acessibilidade, por exemplo.

Economize combustível

Quando se trata de logística, o combustível é sem sombra de dúvidas uma grande preocupação das empresas. Controlar os custos relacionados, especialmente em um cenário onde o valor é tão volátil, não é uma tarefa fácil.

Então, como reduzir os custos com combustível? A única maneira é usar a tecnologia, como o planejador de rotas. Ele ajuda sua empresa a melhorar o consumo de combustível em todos os níveis de sua operação.

Conforme dados da OptimoRoute, a empresa pode economizar em até 20% a quilometragem de cada rota. Pois, o software leva em consideração os principais fatores ao criar uma rota perfeita, como o tipo do veículo, os motoristas, padrões de tráfego, bem como necessidade de paradas.

Vale ressaltar também que de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), os motoristas podem influenciar na economia de combustível em cerca de 33% nas suas empresas. 

Otimize sua gestão

Com um planejamento de rotas, é possível otimizar toda a gestão da sua empresa, pois ele proporciona mais agilidade nas entregas e em todo o processo de logística.

Assim, é possível garantir a satisfação do cliente que tem o seu produto entregue com rapidez, além de economizar combustível e preservar a segurança dos motoristas com rotas eficientes e seguras.

Aumente a produtividade da frota

Sabia que fatores como freio em excesso ou má administração do tempo do próprio motorista podem impactar no nível de entrega da empresa? O planejador de rotas pode ajudar a resolver esse problema.

Ele usa rastreamento GPS e outros métodos para ajudar os gestores a monitorar as ações de seus motoristas. Além disso, possui rastreamento em tempo real e ajuda os gerentes a tomar as decisões necessárias em tempo hábil, o que impacta na efetividade da rotina logística.

Além disso, o planejador pode otimizar a rota em relação à distância percorrida e o tempo de estrada. Assim, é possível aumentar a produtividade dos seus motoristas e a capacidade de entregas.

De acordo ainda com a mesma OptimoRoute já mencionada, um planejador de rotas pode melhorar a capacidade de entregas, aumentando em até 100% por cada motorista.

Mantenha seus clientes satisfeitos

Por fim, um dos seus principais benefícios é aumentar a satisfação dos seus clientes. Assim, faz com que seus clientes em potencial confiem em você e continuem comprando da sua empresa.

Assim, você evita atrasos, perda de pacotes e ainda a reprogramação de entregas — uma situação que pode ser chata e prejudicar sua relação com os consumidores, seja B2B ou B2C.

Como escolher um bom planejador de rotas?

como escolher um planejador de rotas

Existem vários roteirizadores por aí, mas poucos são realmente completos e oferecem um grande leque de recursos. Escolher o melhor para o seu negócio é, portanto, uma questão de custo-benefício.

Quer entender como otimizar o processo de escolha e encontrar o melhor planejador de rotas? Confira a seguir:

Entenda as necessidades da sua frota

Afinal, quais as necessidades da sua frota e da sua estratégia de entregas? Perguntamos porque diferentes tipos de empresa podem usar o planejador de rotas.

Além disso, essas organizações enfrentam problemas diferentes, como:

  • tempo de entrega é bom, mas você precisa expandir sua região de atuação;
  • seus custos estão altos, mas suas rotas são próximas, então é preciso otimizar a densidade das rotas;
  • realizar essa definição vai te ajudar a afunilar suas opções entre as mais capazes.

Pesquise

O próximo passo é realizar uma pesquisa de mercado para buscar as melhores opções. Nessa etapa, busque por sistemas de marcas fortes no mercado, com experiência na criação de softwares do tipo.

Além disso, procure entender o funcionamento dos sistemas escolhidos por você, sua usabilidade, quais as vantagens e seus diferenciais.

Compare

O próximo passo é comparar as soluções e relacionar suas necessidades com as melhores soluções que você filtrou em suas pesquisas.

O intuito é buscar entender quais sistemas mais se encaixam dentro do seu espectro de demandas.

Lembre-se que é importante escolher um sistema com excelente suporte técnico e um amplo leque de recursos.

Desse modo, optar por uma solução de uma empresa com experiência e de renome, pode ser a melhor alternativa!

Escolha um planejador de rotas integrado ao seu sistema de gestão

Um fator extra que vamos mencionar é que o planejador que você escolher deve ser integrado ao seu sistema de gestão.

Assim, você garante que todos os dados estejam integrados 100% do tempo, alimentando os outros setores e mantendo todos os profissionais alinhados — especialmente no que diz respeito ao controle financeiro e emissão de documentos fiscais, como o CT-e e o RNTRC.

Como usar um planejador de rotas?

É muito simples utilizar um planejador: basicamente, basta você inserir o endereço de destino e de partida, caso a operação seja descentralizada do centro de distribuição.

Você terá em mãos vários recursos para otimizar a rota, como personalização das paradas, escolha de estradas e rodovias específicas, horários e demandas específicas.

Além disso, ele permite que você faça o acompanhamento em tempo real dos motoristas, o que otimiza toda sua gestão de frotas.

Existe no mercado algum planejador de rotas gratuito?

Existem algumas opções de planejadores de rotas gratuitos que podem ser usadas para facilitar suas viagens. 

No entanto, é importante saber que esses aplicativos podem ter algumas limitações ou restrições em relação aos recursos disponíveis ou ao número de usuários permitidos. Além disso, alguns podem exibir anúncios ou solicitar dados pessoais para funcionar.

Um exemplo de planejador de rotas gratuito é o Google Maps que permite adicionar vários destinos dentro da rota e mostrar a melhor forma de distribuição no mapa. Também oferece informações sobre o trânsito, os estabelecimentos comerciais e os pontos turísticos.

Por outro lado, usar um planejador gratuito também pode ter algumas desvantagens como:

  • acesso limitado aos recursos avançados ou personalizados do aplicativo;
  • anúncios indesejados ou invasivos na tela do dispositivo;
  • fornecer dados pessoais ou sensíveis para utilizar o serviço.

Quais empresas devem investir em um planejador de rotas?

quais empresas devem investir em um planejador de rotas

Como mencionamos ao longo do conteúdo, o planejador não serve apenas para empresas focadas em entregas, mas para negócios de todos os segmentos. Confira:

1. Empresas de logística

É o tipo de negócio que mais tem a se beneficiar do planejador de rotas, que pode fazer toda a diferença em sua rotina.

2. Delivery de alimentos

Para uma empresa de distribuição ou mesmo delivery de alimentos, a roteirização ideal é essencial. Um planejador pode ajudá-lo a cortar custos operacionais e a criar uma base de clientes mais leal.

3. Empresas de manutenção e serviços técnicos em geral

Dirigir também é uma parte considerável de qualquer empresa de serviços. Otimizar suas rotas pode ser um verdadeiro diferencial.

4. Varejistas e distribuidores

Quando você fornece um produto para seus parceiros de negócios, a entrega do produto é uma grande parte da experiência do cliente. Com um planejador, você otimiza esse processo e consegue melhores resultados.

5. Representantes de vendas

Os representantes de vendas que atuam fora do escritório precisam cobrir amplos territórios. Por isso, passam muito tempo na estrada. Com melhores rotas, você pode reduzir custos e melhorar os resultados.

TOTVS Roteirização e Entregas

A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, possui uma família completa de produtos voltados para a área logística. Entre eles, está o TOTVS Roteirização e Entregas!

Com o nosso sistema especializado e rastreamento de rotas para entregas, todos os processos ficam mais eficientes e econômicos.

Ele está disponível para todos os ERPs de mercado e possui total rapidez para cadastrar os veículos e locais de entrega, bem como saber em tempo real a rota de cada um deles. 

Que tal conhecer as funcionalidades do TOTVS Roteirização e Entregas? Garanta aos seus clientes a melhor experiência de entrega!

Nova call to action

Conclusão

Esperamos que o nosso artigo sobre software de planejamento de rotas ajude você a entender a importância dessa solução, bem como seu efeito no crescimento da sua empresa.

Com ele, sua organização pode reduzir o tempo das entregas e os custos operacionais, enquanto oferece máxima produtividade.

Você também quer aproveitar todos esses benefícios e melhorar a satisfação do cliente? Então não deixe de conferir o TOTVS Roteirização e Entregas!

Por fim, antes de finalizar, que tal assinar nossa newsletter? Basta preencher o formulário no topo deste conteúdo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.