gestao-de-processos-hospitalares

Gestão de processos hospitalares: Como a tecnologia atua?

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE | 26 junho, 2020

A gestão de processos hospitalares visa fazer com que todas as atividades dentro da instituição sejam realizadas conforme os padrões estabelecidos. O respeito aos processos garante que as instituições funcionem de forma eficiente.

Para isso, um software para hospital pode ser muito útil, já que proporciona mais controle sobre os processos. Saiba mais sobre o assunto neste artigo e descubra as vantagens em adotar essa solução.

A importância da gestão de processos hospitalares

A gestão de processos envolve tudo o que é feito dentro da instituição de saúde, desde o acolhimento do paciente, passando pela administração, até o setor financeiro. Tudo precisa funcionar em conjunto para que a organização possa oferecer o melhor atendimento às pessoas.

Portanto, sem uma gestão eficiente, podem ocorrer falhas e outros problemas que prejudicam tanto a instituição quanto os pacientes. Para evitar isso, é possível contar com um software de gestão, que atende às necessidades da empresa em todos os seus setores. 

Vantagens que um sistema proporciona para a gestão

Além de automatizar alguns processos burocráticos, um sistema de gestão de saúde facilita o funcionamento da instituição. Veja alguns benefícios que essa solução pode proporcionar para a gestão de processos hospitalares.

Centralização de dados

Quando a instituição tem seus dados centralizados em um único lugar, se torna muito mais simples a administração hospitalar. Isso ocorre graças à digitalização das informações dos pacientes e administrativas da organização. Assim, é possível transferir os dados de um módulo do sistema para outro.

Isso faz com que seja possível organizar as informações de forma mais eficiente, sem papelada, preenchimento manual de cadastros e retrabalho. Dessa forma, a emissão de documentos de cobrança e o preenchimento de obrigações legais se tornam mais rápidos. 

Diminuição de erros

Outra vantagem importante em implementar um sistema hospitalar, é a considerável diminuição de erros. A automatização permite que os profissionais foquem em atividades vitais, enquanto a burocracia é feita pela solução. Isso também ajuda a reduzir as glosas e o risco de fraudes na sua instituição.

Além disso, os dados são incorporados de maneira automática aos sistemas de backoffice, aumentando sua eficiência de gestão. Com menos falhas, a equipe se torna mais produtiva e os pacientes recebem melhor atendimento.

Relatórios de indicadores

Também faz parte da gestão de processos hospitalares analisar o andamento das atividades e sua eficiência. Para isso, o software de gestão emite relatórios customizados com os principais indicadores de performance com base nos dados gerados por cada processo.

Assim, os gestores podem ter uma visão mais ampla e estratégica do negócio, melhorando a qualidade na tomada de decisões e permitindo mais facilmente reduzir e controlar custos. Também é possível eliminar falhas e gargalos dos setores operacionais e administrativos.

Qualidade de atendimento

Com uma gestão de processos mais completa e eficiente, os pacientes também saem ganhando e a instituição obtém uma vantagem competitiva. Isso é possível porque o sistema gerencia todos os processos. Portanto, desde a marcação de consultas,exames e a gestão de leitos, até a alta e a liberação do paciente.

Além, é claro do controle de prescrições e receituário, tudo para oferecer muito mais segurança em cada etapa. Outra forma de manter a qualidade é padronizar rotinas e procedimentos dentro da instituição por meio do sistema. Tudo isso conforme os padrões de certificação de qualidade nacionais e internacionais em saúde.

Controle financeiro

Contar com um sistema para a gestão de processos também permite ter mais controle sobre a situação financeira da instituição. Para facilitar a cobrança de serviços, o software utiliza os dados gerados nos outros módulos do sistema para preencher a fatura e as notas fiscais.

Como os dados estão centralizados, todo esse processo pode ser feito de maneira integrada, evitando retrabalho e proporcionando mais agilidade na emissão das cobranças. 

Redução de custos

Com um controle de custos mais eficiente, é possível reduzi-los de forma mais simples. Ao implementar um sistema de gestão, a instituição poderá visualizar as despesas com atendimento ao paciente, procedimento ou convênio. 

Dessa forma, é possível visualizar desperdícios e pontos de ineficiência e tomar decisões mais assertivas para o controle de custos. Se trata de uma forma simples e automatizada de gerenciar esse aspecto da organização.

Conte com a TOTVS

Uma empresa 100% brasileira, a TOTVS desenvolve soluções que ajudam a sua instituição de saúde a crescer e oferecer serviços de qualidade. Por esse motivo, você pode contar com nosso sistema de gestão para maior controle e padronização de processos hospitalares. Entenda mais sobre os benefícios dessa tecnologia para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *