A importância em ter um bom software para plano de saúde

Equipe TOTVS | 28 abril, 2020 - Atualizado em 05 março, 2021

Até onde um software para plano de saúde pode apoiar a gestão de uma operadora? Quais diferenciais vem se tornando imprescindíveis no mercado? Quais controles não podem faltar nos prestadores de serviços e centros clínicos por parte da operadora?

Nos acompanhe nesta leitura e entenda um pouco mais como nosso sistema pode ajudar a sua operadora ou cooperativa. 

A importância de bons softwares para o segmento

O mercado de Saúde sempre tem que pensar no melhor para o beneficiário final. Uma vez que trabalha com vidas, o segmento exige tecnologia de primeira para o seu dia a dia. Partindo deste princípio, ter ferramentas que reúnam informações cruciais do beneficiário em um único lugar, se torna essencial.

Assistência, controle e redução de sinistralidade, são exemplos do que nosso sistema pode fazer pela sua instituição, o que acaba reduzindo custos e aumentando a agilidade dos processos em toda a jornada de atendimento. 

Operar por meio de planilhas e controles manuais, pode gerar problemas dentro da sua instituição de saúde. Com falta de controle e precisão nos dados, pode-se ocasionar perdas financeiras pelo não atendimento às determinadas regulações e colocar a operadora em risco de multas.

Com um bom sistema de gestão, sua instituição poderá controlar desde os pagamentos de médicos cooperados, credenciados, prestadores PJ, rede própria e credenciada, auditoria médica, gestão de glosas, autorização e realização de consultas, exames e até as internações seguindo os padrões TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar).

Os nossos softwares de gestão de operadoras de saúde, abrangem todas as necessidades administrativas e de adequação do setor. Cobrem desde a gestão de contratos até às obrigações legais dos órgãos reguladores do mercado como a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Receita Federal, PTU (Protocolo de Transação Unimed) etc.

Desenvolvidos com personalidade e objetivo

Para uma excelente gestão, é preciso investir na tecnologia certa, ou seja, um ERP que tenha funcionalidades e recursos que atendam às suas necessidades do setor, oferecendo suporte especializado para sua saúde digital.

A TOTVS, como líder em tecnologia no país, oferece o melhor para o setor, pois entende o cenário de dores dos pagadores. Com processos característicos do segmento, nossas soluções vêm entregando ótimos resultados para mais de 350 clientes considerados pagadores, dentro do segmento de saúde no Brasil. Isso equivale ao atendimento de 1 a cada 4 operadoras de planos de saúde do país.

Administramos assim, mais de 6 milhões de vidas com nossas soluções, isso quer dizer que 13% de todos os beneficiários de planos de saúde do território nacional, passam pelos nossos sistemas.

Nossos sistemas TOTVS Saúde Planos – Linha Protheus e TOTVS Saúde Planos – Linha Datasul, cobrem as mais diversas áreas da operação, atendendo às regulamentações com grande performance operacional, atendimento, processamento de contas, faturamento e contábil, maximizando os resultados dos seguintes tipos de instituição:

  • Planos de Autogestão
  • Administradoras de Benefícios
  • Cooperativas Odontológicas
  • Planos de Saúde
  • Planos Odontológicos
  • Seguros de Saúde
  • Cooperativa médica

Flexíveis, simples e intuitivos, nossos sistemas se adaptam ao porte da sua instituição e é capaz de acompanhar a evolução da sua carteira de beneficiários e a sua expansão como rede.

O melhor para a sua gestão

Os nossos sistemas oferecem controle e padronização de maneira dinâmica. Módulos facilitadores para cada processo, possibilitando a escalabilidade conforme a necessidade de cada cliente com menor custo e total segurança.

Tecnologia avançada que se aplicada de maneira inteligente e objetiva em sua instituição, pode trazer excelentes resultados.

Gestão de Contratos

Um software para planos de saúde precisa ter uma boa gestão de contratos, para registrar a carteira de clientes e beneficiários, configurando de uma forma saudável os parâmetros de cobrança, índices de reajuste, preços, contas, tabelas de cobertura etc. Conte com mais de 100 combinações de carências e coberturas.

Vendas e Comissões

O sistema gera automaticamente as comissões e vendas, agilizando processos, evitando erros, reduzindo custos administrativos e organizando suas vendas de forma que possa acompanhar a negociação com cada um dos clientes.

Faturamento e Cobrança

Nossos sistemas para plano de saúde são flexíveis, permitindo configuração para cobranças em planos pré-pagos, pós-pagos e em modelo de coparticipação. A funcionalidade é integrada com o financeiro do backoffice, compartilhando dados e garantindo preenchimento de forma automática.

Autorização e Auditorias

Um módulo que evita fraudes e mantém a confiabilidade no atendimento. Oferecendo possibilidade de controle por biometria ou por cartão, gera autorizações de exames e procedimentos com maior velocidade, facilitando o trabalho dos auditores e melhorando a qualidade do atendimento. 

Repasse de Beneficiários

Este módulo de repasse de beneficiários é essencial para auxiliar o seu plano ou cooperativa que faz parte de uma rede. Gerencie de forma eficiente o repasse de atendimento dos beneficiários entre uma unidade e outra.

Portal de Beneficiário

Otimize o tempo e entregue uma experiência ainda melhor para o beneficiário. Com este portal, pode ser solicitado 2° via de pagamento, extratos de coparticipação, informes de Imposto de Renda entre tantas outras coisas, tudo em plataformas Android e iOS.

Portal do Prestador

Nossos sistemas entregam aos profissionais da área, o poder de verificar elegibilidade dos beneficiários, visualizar recebimentos, pedir autorização para exames e procedimentos, reduzindo custos administrativos.

Portal Empresa

Permite que empresas que contratam o seu plano de saúde, acessem um portal que entre tantas possibilidades, proporciona a inclusão e exclusão de beneficiários e dependentes. É autonomia e satisfação para seus clientes corporativos.

Processamento e Revisão de Contas

O nosso software para planos de saúde melhora a performance da sua operadora no processamento e revisão de informações, analisando milhares de contas de forma automática. Um dos interessantes diferenciais é o filtro específico para glosas.

Contabilidade – Plano de Contas da ANS

Um módulo que garante que a sua operadora de plano de saúde atenda todas as exigências do Plano de Contas da ANS. A funcionalidade não se limita ao contábil do ERP, e se compromete a cumprir toda a legislação do setor de planos de saúde nacionais.

Central de Obrigações

Gerando documentos exigidos para SIB, SIP, Diops, Dmed, TISS, monitoramento entre tantos outros, mantém a sua operadora 100% em conformidade com as regulamentações do setor.

Integração com Backoffice

Os nossos softwares para plano de saúde contam com módulos do TOTVS Backoffice – Linha Protheus e TOTVS Backoffice – Linha Datasul para auxiliar a administração da operadora, proporcionando ainda mais eficiência:

  • Financeiro
  • Contabilidade
  • Estoque e Compras
  • Recursos Humanos
  • Call Center

App TOTVS Guia Saúde

Essa ferramenta é um complemento ideal para a operadora que busca facilitar a vida do beneficiário. Um aplicativo com diversas funcionalidades como o cartão digital, extrato de utilização e coparticipação, agendamento online, segunda via de boletos, extrato de reembolso, demonstrativo anual de IR, atualização cadastral, carta de quitação entre tantas outras.

Busca pela localização do beneficiário, tipo de plano e de prestador, especialidade e até mesmo nome do profissional ou estabelecimento de saúde. Possibilidades como notificações de erro pelo usuário, compartilhamento de endereços por SMS e envio de mensagens para eventos e campanhas.

Com comunicação em tempo real, a operadora pode disponibilizar serviços e informações por meio deste aplicativo de forma ágil, simples e intuitiva. Economize custos e otimize tempo.

O melhor em soluções e integração

É possível complementar e até mesmo deixar o seu ERP ainda mais potente, ao integrá-lo com outras interessantes aplicações, também oferecidas pela TOTVS para pagadores:

GED (Gestão Eletrônica de Documentos)

A Gestão Eletrônica de Documentos permite o compartilhamento, controle e acesso a documentos com agilidade e mobilidade. Conte com versionamento, permissionamento e um histórico, tudo em repositório seguro e rastreável.

BPM (Desenho e Modelagem de Processos)

O Business Process Management permite modelar e automatizar processos, o que possibilita a criação de diversos tipos de fluxos de trabalho. Com formulários dinâmicos, organização de suas rotinas e automatização de atividades, você consegue identificar falhas, gargalos e desvios que possam comprometer um resultado final positivo. O módulo de gestão de processos te auxilia a monitorar tudo de forma rápida e transparente.

Analytics 

De maneira intuitiva e customizável, consolide as suas informações em dashboards simples e visuais. Suas decisões e de seus colaboradores, serão muito mais precisas e seguras ao contar com indicadores de dados real-time. 

IA (Inteligência Artificial)

O TOTVS Saúde Pré-auditoria by Carol automatiza o processo de pré-auditoria dos procedimentos médicos, acelerando o andamento dos casos, evitando fraudes e dando mais velocidade na realização destes procedimentos pelos beneficiários. A Carol é a plataforma de inteligência artificial da TOTVS, e nesse caso foi modelada para atender às necessidades específicas deste setor. É a mais avançada tecnologia em IA trabalhando a favor da saúde.

Encontre na TOTVS a tecnologia ideal

Além de todos os pontos que acabamos de ver sobre o nosso software para planos de saúde, a sua instituição ainda conta com um suporte de profissionais especializados, modelos variados de contratação e implantação com excelente custo-benefício.

A TOTVS é uma multinacional 100% brasileira e possui total conhecimento da nossa legislação fiscal e das regulamentações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e demais órgãos reguladores.

Os ERPs da TOTVS são flexíveis e se adequam à realidade da sua instituição. Se aprofunde em cada uma das nossas linhas:

TOTVS Saúde Planos – linha Protheus      TOTVS Saúde Planos – linha Datasul

Ficou com dúvida? Solicite a nossa ligação clicando no botão abaixo. Assim, entraremos em contato para entender as suas necessidades e explicar qual a linha que melhor irá agregar nos objetivos da sua empresa.

Então faça com a gente você também. Escolha a TOTVS.

solução completa para instituições de saúde

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.