Loja virtual integrada com ERP: facilidade na hora de controlar recursos

O comércio online no Brasil cresce expressivamente, e um número cada vez maior de empresários expande o mercado em uma jornada digital.

Se você ainda não sabe como fazer para levar o seu negócio para a internet, ou se depara com entraves que complicam todo o processo, vamos explicar como a loja virtual integrada com ERP pode ser uma possibilidade para que a sua empresa tenha um e-commerce de sucesso.

Essa também pode ser a solução para empreendedores que querem potencializar resultados sem perder a boa gestão e lucrar cada vez mais.

Entenda, neste post, as vantagens de integrar dados e processos por ERP. Faça com que a empresa, em sua totalidade, fale a mesma língua — tanto no universo físico quanto virtual.

Vendas online crescem 12% no Brasil

Dados da 38ª edição da pesquisa Webshoppers (2018), realizada pela Ebit, indicam que, no primeiro semestre de 2018, o e-commerce brasileiro cresceu 12% e registrou faturamento total de R$ 23,6 bilhões.

Além disso, é estimado que o volume de pedidos em 2018 chegue a 120 milhões. A estatística confirma previsão de 8% de crescimento para compras online.

Os resultados positivos são reflexo de um formato benéfico tanto para o consumidor quanto para o empreendedor.

Se é prático e confortável para o cliente fazer pesquisas e compras ao alcance de um clique, para quem vende é uma possibilidade de ter o seu comércio varejista aberto 24 horas, todos os dias da semana, sem fronteiras.

No entanto, para que um comércio virtual funcione bem, é preciso alinhar a loja virtual com a física. Um processo que pode ser simplificado por um sistema de gestão para e-commerce.

New call-to-action

12 dados incríveis sobre compras feitas por smartphone

O que é ERP integrado para e-commerce

O ERP, sigla utilizada para Enterprise Resource Planning — traduzido por sistema de gestão empresarial —, permite a integração de vários processos em uma única plataforma.

O software conecta departamentos da empresa que podem ser organizados de forma mais simples, e, o melhor, podem dialogar entre si.

Imagine, agora, o que isso pode fazer pelo seu negócio, na trajetória de uma loja física varejista integrada a uma loja virtual.

Com o controle de recursos e tarefas simplificado em um mesmo lugar, há melhora do fluxo de informação da empresa. Isso minimiza possíveis dificuldades com gerenciamento, principalmente com relação aos processos complexos.

Esse é um dos fatores que melhora o funcionamento de lojas físicas e online, que podem ser gerenciadas por meio de uma única interface.

Para isso, é preciso que a empresa como um todo compartilhe um único software de gestão, por meio de ERP.

Vantagens do sistema de gestão para e-commerce

O sistema ERP possibilita a automatização de inúmeros processos, de forma personalizada, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Em uma única plataforma, é possível realizar controle de etapas diversas do processo de venda, de maneira orquestrada.

Em outras palavras: emissão automática de notas fiscais, controle de estoque, disponibilização de produtos em várias lojas (virtual ou físicas) além da gestão de recursos, mailing, obrigações fiscais, entre outras tarefas burocráticas e repetitivas.

Com a loja virtual integrada, é possível melhorar a gestão e reduzir custos. Isso minimiza a possibilidade de falhas decorrentes de vendas simultâneas, em canais distintos.

Benefícios da loja virtual integrada por ERP

Entenda melhor as principais vantagens da loja virtual integrada e como ela pode ser benéfica para vários setores do seu varejo.

Redução de etapas manuais pelo uso de processos automatizados

Por meio da loja virtual integrada, o fluxo de estoque é controlado de maneira automatizada e sincronizada. Isso faz com que a entrada e saída de produtos disponibilizados em vários canais de venda possa ser monitorada em tempo real.

Com alguns cliques, por exemplo, novos produtos são cadastrados e passam a estar disponíveis tanto na loja física quanto virtual. Alterações de preços, aplicação de descontos, ou mesmo gerenciamento de mailing podem ser realizados em um único lugar.

Transparência na relação entre vendedor e cliente

A loja virtual integrada também é garantia de transparência. Por meio dela, tanto o cliente quanto o vendedor são notificados em todas as etapas de sua compra/venda — desde a confirmação do pedido, o pagamento, a emissão de nota fiscal, até o rastreamento de envio e a confirmação de entrega.

Todos os processos são registrados e armazenados na forma de histórico, que pode ser consultado sempre que necessário.

Disponibilização de relatórios completos

O sistema de gestão integrado por ERP permite, com a atualização constante de dados e o acompanhamento de pedidos, que relatórios de inventário sejam sincronizados com o sistema de vendas. Isso possibilita uma experiência mais agradável e eficiente para vendedor e comprador.

Economia de custos financeiros

Sistemas automatizados de integração de vendas em uma única plataforma melhoram o gerenciamento de uma empresa, da mesma forma que permitem uma logística simplificada.

Afinal, não é necessário um grande número de colaboradores para garantir o funcionamento da loja virtual integrada.

Altamente personalizável, o ERP para e-commerce viabiliza a gestão de todas as etapas de venda, com a facilidade de alguns cliques em software.

Melhora na execução de obrigações tributárias

Com o sistema de gestão ERP online, a emissão de notas fiscais é realizada de maneira simultânea à autorização de compra. Isso agiliza tanto o processo da venda quanto o cumprimento de obrigações tributárias.

Como já citado anteriormente, vendedor e consumidor são comunicados quanto à aprovação de uma compra/venda. Assim, o pedido pode ser transferido para a próxima etapa de separação e envio — já com toda a garantia de emissão de notas fiscais e integração com o sistema financeiro da sua empresa.

Aumento de produtividade interna

Quando há um menor número de etapas manuais, a gestão é facilitada para que empreendedores e colaboradores possam se dedicar às outras tarefas e funções do dia a dia.

Com o ERP responsável por integrar estoque, setor comercial, setor financeiro e ferramentas do comércio virtual, a produtividade da equipe pode melhorar. Tudo isso com a tranquilidade de que todos os estágios da venda são monitorados e devidamente cumpridos.

Redução de riscos e fidelização de clientes

Vendas virtuais têm processos altamente específicos, muitas vezes pouco conhecidos por quem começou a sua jornada empreendedora com uma loja física.

Tamanhas diferenças podem gerar uma série de reclamações quando vendas não são finalizadas com sucesso. Ou mesmo quando datas não são respeitadas.

Atender às demandas, respeitar prazos e, acima de tudo, obedecer à legislação vigente melhora o funcionamento de um e-commerce. E minimiza alguns dos principais erros de gestão de empresas (principalmente as microempresas).

Agora que você já sabe quais são os benefícios de uma loja virtual integrada, que tal colocar em prática os planos de levar os seus produtos para o e-commerce integrado a um software de gestão? Confira o nosso artigo que explica como funciona um sistema ERP na prática.

ERP por assinatura

Comentários

  1. […] criar uma loja virtual integrada com vários recursos? Sem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *