11 opções de aplicativo de entrega de mercadorias

Equipe TOTVS | 23 maio, 2023

A maioria das pessoas que vende produtos físicos provavelmente já se perguntou se vale a pena utilizar um aplicativo de entrega de mercadorias. Afinal, esse tipo de serviço pode facilitar a logística, aumentar o alcance e melhorar a experiência do cliente

Um aplicativo de entrega de mercadorias é uma plataforma digital que conecta vendedores e compradores com entregadores independentes. Por meio dele, é possível solicitar o transporte de produtos de forma rápida, prática e segura.

O app funciona como um intermediário entre as partes, cobra uma taxa pelo serviço e garante a qualidade e a confiabilidade da entrega. Além disso, auxilia na gestão de entregas.

Existem diversos aplicativos de entrega de mercadorias no mercado, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. Por isso, o ideal é pesquisar as opções disponíveis na sua região e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e expectativas.

Mas como saber se é o momento certo de adotar essa solução? E quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio? Neste artigo, vamos responder essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

Nova call to action

Quando utilizar um aplicativo de entrega de mercadorias?

Você sabia que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas trabalham com entrega de mercadorias, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)? Isso mostra como é um setor que está em constante crescimento e é muito utilizado.

Para saber quando utilizar o aplicativo, vai depender do tipo de produto que você vende, o perfil do seu público-alvo, a demanda por entregas, o custo-benefício do serviço, entre outros. 

No entanto, existem algumas situações em que utilizar um aplicativo de entregas pode ser uma boa ideia e pode auxiliar também na coleta das mercadorias

Confira alguns exemplos de aplicativo para trabalhar com entrega de mercadorias:

  • quando você quer expandir o seu mercado e atender clientes que estão fora da sua área de abrangência física;
  • quando você quer oferecer mais comodidade e conveniência para os seus clientes, o que permite que eles recebam os produtos no local e no horário que preferirem;
  • quando você quer reduzir os custos e os riscos envolvidos na contratação e na gestão de uma equipe própria de entregadores;
  • quando você quer ter mais flexibilidade e agilidade para lidar com picos ou quedas na demanda por entregas;
  • quando você quer ter mais controle e transparência sobre o processo de entrega e pode acompanhar o status e a localização dos pedidos em tempo real.

Quais são as vantagens de contar com um app de entrega de mercadorias?

Utilizar um aplicativo de entrega de mercadorias pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Alguns dos principais são:

  • aumento das vendas: ao oferecer a opção de entrega por aplicativo, você pode atrair mais clientes que buscam praticidade e rapidez na hora de comprar. Além disso, é possível aproveitar as ferramentas de marketing e fidelização que alguns apps oferecem, como cupons, descontos, cashback, entre outros.
  • melhoria da satisfação do cliente: ao proporcionar uma experiência positiva para o cliente, desde a compra até a entrega do produto, você pode aumentar a sua reputação e a sua credibilidade no mercado. Isso pode gerar mais indicações, avaliações positivas e recompras.
  • redução dos custos operacionais: ao utilizar um aplicativo de entrega de mercadorias, você pode economizar com gastos relacionados à contratação, ao treinamento, à remuneração e à manutenção de uma frota própria de entregadores. Além disso, você pode pagar apenas pelo serviço que utilizar, sem precisar arcar com custos fixos ou mínimos.
  • otimização do tempo: ao delegar a responsabilidade da entrega para um app especializado, você pode se concentrar em outras atividades no seu negócio, como produzir, vender e atender os seus clientes. Você também pode ganhar tempo ao automatizar o processo de solicitação e acompanhamento das entregas por meio do aplicativo.

11 opções de aplicativo de entrega de mercadorias que você precisa conhecer

Mas como escolher o melhor aplicativo de entrega de mercadorias para sua necessidade? Existem diversas opções no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens. 

Para te ajudar nessa decisão, nós separamos 11 aplicativos de entrega de mercadorias que você precisa conhecer. Confira!

1. Loggi

O Loggi é um aplicativo de entrega de mercadorias mais conhecido e utilizado no Brasil. Ele oferece serviços de entrega expressa para pessoas físicas e jurídicas, com diferentes modalidades: 

  • Loggi Já: para entregas urgentes;
  • Loggi Pro: para entregas programadas;
  • Loggi Presto: para entregas de comida;
  • Loggi Shop: para entregas de e-commerce.

O Loggi está disponível em mais de 40 cidades brasileiras e conta com uma rede de mais de 25 mil entregadores cadastrados. 

Você pode solicitar o serviço pelo site ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. O preço da entrega varia conforme a distância, o tipo de veículo e a modalidade escolhida.

2. Borzo Delivery

O Borzo Delivery (antigo Click Entregas) é outro aplicativo de entrega de mercadorias que atende a pessoas jurídicas. Ele permite que você envie documentos, pacotes, malas, flores, medicamentos e outros itens em até 90 minutos. 

Você pode solicitar o serviço pelo site ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. O preço da entrega varia conforme a distância e o tipo de veículo (moto ou carro).

3. Lalamove

O Lalamove é um app de entrega de mercadorias que atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Ele permite que você envie ou receba itens de diferentes tamanhos e pesos, desde documentos até móveis e eletrodomésticos. 

Você pode escolher entre diversos tipos de veículos: moto, carro utilitário, caminhonete ou caminhão.

É possível solicitar o serviço pelo site ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. O preço da entrega varia conforme a distância, o tipo de veículo e o tempo de espera do entregador.

4. Bee Delivery

O Bee Delivery é um aplicativo de entrega de mercadorias que atende exclusivamente pessoas jurídicas. Ele permite que você envie ou receba produtos como alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, roupas e acessórios. Você pode escolher entre dois tipos de veículos: moto ou bicicleta.

O Bee Delivery está disponível em mais de 100 cidades brasileiras e conta com uma rede de mais de 10 mil entregadores cadastrados. Você pode solicitar o serviço pelo site ou pelo app, disponível para Android e iOS. O preço da entrega varia conforme a distância e o tipo de veículo.

5. BipBoy

O BipBoy é um aplicativo de entrega de mercadorias que atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Além disso, ele conecta entregadores e clientes em tempo real. 

Ele permite que você envie ou receba itens como documentos, pacotes, flores, alimentos e bebidas. Você pode escolher entre dois tipos de veículos: moto ou bicicleta.

Vale ressaltar também que pode ser solicitado uma entrega de qualquer tipo de produto, desde documentos até móveis e acompanhar o status do pedido pelo app. O pagamento é feito pelo cartão de crédito cadastrado no aplicativo.

6. ASAP Log

ASAP Log é uma empresa que oferece entregas para e-commerce com frete competitivo e rapidez. Ela tem contratos de transporte com diversas transportadoras. 

Além disso, a ASAP Log oferece coleta grátis, faturamento quinzenal, acesso ao painel da loja para controle e interação com as entregas e logística reversa. Para usar a ASAP Log, basta abrir uma conta no site da empresa, cadastrar o local de coleta e fazer o primeiro envio.

Ela é uma plataforma de logística que oferece soluções de entrega para e-commerces e lojas físicas. Você pode contratar entregas expressas ou programadas, com rastreamento em tempo real e seguro contra roubo e extravio. O pagamento é feito por boleto ou cartão de crédito.

7. Mercado Envios Flex

Mercado Envios Flex é aplicativo de entrega de mercadoria Mercado Livre que permite que os vendedores enviem seus produtos no mesmo dia ou no dia seguinte aos compradores. 

Ele é ideal para quem tem uma operação própria ou terceirizada de entregas e quer se destacar nos resultados de busca do Mercado Livre. 

O Mercado Envios Flex também ajuda a cobrir o custo dos envios, seja por conta do comprador ou com frete grátis. Para oferecê-lo, é preciso ter reputação amarela ou verde, ativar o Mercado Envios nos anúncios, definir a área de cobertura, o horário limite e a capacidade de envios por dia.

8. Shippify

Shippify é uma empresa fundada no Equador em 2014, que opera em vários países da América Latina, incluindo o Brasil. É uma empresa de tecnologia que oferece soluções de logística urbana para empresas e pessoas. 

Assim, você pode solicitar entregas de qualquer tipo de produto, com rastreamento em tempo real e seguro contra danos e perdas. 

A proposta da Shippify é oferecer entregas rápidas, seguras e sustentáveis, usando veículos como bicicletas, motos, carros e vans. Os clientes podem solicitar entregas pelo site ou pelo aplicativo da Shippify e acompanhar o status do pedido em tempo real. 

Os entregadores podem se cadastrar na plataforma e escolher os pedidos que querem fazer, de acordo com a sua disponibilidade e preferência. A Shippify cobra uma taxa fixa por quilômetro rodado, que varia de acordo com o tipo de veículo e a cidade.

9. Hey App

Hey App é uma startup brasileira criada em 2018, que atua em São Paulo e no Rio de Janeiro. É um aplicativo que conecta clientes e entregadores autônomos.

A ideia da Hey App é facilitar a vida de quem precisa enviar ou receber documentos, encomendas, flores, alimentos e outros itens. 

Os clientes podem fazer pedidos pelo site ou pelo aplicativo da Hey App e escolher o melhor horário para a entrega. Os entregadores podem se cadastrar na plataforma e receber os pedidos mais próximos da sua localização. 

O Hey App cobra uma taxa baseada na distância e no peso do item, que pode ser paga pelo cliente ou pelo remetente.

10. Eu Entrego

Eu Entrego é outra startup brasileira fundada em 2016, que opera em todo o território nacional. A missão da Eu Entrego é conectar pessoas que querem enviar algo com pessoas que estão indo para o mesmo destino. 

Assim, os clientes podem economizar tempo e dinheiro, e os entregadores podem ganhar uma renda extra. 

Os clientes podem fazer pedidos pelo site ou pelo aplicativo da Eu Entrego e informar o endereço de origem e destino do item. Os entregadores podem se cadastrar na plataforma e ver os pedidos que combinam com a sua rota.

A Eu Entrego cobra uma taxa de serviço de 15% sobre o valor combinado entre o cliente e o entregador. O pagamento é feito pelo app ou na entrega.

11. Uber Direct

Uber Direct é um serviço de entrega lançado pela Uber em 2020, que funciona em alguns países como Estados Unidos, Canadá, México e África do Sul. O objetivo da Uber Direct é aproveitar a rede de motoristas da Uber para oferecer entregas rápidas e confiáveis para empresas e consumidores. 

Os clientes podem solicitar entregas pelo aplicativo da Uber e escolher entre as opções disponíveis na sua região. Os entregadores são os mesmos motoristas da Uber, que podem aceitar os pedidos de entrega quando não estão fazendo corridas. A Uber Direct cobra uma taxa baseada na distância e no tempo estimado da entrega.

É um serviço da Uber que permite que você envie ou receba produtos com rapidez e segurança. Você pode solicitar entregas de qualquer tipo de produto, desde flores até medicamentos e acompanhar o trajeto do entregador pelo app. O pagamento é feito pelo app ou na entrega.

Esses são alguns dos serviços de entrega que estão revolucionando o mercado de logística no mundo. Como você pode ver, cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, o que depende das necessidades e preferências dos clientes e dos lojistas.

TOTVS Varejo

Agora que você já conhece sobre aplicativo de entregas de mercadorias, que tal conhecer uma família de soluções que pode facilitar toda a gestão e logística do seu negócio, o TOTVS Varejo?

Com os nossos sistemas e aplicações, é possível fazer o acompanhamento de estoque e pedidos, ter mais agilidade na frente de caixa, além de monitorar todos os dados em tempo real.

Além disso, você consegue ter o controle das vendas no PDV e pode integrar a sua loja online com a física.

Não espere mais para ter a sua loja integrada com uma plataforma omnichannel! Tenha uma gestão mais eficiente com as tecnologias TOTVS Varejo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Neste artigo, você pode conhecer sobre alguns aplicativos de entregas de mercadorias para facilitar a logística da sua loja. Além disso, abordamos quando utilizá-los e quais são as suas vantagens.

É claro que para auxiliar nisso é fundamental ter soluções de gestão de estoque e de rotinas administrativas, como as tecnologias TOTVS Varejo. 

Com elas, você terá mais facilidade em todos os processos do seu negócio e ganhará mais agilidade na logística dos seus produtos.

Aproveite e saiba mais sobre o assunto com o nosso artigo sobre o que é controle de estoque e os seus tipos!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.