loja-virtual-integrada

Loja virtual integrada: Como explorar todo seu potencial?

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 12 junho, 2020

A loja virtual integrada se coloca como uma forma simples e rápida na criação de e-commerces. Dessa maneira, pequenos e médios negócios podem contar com um considerável impacto positivo em seu desempenho de vendas.

Você sabe o que é uma loja integrada? Já pensou em montar uma plataforma de vendas? Para conhecer mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas, continue a leitura do artigo que preparamos!

O que é uma loja virtual integrada?

Uma loja virtual integrada pode ser caracterizada como uma plataforma de e-commerce, responsável por agrupar as ferramentas exigidas para uma gestão competente.

Com a integração de lojas, é possível inserir e retirar produtos de circulação, gerenciar estoques, modificar o design, alterar preços de itens, incluir formas de pagamento, administrar checkouts e envios de produtos, classificar leads, configurar fretes e acessar todos os relatórios disponíveis da empresa.

A solução, portanto, concentra uma série de aplicações em um único lugar, facilitando a gestão de lojas virtuais e simplificando processos exigidos na demanda virtual, ajudando na criação de oportunidades e na administração do negócio.

Variedades de uma loja virtual integrada

As lojas virtuais podem se apresentar e serem executadas de formas diferentes, de acordo com a preferência do gestor, sendo possível utilizá-las no formato Open Source ou no formato SaaS (Software as a Service).

Open Source

Nas plataformas Open Source (código aberto), é feito um download gratuito do código do sistema, onde o usuário pode aplicar as modificações que se ajustem melhor à sua forma de trabalhar, sendo possível personalizar a loja com as funcionalidades que preferir.

Nessa modalidade, porém, é preciso um certo nível de conhecimento em programação, ou será necessária a presença de um profissional de TI. Em plataformas privadas, o usuário pode alugar o código desenvolvido por outros programadores, com lojas já criadas, renovando o contrato periodicamente.

SaaS

Na modalidade Software as a Service, a plataforma é adquirida por um modelo de assinatura, com uma mensalidade recorrente em troca do serviço oferecido. O sistema fica hospedado em nuvem.

O grande diferencial da modalidade On Cloud é a dispensa de infraestrutura e equipe especializada. Dessa forma, não há necessidade de espaço físico para abrigar a solução, que apenas exige uma conexão com a internet, oferecendo suporte técnico a qualquer momento.

Nova call to action

Loja virtual integrada com a loja física: como fazer?

Para ser bem-sucedida, a gestão de loja virtual precisa contar com um bom planejamento, que tenha metas bem definidas. Sendo assim, o que você deve fazer para colocar tudo isso em prática? Confira a seguir.

Encontre seu nicho de mercado

Como já citamos neste conteúdo, identificar e se estabelecer em um nicho de atuação é fundamental para o seu negócio. Na contramão de empresas on-line, atender um segmento específico de atividade e público pode ser determinante para o sucesso da organização.

É comum que, devido à grande concorrência, muitas empresas queiram fazer de tudo um pouco e, com isso, percam o foco sobre seu público-alvo. O que você vende e para quem? Especializar-se em um tipo de produto ou serviço possibilita à sua marca tornar-se referência no assunto, atraindo muito mais clientes.

Isso também permite a criação de estratégias de marketing direcionadas, levando em consideração comportamento, padrão de consumo e preferências de uma parte específica do mercado, o que facilita em relação à abordagem utilizada com um público geral.

Saiba como os produtos serão entregues

Ao transpor sua loja física para o universo virtual, é importante pensar quais produtos serão vendidos na plataforma on-line. Dependendo do item, em relação ao peso e tamanho, pode ser necessário planejar alternativas de entregas.

Após fazer uma pesquisa com o público sobre quais produtos contam com o maior interesse, vale a pena procurar estabelecer parcerias com empresas de transporte e logística, para que os prazos de recebimento sejam cumpridos e o público fique satisfeito.

Faça o controle de estoque

O estoque está presente durante todo o processo da cadeia de produção, desde o momento em que o item chega, é embalado, separado e armazenado, até o momento de sua expedição.

É importante estar ciente de cada etapa, para que a imagem da empresa não fique desgastada com o cliente. Determine se o estoque da loja virtual será o mesmo da loja física, definindo metas para sua integração de acordo com os pedidos realizados.

A venda duplicada é um exemplo de problema que pode acontecer com um gerenciamento falho, e um sistema de controle de estoque é um forte aliado para essa gestão.

Tenha uma presença omnicanal

A estratégia omnicanal possibilita unir ações on-line e off-line, marcando presença e estabelecendo relação com seu público em diversos canais de comunicação, porém mantendo um padrão de qualidade e o mesmo discurso em qualquer esfera. Exemplos de ações omnicanal que podemos citar são:

  • Compra de produto na loja on-line e retirada na loja física (click and collect);
  • Compra de produto na loja virtual e troca na loja física e vice-versa;
  • Valores de produtos, promoções e formas de pagamento iguais para lojas físicas e on-line.
  • Atendimento personalizado, seja pelas redes sociais, telefone e vendedores presenciais, incluindo o acompanhamento de pós-venda.

Conte com sistemas de gestão

Um sistema de gestão ERP é capaz de fazer a integração de lojas virtuais e físicas, facilitando rotinas ao coletar, analisar e organizar dados, para tomadas de decisão mais certeiras e assertivas, permitindo ações estratégicas de acordo com o perfil de cada consumidor.

Da mesma forma, a solução também faz a integração dos setores da organização, como financeiro, comercial, estoque e logística, tudo acessado de maneira rápida e prática, onde o gestor também pode definir níveis de permissão aos colaboradores.

Loja virtual integrada é com a TOTVS!

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é a loja virtual integrada, suas formas de construção e os desafios de colocá-la em prática. Também demos dicas essenciais para o sucesso de uma loja on-line e mostramos como a tecnologia é fundamental nesse processo.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira e maior empresa de tecnologia do país. Ao contrário do que você possa pensar, nossos softwares não são voltados apenas para grandes empresas, atendendo também negócios de pequeno e médio porte.

Se você gostou deste texto, que tal saber mais sobre o ERP para e-commerce? E para ficar sempre por dentro de todas as novidades, continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter, para receber posts diretamente em seu e-mail!

Nova call to action

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *