Transformação digital no RH: qual é o impacto no recrutamento e desenvolvimento de talentos?

Não importa se você está no trabalho ou em casa: a todo tempo, estamos utilizando novas tecnologias para melhorar a nossa rotina. São milhares de aplicativos no seu smartphone que fornecem serviços que vão desde a entrega de comida até uma música relaxante para descansar — e a maioria deles conta com Inteligência Artificial, Big Data e Geolocalização, por exemplo.

Essa facilidade trazida pela transformação digital também está mudando profundamente os negócios, com inovações para automatizar processos, ajudar na tomada de decisões, emitir relatórios mais precisos e, até mesmo, fazendo com que surjam novas profissões e que novas habilidades e competências sejam exigidas.

Para entender um pouco mais sobre esse cenário e a necessidade de mudanças em alguns processos em meio à transformação digital no RH, conversamos com a Doutora em Inovação Renata Seldin, que atua como Executiva de Consultoria para Recursos Humanos na TOTVS. Continue a leitura!

eBook Grátis - Jornada do RH 4.0: Dos Conceitos Às Mudanças Práticas

Qual é o papel do RH na transformação digital?

Provavelmente, você já pensou em implementar alguma nova tecnologia para melhorar a experiência do seu cliente. Mas você pensou em preparar os seus funcionários para atender a essas novas demandas? A sua empresa também conta com inovações para otimizar processos internos?

Eu vejo que as empresas, de forma geral, estão muito preocupadas com o core business e a experiência do cliente, mas não percebem que a experiência do colaborador também é muito importante para criar engajamento e comprometimento com tudo o que a empresa está vendendo. No setor de bancos, por exemplo, há uma corrida tecnológica enorme para que os clientes interajam melhor com o banco por meio de aplicativos, mas a experiência do colaborador do banco ainda é muito difícil, com sistemas arcaicos”, destaca Renata Seldin.

É nesse momento que o setor de Recursos Humanos começa a ganhar um papel cada vez mais estratégico para a sua empresa. De acordo com a dimensão que a sua empresa deseja potencializar — satisfação do cliente, produtividade ou redução de custos, por exemplo —, o seu RH poderá seguir por um diferente caminho. Veja a seguir algumas possibilidades!

RH como pioneiro digital

Segundo Renata Seldin, é preciso que a sua empresa, primeiramente, defina como quer que seja a atuação do RH. Se a escolha for por uma área pioneira digitalmente, ela terá a responsabilidade de trazer essas novas tecnologias para dentro da empresa e colocar a serviço dos colaboradores.

Alguns exemplos dessa atuação são o uso de plataformas de e-learning para capacitar os funcionários, aplicativos que permitam acessar as principais informações da contratação, como salários e espelho de ponto, ou até mesmo o uso de sistemas de gestão para automatizar processos dentro do RH e, posteriormente, no restante da organização.

RH como facilitador

Quando a empresa já começou a transformação digital, você pode contar com a ajuda desse departamento para pensar em novos cargos e funções, realocar funcionários e encontrar novos talentos que sejam capazes de lidar com inovações tecnológicas e tenham flexibilidade para aprender novas habilidades e competências que, aos poucos, começam a ser exigidas.

Além disso, o RH também pode ser o seu grande parceiro para implementar uma cultura de inovação na empresa, mostrando para os seus colaboradores que a jornada digital nas empresas nem sempre é algo tão complexo quanto parece. Afinal, a gente não se dá conta, mas utilizamos tecnologias robustas todos os dias em nossos smartphones e tablets, por exemplo.

Qual é o impacto do RH digital no recrutamento de talentos?

Algumas inovações já estão sendo aplicadas para tornar o processo de recrutamento e seleção mais efetivo para as empresas e para os candidatos. É possível automatizar, por exemplo, a seleção de novos currículos com o uso de Inteligência Artificial, que faz uma análise completa dos dados de todos os aplicantes e separa-os de acordo com as exigências de cada vaga disponível.

O tempo gasto em triagem de currículos e no próprio processo de recrutamento é alto quando feito manualmente. Com as tecnologias que ajudam nessas etapas, o RH tem mais tempo para empenhar mais esforços na análise e seleção dos candidatos que têm mais fit com a vaga e com a organização, aumentando o tempo de permanência do colaborador dentro da empresa”, completa a Executiva de Consultoria para Recursos Humanos da TOTVS.

Com essas facilidades, a quantidade de currículos recebidos ou triados começa a se tornar menos relevante para o RH e o que ganha mais importância é por quanto tempo a sua empresa conseguirá reter o novo talento e o quão acertado foi esse processo de recrutamento.

Baixe o eBook Manual Prático de Indicadores de RH

O que a tecnologia tem feito pelo desenvolvimento de talentos?

Um estudo da Universidade de Brasília (UNB) analisou 2.046 ocupações dentre as 2.602 presentes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e identificou que 54,8% poderão ser, em breve, substituídas pelo uso de robôs ou sistemas. Com esse cenário, é cada vez mais relevante a atuação do RH não apenas para identificar novas oportunidades para os seus colaboradores, como também para desenvolver os talentos com o objetivo de suprir as necessidades que estão surgindo nas organizações.

Desde que o funcionário começa a fazer parte da equipe, é importante mantê-lo atualizado sobre como funciona a empresa e as principais tecnologias que ele terá que lidar no dia a dia. “É possível usar a gamificação pelo celular e plataformas de ensino a distância, por exemplo, para ajudar no aprendizado”, destaca Seldin.

No setor de serviços, algumas empresas já utilizam ferramentas de realidade virtual e realidade aumentada. Dessa forma, os funcionários aprendem sobre os processos praticando em um ambiente seguro e têm acesso a manuais e procedimentos que são necessários em campo para executar o trabalho.

Outra opção para a equipe de RH é utilizar a Inteligência Artificial para ajudar a encontrar a capacitação ideal para os seus colaboradores. “Atrelado à Avaliação de Desempenho, o sistema aprende quais são as ações de desenvolvimento mais adequadas para cada colaborador, em cada quesito que ele precisa performar melhor”, explica a Doutora em Inovação.

Como inserir o RH na jornada digital?

Apesar de o mercado exigir certa urgência para que as empresas comecem a transformação digital, é preciso ter cautela no setor de Recursos Humanos. A Executiva de Consultoria para Recursos Humanos da TOTVS explica que, antes de qualquer coisa, é necessário planejar os passos a serem dados pelo seu negócio para evitar problemas com os processos internos.

Fluig Learning - Procurando Uma Ferramenta Para Capacitar e Treinar Seu Time?

Muitas vezes, na intenção de querer fazer tudo, acabamos ficando paralisados pela falta de tempo, recursos e conhecimento. É muito importante pensar em um roadmap, com passos bem definidos, para que as concorrências internas não virem obstáculos impeditivos para a transformação digital, que é necessária”, alerta Renata Seldin.

A TOTVS tem sido parceira das empresas e do RH na transformação digital, com sistemas de gestão completos para automatizar processos burocráticos e organizar a rotina das organizações, além de soluções complementares e especializadas que fornecem à sua equipe dados mais precisos sobre os seus colaboradores e o desenvolvimento deles em todas as etapas.

Outro serviço disponível é a TOTVS Consulting, focado especialmente em levar a transformação digital para os clientes, ajudando na etapa de planejamento e elaboração de estratégias para alavancar os seus resultados.

Para acompanhar as novas tendências, o departamento de Recursos Humanos de todas as empresas está, aos poucos, se reinventando. A transformação digital do RH torna essa área cada vez mais estratégica. Por isso, é muito importante entender quais são os benefícios dessas mudanças e quais tecnologias já estão sendo úteis para os processos desse setor.

Se este post ajudou você e a sua empresa a aprender mais e atingir melhores resultados, não deixe de assinar a nossa newsletter e acompanhar outros conteúdos relevantes para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *