IoT na Cadeia de Suprimentos

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018
A aplicação do IoT e sua relação com a logística está evoluindo com o passar dos anos. O desenvolvimento da tecnologia permitiu que os protocolos de internet facilitassem a comunicação dos dados obtidos pelos sensores e os repassassem aos aplicativos.

Um exemplo bem claro da relação entre IoT e cadeia logística é o GPS, que se tornou uma ferramenta essencial para fazer a rota e o rastreamento de frotas, ou o coletor de Rádio Frequência, que nos dá agilidade nas movimentações dos pedidos e cargas.

Isso trouxe mais garantia às empresas evitando a ocorrência de roubos de cargas, extravio de produto no armazém, acuracidade no transporte.

No entanto, o cenário está indo mais além. Atualmente está se criando o conceito de Economia Digital, que abrange o IoT e inclui a utilização dos dados dos sensores por aplicativos.

Com isso, os dados se tornam atividades acionáveis que serão agregadas em etapas de determinados processos para serem executados, seja na produção, seja em um armazém. Junto com a IOT, ou Logistica 4.0 ou Industria 4.0, algumas tendências de mercado como:

Torre de controle de cadeia de fornecimento. 

É nesse local que o processo de vendas e planejamento das operações (S&OP) é realizado e a articulação da supply chain acontece. A diferença é que esse vínculo se torna mais efetivo, porque os dados externos contextualizados e relevantes podem ser aproveitados nas torres de controle.

Cloud computing

A computação em nuvem ajuda a relação entre a IoT e a cadeia logística, porque é uma fonte gigantesca de dados externos.

Análise preditiva

É uma forma de usar dados, técnicas de machine learning e algoritmos estatísticos para prever possíveis resultados futuros. Isso é feito com base em dados históricos. Nos últimos tempos, empresas têm utilizado essa

análise para ampliar a rentabilidade e fazer previsões mais eficientes com relação à cadeia logística.

Conquiste o seu cliente utilizando as nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *