Você sabe quais são os benefícios de emitir nota fiscal eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica tem como objetivo final o cumprimento das obrigações legais, assim como, a nota fiscal tradicional. O seu papel é documentar a transição econômica de uma mercadoria ou serviço.

De acordo com dados retirados do portal tributário, “a pena de ilícitos tributários, caracterizados como sonegação, pode variar de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, além da multa – que pode atingir até 225%, conforme artigo 1º da Lei 8.137/1990 e artigo 44 da Lei 9.430/1996”.

Sabemos que a emissão de notas em transações de compra e venda é obrigatória. Mas você sabia que a nota fiscal traz benefícios para a sua empresa?

1 – Praticidade na gestão do negócio

A nota fiscal é um poderoso aliado para a contabilidade da empresa, pois é essencial no momento de apurar impostos e registrar movimentações. Além disso, se você gerencia seu faturamento, fica muito mais fácil realizar projeções de crescimento da empresa ao longo do tempo, porque é possível saber exatamente seus gastos e lucros. Mas para que esse controle seja automatizado, torna-se fundamental uso de sistemas de gestão.

2 – Otimização do tempo

Antes do formato eletrônico para a nota fiscal, era necessário um extenso arquivo-morto na empresa, e toda a busca por notas era feita manualmente, gastando muito tempo. A nota fiscal eletrônica, basta ter um computador, que você poderá acessar a qualquer hora e lugar.

3 – Facilidade de envio

A NF-e pode ser enviada por e-mail, e além disso, caso o cliente alegue o não recebimento, a nota fiscal eletrônica pode ser enviada inúmeras vezes, sem que haja despesa atrelada a isso.

4 – Antecipação para planejamento logístico

Com a nota fiscal eletrônica a informação é antecipada, assim, você pode preparar o local de descarga e armazenagem dos seus produtos.

Caso você tenha mais alguma dúvida sobre as legislações fiscais, baixe agora mesmo nosso e-book com um guia de todas as legislações fiscais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *