Guia completo sobre controle de ponto

O controle de ponto é um sistema essencial que pode ser um grande aliado para o seu Departamento Pessoal e na gestão da jornada de trabalho dos funcionários. Ele contribui para a correta otimização das tarefas burocráticas da sua empresa. E quando falamos de “correta”, queremos falar da solução online. As alternativas mais antigas, embora …

Equipe TOTVS | 23 janeiro, 2024

O controle de ponto é um sistema essencial que pode ser um grande aliado para o seu Departamento Pessoal e na gestão da jornada de trabalho dos funcionários.

Ele contribui para a correta otimização das tarefas burocráticas da sua empresa. E quando falamos de “correta”, queremos falar da solução online.

As alternativas mais antigas, embora eficientes, sempre demandaram muito esforço operacional. No entanto, antes de escolher a melhor alternativa para sua organização, é preciso entender o todo.

Afinal, você sabe qual o conceito por trás de controle de ponto? O que a CLT diz sobre o assunto? E claro: como controlar o ponto de equipes externas? Quais as vantagens e como implementar um software de controle de horas?

São dúvidas que cada vez mais ocupam as mentes dos gestores. Por isso, neste conteúdo, você vai encontrar a resposta para todas. Vamos lá? Siga a leitura!

O que é e para que serve o controle de ponto?

O controle de ponto pode ser duas coisas: a ação de gerenciar as entradas e saídas de colaboradores da empresa, bem como o sistema que auxilia na gestão da jornada de trabalho.

O primeiro caso não necessita de maiores explicações, certo? Trata-se de uma tarefa comum de empresas que atingem ou ultrapassam um certo limite de funcionários.

Controlar o ponto, portanto, garante mais assertividade na geração das folhas de pagamento — possibilitando o cálculo dos valores, oferecendo maior facilidade na hora de custear horas extras ou descontos por atrasos não justificados.

Por outro lado, esse controle também ajuda a organizar e gerir o banco de horas, tanto por parte do colaborador como também da área de Recursos Humanos. 

E o sistema de controle de horas?

É uma plataforma capaz de registrar todos os dados acerca da jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa — no caso da utilização do ponto eletrônico ou online.

Ou seja, horários de entrada e saída, o que auxilia na visão ampla dos atrasos e horas extras realizadas.

O sistema de controle de ponto é uma inovação incrível, que chegou há um tempo e já ajuda incontáveis empresas a melhorar sua gestão financeira e administrativa.

Afinal, esse controle é uma responsabilidade do Departamento Pessoal, que lida com diversas questões burocráticas — especialmente em relação aos funcionários.

Dessa forma, com auxílio do sistema de controle de horas, o DP consegue centralizar as informações de jornada de trabalho.

Assim, garante que a empresa funcione dentro das diretrizes impostas na lei, sendo essencial no cálculo da folha de pagamento a cada mês e indispensável para situações demissionais.

Qual é a importância do controle de ponto para uma empresa?

O controle de horas otimiza as ações do seu Departamento Pessoal, possibilitando um dia a dia de execuções mais ágeis.

Porém, talvez o maior valor aqui seja que o correto controle de ponto alinhe sua empresa com as obrigações legislativas.

E com um sistema online, os benefícios são ainda maiores.

Dessa forma, sua empresa garante total segurança nos registros — sem dar chance ao azar e reduzindo o índice de erros.

O acesso às informações é instantâneo, com atualizações em tempo real.

Assim, ao gerar relatórios, você evita fraudes e elimina grande chance de falhas operacionais.

Tudo isso facilita o trabalho do departamento pessoal, que obtém dados concretos para elaborar a folha de pagamentos — entre outras atribuições.

Aqui, falamos do entendimento completo acerca da frequência do colaborador. Dessa forma, é possível traçar um perfil de cada um, entendendo seus atrasos ou horas extras.

Assim, é possível agir com rapidez na redução ou manutenção dessas situações, o que se traduz em mais produtividade.

Esse acompanhamento próximo, se feito de uma forma empática, estimula a satisfação do colaborador, reduzindo índices ruins para a organização, como o turnover.

Tudo isso é realmente muito importante, certo?

Não é por menos que até mesmo empresas pequenas e com poucos funcionários optam por adotar o sistema de controle de horas.

Em especial, buscam por opções modernas e eficientes que lhes deem tamanho poder de controle.

Um bom sistema de controle centraliza tudo ao redor do fechamento da folha de pagamentos, tornando o trato com os dados ainda mais transparente.

É uma forma de, não apenas terminar o mês bem, mas de proteger a companhia em casos de processos trabalhistas — um grande temor dos empreendedores, com razão.

O que a lei diz sobre o controle de ponto?

De acordo com a legislação, mais precisamente o artigo 74 da CLT, todas as empresas com 20 ou mais funcionários devem controlar a jornada de trabalho dos profissionais, independentemente de suas atuações serem externas ou não.

Além da CLT, existem algumas portarias que regulamentam o registro de ponto. Em 2021, foi publicada a portaria 671, que reuniu e aprimorou duas outras: a portaria 1.510/2009 e a 373/2011.

Conhecida como MP do Ponto Eletrônico, a portaria 671 é extensa, mas trouxe mudanças importantes para as empresas. 

Uma delas é em relação ao comprovante de registro de ponto, que, segundo determinação da legislação, pode ser em arquivo eletrônico ou impresso. 

Além disso, a MP formaliza três formas de controle da jornada:

  • manual;
  • eletrônica;
  • mecânica.

Essa legislação está em vigor desde fevereiro de 2022 e substitui as portarias 1510 e 373. No mesmo ano, ela sofreu pequenas alterações pela MP 4.198/2022.

A alteração mais relevante da nova MP foi em relação às assinaturas eletrônicas, com o objetivo de garantir que elas sirvam como comprovante de integridade e identificação.

De quem é a responsabilidade do controle de ponto?

Conforme a lei, toda empresa com mais de 20 colaboradores tem responsabilidade de fazer o controle da jornada de trabalho. Além disso, o empregador também deve manter os registros desse monitoramento.

Esse registro é previsto pela legislação e torna-se importante em diversas situações, como em caso de uma ação trabalhista, por exemplo. 

Apesar de ser uma responsabilidade da empresa gerenciar esse controle, é função do colaborador preencher os dados de entrada e saída corretamente para garantir um processo eficiente. 

Qual o valor da multa por falta de controle de ponto?

Ao controlar o ponto dos funcionários, o empregador comprova algumas coisas: que os colaboradores trabalham determinada quantidade de horas e que, por isso, os mesmos têm direito ao repouso semanal remunerado, bem como o pagamento do salário em feriados civis e religiosos.

Desse modo, conforme a Lei 12.544, o empregador que não comprovar que proporciona estes direitos aos seus colaboradores (ou seja, entre outras coisas, que não controla o ponto), pode ser multado em valores que vão de R$40 a R$4 mil.

Sobre a questão do controle de horas em si, é importante que as organizações sigam as regras determinadas em lei — especialmente, nas Portarias 1510 e 373.

Caso contrário, o empregador pode estar vulnerável a processos trabalhistas e autuações fiscais.

O que diz a CLT sobre o controle de ponto em home office?

No caso do home office, o controle da jornada é obrigatório para colaboradores contratados por horas de trabalho.

Ou seja, se o contrato determina uma jornada diária de 8 horas, por exemplo, a empresa precisa fazer o registro de ponto. Lembrando que a regra é válida para organizações com 20 ou mais colaboradores.

Não há obrigatoriedade de controle para colaboradores que atuam por produção ou tarefa. 

Essa determinação foi apresentada pela lei 14.442/2022. As regras vieram após a Reforma Trabalhista, que formalizou o home office e passou a regulamentar essa estrutura organizacional. 

Quais os tipos de controle de ponto?

Ao realizar o controle do ponto, não existe uma forma específica que sua empresa é obrigada a adotar. O importante é ter as informações corretas em mãos, ao fim de cada mês.

Portanto, é uma decisão da empresa escolher pelo melhor sistema de controle de ponto. Aqui, não se trata apenas da opção online, pois há muitas no mercado.

O que vai te ajudar a definir é, justamente, os benefícios de cada uma.

Por isso, abaixo, você confere os principais tipos de controle de horas. Veja só:

Controle de ponto manual

O controle de horas manual foi o primeiro sistema introduzido no mercado. É conhecido como “Livro de Ponto”, onde os funcionários anotam manualmente seus horários.

É fácil de ser encontrado em qualquer livraria ou comércio de itens para escritório.

Em geral, contém a indicação de informações básicas, como: nome do funcionário, horário de entrada, almoço e saída, e também uma área para assinatura.

Apesar do óbvio baixo custo, o Livro Ponto é quase uma bomba-relógio.

Afinal, o potencial para erros e fraudes é enorme.

São os próprios colaboradores que devem anotar seus horários — o que pode ser uma brecha para alguém mal intencionado.

Além disso, é mais suscetível a perdas e rasuras, o que pode comprometer a legitimidade dos dados. 

Ou seja, um sistema pouco prático, embora barato, e que apresenta enorme risco de falhas. Não é por menos que é cada vez menos utilizado!

Controle de ponto mecânico

O controle de ponto mecânico (ou relógio de ponto) também foi bastante popular no passado. 

Ainda encontra-se em alguns negócios, especialmente de cunho mais operacional, como pequenas empresas do ramo têxtil.

Trata-se de um cartão individual, com nome e função do colaborador.

Assim que ele entra ou sai da empresa, deve inseri-lo em uma máquina que carimba mecanicamente os horários respectivos.

Ao Departamento Pessoal, recai a missão de recolher todos os cartões e, manualmente, transferir os dados para uma planilha.

Esse processo, além de demorado, abre também várias brechas para fraudes e falhas.

Controle de ponto eletrônico

A versão eletrônica do controle de horas surgiu como uma grande inovação.

Primeiro, manteve-se o cartão de ponto.

Porém, em vez de papel e carimbo, utilizava-se um sistema magnético, que identificava as informações do cartão (que tinha o formato de um cartão de crédito, o famoso crachá) ao ser inserido ou encostado na máquina.

No entanto, esse ainda é um meio com lacunas para fraudes, visto que qualquer um pode passar o cartão e marcar a hora.

O segundo modelo, que você pode encontrar em várias empresas hoje em dia, é o biométrico.

Ou seja, através da leitura da digital do funcionário, que deve marcar seus horários de entradas e saídas ao encostar o dedo na máquina.

Uma das desvantagens desse último modelo é o custo da máquina e de manutenção, bem como a necessidade de um software que complemente o sistema, transferindo os dados.

Por outro lado, o ponto eletrônico digital acaba sendo mais seguro em relação a evitar fraudes, quando comparado com as outras opções citadas até o momento.

Controle de ponto digital

Uma das alternativas mais modernas, o controle online oferece um sistema completo e integrado que facilita não apenas o gerenciamento da jornada de trabalho, mas também complementa a gestão de pessoas.

Com essa opção, as empresas têm total controle das informações sobre o trânsito dos colaboradores.

Além disso, o armazenamento é em nuvem, o que dá mais segurança e mobilidade.

O que isso significa?

Que o registro dos pontos não é apenas local. Ele pode ser feito via smartphone, tablet ou mesmo desktop.

A forma também varia: por QR Code, reconhecimento facial ou senha!

O controle online também oferece outro diferencial: geralmente, os colaboradores têm acesso a uma plataforma para visualização da sua jornada de trabalho.

Assim, em poucos toques na tela, conseguem analisar suas horas e entender seu crédito de horas extras ou faltantes, o que facilita a organização do profissional.

É uma ferramenta altamente customizável e flexível, ideal para empresas que pensam no futuro e visam pela transparência dos dados para com seus colaboradores.

Qual é o melhor tipo de controle para sua empresa?

A legislação traz opções de controle de horas, mas não define um padrão específico para as empresas. Portanto, vai de cada uma escolher o melhor modelo entre manual, eletrônico e mecânico.

Para encontrar o tipo ideal de sistema, é importante considerar as necessidades do seu negócio antes de mais nada. 

No entanto, uma opção se destaca pela praticidade, segurança e custo-benefício: o registro de ponto eletrônico. 

Ele pode ser realizado de diversas formas e traz a possibilidade de controle online, o que é vantajoso tanto para o empregador quanto para o colaborador. 

Vamos falar mais sobre o método e seus benefícios, mas antes é importante nos aprofundarmos em relação ao funcionamento do sistema de controle de ponto.

Como deve ser feito o controle de ponto?

O controle de horas, independente do tipo, é um sistema que possibilita o registro dos horários de chegada, pausas e saída de seus funcionários.

Ele deve ser utilizado diariamente e seus dados servem para compor a folha de pagamento.

Seu funcionamento varia dependendo do tipo escolhido.

Como você aprendeu, há opções mais tradicionais e antigas, que conservam o trabalho manual, e outras super modernas e ágeis, que oferecem recursos incríveis para facilitar o trabalho do departamento pessoal e agilizar sua rotina produtiva.

E no caso de equipes externas?

O controle de equipes externas é um tópico que demanda atenção especial dos gestores.

Afinal, gerenciar o horário do time que trabalha fora das paredes do escritório apresenta desafios, como custo de operação e acesso limitado à informações.

Além disso, é necessário respeitar a lei trabalhista que rege o controle de horas. 

Nesse sentido, buscar soluções que otimizem o controle da “entrada e saída” dos funcionários que trabalham fora da empresa e que ofereçam mobilidade é indispensável para ter sucesso nessa tarefa.

O ponto eletrônico por meio de aplicativos online, por exemplo, é uma alternativa, pois o colaborador pode bater o ponto de qualquer lugar onde esteja realizando suas atividades.

Entre as opções, destacam-se:

Relógio de ponto online integrado via web

O profissional que atua fora da empresa usa qualquer computador conectado à internet, coloca seu login e sua senha para registrar o ponto no início e no fim do seu trabalho, e registra também o horário de almoço e o intervalo.

Controle de ponto eletrônico por meio de aplicativos

O ponto eletrônico no app funciona por meio de biometria, com reconhecimento facial.

Dessa forma, não há a possibilidade de outra pessoa marcar o ponto de um funcionário, por exemplo.

Já o controle de horas feito com GPS usa o telefone para mostrar o local exato em que o funcionário está.

Integração com o sistema de gestão da empresa

Ao aderir a um sistema de gestão, o negócio ganha maior autonomia na tomada de decisões, graças ao acompanhamento de diversos pontos importantes, inclusive o controle eletrônico.

Com o sistema, informações como os horários de entrada e saída e o pagamento de horas extras podem ser visualizadas em tempo real.

Neste sentido, a tecnologia permite que o RH possua dados estratégicos para a melhor gestão do capital humano da empresa em um só lugar.

Quais são os desafios do controle de ponto em equipes externas?

Apesar da flexibilização da legislação, o controle de horas em equipes externas ainda apresenta alguns desafios, mas as soluções em tecnologia ajudam na hora de enfrentá-los. Veja de que maneira a seguir:

  • custo de operação: com a adoção de um app para controle de horas trabalhadas, a empresa  não só está de acordo com as diretrizes trabalhistas, como também pode usar esse dado de forma estratégica;
  • acesso limitado à informação: um controle externo instalado no celular do funcionário permite saber seus horários exatos e todos os dados são armazenados na nuvem e podem ser acessados pelo gestor quando ele desejar;
  • gerenciamento de jornadas flexíveis: com o uso de apps para controle das horas, é possível usar um dispositivo de geolocalização para verificar se o funcionário está no seu local de trabalho ou monitorar entregadores e motoristas.

Quais são as vantagens de investir em um sistema online de controle de ponto?

Ao investir em um sistema online de controle de ponto, você vai encontrar algumas facilidades interessantes. A relação dos colaboradores com seus horários é uma delas. Mas em geral, quais os benefícios?

Explicamos os principais abaixo, veja só:

Redução de custos

Com uso de um sistema online, erros dificilmente acontecem.

Afinal, a plataforma é um ambiente preparado para a função de registro das horas. Além disso, não há chances da máquina quebrar — pois não há máquina!

No fim das contas, reduz custos significativos com manutenção e impressão de papel.

Segurança das Informações

Todos os dados da jornada de trabalho dos colaboradores se encontram na nuvem. Tudo em tempo real, assim que o registro é feito.

Ou seja, não há como perder os dados ou mesmo fraudá-los.

Praticidade para equipes externas

A gestão de equipes externas sempre apresentou problemas e inconsistências no controle de ponto. Com um sistema online, essa missão já não é tão complexa.

Na verdade, ao contrário, é bem simples pois basta o uso de um dispositivo móvel para realizar os check-ins e outs de qualquer lugar.

Solução digital dentro da lei

A Portaria 373 e a LGPD regulamentam sistemas alternativos para controle de ponto. Ao escolher a melhor opção para sua empresa, você se garante dentro da lei!

Processo ágil de gestão

Um sistema online de controle de ponto é uma plataforma completa, que centraliza as informações e oferece recursos inovadores para melhorar a gestão de pessoas.

Um exemplo é que, com esse tipo de solução, o próprio funcionário pode adicionar justificativas aos atrasos e extras.

Assim, é possível facilitar a resolução de problemas e agilizar o fechamento da folha.

Integração com outros sistemas

Um aspecto muito importante é que o sistema online deve possuir ampla integração com outros sistemas da sua empresa.

Assim, garante melhor fluxo de dados e agiliza, por exemplo, as ações dos setores que atuam em conjunto com o RH e o Departamento Pessoal.

Saiba como escolher o melhor sistema de controle de ponto online

Ao escolher o melhor sistema de controle de horas para o seu negócio, há algumas coisas a serem lembradas.

Primeiro, decida quais recursos são mais importantes para você.

Você precisa de um sistema que possa rastrear as horas dos funcionários, os intervalos e a localização? Ou algo mais simples seria suficiente?

Existem muitos sistemas do tipo no mercado, por isso é importante escolher um que atenda às suas necessidades específicas.

Em segundo lugar, considere a facilidade de uso.

Você vai querer um sistema que seja fácil de configurar e usar para que seus funcionários possam começar a usá-lo imediatamente.

Por fim, pense no custo-benefício

Os sistemas de relógio de ponto podem variar muito de preço, portanto, certifique-se de escolher um que se encaixe no seu orçamento e que ofereça os benefícios adequados às suas necessidades.

Como implementar um sistema de controle de ponto online?

O sistema online de controle de ponto pode ser facilmente implementado em sua empresa.

Por não necessitar de relógio de ponto, basta a empresa aderir ao sistema e solicitar aos funcionários que baixem um aplicativo em seus dispositivos móveis.

Para quem não possui, a alternativa de uso via desktop também está aberta!

A partir daí, basta orientar os colaboradores quanto ao uso da ferramenta.

O mais importante aqui é buscar pelo melhor fornecedor do mercado.

Um que ofereça modernidade, inovação, segurança e flexibilidade para transformar seu controle de ponto!

Como facilitar o processo de adaptação por parte da equipe?

Como os funcionários geralmente possuem um sistema ou modo de controlar o ponto, é comum que haja certa cautela com novos sistemas.

No entanto, existem algumas maneiras pelas quais você pode facilitar o processo de adaptação a uma nova tecnologia por parte dos seus funcionários.

Em primeiro lugar, você deve explicar o novo sistema para eles e fornecer instruções detalhadas sobre como usá-lo — o mais básico dos passos.

Além disso, você deve assegurar-se de que todos os funcionários tenham acesso ao novo sistema e que eles possam testá-lo antes da sua implementação.

Você também deve considerar treinar alguns funcionários para que atuem como supervisores do controle de ponto, especialmente do setor de RH.

Se você seguir essas dicas, poderá facilitar o processo de adaptação a um novo controle de horas.

Dúvidas frequentes sobre o tema

Para deixar nosso guia mais completo, separamos as principais dúvidas sobre o controle e a gestão de ponto para esclarecer pontos importantes acerca dos processos.

Confira as respostas para os principais questionamentos a seguir:

Como fazer o controle de ponto para pequenas empresas?

O modelo de controle eletrônico de ponto é a opção mais atrativa para pequenas empresas, uma vez que permite a automação de processos e traz a segurança dos dados salvos em nuvem.

Além disso, é um sistema mais econômico, que não exige investimento em uma estrutura física ou máquinas. Ou seja, as organizações podem aproveitar funcionalidades mais eficientes por valores mais acessíveis.

A implementação da solução também é bastante simples, o que ajuda a otimizar a operação sem demandar um grande investimento de tempo dos gestores, que podem focar em ações mais estratégicas.

Como fazer o controle de ponto de empregada doméstica?

A Lei Complementar 150/2015, conhecida como PEC dos Domésticos, determina a obrigatoriedade do registro do horário de trabalho para colaboradores registrados em regime CLT.

Segundo a legislação, o controle pode ser realizado por qualquer um dos métodos regulamentados – manual, eletrônico ou mecânico.

Mais uma vez, a opção de controle por aplicativo mostra-se a modalidade mais adequada, considerando valores, facilidade e segurança.

Vale destacar que a lei considera como colaborador formal aquele que presta serviço ao menos duas vezes na semana para o mesmo empregador. 

Nestes casos, é necessário ter registro em carteira e adotar o controle das horas de trabalho.

Quais informações devem constar no comprovante de marcação de ponto?

A portaria define a obrigatoriedade do comprovante de marcação de ponto, que pode ser impresso ou em arquivo eletrônico – mais especificamente, PDF. De acordo com a legislação esse documento deve trazer as seguintes informações:

  • data e horário do registro de ponto;
  • nome completo e CPF do colaborador;
  • NSR (Número Sequencial do Registro);
  • dados do REP-C, como número e modelo;
  • identificação do empregador, com CNPJ ou CPF e nome, assim como endereço da empresa ou local onde o serviço foi prestado.

Para os comprovantes eletrônicos, também é necessário a assinatura eletrônica. Nestes modelos, o documento deve ser disponibilizado ao colaborador em até 48 horas após o registro de ponto.

App Meu RH da TOTVS

Que tal se você puder digitalizar vários processos do departamento pessoal, com um aplicativo completo que pode ser acessado em qualquer dispositivo móvel?

O App Meu RH, desenvolvido pela TOTVS, faz isso por você!

Entre várias funções que aumentam a autonomia dos seus funcionários, destaca-se a função de controle e espelho de ponto.

Assim, os colaboradores podem usar seus celulares para realizar o registro de ponto eletrônico, com tecnologia de geolocalização e controle do horário — de acordo com a importante Portaria 373.

O app apresenta implementação ágil, sem necessidade de capacitação do seu time para iniciar a utilização. Também possui interface intuitiva e moderna, com design e navegação amigável, podendo ser facilmente utilizado por qualquer colaborador.

Ele permite ainda que os profissionais visualizem o demonstrativo de pagamento e o informe de rendimentos diretamente pelo celular; solicitem férias e abonos de ponto; mantenham o controle do banco de horas; entre uma série de outras funcionalidades.

Otimize o registro de ponto na sua empresa! Conheça o App Meu RH da TOTVS

Conclusão

O controle de ponto não é apenas mais uma tarefa dentre várias do seu Departamento Pessoal. É uma responsabilidade que exige atenção e, hoje em dia, recursos para poder apresentar excelência.

Por isso, investir no melhor é buscar pela modernidade, contribuindo para uma gestão mais tecnológica e ágil de todo processo burocrático por trás da empresa.

E então, que tal começar essa revolução agora em seu negócio? Invista em um sistema de ponto para empresas, como o App MEU RH da TOTVS!

Fique por dentro de como a tecnologia impacta o setor e se informe sobre as tendências do mercado e inovações na gestão.

Acompanhe outros artigos do universo do RH com a TOTVS. Leia também o nosso artigo sobre capital humano!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.