BI Dashboard: Conheça essa função do Business Intelligence

O BI é uma ferramenta capaz de colher dados para utilizá-los estrategicamente. Um dos atrativos da solução é o acompanhamento constante, para tomar decisões assertivas. Mas onde o BI dashboard entra nessa história?

Sabemos que a tomada de decisão é um desafio para o gestor. O sistema BI interpreta e classifica dados brutos em informações que possam ser usadas pela empresa para descobrir tendências e oportunidades.

A coleta de feedbacks, análises, estatísticas e números dá aos gestores um panorama mais completo para tomarem suas decisões.

Quais são as funções do Software de BI?

Antes de falarmos sobre BI dashboard, temos que pensar no que o business intelligence traz de vantagens. Entre elas, há o acompanhamento e validação de informações, status de estoque e projeções de vendas.

O software BI também tem influência direta nas áreas de RH, gestão, marketing, performance, precificação, negociações, possibilidades de expansão, padrões de comportamento de fornecedores e clientes.

A partir da ferramenta, você consegue ter mais capacidade analítica e alguns insights, aplicando para o segmento de atuação do seu negócio, seja na manufatura, varejo, saúde e afins.

Criando um BI dashboard

Adotar o business intelligence traz maior agilidade para geração de relatórios. É aí que o dashboard BI ganha destaque. Esse painel é como uma porta de acesso aos relatórios e dados que a ferramenta possui.

O dashboard do sistema de BI é definido como uma tela de visualização única. Por se concentrar em um painel geral, o dashboard conta com as informações principais que foram coletadas e analisadas pelo sistema.

Cada bloco de informações do dashboard contém um relatório. Combinando dados locais e da nuvem, a exibição é apresentada de forma plena, e não importa de onde as informações têm origem.

Falando em formato de hospedagem em nuvem, é importante ressaltar que a ferramenta de BI da TOTVS pode ser contratada no formato SaaS, ou seja, software as a service.

Com um Saas BI, as aplicações ficam disponíveis em formato On Cloud, que não exigem instalações e outros procedimentos referentes ao modo de operar o serviço. Nesse modelo de hospedagem, o usuário precisa apenas de uma conexão com a internet para acessar a plataforma.

Como qualquer ferramenta, é importante simplificar a utilização, obtendo acesso em tempo real, através de telefones celulares e tablets. O ponto positivo nisso tudo é que as operações não enfrentam a limitação de ficarem presas à sua localização física.

Que vantagens tornam a ferramenta de BI indispensável?

O business intelligence e a gestão das informação que a sua empresa possui devem ser gerenciados com eficiência, pois podem ser considerados um patrimônio da organização. Uma base de dados bem construída deve ser considerada um tesouro a ser protegido.

Esse cuidado é classificado como “governança de dados”. Sua tarefa principal é atender e respeitar as normas e regulamentações referentes aos dados de uma empresa. Em tempos onde a lei geral de proteção de dados está sendo bastante discutida, é importante saber como cuidar dos dados dos clientes e dos seus próprios dados.

Outro tópico bem interessante é ter mais confiança e base sólida para aplicar estratégias de marketing digital que procuram elevar o ticket médio de uma empresa que vende produtos, como por exemplo técnicas de cross selling e up selling.

A ferramenta de BI proporciona unificação e padronização de informações que podem confundir processos internos da organização. Com business intelligence, todos os colaboradores têm noção exata do que é esperado.

Na área de vendas, “receita líquida” pode ser interpretado como faturamento excluindo custos de venda. Para o RH, pode significar faturamento após fechamento da folha de pagamento.

Quando soluções como o BI são implementadas, as falhas de comunicação diminuem. Com os dashboards disponíveis, cada setor dos dados fica em seu bloco particular, habituando o usuário a acessar um caminho intuitivo.

Como a TOTVS pode te ajudar?

A ferramenta de BI da TOTVS tem integração com diversos bancos de dados, com dashboards personalizáveis. Também se integra diretamente com o sistema ERP, contando com mais de 700 modelos prontos. Isso faz com que a gestão de dados da empresa fique concentrada em único sistema.

Veja as funcionalidades disponíveis na ferramenta de BI da TOTVS:

  • Padrão ilimitado e com fontes de dados customizáveis;
  • Importação e exportação de dados;
  • Streaming de eventos;
  • Dados estruturados, semi-estruturados e não estruturados;
  • Transformação de dados processados em modelos relevantes;
  • Analytics avançado;
  • Enriquecimento de dados;
  • Distribuição em escala;
  • Instrumentação e automação;
  • Provisão em escala,
  • Gerenciamento ágil de mudança.

Se você se interessou e quer saber mais sobre a ferramenta de BI da TOTVS, pode baixar nosso e-book gratuito sobre o tema ou conversar com um dos nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *