Dashboard financeiro: o que é, tipos, importância e como criar 

Equipe TOTVS | 16 abril, 2024

Você já se pegou perdido em uma montanha de números e planilhas financeiras, sem saber exatamente como interpretar tudo aquilo? Então, com certeza, você está precisando de um dashboard financeiro! 

Ele é como uma ferramenta ou painel que disponibiliza uma visão mais ampla e clara da saúde da empresa. Normalmente, as informações são apresentadas em formato de gráficos para que todos possam entender mais rapidamente.

Mas, afinal, para que ele serve? Será que vale a pena investir nessa ferramenta? Como aplicar na sua empresa?

Para tirar todas as suas dúvidas, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o assunto, as vantagens e como criar um dashboard financeiro. Vamos lá?

O que é um dashboard financeiro?

Trata-se de uma ferramenta que reúne informações e métricas financeiras essenciais de forma visual e intuitiva, oferecendo uma visão panorâmica do desempenho financeiro de uma empresa. 

Em vez de perder horas tentando decifrar planilhas complicadas, um dashboard simplifica tudo em gráficos, tabelas e indicadores de fácil compreensão.

Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, as empresas que aplicaram insights obtidos das análises de dados para tomada de decisões superaram suas metas de negócios nos últimos 12 meses duas vezes mais do que as demais.

Isso mostra que os dados podem ser aproveitados se estiverem alinhados dentro do dashboard financeiro, que possibilita uma melhor visualização e informações em tempo real.

Para que serve essa ferramenta?

Um dashboard financeiro serve para fornecer insights rápidos e precisos sobre a saúde financeira de uma empresa. Ele ajuda a identificar tendências, analisar dados históricos, tomar as melhores decisões e monitorar o desempenho em tempo real. 

Também permite interagir com os dados, aplicar filtros e realizar cálculos. Com isso, é possível fazer comparação sobre cenários do passado, presente e futuro.

Com ele, você acompanha métricas e indicadores financeiros essenciais em tempo real, como despesas, receitas, lucros, orçamento, fluxo de caixa e muito mais.

Consequentemente, um dashboard financeiro possibilita uma visão mais abrangente e clara da empresa, facilitando a identificação de padrões.

Em resumo, é como ter um painel de controle que guia os gestores na direção certa.

Vale a pena usar um dashboard de controle financeiro?

Como você pode ver, um dashboard de controle financeiro apresenta uma visão atualizada de todos os níveis organizacionais.

Ele faz a centralização e simplificação dos dados financeiros, além de monitorar a saúde financeira da empresa.

Confira algumas das suas vantagens:

  • visualização clara e intuitiva: os dados são apresentados de forma visualmente atraente, o que facilita a interpretação;
  • tomada de decisão mais rápida: as informações são exibidas em tempo real;
  • integração de dados: o dashboard faz a integração de vários dados e compila as informações;
  • acesso rápido às informações: com apenas alguns cliques, é possível acessar todas as informações relevantes sobre as finanças da empresa;
  • identificação de tendências: os dashboards permitem identificar padrões e tendências que poderiam passar despercebidos em planilhas convencionais;
  • tomada de decisão embasada em dados: com informações atualizadas e precisas ao seu alcance, é mais fácil tomar decisões estratégicas para o negócio.

Os 3 tipos de dashboard financeiro

Existem três tipos principais de dashboards financeiros, cada um com seu foco e finalidade específicos.

Confira a seguir:

Operacional

O dashboard operacional concentra-se em métricas e indicadores de curto prazo, fornecendo uma visão detalhada das atividades financeiras diárias. Ele é útil para acompanhar fluxo de caixa, receitas, despesas e outras operações rotineiras.

Também monitora o desempenho financeiro da empresa em tempo real e ajuda a melhorar o desempenho dos processos operacionais, bem como oferece informações atualizadas sobre diversas métricas.

Tático

O dashboard tático analisa dados em um nível mais estratégico, ajudando os gestores a identificar padrões e tomar decisões de médio prazo. Ele pode incluir análises de clientes, fornecedores, custos de produção, lucros, prazos de pagamento e eficiência operacional.

Além disso, é considerado uma ferramenta feita para gestão e fornece insights sobre as tendências para ações estratégicas.

Estratégico

O dashboard estratégico foca em objetivos de longo prazo e metas financeiras da empresa. Ele fornece uma visão ampla do desempenho geral e ajuda a alinhar as estratégias financeiras com os objetivos do negócio.

Também mostra uma visão completa da saúde da empresa, além de apresentar indicativos de rentabilidade, índices de liquidez e margem bruta, que auxiliam na tomada de decisão e na definição de projetos.

A relação entre Power BI e dashboards financeiros

Uma das ferramentas mais populares para criar dashboards financeiros é o Power BI da Microsoft, que é um jeito inteligente de controlar o financeiro da empresa, de qualquer lugar que você acessar.

Com sua capacidade de integrar dados de diversas fontes e criar visualizações personalizadas, o Power BI é uma escolha popular entre empresas que buscam insights financeiros.

Como criar um dashboard financeiro para sua empresa?

Criar um dashboard financeiro empresarial pode parecer assustador à primeira vista, mas não precisa ser. 

Confira um passo a passo simplificado para ajudar você a começar:

  • defina seus objetivos: antes de mais nada, identifique quais métricas e indicadores são mais importantes para o seu negócio;
  • escolha as fontes de dados: determine de onde virão os dados para o seu dashboard e como eles serão coletados e organizados;
  • projete suas visualizações: crie gráficos, tabelas e outros elementos visuais que ajudarão na interpretação dos dados;
  • padronização de tarefas financeiras: ajuda a deixar todas as informações em um único lugar;
  • implemente interatividade: adicione recursos interativos ao seu dashboard para que os usuários possam explorar os dados por conta própria;
  • teste e ajuste: teste o seu dashboard com usuários reais e faça ajustes conforme necessário para garantir sua eficácia.

Para ficar mais clara a vantagem de utilizar um dashboard financeiro, imagine o seguinte exemplo: Joana é a diretora financeira de uma empresa de e-commerce, que experimentou um crescimento rápido, mas enfrentou desafios na gestão financeira

Um dia, durante uma reunião de equipe, ela compartilhou suas frustrações com Sarah, uma analista de dados brilhante que recentemente se juntou à empresa. Sarah, com um sorriso confiante, se aproximou e ofereceu uma solução: um dashboard financeiro personalizado para a empresa.

Ela explicou que o primeiro passo é definir claramente os objetivos da empresa, que no caso eram aumentar a receita, reduzir os custos operacionais e melhorar a margem de lucro. Com esses objetivos em mente, Sarah começou a montar o dashboard.

Ela escolheu uma ferramenta principal para executar essa tarefa e conectou o software de contabilidade da empresa, o sistema de vendas online e o banco de dados de clientes, o que garantiu que todos os dados relevantes ficassem disponíveis em um só lugar.

Com os dados no lugar, Sarah começou a projetar as visualizações. Ela criou gráficos de linhas para acompanhar a receita ao longo do tempo, gráficos de pizza para mostrar a composição dos custos operacionais e gráficos de barras para comparar o desempenho das diferentes linhas de produtos.

Para garantir que o dashboard seja fácil de usar, Sarah adicionou recursos interativos, como filtros e drill-downs, permitindo que os usuários explorassem os dados com facilidade e profundidade.

Depois de algumas semanas de trabalho árduo, o dashboard financeiro finalmente ficou pronto. 

Joana e sua equipe ficaram impressionados com a clareza das informações e a facilidade de uso do dashboard. Com isso, ela conseguiu ter um painel de controle financeiro claro e intuitivo que a guiava na direção certa.

Graças ao dashboard financeiro criado por Sarah, a empresa conseguiu identificar áreas de oportunidade, tomar decisões mais informadas e impulsionar seu crescimento de forma estratégica.

TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan

A TOTVS é uma empresa renomada no mundo de tecnologia e tem um sistema  que oferece soluções robustas e completas para empresas de todos os tamanhos, como o sistema TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan.

Com recursos avançados de dashboard financeiro, a TOTVS ajuda os gestores a terem o controle total sobre suas finanças e a impulsionarem o crescimento dos seus negócios.

Além disso, conta com um conjunto de módulos que permite centralizar o controle de todas as operações financeiras e operacionais da sua empresa.

Quer mais facilidade para gerenciar o financeiro do seu negócio? Conte com o sistema TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan!

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu que o dashboard financeiro traz uma visão clara e precisa das finanças da sua empresa. 

Também exploramos o seu conceito, seus tipos, vantagens e a relação com ferramentas como o Power BI. 

Além disso, explicamos como criar um dashboard financeiro para acompanhar as finanças da sua empresa, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais assertivas. 

Com o auxílio do sistema da TOTVS, é possível ter uma visão clara e acessível do desempenho financeiro, o que permite que gestores e analistas identifiquem tendências, tomem decisões e conduzam suas empresas rumo ao crescimento.

Quer aprender mais com outros conteúdos em nosso blog? Leia também o nosso artigo sobre tendências do mercado financeiro e quais os impactos da tecnologia!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.