Inovação tecnológica: o que é, benefícios, tipos, exemplos e mais!

Equipe TOTVS | 12 janeiro, 2024

Você já parou para pensar em como a inovação tecnológica mudou o mundo nos últimos séculos? Algumas invenções foram tão revolucionárias que transformaram a forma como vivemos, trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos.

Ela é um processo que envolve a criação ou a melhoria de produtos, serviços ou processos por meio do uso de conhecimentos científicos ou técnicos. Também causa todas essas mudanças e o aprimoramento de produtos e serviços.

Neste conteúdo, vamos relembrar alguns exemplos de tecnologias inovadoras que mudaram o mundo e que continuam sendo relevantes até hoje, bem como tudo sobre o assunto. Vamos lá?

O que é inovação tecnológica?

Trata-se do desenvolvimento de processos por meio da implementação de novas tecnologias e melhorias nos que já existem. Ou seja, é a introdução de novos métodos e ideias que trazem melhorias para os produtos e serviços de uma empresa.

A inovação tecnológica abre portas para novas possibilidades, impulsiona a transformação e deve ser utilizada com excelência para otimizar e agilizar o tempo das atividades.

Todas as novas ferramentas e processos ágeis surgiram com a transformação digital para melhorar os resultados de uma organização. Ela não é apenas uma questão de modernizar e automatizar as operações, mas de repensar a forma como se cria valor e se entrega soluções para os problemas dos stakeholders.

Portanto a inovação tecnológica é essencial para as empresas que querem ser competitivas no mercado, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Qual é a importância da inovação tecnológica?

Todas as ferramentas que ajudam nas atividades do nosso dia a dia, seja profissional ou para lazer, fazem parte da inovação na tecnologia.

Imagine ficar sem o seu celular por um dia e não conseguir acessar os conteúdos que você gosta ou entrar em contato com clientes, por exemplo. O celular é uma tecnologia inovadora e passou por várias mudanças durante os anos.

A  inovação tecnológica impulsiona a sustentabilidade, bem como permite que as empresas se mantenham mais competitivas.

Quer saber quais são os benefícios da inovação tecnológica que ela trouxe para a sociedade? Confira a seguir:

  • melhora na experiência do cliente: com processo mais eficiente, as empresas conseguem oferecer produtos e serviços que atendem às necessidades de cada consumidor;
  • cultura organizacional fortalecida: a inovação tecnológica torna a comunicação mais fácil, com conexão entre diversas áreas;
  • aumento da produtividade: com ferramentas de automação, por exemplo, é possível integrar vários canais, agilizar todas as operações, possibilitar que os colaboradores consigam focar em tarefas que precisam mais da sua atenção;
  • ganho de competitividade: com novas ferramentas, a empresa se torna mais competitividade no mercado e oferece serviços melhores aos consumidores;
  • desenvolvimento social e ambiental: que pode ser favorecido pelo uso de tecnologias que contribuem para a redução da pobreza, da desigualdade, da exclusão e dos impactos negativos sobre o meio ambiente.

Quais são os 3 tipos de inovação tecnológica?

A inovação tecnológica é divida em 3 tipos. Confira cada um deles a seguir:

Inovação Incremental

Trata-se das melhorias contínuas em tecnologias que são feitas gradualmente e sem alterar o produto ou serviço da empresa. A inovação incremental é como uma atualização ou adição de alguma novidade ou serviço.

Ela é o tipo de inovação que mais fez parte do nosso dia a dia, como a evolução dos celulares ao longo dos anos. Eles passaram por melhorias incrementais que mudaram e melhoraram o peso, qualidade, capacidade de armazenamento e velocidade.

Inovação Disruptiva

É um dos tipos que está alinhada com as mudanças do mercado que ocorrem com a introdução de novas tecnologias e produtos. 

Ela cria um novo cenário competitivo, como as plataformas de streaming de música que mudaram a forma como as pessoas consomem música e substituíram os CDs e as mídias físicas.

Podemos citar como exemplo também a Netflix, que se tornou o maior serviço de streaming de filmes e séries e mudou o seu modelo de negócio. Antes, os discos alugados eram enviados para a casa das pessoas pelos correios.

Inovação Radical

A Inovação Radical é diferente de todos os outros tipos e pode ser implementada dentro de uma empresa ou no contexto social. Ela é um tipo em que a implementação de novas tecnologias causa uma mudança significativa.

O automóvel e o celular são exemplos dela que transformaram a vida e a sociedade, oferecendo vantagens e abrindo novas oportunidades.

Antes do automóvel, o transporte era por carruagens puxadas por cavalos e assim também foi com o celular que era utilizado somente para ligações e envio de SMS.

Vale ressaltar que os tipos de inovações podem ser utilizados em vários processos, como:

  • inovação de produto: é a criação ou melhoria de um bem ou serviço que atende às necessidades ou desejos dos consumidores. Exemplos: smartphone, carro elétrico, vacina;
  • inovação de processo: é a introdução ou aperfeiçoamento de uma forma de produzir, distribuir ou entregar um produto ou serviço. Exemplos: automação, e-commerce, logística reversa;
  • inovação no modelo de negócios: é a implementação ou mudança de uma estrutura ou prática que aumenta a eficiência ou a competitividade de uma organização. Exemplos: gestão ágil, economia compartilhada, franquia;
  • inovação de serviços: é a mudança nas formas de oferecer determinados serviços para o cliente, que possa facilitar a sua vida e atender às necessidades.

Exemplos de inovações tecnológicas que mudaram o mundo

Você já entendeu o que é inovação tecnológica e como ela mudou a vida de todas as pessoas, certo?

Confira alguns exemplos de inovações tecnológicas que mudaram o mundo e a vida de todas as pessoas: 

Lâmpada elétrica

A lâmpada elétrica foi inventada por Thomas Edison em 1879, substituiu as lâmpadas a gás e a óleo, e foi um dos primeiros dispositivos a usar eletricidade para produzir luz. Antes dela, as pessoas dependiam de velas, lampiões e fogueiras para iluminar seus ambientes. 

Também permitiu que as atividades humanas se estendessem para além do período diurno, aumentando a produtividade empresarial, a segurança e o lazer. 

Além disso, abriu caminho para o desenvolvimento de outras tecnologias que usam eletricidade, como o rádio, a televisão e o cinema.

A lâmpada elétrica teve um impacto significativo na iluminação de residências, casas e em toda a cidade.

Automóvel

O automóvel foi criado na virada do século XIX para o século XX e teve como pioneiros, Henry Ford, Karl Benz, entre outros. 

Ele foi o primeiro veículo movido por um motor de combustão interna. Antes dele, as pessoas se locomoviam a pé, a cavalo ou em carruagens puxadas por animais. 

Também possibilitou que elas viajassem mais rápido, mais longe e com mais conforto. Além disso, estimulou o crescimento de indústrias relacionadas, como a do petróleo, a do aço e a da borracha. 

O automóvel é uma inovação disruptiva que influenciou a urbanização, a globalização e a cultura, principalmente com o surgimento dos veículos elétricos que tem como foco a sustentabilidade.

Computadores

O computador é uma máquina capaz de processar dados e realizar cálculos complexos, no qual o primeiro que surgiu ocupava uma sala inteira. 

Desde então, os computadores evoluíram muito em termos de velocidade, capacidade, tamanho e custo. Também permitem que as pessoas armazenem, manipulem e transmitam grandes quantidades de informação. 

Além disso, os computadores facilitam o trabalho em diversas áreas do conhecimento, como a ciência, a engenharia, a medicina e a educação.

Vale ressaltar que o primeiro computador pessoal surgiu em 1970, o que facilitou que as pessoas pudessem ter um em casa ou no escritório.

GPS

O GPS é a sigla para Sistema de Posicionamento Global, um sistema de navegação por satélite que fornece informações sobre a localização, a velocidade e o tempo de um objeto na superfície da Terra. 

Ele foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos na década de 1970 e se tornou acessível ao público na década de 1990. 

Também permite que as pessoas se orientem e se desloquem com mais precisão e eficiência. Além disso, o GPS é usado para fins militares, comerciais e científicos.

Sistemas operacionais

Um sistema operacional é um conjunto de programas que gerencia os recursos de um computador e permite que outros programas funcionem nele. 

Ele permite que as pessoas interajam com os computadores de forma mais fácil e intuitiva. Além disso, os sistemas operacionais são responsáveis por garantir a segurança, a estabilidade e o desempenho dos computadores.

Internet

A internet é uma rede mundial de computadores interconectados que permite o compartilhamento de dados e serviços entre seus usuários. 

Ela surgiu para compartilhar informações sigilosas e como um projeto militar dos Estados Unidos para garantir a comunicação em caso de guerra nuclear. 

A internet se popularizou na década de 1990 com o surgimento da World Wide Web (www), que é uma forma de acessar e apresentar as informações na internet. 

Também possibilita que as pessoas se comuniquem, se informem, se entretenham e se expressem de forma rápida e diversificada. Além disso, a internet impulsiona o desenvolvimento econômico, social e cultural do mundo.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que busca criar máquinas e sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. 

Ela permite que as máquinas aprendam, raciocinem, decidam e se adaptem a diferentes situações. Além disso, a inteligência artificial tem aplicações em diversos domínios, como a medicina, a educação, a arte e a segurança.

Atualmente, ela pode ser encontrada em assistentes virtuais, como a Alexa, casas inteligentes, veículos e em várias plataformas.

Por que sua empresa deveria investir em tecnologia e inovação?

O avanço tecnológico é uma realidade para todas as empresas e sempre aparecem novidades do setor. Isso mostra como é importante investir em inovação tecnológica para o crescimento do negócio.

Para você ter uma ideia, 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente Inteligência Artificial em seus negócios, o que mostra como as organizações estão se preocupando em utilizar as ferramentas tecnológicas.

Ao utilizá-las, é possível aumentar a produtividade de todos os colaboradores, agilizar vários processos e proporcionar maior competitividade no mercado.

Investir em tecnologia e inovação significa investir no futuro do seu negócio, pois elas são capazes de gerar vantagens competitivas sustentáveis e adaptar-se às mudanças e às demandas do mercado. 

Além disso, contribui para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do país, pois estimula a geração de empregos, a redução das desigualdades e a preservação dos recursos naturais. 

Portanto, investir em tecnologia e inovação é uma decisão estratégica que pode trazer benefícios para a sua empresa, para os seus clientes, para os seus colaboradores e para a sociedade em geral.

Como seu negócio pode investir em inovação tecnológica?

Já deu para perceber como a inovação tecnológica é essencial para o sucesso de qualquer empresa, não é mesmo? Mas você deve estar se perguntando: como eu posso investir nela?

É sobre isso que abordaremos nos próximos tópicos. Confira:

  • verifique as oportunidades: identifique as principais áreas que podem se beneficiar com as ferramentas tecnológicas;
  • pesquise as opções disponíveis: avalie as tecnologias existentes que podem ajudar nos processos da sua empresa e as principais tendências do setor;
  • faça parcerias: estabeleça parcerias estratégicas com universidade e startups, por exemplo, para trazer mais conhecimento especializado para os colaboradores;
  • elabore um plano de implementação: com um plano detalhado e com metas claras, é possível que todos os níveis da organização saibam como funcionam os processos;
  • desenvolva uma cultura de inovação: motive os colaboradores a serem mais criativos e pensarem em soluções inovadoras, bem como a troca de conhecimentos entre o time.

Tail Shoppers

Agora que você já sabe a importância da inovação tecnológica e como investir nela, chegou a hora de conhecer uma solução para entender melhor o seu cliente.

Estamos falando da Tail Shoppers, que oferece acesso aos dados dos compradores e estabelecimentos de todo o Brasil. Todas as informações sobre concorrência, consumo e mercado são de alta precisão e possibilitam  ativações nas principais plataformas de midia.

Ela é ideal para os profissionais de trade de marketing, pesquisa de dados, produto, mídia e muito mais! Perfeita para empresas do setor varejista!

Valide estratégias de comunicação para a sua empresa e fique ainda mais próximo dos seus clientes! Conte com a Tail Shoppers!

Conclusão

Como você pode ver, a inovação tecnológica é um fator essencial para o progresso da humanidade e para a construção de um futuro melhor para todos.

Ela traz vários benefícios, como o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade de vida, a redução de custos, a criação de novos mercados, a geração de empregos e a solução de problemas globais. 

Também é importante que ela seja planejada, gerenciada e avaliada de forma estratégica, considerando os seus impactos e as suas implicações para o desenvolvimento sustentável.

Por isso, abordamos como você pode investir em inovação tecnológica e trazer várias vantagens para a sua empresa.

Se quiser saber mais sobre tecnologia e outros assuntos relacionados, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre inteligência artificial para gestores!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.