Tendências do mercado financeiro: impactos da transformação digital

Equipe TOTVS | TECHFIN | 18 junho, 2021

Deveria ser uma obrigação: todo empreendedor ficar atento às tendências do mercado financeiro.

Afinal, trata-se do núcleo de tudo, toda a estrutura mercadológica, composta por indústrias, varejos, pela sua empresa e por você.

E o mais interessante é que compreender as mudanças no mercado financeiro nos últimos anos é uma verdadeira aventura. Afinal, um olhar antenado pode facilmente capturar oportunidades pouco ou verdadeiramente inexploradas.

E é dessa brecha que pode surgir algo novo para você e para o seu negócio.

Afinal, esse é o poder da transformação digital, um movimento que não nos cansamos de abordar aqui no blog.

O grande desafio para os empreendedores, gestores e diretores de hoje é justamente encontrar essas informações. Se os dados são tão valiosos hoje em dia, onde encontrar as coordenadas corretas que apontam para o futuro do mercado?

Ou seja: quais são as principais tendências do mercado financeiro, quais seus possíveis impactos e como sua empresa pode se aproveitar delas para sair na frente?

Mapeamos algumas das principais tendências do mercado financeiro. Neste conteúdo, destrinchamos tudo para você ficar por dentro do que a transformação digital prepara em termos de serviços financeiros, o que já temos de inovação neste mercado e o que já podemos esperar para o futuro.

Além disso, vamos mostrar uma forma incrível da sua empresa aproveitar esse movimento de evolução e, por meio da tecnologia, aprimorar a gestão financeira e melhorar a saúde financeira dentro da sua empresa

E então, interessado em aprender mais? É só seguir a leitura!

As tendências do mercado financeiro

As principais tendências do mercado financeiro são uma resposta direta ao próprio público consumidor, que se tornou mais exigente e que também viu uma série de mudanças impactarem a forma com que lidam e cuidam das suas finanças.

Com a pandemia do Covid-19, os consumidores se viram de mãos atadas diante de uma situação claustrofóbica — em todos os sentidos: pessoal, social, corporativo e financeiro.

No entanto, é em cenários como esse que a inovação prova o seu valor.

Por isso, 2020 marcou a virada real de vários setores do mercado para o digital, uma onda que já vinha acontecendo, mas precisou ser acelerada no último ano. 

Para os consumidores, isso foi muito além da simples introdução do pagamento digital ao seu dia a dia, mas sim impactou sua forma de consumir e interagir com as marcas.

As empresas, por sua vez, se viram diante de múltiplos desafios:

  • Como cumprir com as novas expectativas e necessidades dos clientes?
  • Como suprimir custos em busca de uma saúde financeira estável?
  • Como reinventar a própria gestão, inovando na forma de conduzir os processos financeiros — que, de repente, se tornaram digitais e descentralizados?
  • Como, afinal de contas, arranjar dinheiro para arcar com tudo isso?

Bancos, instituições financeiras e demais investidores de repente se posicionaram de maneira inovadora no mercado, com soluções personalizadas e acesso a crédito mais rapidamente. 

Felizmente, o mercado financeiro mostrou sinais de evolução.

Com auxílio da tecnologia e avanços em relação a descentralização, houve espaço para o surgimento de novos players — ou seja, novas soluções, novos serviços e novos valores a serem compartilhados.

Entre as principais tendências do mercado financeiro que surgiram amparados por esse movimento, citamos 3:

  • Tendência 1: Descentralização do mercado financeiro
  • Tendência 2: Fintechs, Techfins e o acesso simplificado ao crédito
  • Tendência 3: A ascensão do Dark Analytics

Como as tendências do mercado financeiro se consolidam?

Não faz muito tempo que o mercado financeiro era visto como um ambiente extremamente regulador e centralizador.

Um setor que, deliberadamente, suprimia oportunidades por não apostar no potencial máximo da tecnologia.

E é justamente essa palavra, “tecnologia”, que responde a pergunta do título acima.

Com a tecnologia, foi possível ampliar o leque de atuação, expandindo as fronteiras dentro do mercado financeiro.

Com velocidade, agilidade e atenção às oportunidades, empresas e iniciativas surgiram com intuito de afrouxar as fortes amarras de um mercado tão tradicional como o financeiro.

E é justamente nesse ponto em que as tendências surgem — em especial as 3 que citamos anteriormente.

Tratam-se de soluções, serviços e novos modelos de negócios que podem não apenas transformar o mercado financeiro, mas oferecer novas oportunidades para quem realmente interessa: a sua empresa.

Nova call to action

O uso da tecnologia no mercado financeiro

O uso de novas tecnologias no mercado financeiro pode impactar todos os aspectos do serviço: melhora sua eficiência, aumenta a velocidade de ação e fornece uma melhor experiência ao cliente.

De fato, sua implementação traz um leque de novas perspectivas, como o acesso aprofundado à dados, a possibilidade de personalizar serviços e de direcionar abordagens de venda ou up-sell.

Tudo isso ajudou empresas como as fintechs e techfins a ganharem espaço e se destacarem no mercado em relação às instituições tradicionais (bancos).

Na verdade, de acordo com um estudo da EY, entre 2015 e 2019 houve um boom de 64% de empresas do tipo. 

Após 2020 e ano pandêmico, uma das características mais admiradas em empresas é a sua capacidade de adotar uma metodologia ágil para lidar com as turbulências de um mercado em desrupção.

Você já se perguntou se o seu negócio possui essa característica? Ou se algum parceiro comercial capacita sua operação desse modo?

É justamente nesse ponto que as novas empresas do mercado financeiro que se aproveitam da tecnologia, da desburocratização, da flexibilização do acesso a crédito e do uso de dados, triunfam.

Afinal, elas conseguem incorporar uma melhor proposição de valor em cada recurso de seus produtos.

De maneira ativa, a tecnologia (que serve tanto como começo, meio e fim), as ajuda a entender o cenário global do seu consumidor, as demandas de seu mercado, e podem apoiar a inovação contínua.

Esses são os fundamentos para transformar sua operação.

Descentralização dos bancos no mercado financeiro  

Nesse movimento destaca-se especialmente aquele que busca a descentralização dos bancos no mercado financeiro.

Se antes esse segmento era dominado pelos “dinossauros” conhecidos como bancos e instituições financeiras tradicionais, hoje a realidade é outra.

Um estudo da Adjust observou que, em 2020, aplicativos de investimentos tiveram um crescimento de 88%. Além disso, o levantamento viu que, globalmente, as sessões em aplicativos de pagamento digital cresceram quase 50%.

E não há escapatória, pois esse é o caminho natural das coisas.

Mas cautela, pois não afirmamos isso de maneira a afirmar que o lado tradicional vai sucumbir diante do modelo inovador.

Nada disso.

Encare como uma nova forma de oferecer modelos de intermediações. Bancos são especialistas em dinheiro… Mas e em tecnologia?

Esse papel cabe aos novos players.

Essas empresas aproveitam tecnologias poderosas, como a nuvem e big data, inteligência artificial (IA) e blockchain, para criar experiências e serviços incomparáveis.

E isso vale tanto para o cliente final, como também para empresas que acabam buscando por soluções financeiras para o seu negócio.

Os impactos da transformação digital no mercado financeiro

A transformação digital trouxe (e ainda vai trazer) diversos impactos para o mercado financeiro. Em especial, é um movimento que potencializa o valor agregado ao cliente.

Pense bem: em um mercado tão saturado como o financeiro, onde uma empresa pode facilmente optar por abrir uma conta corporativa em um banco ou outro, isso é extremamente relevante.

A verdade é que a era digital é sinônimo não apenas de inovação, mas de agilidade.

Para as empresas à beira disso tudo, os benefícios são amplos.

Em especial, falamos de soluções novas e serviços atualizados que aumentam a eficiência corporativa.

Esse é um grande chamativo para que empresas, das mais tradicionais às mais inovadoras, apostem na transformação digital.

De acordo com um levantamento da BDO, 68% das empresas do mercado financeiro já desenvolveram uma estratégia de transformação digital.

Desse modo, vemos resultados como:

  • Resolução de problemas mais ágil;
  • Gestão de processos mais fluida, capaz de criar serviços financeiros mais eficientes e personalizados;
  • Automatização de processos, o que permite que o gestor realize ações impactantes com poucos cliques em seu sistema de gestão.

A facilidade do acesso ao crédito 

Faz parte do core de empresas, como techfins, facilitar o acesso a serviços financeiros personalizados.

Por se basearem em tecnologia e eliminarem as burocracias de bancos convencionais, as techfins conseguem ampliar a oferta de crédito às empresas.

Desse modo, ar empresa pode contratar uma linha de crédito ou solicitar a antecipação de recebíveis através de uma plataforma facilitada.

Bastam um, dois ou três cliques na interface da plataforma e pronto, em pouco tempo, o dinheiro cai na conta da empresa.

Tudo isso sai mais caro? De maneira impressionante, não! Como tudo é conduzido em ambiente digital, as tarefas podem ser bem competitivas, bem como taxas de juros.

O objetivo é utilizar a tecnologia para revolucionar o mercado financeiro, oferecendo experiências inéditas para os clientes.

Quais são as demandas e tendências futuras no mercado financeiro?

E afinal, quais as principais tendências do mercado financeiro e como elas podem ser identificadas? Anteriormente, mencionamos as principais por cima.

Agora, é hora de entender um pouco mais sobre cada uma delas e como elas podem transformar o mercado financeiro.

Tendência 1: Descentralização do mercado financeiro

A descentralização é um movimento de desconstrução de um conceito antigo do setor financeiro.

Sem as altas e robustas barreiras de bancos e instituições tradicionais, e impulsionadas pela tecnologia, empresas como techfins podem surgir no mercado e oferecer serviços e soluções mais flexíveis, acessíveis e baratas às empresas.

Tendência 2: Fintechs, Techfins e o acesso simplificado ao crédito

Não é de hoje que fintechs e techfins atraem os olhos do mercado.

Mesmo com a regulamentação, esse tipo de empresa não para de crescer no cenário brasileiro.

De acordo com o relatório do Distrito, o volume de negociações para investir em fintechs brasileiras cresceu de 22 deals em 2015 para incríveis 64 em 2019. Ao todo, foram mais de US$ 2,4 bilhões investidos.

Tamanha capacidade e a confiança do mercado e dos consumidores possibilitou que techfins e fintechs surgissem como opção para acesso simplificado ao crédito.

Um movimento ousado, mas que já começa a beneficiar incontáveis empresas por todo Brasil, capacitando investimentos e o pagamento de dívidas.

Tendência 3: A ascensão do Dark Analytics

Agora, muito além da tecnologia, vem os dados. Eles são o motor da transformação digital do mercado financeiro.

O Dark Analytics é o termo que se refere à análise aprofundada e minuciosa dos dados dos consumidores.

Por meio da sua coleta, armazenamento, categorização, análise e processamento, é possível entender de maneira mais assertiva como agir e quais serviços oferecer.

É desse modo que as empresas que mais se destacam no novo mercado financeiro oferecem soluções tão inovadoras e pontuais, perfeitas para atender às principais necessidades atuais das empresas.

O que são as Techfins e como elas atuam no mercado financeiro?

Durante este conteúdo, falamos bastante sobre o papel das techfins na revolução do mercado financeiro, mas você sabe o que são essas empresas?

O nome até lembra as “fintechs”, mas não se engane: techfins e fintechs são bem diferentes.

As techfins são empresas de tecnologia que realizam serviços personalizados e criam soluções financeiras sob medida para empresas, independente do porte ou segmento.

O objetivo das techfins é ajudar empresas a superarem desafios gerenciais, aliando inovação e tecnologia para desatar os nós que complicam sua gestão financeira.

Por que implementar as soluções financeiras de uma Techfin em sua empresa?

Ao optar por implementar uma solução financeira de uma techfin, você tem a certeza de que está trazendo para sua empresa o que há de melhor em tecnologia e inovação.

São soluções amplas, que auxiliam na obtenção de crédito, na realização de pagamentos e no controle geral dos serviços do seu negócio.

Desse modo, sua empresa evolui em todos os aspectos gerenciais, contando com soluções que automatizam, facilitam e melhoram seus processos.

TOTVS Techfin

A TOTVS Techfin tem como missão ampliar, simplificar e baratear o acesso da sua empresa a crédito e outros serviços financeiros para manter a saúde financeira do seu negócio.

Ou seja, de maneira precisa, alinha sua organização às principais tendências do mercado financeiro.

Que tal simplificar o ciclo financeiro da sua empresa, melhorando tanto suas condições de compra de insumos, como suas possibilidades de vendas de produtos e serviços?

Desburocratize e  tenha acesso simplificado a crédito e serviços financeiros.

Conheça a TOTVS Techfin!

TOTVS Consignado

Conclusão 

A transformação digital trouxe à tona tendências do mercado financeiro que já se traduzem em inovações incríveis. O mercado tem se mostrado volátil e já podemos enxergar mudanças consideráveis de como a tecnologia tem facilitado o acesso ao crédito e à gestão financeira.

No entanto, para que as organizações acompanhem esse movimento, é hora de repensar sua relação com o que até então era o tradicional.

O mercado já caminha para a descentralização. E a sua empresa, está alinhada com a transformação digital?

Abraçar a digitalização pode ser sua melhor decisão como gestor de um negócio, aproximando sua organização de soluções 100% tecnológicas, como a TOTVS Techfin.

Gostou de ficar por dentro do que está acontecendo no mercado financeiro? Então continue acompanhando nosso blog e assine a nossa Newsletter de Tecnologia e Finanças para acompanhar as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.