Tendências do Marketing Tecnológicas: As 7 principais para 2022

Equipe TOTVS | 16 setembro, 2021

O marketing é uma das áreas mais colaborativas do mundo dos negócios. Funciona como uma comunidade, muito embora exista muita competitividade. Para esse setor, estar na frente significa uma vantagem substancial sobre os concorrentes. Por isso, conhecer as tendências do marketing é tão importante.

Hoje em dia, identificamos dois movimentos liderando os avanços que consideramos essenciais para compreender as tendências do marketing:

A necessidade de humanizar a comunicação e a demanda cada vez maior pela automação em marketing e vendas.

Contraditório, certo? Se você pensou isso, saiba que tem razão.

Mas acontece que as inovações que começam a tomar seu lugar no mercado auxiliam cada vez mais empresas a alcançarem esse equilíbrio.

O marketing é um setor efervescente, repleto de novidades e tendências que inundam blogs e canais do Youtube relacionados com conteúdos novos todos os dias.

Neste guia, resolvemos unir as principais indicações e apontar para você quais são as mais importantes tendências do marketing para 2021 — e 2022 em diante.

Que tal conferir junto conosco? É só seguir a leitura!

O que é tendência do marketing?

Uma tendência do marketing é uma disposição, evolução, propensão ou inovação que leva uma empresa a seguir uma nova (ou atualizada) direção de comunicação.

Conceitualmente, é muito simples compreender o que é uma tendência do marketing.

Porém, vale ressaltar que ultimamente, as tendências do setor possuem um mesmo “motor”: a tecnologia.

Conforme a tecnologia otimiza processos gerenciais e automatiza o backoffice de um negócio, complementando (e muitas vezes assumindo) seu controle financeiro, o mesmo vem acontecendo com o marketing.

Desse modo, há cada vez mais inovações e tendências que favorecem a automatização de tarefas em prol de objetivos da empresa, evoluindo sua comunicação.

Como funcionam as tendências do marketing ?

As tendências do marketing funcionam como qualquer outra tendência: acontecem de tempos em tempos e cada vez mais rápidas; complementam as práticas de comunicação; e geralmente causam uma disrupção na forma “tradicional” de se fazer as coisas.

É algo que o próprio setor de marketing passou de uns anos para cá.

Até alguns anos atrás, em boa parte das empresas (inclusive as maiores), o marketing era relegado à segunda instância.

Por muito tempo, foi encarado como um setor meramente operacional, com maior intuito de supervisionar campanhas em mídias offline (muitas vezes criadas pela própria chefia) e cuidar de ações pontuais de endomarketing.

Hoje, após a consolidação das redes sociais, do e-commerce e o florescimento de todo ambiente digital (que antes eram tendências), o marketing se tornou uma parte vital do sucesso de uma empresa.

É um setor com papel estratégico fundamental.

Como as tendências do marketing se consolidam no mercado?  

A razão pela qual uma tendência do marketing se consolida no mercado é que, especialmente hoje em dia, a inovação sempre toma o primeiro lugar. Acontece com produtos, com serviços e com a forma que as empresas os comunicam e anunciam.

Além disso, veja bem: não é só porque algo funciona agora, que significa que funcionará no futuro.

Essa é uma lição do mundo dos negócios: é preciso estar um passo à frente.

Acompanhar, experimentar e implementar as tendências emergentes do marketing pode impactar seu sucesso nas próximas campanhas.

Porém, é claro, há sempre outro lado da moeda: ao mesmo tempo, seus concorrentes estão observando seus passos e tomando notas.

Nada os impede de inovar no próximo ano, mês ou mesmo amanhã, tomando seu lugar e conquistando seus clientes.

É por isso que as empresas estão constantemente acompanhando os desenvolvimentos do setor.

É a razão pela qual feiras e workshops sobre marketing são tão famosos e reunem tanta gente: é preciso evoluir não apenas para crescer, mas para sobreviver em um mercado tão competitivo.

crm

Qual é a importância das empresas se adequarem às tendências do marketing? 

A importância de se adequar às tendências do marketing é que você se coloca à frente das necessidades dos seus consumidores. Esse é um ponto fundamental para que sua comunicação se destaque, seja no ambiente digital ou no offline.

Entre os principais benefícios de investir nas inovações que movem o marketing, podemos destacar:

  • Você se mantém à frente das evoluções do mercado, de modo que aproveita as tendências para lucrar;
  • Você garante conhecimento sobre quem é o seu público-alvo (e sua persona), bem como o que eles buscam da sua empresa;
  • Você acompanha de maneira mais assertiva como seus clientes compram e pesquisam suas soluções e de seus concorrentes;
  • Você se mantém atualizado em relação às mudanças em seu comportamento, bem como em suas prioridades, necessidades e dores;

8 Principais tendências tecnológicas de marketing digital para 2022

Como acontece todos os anos, costumamos olhar para os principais movimentos do mercado e buscar as inovações mais promissoras — relacionadas a um case, testes específicos ou mesmo uma evolução de um método. Essas são as tendências do marketing da vez.

Você sabe qual a lista das principais e porque sua empresa deveria investir nelas — ao menos em algumas?

Algumas delas já são uma realidade em muitas empresas inovadoras, e trouxemos para deixar a sua empresa sempre atualizada.

Bom, para ajudar você nesse processo, separamos 8 das mais promissoras tendências do marketing.

Que tal analisar uma a uma e começar a direcionar seus investimentos? Confira!

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é uma tecnologia que, basicamente, ensina as máquinas a desempenhar tarefas que exigiram a inteligência do ser humano.

Falamos de coisas que podem ser muito simples, como aprender a discernir algo através de padrões, a identificar visualmente, a falar diferentes línguas ou resolver problemas do tipo.

Hoje, o IA tem grande influência nos principais players de disrupção do mercado e pode ser um trunfo para o seu marketing.

Pense em exemplos do dia a dia:

  • a playlist semanal que o Spotify monta para o usuário, com recomendações baseadas em seu gosto;
  • a ação de reconhecer e marcar uma pessoa em uma foto automaticamente que a plataforma do Facebook faz;

Todas essas são tarefas desempenhadas pela IA.

E conforme as pessoas se aproveitam da IA, especialmente no papel de consumidores, as empresas recebem dados personalizados muito importantes.

Que podem, é claro, ser utilizados pelo setor de marketing.

Desse modo, a inteligência artificial é uma tendência do marketing pois expande a capacidade das organizações de entenderem e se conectarem ao público.

Assim, é mais fácil, intuitivo e eficiente prestar um bom e personalizado serviço para ajudá-los.

Big Data

De forma mais genérica, o big data é um enorme amontoado de dados estruturados e não estruturados, gerado pelas empresas todos os dias. É uma massa de informações — que pode conter muita coisa valiosa para as organizações e seus setores de marketing.

Se bem filtrado, uma empresa pode obter insights valiosíssimos para sua operação.

Uma das ações possíveis com o big data é, por exemplo, a análise preditiva (também chamado de marketing preditivo).

Análise preditiva é a prática de usar mineração de dados, modelagem preditiva e aprendizado de máquina para identificar padrões e tentar prever o comportamento dos consumidores.

É basicamente uma tentativa de utilizar os dados para antecipar-se às  movimentações do seu mercado consumidor.

Hoje, empresas utilizam a tecnologia para compor lead scorings mais avançados, bem como para uma segmentação de marketing mais eficaz.

Desse modo, é possível criar conteúdos, comunicar-se e desenvolver relações mais humanizadas e personalizadas com os clientes.

Automação

Não é de hoje que a automação vem ocupando lugares cada vez mais relevantes dentro do marketing. Porém, as inovações de automação ainda são suficientes para essa ser uma das tendências do marketing.

E o motivo é simples: a automação torna os processos mais ágeis e fáceis.

Com a união de recursos de automação com outras tecnologias, como o IA e outros recursos, como os chatbots (que falaremos logo mais), é possível simplificar vários processos totalmente operacionais.

Desse jeito, você economiza dinheiro que investiria na construção de uma equipe completa e pode aplicá-lo de maneira mais inteligente.

Além disso, a automação em marketing já é uma realidade para muitas empresas que querem fortalecer e nutrir seus leads. Hoje, várias plataformas como CRM e Plataforma RD Station já estão disponíveis para ajudar a equipe de marketing e vendas a ser mais produtiva. 

Chat Commerce

A realização de vendas via chat é uma daquelas tendências do marketing que negócios com e-commerces ou lojas virtuais não podem perder.

Com o chat commerce, uma loja pode vender através de um chat ao vivo, sem a necessidade do usuário precisar sair do local onde ele está (como uma rede social) para ir até seu site, procurar um produto, criar uma conta e efetuar o pedido.

Tudo é feito via chat — e claro, em grande parte, automatizado!

 ChatBot

Você provavelmente já interagiu com chatbot. Nos diga: foi útil, certo?

É que os chatbots — softwares que constituem conversas com usuários reais — permitem que as marcas se relacionem com seus clientes para criar melhores relacionamentos, gerando mais vendas.

Não pense que chatbots são apenas bots com frases prontas: hoje, você encontra opções empoderadas pela computação cognitiva, com tecnologia de IA e machine learning por trás de cada interação.

Desse modo, você facilita a interação do usuário com seu ambiente digital, bem como coleta dados vitais para melhorar suas campanhas.

Cibersegurança

A cibersegurança é um tema em voga nos últimos anos, especialmente por conta de leis como a LGPD. Sua empresa já se adequou à ela?

Apesar da LGPD ser um mecanismo de lei focado no tratamento de dados por parte das empresas, ela envolve também a maneira como a empresa protege suas informações.

Hoje, é cada vez mais importante garantir a segurança do seu ambiente e infraestrutura de TI, evitando vazamento de dados e — pior ainda — brechas para atos criminosos, como sequestro de informações.

Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite ver o mundo real de uma forma “ampliada”, seja com acréscimos visuais, táteis, olfativos ou visuais.

Utilizado normalmente em conjunto com a Realidade Virtual (VR), a Realidade Aumentada complementa e inova várias experiências para os consumidores — especialmente no ambiente on-line e também em eventos.

É uma tendência do marketing que pode ser um pouco mais custosa de início, mas que com certeza será cada vez mais utilizada no futuro.

De acordo com dados do Think Mobile, 71% dos consumidores afirmou que passaria a comprar com mais frequência de uma marca se ela utilizasse RA.

O motivo é simples: RA tem a habilidade de comunicar detalhes sobre a aparência e a sensação de um produto — algo que fotografias tradicionais não conseguem.

É uma tecnologia que aumenta a confiança de um cliente em potencial.

Policanalidade

Você provavelmente já conhece o conceito de omnichannel, certo? Ou seja, a prática da comunicação em múltiplos canais. É o antecessor de um conceito novo e também inovador, a policanalidade.

Bom, saiba que existe também o marketing omnichannel: ou seja, o processo de fazer marketing em várias plataformas, de modo que você possa se conectar com clientes em potencial através de um maior número de pontos de contato.

Ao fazer o marketing policanal e omnicanal da maneira certa, você pode oferecer uma experiência de usuário aprimorada, compondo uma mensagem coesa e capaz de levar as pessoas à ação.

Claro, isso envolve estratégia: é necessário apresentar uma voz e mensagem entrelaçadas e contínuas, não importa o canal, formato ou mídia.

Como sua empresa pode se adaptar às tendências tecnológicas de marketing digital? 

A melhor forma de se adaptar às inovações e tendências do marketing é investindo com sabedoria. Analise seu mercado, as necessidades da sua comunicação e os pontos de melhoria que seu cliente acredita serem necessários.

Esse tipo de informação pode ajudar você a direcionar seus investimentos e guiá-lo em direção da melhor tecnologia.

Por fim, aposte em uma tecnologia que ofereça dados sobre o seu cliente e também potencialize as suas estratégias de automação em marketing. 

Nesse sentido, um sistema CRM pode ser uma boa pedida para a sua empresa, aliando dados e maior automação para o seu setor.  Clique aqui para conhecer as soluções de CRM da TOTVS!

New call-to-action

Conclusão

E agora, gostou de ler e aprender mais sobre as tendências do marketing? Considere-se atualizado… Apenas por enquanto!

E não se preocupe se as suas campanhas e estratégias não se alinharem à boa parte dessas tendências.

Há sempre uma ou duas que podem ser implementadas (mesmo que aos poucos), impactando significativamente nos seus esforços de marketing.

No mais, lembre-se de sempre ficar atento ao mercado e às novas tendências do marketing.

Que tal ler outros conteúdos como esse? Então siga de olho em nosso blog da TOTVS!Você pode assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades do nosso blog direto em seu e-mail — basta se inscrever no formulário no topo desta página!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.