futuro dos negócios

Futuro dos negócios: qual é a contribuição da tecnologia?

Equipe TOTVS | INOVAÇÕES | 28 maio, 2019

Tecnologia e inovação são temas de destaque no mundo atual. Mas você sabe como isso pode impactar o futuro dos negócios? Muita coisa já mudou e a tendência é que novos recursos sejam incorporados ao seu dia a dia.

O mercado brasileiro está passando pela transformação digital e esse parece ser um caminho sem volta. Com tantos benefícios e diferenciais, o uso de ferramentas e sistemas de gestão (ERP), por exemplo, passou a ser uma necessidade.

Continue a leitura e descubra como a tecnologia contribui para o futuro dos negócios. Conheça os recursos que prometem revolucionar o seu cotidiano nos próximos anos!

Futuro dos negócios: quais são as principais tendências?

A sociedade está em constante evolução e, claro, isso afeta a economia, os costumes, as prioridades e o mercado.

Quando analisamos o mundo empresarial, não é difícil perceber que muita coisa deixou de ser como era e que algumas tendências devem modificar ainda mais a nossa realidade. Mas, afinal, o que esperar do futuro dos negócios? Confira!

Interpretação e desenho da jornada do cliente

Com a chegada da era pós-digital, todo momento pode ser uma oportunidade de negócio. A maior interação do consumidor e o fornecimento de dados podem ser usados para interpretar e desenhar a jornada do cliente.

Oferecer aos consumidores experiências personalizadas e de acordo com as suas necessidades é uma forte tendência. Para isso, é preciso combinar análises em tempo real, eficiência e qualidade, com o objetivo de entregar ao cliente exatamente o que ele precisa.

Economia colaborativa

A economia colaborativa pode ser apontada como um novo modelo de negócio que promete crescer nos próximos anos. Afinal, o mundo caminha para a colaboração e o compartilhamento de recursos, bens e serviços.

Aliás, bons exemplos não nos faltam. Os aplicativos de transporte, os sites de trocas de produtos, o aluguel de vagas de garagem e de patinetes e o coworking mostram que o consumidor contemporâneo está aprendendo a alugar e compartilhar.

Força de trabalho autônoma

Outra tendência interessante é a força de trabalho autônoma. Atualmente, é comum recorrer à contratação de profissionais especializados para a execução de serviços pontuais, como uma consultoria ou um serviço único.

Você já deve ter ouvido falar nos freelancers, não é mesmo? Eles são um excelente exemplo desse modelo de trabalho, desempenhando seu papel sem que a empresa precise contratá-los.

Produtos e negócios sustentáveis

Sustentabilidade é uma das demandas mais expressivas da sociedade contemporânea e era de se esperar que isso refletisse no mercado. O desenvolvimento de produtos e negócios sustentáveis é uma tendência criada para suprir essa necessidade do novo consumidor.

Mobile

O mercado mobile é mais uma tendência que merece destaque. Isso porque o número de dispositivos móveis no país cresce em um ritmo acelerado.

Esse setor tem um grande potencial, especialmente para empresas de pequeno porte. Oferecer serviços e produtos aos consumidores por meio de aplicativos é uma boa estratégia e pode render bons lucros.

Qual é o papel da tecnologia nesse futuro?

Após conhecer as principais tendências para o futuro dos negócios, não é difícil concluir que a tecnologia tem um papel de protagonista. Ela é o instrumento capaz de colocar em prática boas ideias e permitir a verdadeira inovação no mercado.

Todos os dias, novas ferramentas, dispositivos e softwares são criados para atender a uma demanda do mercado. Por isso, não há como falar em futuro sem citar o importante papel desses elementos.

É oportuno destacar que essa participação pode ser percebida a curto e longo prazo. A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e deve aumentar a sua presença nos próximos anos.

Quais são as 4 tecnologias que já impactam os negócios?

Conforme mencionamos, a tecnologia já está presente no mercado brasileiro. De uma forma mais ou menos intensa, é possível encontrar negócios que já utilizam recursos inovadores para entregar um produto e serviço de qualidade aos seus clientes.

Para que você fique por dentro dessas novidades e estude como modernizar sua empresa, selecionamos 3 tecnologias que já fazem a diferença e que podem ser aproveitadas em qualquer negócio. Conheça-as!

Internet of Things (IoT)

A Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, se baseia na conexão entre objetos, pessoas e softwares à rede mundial de computadores. Seu uso vem crescendo no Brasil e no mundo e, atualmente, está no topo da jornada digital, já que há inúmeras possibilidades a serem exploradas.

Na prática, a comunicação entre máquinas permite que diferentes objetos, como carros, ferramentas e até roupas e calçados, compartilhem dados e informações, inclusive na nuvem, que ajudam a concluir tarefas.

Edge Computing

A Edge Computing é um recurso com grande poder de processamento de dados em uma rede, sendo considerada uma evolução da Internet das Coisas (IoT). Em resumo, estamos lidando com dispositivos que podem realizar processamentos e análises profundas, como drones, carros sem motorista e, claro, dispositivos inteligentes.

Inteligência Artificial (AI)

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia disruptiva que se baseia no aprendizado de máquina. Na prática, os softwares conseguem coletar dados, reconhecer padrões e aprender com eles, passando a executar tarefas sem a interferência humana.

Sua aplicação é bem ampla, indo desde o desenvolvimento de carros autônomos, de assistentes pessoais e até softwares que fazem cálculos mais complexos.

Afinal, como se preparar para o futuro dos negócios?

Depois de todas as informações apresentadas, você deve estar se perguntando: como preparar a minha empresa para o futuro dos negócios?

Essa é uma reflexão interessante, já que não há como fugir desse caminho natural. A evolução chegará para todas as empresas e aquelas que não estivem prontas para aproveitar todo o potencial de mercado e das próprias tecnologias serão prejudicadas.

Nesse cenário, o principal ponto a ser trabalhado é a inovação. Negócios inovadores estão um passo à frente da concorrência, pois se preocupam com a eficiência de seus processos e com o melhor aproveitamento dos recursos à sua disposição. Por isso, incentivar uma cultura inovadora dentro da empresa é uma das primeiras providências.

O outro aspecto a ser trabalhado é, na verdade, uma mudança de visão. Deixar de enxergar a tecnologia como um gasto e passar a encará-la como um investimento é imprescindível para o processo de transformação digital.

O que achou do futuro dos negócios? Sua empresa está preparada para ele? Conforme visto, o mercado está evoluindo e o emprego da tecnologia é cada vez maior. Destacar-se em meio a tantos concorrentes é um desafio, mas apostar na inovação pode fornecer ao seu negócio um grande diferencial. Pense nisso!

Você sabe como gerar uma cultura de inovação dentro da sua empresa? Temos um artigo que pode ajudá-lo! Confira agora quais são as dicas de um especialista da TOTVS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *