Processos logísticos: o que são, qual a sua importância e as 7 principais etapas

Equipe TOTVS | 03 fevereiro, 2024

A logística é responsável por garantir que os produtos e serviços sejam entregues no tempo, na quantidade, na qualidade e no custo adequados aos clientes. Para isso, é necessário ter os processos logísticos bem desenvolvidos.

Eles tem várias etapas que precisam ser planejadas e cumpridas estrategicamente para que sejam eficientes e atendam à expectativa dos clientes. 

Planejamento, execução e controle do fluxo de materiais, serviços e informações são algumas das atividades que fazem parte dos processos logísticos.

Mas, para ficar mais claro, neste conteúdo, explicaremos sobre o processo da logística, as suas principais etapas e tudo sobre o assunto. Vamos lá?

O que são processos logísticos?

Os processos logísticos são todas as atividades que uma empresa desenvolve e executa para  que o produto chegue ao cliente. 

Eles envolvem várias etapas, como solicitação da matéria-prima, embalagem, controle de estoque, recebimento das mercadorias, transporte e entrega ao consumidor.

Essas são apenas algumas etapas, pois os processos são muito mais complexos e envolvem várias atividades e conjuntos que fazem o planejamento estratégico até o transporte da mercadoria. 

Para que possam ser eficientes, é preciso executá-los da melhor maneira possível, utilizando a automatização para simplificar os processos e otimizar o tempo das operações.

Qual a importância dos processos logísticos?

Você sabia que aproximadamente 73% dos consumidores apontam a experiência como um fator importante nas suas decisões de compra, atrás do preço e da qualidade do produto, segundo uma pesquisa da PwC?

Isso mostra como os processos logísticos são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, pois envolvem todas as atividades relacionadas ao planejamento, execução e controle do fluxo de materiais, informações e recursos, desde a origem até o destino final. 

Eles influenciam diretamente na experiência do consumidor, que espera receber o que comprou de forma rápida, segura e eficiente. Pois, uma boa logística pode gerar confiança, credibilidade e recomendação da marca.

Também permitem otimizar o uso dos recursos disponíveis, como espaço, tempo, mão de obra, equipamentos e combustível.

Além disso, os processos logísticos contribuem para melhorar o desempenho operacional da empresa e aumentam a capacidade de atender às demandas do mercado com agilidade, qualidade e flexibilidade.

Os processos logísticos também permitem diferenciar-se dos concorrentes, agregar valor aos produtos e contribuir com a sustentabilidade.

Portanto, eles são essenciais para o funcionamento de qualquer negócio, pois impactam diretamente na satisfação dos clientes, na redução de custos e desperdícios e no aumento da produtividade e da competitividade. 

Vale ressaltar que é preciso planejar, executar e controlar os processos logísticos de forma integrada, eficiente e sustentável.

Quais são as 7 principais etapas do processo de logística?

Para exemplificar como os processos logísticos podem fazer a diferença no sucesso de um negócio, contaremos a história da Lurdes, uma empreendedora que criou uma loja virtual de roupas femininas. 

Ela começou seu negócio com poucos recursos, mas com muita vontade de crescer. Para isso, fazia as compras dos produtos em fornecedores locais, armazenava as peças em sua casa e entregava as encomendas pessoalmente ou por correio.

No início, Lurdes conseguia atender bem seus clientes, mas conforme sua loja foi ganhando mais visibilidade e demanda, ela começou a enfrentar alguns problemas, como perder tempo e dinheiro com deslocamentos e a desorganização do estoque. 

Além disso, ela recebia reclamações dos clientes sobre atrasos nas entregas, danos nos produtos ou trocas e devoluções.

Lurdes percebeu que precisava melhorar seus processos logísticos para continuar crescendo e fidelizar seus clientes. Então decidiu contratar uma empresa especializada em logística para terceirizar algumas atividades, como o transporte, a armazenagem e a distribuição. 

Também investiu em um sistema de gestão integrado que permitia controlar seu estoque em tempo real, gerenciar seus pedidos e emitir notas fiscais eletrônicas. 

Com essas mudanças, Lurdes conseguiu reduzir seus custos operacionais, aumentar sua capacidade de atendimento, agilizar as entregas e melhorar a qualidade de serviço.

Para ficar mais claro o processo que Lourdes precisou fazer na sua empresa, separamos as principais etapas ou processos logísticos exemplos:

1. Gestão de compras e suprimentos

É a etapa para manutenção e nutrição dos recursos para planejar, negociar e adquirir os insumos necessários para a produção ou revenda dos produtos. Ela visa otimizar os recursos financeiros e evitar desperdícios ou faltas de estoque.

Para isso, é preciso levar em conta fatores como a cadeia de suprimentos, demanda, custo, qualidade, prazo e fornecedores, bem como alinhar as compras com a demanda dos clientes.

2. Recebimento de mercadorias

O recebimento de mercadorias consiste em receber os produtos comprados ou produzidos, conferir se estão de acordo com o pedido, emitir notas fiscais e registrar as entradas no sistema. 

É preciso verificar se os produtos estão em boas condições, se têm validade adequada e se correspondem às especificações técnicas. 

O recebimento de mercadorias visa garantir a conformidade e a rastreabilidade dos produtos, com a identificação e análise de cada produto para saber se chegaram conforme o solicitado.

3. Movimentação de cargas

Trata-se da etapa que transporta os produtos dentro do armazém ou centro de distribuição, utilizando equipamentos como empilhadeiras, transpaletas, carrinhos, esteiras ou robôs. 

É preciso seguir as normas de segurança e ergonomia, bem como as regras de endereçamento e organização dos produtos. 

A movimentação de cargas visa facilitar o acesso e a localização dos produtos e a automatização de processos logísticos otimiza tempo e reduz os custos do seu negócio.

4. Armazenagem

O processo de armazenagem logística trata de guardar os produtos em locais adequados, levando em conta aspectos como temperatura, umidade, luminosidade e ventilação. Para isso, é necessário utilizar técnicas de conservação, proteção e controle.

Além disso, é preciso utilizar sistemas de identificação como códigos de barras, QR codes ou RFID, bem como softwares de gestão de estoque que permitem controlar as quantidades, os lotes e as validades dos produtos. 

5. Picking e Packing

Trata-se de separar (picking) e embalar (packing) os produtos conforme os pedidos dos clientes. É preciso utilizar equipamentos como leitores óticos, balanças e impressoras, bem como materiais como caixas, fitas e etiquetas. 

Também é importante ter o cuidado máximo com o produto para que ele chegue conforme o desejo do cliente, o que auxilia no acondicionamento correto da mercadoria e na preservação da sua qualidade. 

É preciso conferir se os produtos estão corretos, se têm a quantidade certa e se estão bem protegidos. O picking e packing visa agilizar e personalizar o atendimento aos clientes.

6. Expedição

O processo de expedição na logística é a etapa que despacha os produtos para o transporte e emite os documentos, como romaneios, manifestos e conhecimentos de transporte. Ela ajuda que os produtos possam ser entregues nos locais e horários corretos.

Para isso, é preciso verificar se os produtos estão devidamente identificados, se têm as informações necessárias para o rastreamento e se estão em conformidade com as legislações fiscais e tributárias. 

A expedição visa garantir a legalidade e a pontualidade das entregas e, por isso, as equipes de despacho devem ser muito organizadas e eficientes.

7. Transporte

A etapa do transporte leva os produtos até o destino final, utilizando modais como rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo. Ele faz a ligação entre os produtores, vendedores, fabricantes e consumidores.

É preciso escolher o meio de transporte mais adequado para cada tipo de produto, levando em conta fatores como custo, tempo, distância e segurança. Tudo isso para não deteriorar a mercadoria e fazer a entrega dentro do prazo.

Também é preciso monitorar o trajeto dos produtos, comunicar os eventuais atrasos ou imprevistos.

Essas são as principais etapas do processo de logística, que devem ser realizadas com eficácia e eficiência para garantir a competitividade das empresas no mercado.

Como otimizar os processos logísticos em sua organização?

Otimizar os processos logísticos pode ser uma tarefa mais complicada e com um prazo demorado, pois existem várias etapas que precisam ser consideradas.

Para facilitar isso na sua empresa, separamos algumas dicas que podem te ajudar a agilizar os processos. Confira:

Ofereça treinamentos e capacitações

Os treinamentos e capacitações ajudam que os colaboradores das empresas estejam sempre atualizados sobre os procedimentos do setor. Também auxilia na identificação de melhorias dentro da organização.

Consequentemente, aumenta a produtividade, melhora a eficiência dos processos e reduz os custos das operações.

Conte com um fluxograma de processos

Um fluxograma de processos mapeia todas as etapas e identifica os gargalos logísticos para que possam ser corrigidos rapidamente.

Também evita problemas, pois a identificação é ágil e corrigida com mais rapidez. Além disso, também ajuda nos treinamentos dos colaboradores, que entendem com mais facilidade cada operação por meio de um guia visual.

Invista em soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas devem ser aliadas de todos os segmentos e não seria diferente com os processos logísticos.

Um sistema que faça toda a gestão logística pode otimizar as rotas, auxiliar no planejamento estratégico e automatizar várias atividades.

Com isso, é possível aumentar a produtividade, reduzir os cursos e ter mais agilidade em todos os setores da empresa.

Quer conhecer um sistema que faz isso e muito mais para você? No próximo tópico, mostraremos uma suíte de tecnologias da TOTVS para os processos logísticos.

Suíte Logística da TOTVS

Agora que você entendeu tudo sobre as etapas dos processos logísticos e como cada uma delas são essenciais para o crescimento da sua empresa, chegou a hora de conhecer um sistema que facilitará todas as suas operações logísticas.

A TOTVS é uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil e tem uma suíte de tecnologias para o setor logístico.

A Suíte Logística da TOTVS permite que você gerencie todas as etapas dos processos logísticos, bem como faça o planejamento conforme as necessidades dos clientes e o tipo de mercadoria.

Também controla o estoque, gerencia os produtos armazenados e utiliza tecnologias para identificar e rastrear os produtos.

Além disso, otimiza o processo de picking e packing, cuida de proteção e acondicionamento das mercadorias e muito mais!

Quer mais eficiência nos processos logísticos? Conte com a Suíte Logística da TOTVS e garanta mais agilidade nas operações da sua empresa!

Conclusão

Como você pode entender, os processos logísticos de uma empresa tem várias etapas que precisam ser seguidas para garantir o sucesso da sua empresa. Por isso, abordamos cada uma delas para facilitar o seu entendimento.

Também mostramos qual a importância dos processos e algumas das suas vantagens, bem como o seu significado. Eles permitem otimizar os recursos, reduzir os riscos, aumentar a satisfação dos clientes e se diferenciar da concorrência. 

Por isso, é importante planejar, executar e fazer o controle de processos logísticos com eficiência e qualidade, pois são essenciais para garantir a competitividade das organizações.

Aproveite para saber mais sobre o assunto com outros conteúdos em nosso blog! Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre gestão de estoque!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.