Você sabe o que é SFA? Esse sistema tecnológico é um grande aliado dentro das empresas, e sua aplicação pode ser feita em organizações de diversos nichos de mercado.
Por meio de uma cadeia de vendas, a partir de softwares e aplicativos, é possível acompanhar e analisar o processo de vendas da empresa de ponta a ponta. Para entender melhor esse processo, continue com a leitura deste artigo.
O que é SFA?
O SFA, sigla para Sales Force Automation, ou Automação da Força de Vendas, tem seu foco na otimização e simplificação de processos burocráticos e repetitivos na estratégia da empresa.
Com o sistema, é possível mapear processos com eficiência, envolvendo todas as pessoas e setores da organização que fazem parte da rotina comercial, para que a produtividade e a rentabilidade alcancem os níveis esperados pelos gestores. Entre as etapas de vendas que podem ser monitoradas, estão:
- Controle de estoque e inventário;
- Cadastro de clientes;
- Envio de proposta;
- Follow-up;
- Fechamento de negociações,
- Suporte pós-venda.
Diferenças entre SFA e CRM
Não é incomum que o SFA seja constantemente associado ao CRM. As plataformas se relacionam principalmente por lidarem com a carteira de clientes e ajudarem em processos de vendas. Mas possuem suas próprias características, que apontaremos a seguir.
Características do CRM
O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre) é, primordialmente, uma ferramenta que otimiza o gerenciamento do relacionamento com clientes. Uma de suas principais funcionalidades é a construção do perfil de consumidores, com seus hábitos de compra e preferências.
Dessa maneira, ao conhecer detalhes e inclinações de seu nicho de mercado, a organização pode direcionar ofertas mais adequadas à clientela e se adaptar de acordo com seu comportamento. Tudo isso em menor tempo e com um nível de satisfação elevado.
Características do SFA
A abordagem do SFA, por sua vez, é diferente. Essa ferramenta de vendas analisa informações e ajuda a automatizar fases do processo, que, normalmente, são executadas manualmente.
O Sales Force Automation se concentra na geração de leads, negociações e logística, por exemplo. Entre suas funcionalidades de maior expressão estão precificação, call center, monitoramento de funil de vendas, entre outras. A seguir, elencamos as principais vantagens do sistema.
Benefícios do SFA
A gestão de equipes também é beneficiada pela utilização do SFA. É possível mensurar o desempenho de cada vendedor e colocar estratégias de otimização em prática. Com dados trocados rapidamente, o fluxo de trabalho é aprimorado. Seus principais benefícios são:
- Mais clientes atendidos por um único vendedor, ao mesmo tempo;
- Propostas de vendas enviadas automaticamente;
- Comunicação entre unidades e filiais da empresa e outros vendedores;
- Agendamento de visitas e entregas;
- Cadastro de produtos em tempo real;
- Relatórios mensais de previsão de vendas;
- Roteirização de visitas, otimizando tempo e recursos;
- Registro de despesas em viagens;
- Vitrines personalizadas de produtos;
- Consolidação de dados, mesmo sem conexão à internet;
- Cadastro agilizado de diversos produtos ou serviços;
- Notificações de mensagens para equipe, clientes ou matriz;
- Notificações de datas especiais, para lançar promoções e novas ofertas,
- Controle de pedidos.
A implementação de uma política de acompanhamento pós-venda também é muito importante para a fidelização de clientes e vendas constantes. A organização deve encarar o processo como um ciclo, que se renova a cada conclusão, e deve seguir todas as etapas com precisão.
Isso também implica, é claro, no treinamento e capacitação da equipe comercial. Dessa forma, certifique-se de oferecer reciclagens em técnicas de vendas e capacitação para a utilização dos sistemas tecnológicos. É essencial ter em mente que as inovações não substituem o trabalho humano e sua conexão com o público, mas ajudam a desempenhar tais tarefas da melhor forma.
Potencialize os processos do seu negócio
Ao longo deste artigo, explicamos o que é SFA e como esse sistema funciona. Abordamos também as diferenças entre ele e o sistema CRM, distinguindo as características de cada plataforma, e falamos sobre os benefícios que essa ferramenta traz aos negócios.
A TOTVS acredita no Brasil que faz. Sendo a maior empresa de tecnologia do país, nossos sistemas, softwares e soluções são desenvolvidos com o intuito de ajudar o ecossistema empreendedor, encaixando-se em organizações de pequeno, médio e grande porte.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o tema, entenda agora como um sistema CRM ajuda na retenção de clientes. Não se esqueça de continuar acompanhando o blog d a TOTVS e assinar a newsletter, para não perder nenhuma novidade de seu interesse.
Deixe aqui seu comentário