iPaaS: o que é, para que serve e vantagens

Equipe TOTVS | 08 junho, 2023

Integration Platform as a Service (iPaaS): o que é essa tecnologia? Em tradução livre, é uma plataforma de integração como serviço, capaz de conectar diferentes sistemas, aplicativos, dados e dispositivos de forma rápida, fácil e segura.

Por sua capacidade de aumentar o desempenho das organizações, é um dos segmentos de mercado de software empresarial que mais cresce. 

Afinal, qual empresa não quer boas soluções digitais para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional?

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa tendência no mercado de tecnologia e como ela pode ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva e inovadora.

O que é uma plataforma iPaaS? Para que ela serve? E suas vantagens?

Acompanhe!

Nova call to action

O que é iPaaS?

iPaaS é uma plataforma baseada na nuvem que oferece ferramentas e recursos para integrar diferentes fontes de dados e sistemas, seja cloud, SaaS ou on-premise. 

Por exemplo, você pode usar uma plataforma de integração para conectar o seu ERP com o seu e-commerce, o seu CRM com o seu aplicativo móvel, o seu banco de dados com uma API externa, e assim por diante.

O objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação entre as diversas soluções que uma empresa utiliza, com o fim de eliminar a necessidade de desenvolver códigos complexos ou contratar serviços especializados. 

Assim, é possível criar fluxos de trabalho automatizados e sincronizados entre os seus sistemas e melhorar a eficiência e a qualidade dos seus processos.

Para que serve uma plataforma de integração?

Uma plataforma de integração pode servir para diversos propósitos, como: 

  • Facilitar a interoperabilidade;
  • Viabilizar a automatização de processos e fluxos de trabalho;
  • Facilitar a transferência e sincronização de dados entre sistemas;
  • Suportar a integração de aplicativos e serviços baseados em nuvem;
  • Fornecer uma interface centralizada para gerenciar e monitorar as integrações;
  • Conectar sistemas, aplicativos e serviços, independentemente de sua localização ou arquitetura tecnológica.

Mas quando se pensa em iPaaS, o que é na prática? Em que setores a empresa pode utilizar esta plataforma? Veja exemplos de aplicação:

  • Marketing: integrar as ferramentas de marketing digital (redes sociais, e-mail marketing, landing pages, analytics, etc.) de modo a gerenciar as campanhas de forma integrada e acompanhar os resultados em tempo real.
  • Financeiro: integrar os sistemas de contabilidade, faturamento, cobrança, conciliação bancária etc. Desse modo, você automatiza as rotinas financeiras e tem mais controle e segurança sobre as suas movimentações.
  • RH: integrar os sistemas de recrutamento, treinamento, folha de pagamento, benefícios, avaliação de desempenho etc. Com isso, otimiza-se a gestão de pessoal e aumenta a satisfação e a produtividade dos seus colaboradores.
  • E-commerce: integrar o site de vendas com sistema de gestão, estoque, sistema de logística, canais de atendimento ao cliente, meios de pagamento etc. Assim, você pode oferecer uma experiência de compra mais ágil e personalizada para os seus consumidores.

Por que o iPaaS é uma tendência no mercado?

O iPaaS é uma tendência no mercado porque ele acompanha a evolução da tecnologia e das demandas das empresas.

Nos últimos anos, vimos o aumento da digitalização dos negócios e da diversidade das soluções disponíveis no mercado. No mesmo sentido, o uso de aplicativos da web e móveis por consumidores e empresas cresceu vertiginosamente.

Diante disso, surge a necessidade de integrar essas soluções de forma eficaz e inteligente e novas oportunidades para aproveitar fontes de dados que antes estavam isoladas.

É neste contexto que precisamos abordar iPaaS, API e integrações. 

Elas permitem que as empresas utilizem esses dados e inspirem desenvolvedores a criar novas oportunidades de negócios e melhorar sistemas, produtos e operações existentes. 

Um estudo de mercado conduzido pela IDG e TeamDynamix revela que 66% das empresas investirão na solução para enfrentar desafios de integração e automação de dados.

Não à toa, o mercado global de plataforma de integração como serviço foi estimado em quase US$4 bilhões em 2021 e deve atingir quase US$14 bilhões até 2026.

Além disso, esta plataforma oferece vantagens competitivas para as empresas que o utilizam, como veremos a seguir. Dentre elas, estão agilidade, flexibilidade, escalabilidade e inovação.

Entendeu o que é uma plataforma de integração? Há ainda conceitos relacionados a esta tecnologia que são importantes.

Termos relacionados que você precisa conhecer

Antes de avançarmos, é importante esclarecer alguns termos relacionados ao iPaaS que você pode encontrar por aí. São eles: PaaS, SaaS e IaaS.

  • SaaS (Software as a Service): o software como serviço é um modelo de computação em nuvem que oferece um software pronto para uso, acessível pela internet. 
  • PaaS (Platform as a Service): a plataforma como serviço é um modelo de cloud computing que fornece uma plataforma de desenvolvimento e hospedagem de aplicações web. 
  • IaaS (Infrastructure as a Service): a infraestrutura como serviço é um modelo que oferece recursos de infraestrutura, como servidores, redes, armazenamento e processamento para serem configurados e gerenciados pelo cliente conforme as suas necessidades.

O iPaaS é um tipo de PaaS especializado em integração. Ele combina as vantagens do PaaS com as funcionalidades específicas para conectar sistemas e dados.

Quais são as vantagens do iPaaS?

Agora que você já sabe mais sobre iPaaS, o que é e para que serve, vamos ver quais são as principais vantagens de usar essa solução na sua empresa.

Otimização de custos

Uma das vantagens da plataforma de integração é a redução de custos. 

Ao utilizá-la, não é preciso investir em hardware, software ou pessoal especializado para desenvolver e manter as integrações. Você também economiza tempo e recursos com testes e correções de erros.

Além disso, o modelo de cobrança é baseado no consumo. Você paga apenas pelo que usa e pode ajustar o plano conforme a sua demanda. Isso evita gastos desnecessários com licenças ou contratos fixos.

Produtividade e escalabilidade

O aumento da produtividade e da escalabilidade das integrações é fruto da criação mais rápida e simples, que não depende de terceiros ou de conhecimentos técnicos avançados.

O usuário pode gerenciar todas as suas integrações em um único painel de controle, monitorar o desempenho e a disponibilidade dos seus sistemas e fazer alterações ou atualizações nas integrações sem interromper o seu funcionamento.

Vale pontuar que a solução tem uma capacidade ilimitada de integração. 

Ou seja, você pode conectar quantos sistemas quiser, sem se preocupar com limites ou restrições, e escalar as suas integrações conforme o crescimento da empresa ou o volume de dados.

Plataformas intuitivas

Outro benefício da plataforma de integração é a facilidade de uso. O usuário consegue criar integrações com poucos cliques ao utilizar interfaces gráficas e “arrastar-e-soltar”. 

Não há necessidade de escrever códigos complexos ou entender de linguagens de programação.

Há, ainda, modelos e bibliotecas de integração prontos, que facilitam a conexão entre os sistemas mais populares do mercado. E, por fim, o usuário pode personalizar as integrações conforme as suas regras de negócio e as suas preferências.

Implementação e customização facilitada

Uma das principais vantagens da plataforma é a facilidade na implementação e personalização das integrações. 

O usuário pode implantar suas integrações de forma rápida, em questão de minutos ou horas, sem a necessidade de instalações complexas ou configurações demoradas. 

Além disso, é possível adaptar facilmente suas integrações às mudanças do mercado e às necessidades específicas da sua empresa. 

Isso significa adicionar ou remover sistemas de acordo com sua conveniência, sem comprometer o funcionamento das integrações existentes.

Centralização de dados

Você sabia que, ao usar um iPaaS, é possível acessar e gerenciar todos os seus dados em um único lugar, sem precisar de múltiplas ferramentas ou plataformas?

A centralização dos dados contribui para garantir sua consistência e sua qualidade, evitar duplicações, inconsistências ou perdas. 

E, claro, você pode padronizar e enriquecer os seus dados, aplicando regras de validação, transformação e enriquecimento.

Redução de falhas de integração

O uso da solução permite reduzir falhas de integração, como incompatibilidade entre sistemas, falta de atualização, baixa performance etc.

As plataformas também oferecem recursos que aumentam sua segurança e a confiabilidade, como criptografia, autenticação, backup, recuperação etc. 

Com isso, o usuário consegue monitorar e solucionar eventuais falhas nas integrações, receber alertas e relatórios em tempo real.

Automatização de processos

Um benefício das plataformas muito valorizado pelas empresas é a automatização dos processos.

O uso da solução permite a criação de fluxos de trabalho automatizados e sincronizados entre os seus sistemas, o que elimina tarefas manuais e repetitivas.

De igual maneira, melhora a eficiência e a qualidade dos processos, e reduz erros humanos, atrasos ou retrabalhos. 

Dessa forma, como já apontado, você pode aumentar a produtividade e a satisfação dos seus colaboradores, pois permite que eles se concentrem nas atividades mais estratégicas e criativas.

Processamento de dados em tempo real

O processamento de dados em tempo real é uma vantagem fundamental do uso de iPaaS, pois permite que as empresas capturem, processem e ajam sobre os dados em tempo real.

Com a plataforma, as organizações podem:

  • detectar padrões e tendências imediatamente;
  • identificar anomalias e desvios instantaneamente;
  • obter insights e monitorar eventos em tempo real.

O resultado é valioso: tomada de decisões ágeis e estratégicas, melhoria na eficiência operacional, identificação de oportunidades de negócio, respostas mais rápidas aos clientes, ações corretivas imediatas e mitigação de riscos.

Segurança e flexibilidade

Por fim, as plataformas de integração também oferecem segurança e flexibilidade, pois possuem recursos de proteção de dados e sistemas contra ameaças externas ou internas.

O usuário pode escolher o nível de segurança e de controle que deseja ter sobre as suas integrações, definir as permissões e os acessos dos seus usuários. 

Fatores para observar ao escolher um iPaaS para sua empresa

Como você pode ver, as plataformas de integração trazem muitas vantagens para a sua empresa. Mas como escolher o melhor iPaaS para o seu caso? 

Existem alguns fatores que você deve observar ao comparar as opções disponíveis no mercado. Veja alguns deles:

  • Suporte: o fornecedor da plataforma deve oferecer bom suporte técnico e comercial, com equipe qualificada e disponível para atender as suas dúvidas e demandas.
  • Facilidade de uso: analise se a plataforma é fácil de usar e de configurar. Ela deve apresentar uma interface intuitiva e amigável, que permita criar e gerenciar as integrações sem dificuldades.
  • Custo-benefício: a plataforma precisa apresentar um preço justo e competitivo, além de modelo de cobrança transparente e flexível que se adapte ao seu orçamento e ao seu consumo.
  • Compatibilidade: verifique se a solução é compatível com os sistemas que você quer integrar. Ele deve suportar os formatos, os protocolos e as tecnologias que você utiliza ou pretende utilizar.
  • Funcionalidades: as funcionalidades da solução devem atender às suas necessidades de integrações, que podem envolver mapeamento, transformação, validação e enriquecimento de dados, monitoramento de integrações, alertas de falhas, etc.

Integrações Digital Commerce by Jitterbit

Se você está procurando um iPaaS para integrar as suas soluções de marketplace e e-commerce aos demais sistemas da sua empresa, nós temos uma ótima sugestão para você: as Integrações Digital Commerce by Jitterbit.

Trata-se de uma plataforma de integração rápida, fácil e segura para o seu negócio digital.

Com as Integrações Digital Commerce by Jitterbit, você evita a criação de silos isolados de informação, frutos dos problemas de comunicação entre ERP, plataforma de e-commerce, sistema do marketing e assim por diante. 

Na prática, o gestor passa a ter informações mais confiáveis para melhorar a tomada de decisões, otimizar os custos, aproveitar os ganhos de escala e melhorar a qualidade na governança de dados.

Saiba mais sobre as Integrações Digital Commerce by Jitterbit e veja como elas podem ajudar a sua empresa a se destacar no mercado digital!

New call-to-action

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu tudo sobre iPaaS, o que é, para que serve e quais são as vantagens de usar essa solução na sua empresa. 

Essa plataforma é uma grande tendência no mundo corporativo atual, porque há um grande desafio na integração e automação de dados.

Ao escolher uma boa solução, a empresa consegue superá-lo e experimentar outros benefícios, como a otimização de custos e a automatização dos processos.

As Integrações Digital Commerce by Jitterbit são um bom exemplo de solução, pois traz todas essas vantagens e oferece uma plataforma de integração rápida, fácil e segura para o seu negócio digital.

Aproveite para aprender tudo sobre API!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.