linha-de-producao-industrial

Linha de produção industrial: Por que automatizar?

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 20 janeiro, 2020

A indústria 4.0 tem provocado uma verdadeira mudança na linha de produção industrial das fábricas. Cada vez mais as empresas precisam se aliar à tecnologia, com soluções como esteiras e robôs, para dar mais agilidade aos processos e reduzir os custos.

É necessário automatizar e integrar as etapas de cadeia logística para ampliar a produtividade da indústria. Também é fundamental monitorar os processos para identificar as possíveis falhas e corrigi-las em tempo hábil. Entenda, a seguir, como promover uma verdadeira revolução na indústria!

Conceito de linha de produção industrial

Para saber como tornar a linha de produção mais eficaz, é preciso entender melhor o conceito. A linha de produção industrial foi popularizada pela Ford e se trata de uma forma de fabricação de produtos em série. Desde 1913, ela vem sendo usado por fábricas de todos os segmentos.

Nesse modelo, cada funcionário cuida de uma parte da produção, seja contando com o auxílio de máquinas ou fazendo o trabalho manualmente. Por exemplo em uma fábrica de bebidas, onde é preciso encher as garrafas, rotulá-las e embalar em caixas. Cada um desses processos é feito por uma pessoa ou equipe e cada processo por vez.

Benefícios do controle de qualidade automatizado

Os consumidores estão mais exigentes e demandam produtos de qualidade com preço acessível. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para confeccionar mercadorias sem erros e com um padrão preestabelecido. Para tanto, é fundamental automatizar o controle de qualidade.

Vantagens da automatização

A tecnologia é uma realidade da indústria 4.0. Ela contribui com o monitoramento das atividades e a interligação entre as etapas produtivas. Também permite a criação de relatórios para gerar dados que favorecem a identificação e correção dos problemas.

A automatização tem o papel de facilitar o gerenciamento dos pedidos, as entregas e o desenvolvimento de produtos. Com isso, se um cliente solicitar a previsão de entrega de uma mercadoria, o gestor terá as informações disponíveis para dar uma resposta precisa.

O software de gerenciamento permite que a equipe foque nas atividades mais estratégicas, pois a maior parte do processo operacional será executado com ajuda das tecnologias.

Layout favorável

Outro fator relevante para ampliar a produtividade no supply chain (cadeia logística) é o desenvolvimento de um layout adequado para os processos. Essa preocupação é capaz de promover benefícios como:

  • Acuracidade do estoque;
  • Diminuição do deslocamento de produtos;
  • Uso racional do espaço físico,
  • Facilidade na supervisão dos processos.

Sendo assim, o gestor deve ficar atento à otimização do transporte no chão de fábrica. As máquinas podem ser colocadas próximas umas às outras para diminuir o deslocamento dos produtos e da matéria-prima. Dessa maneira, é possível promover mais agilidade às demandas.

Também é fundamental realizar a demarcação de todas as áreas de passagem e isolar os espaços mais perigosos a fim de evitar acidentes. Isso pode ser feito nas saídas, lugares com risco de queda, áreas de transporte e ambientes com substâncias tóxicas.

A iluminação da fábrica também deve atender às exigências legais, assim como é necessário cuidar do excesso de ruído e das variações extremas de temperatura. Quando esses fatores estão inadequados, acabam prejudicando a produtividade e a saúde dos colaboradores.

Linha de produção mais eficiente

Após entender os benefícios de automatizar alguns processos, veja a seguir algumas dicas de como deixar a linha de montagem mais eficiente.

Análise de dados

A integração das ferramentas tecnológicas facilita o controle da linha de produção e permite a análise dos dados gerados. Eles são relevantes para facilitar a tomada de decisão do gestor sobre mudanças a serem realizadas para ampliar a qualidade das mercadorias. Além, é claro de levar mais agilidade ao supply chain.

Equipamentos de qualidade

As máquinas da fábrica devem estar atualizadas e precisam atender às demandas da empresa. Equipamentos obsoletos geram perdas significativas de matéria-prima e de tempo. A automação e o uso de sensores nas máquinas permite que elas sejam integradas, facilitando a continuidade dos processos.

A medida também contribui para o monitoramento da eficiência dos equipamentos e identifica a necessidade de realizar manutenção para evitar paradas na linha de produção.

Robôs industriais

Os robôs industriais podem ser utilizados em tarefas repetitivas com o intuito de oferecer funções mais inteligentes aos profissionais. Essa é uma maneira de diminuir os custos da indústria, ampliar a capacidade produtiva e a lucratividade do negócio.

Tecnologia otimizando processos

O uso de tecnologias como essa se tornou uma maneira de diminuir os custos da indústria, ampliar a capacidade produtiva e a lucratividade do negócio. Há desde modelos de robôs industriais, criados para executar tarefas comuns, até os robôs colaborativos.

Eles têm o papel de desempenhar as demandas em parceria com os profissionais, com o objetivo de ampliar a segurança no ambiente de trabalho. Atividades de soldagem, montagem, movimentação de cargas e inspeção de produtos já podem ser desenvolvidas por essas máquinas inteligentes.

Muitos modelos de robôs podem ser controlados remotamente com o uso de um computador, e outros são destinados a desenvolver tarefas recorrentes em uma quantidade pré-definida.

Quem se adaptar mais rápido a esse contexto terá mais oportunidades de se manter competitivo no mercado e obter os benefícios dessa nova tendência, que alia inteligência, agilidade e qualidade nos mais diversos tipos de linha de produção. Por isso, é sempre importante manter-se atualizado sobre o assunto.

Para isso, continue acompanhando o nosso blog e entenda mais sobre soluções que auxiliam o segmento de manufatura, assim como outros. Entenda mais sobre como a tecnologia pode ajudar seu negócio a se desenvolver.

lean manufacturing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *