Gestão de Frete: planejamento para otimizar custos e agilizar as entregas

Equipe TOTVS | 20 outubro, 2023

Uma grande preocupação das empresas é com os custos envolvidos na gestão de frete. 

Com o aumento das vendas on-line, muitas vezes, o fator decisivo para que o consumidor finalize a compra é o valor e o prazo do frete. 

Portanto, oferecer condições e valores acessíveis pode ser um diferencial.

Para tanto, é preciso que haja um bom gerenciamento, garantindo o melhor atendimento aos clientes e formas de reduzir custos. 

E, nesse caso, é possível contar com a automatização de processos. Entenda mais sobre o assunto a seguir.

O que é a gestão de frete?

Gestão de frete é o processo de planejar, organizar, executar e monitorar o transporte de mercadorias entre o ponto de origem e o ponto de destino. 

O objetivo da gestão de frete é garantir que seus produtos sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, atendendo as demandas dos consumidores.

Para isso, há uma série de atividades que dependem uma das outras para que o serviço seja eficiente e com o menor custo possível.

A importância da gestão de frete

Cada vez mais, a tecnologia entra na rotina das empresas, e uma prova disso é a chamada logística 4.0. 

Essa nova era proporciona diversas possibilidades para que as companhias possam operar de maneira mais eficiente, oferecendo um bom atendimento aos clientes.

Atrasos nas entregas e/ou nos fretes muito elevados podem prejudicar seriamente o negócio. 

Principalmente no caso de empresas que concentram a maior parte das vendas no site, o frete é um dos grandes fatores que definem o sucesso das operações.

Sendo assim, contar com uma boa gestão de frete pode ser um dos caminhos para que a empresa construa um bom relacionamento com os clientes e ganhe mais credibilidade.

Aspectos que influenciam o valor final do frete

O valor final do frete é determinado por uma série de fatores que variam de acordo com as características da carga, do transporte e do destino da entrega. 

Dentre esses fatores, destacam-se os principais:

  • Distância entre o endereço de saída e destino;
  • Preço da carga descrito na nota fiscal;
  • Aspectos do destinatário como local de entrega, tipo de endereço (residencial ou comercial), disponibilidade de horário, facilidade de acesso, necessidade de agendamento, etc;
  • Características da mercadoria que demandam cuidados especiais no transporte, como produtos perecíveis, frágeis, perigosos, valiosos, e afins;
  • Prazo de entrega, quanto mais curto o prazo, maior será o valor do frete;
  • Impostos e tarifas, pois podem ter variações a depender do Estado e município pelos quais o trajeto passa;
  • Cubagem e peso, que são as medidas que indicam o espaço ocupado pela carga no veículo e o seu peso total;
  • Prejuízos de cargas causadas por danos, extravios ou roubos durante o transporte. 

Como fazer uma gestão de frete eficiente?

Para fazer uma gestão de frete eficiente, é preciso implementar as seguintes atividades:

  • Antecipar a demanda: o gestor logístico precisa estar ciente de que é relevante se manter à frente dos problemas;
  • Ter um bom relacionamento com os fornecedores: é preciso contar com fornecedores eficientes, que mantenham um nível satisfatório de comunicação;
  • Montar uma boa estratégia de entrega: defina o modal de transporte mais adequado, a rota mais otimizada, o tipo de embalagem mais seguro, o nível de serviço desejado, etc;
  • Fazer um monitoramento em tempo real: acompanhe o status das entregas, identifique possíveis atrasos, desvios ou imprevistos, e tomar medidas corretivas e/ou preventivas;
  • Automatizar os processos: com um sistema de gestão de fretes para transportadores, é possível automatizar tarefas como cotações de frete, cálculos de frete, rateio dos valores, faturamento, emissão de documentos fiscais e de transporte, gestão de despacho, contrato de frete, entre outros. 

Erros que você precisa evitar ao fazer esse gerenciamento

Se a gestão de frete for feita de forma incorreta, pode gerar prejuízos financeiros, operacionais e de imagem para a empresa. 

Por isso é importante evitar alguns erros que podem se tornar grandes transtornos, tais como:

  • Não oferecer diferentes tipos de entregas: os clientes valorizam a possibilidade de escolher o tipo de entrega que mais lhes convém, seja em relação ao prazo, ao custo ou à conveniência;
  • Deixar de pensar na embalagem: a embalagem é um elemento que influencia diretamente no valor do frete, na segurança da carga e na satisfação do cliente;
  • Não negociar as tabelas de frete: é fundamental negociar as tabelas de frete com as transportadoras, buscando obter as melhores tarifas, prazos e níveis de serviço;
  • Não utilizar sistemas de gestão de frete: com um sistema de gestão de frete, é possível realizar cotações de frete, emitir documentos fiscais e de transporte, rastrear as entregas, controlar os custos e os indicadores de desempenho.

Como a tecnologia pode melhorar a gestão de frete?

A consulta de frete feita de forma manual pode tomar tempo e não ser tão eficaz quanto um sistema de gestão de frete. 

Uma plataforma de gestão de fretes representa a modernização desse processo e pode proporcionar diversos benefícios para a organização que a utiliza.

Além de ter mais controle sobre a localização da mercadoria, esse software também automatiza diversas operações logísticas levando o negócio para o caminho da logística 4.0

Veja a seguir as principais vantagens em contar com um sistema especializado:

Centralização de dados

Quando todos os processos da empresa passam por um sistema de gestão, as informações ficam todas centralizadas em um único lugar. 

Deste modo, o gestor terá uma visão ampla das operações, o que facilita a identificação de problemas e a busca por soluções rápidas e eficientes.

Isso também facilita o controle de fretes, já que tudo é registrado no software, desde a saída de uma mercadoria e a sua rota até a chegada ao local de entrega. Com essa organização, é possível evitar a ocorrência de erros e prejuízos.

Roteirização de entregas

Outra vantagem de poder contar com um software de gestão de frete é a automatização da roteirização de entregas. 

Com isso, é possível planejar o itinerário da frota de forma mais eficiente, visando reduzir o tempo de entrega e os custos gerados.

Assim, o frete final não fica tão alto para o cliente e o prazo de entrega também acaba não sendo tão longo e demorado. 

Além disso, a realização manual da roteirização de entregas pode acabar gerando erros de rotas e atrasos. Por isso, é mais seguro e confiável contar com a tecnologia.

Melhor gestão financeira

O aspecto financeiro, que pode ser um grande desafio para a empresa, também pode ser mais bem gerido com um software para transportadora. 

Uma gestão de frete eficiente permite que a companhia tenha uma boa saúde financeira por meio de organização e bom planejamento, auxiliando também na gestão do fluxo de caixa.

Isso é possível porque o sistema de roteirização de entregas ajuda a calcular o frete de forma correta, além de permitir a visualização dos gastos fixos e variáveis do negócio. 

Assim, o setor responsável ou o próprio gestor pode ter um planejamento orçamentário, administrando onde é preciso reduzir gastos.

Análise de dados eficiente

No mundo moderno, principalmente após a popularização da internet, os dados têm sido valiosos para que as empresas analisem estatísticas e conheçam melhor seus clientes. 

Com uma boa análise de dados, é possível tomar decisões mais assertivas a respeito de questões estratégicas do negócio.

Isso vale também para empresas do ramo logístico, que podem utilizar essa tecnologia para a construção de uma tabela de frete. 

Além disso, a análise de dados também pode identificar falhas no processo, dando à empresa a oportunidade de corrigi-las a tempo.

Redução de custos logísticos

Como falamos anteriormente, uma das grandes vantagens de ter uma boa gestão de frete é a redução e maior visibilidade de gastos. 

A automatização de alguns processos proporciona isso para a empresa, já que evita erros de cálculos e facilita planejar e roteirizar entregas.

Com uma boa organização, tempo e recursos financeiros não são gastos de maneira desenfreada, o que otimiza as operações e contribui para a realização de um trabalho eficiente. 

Portanto, a implementação dessa tecnologia na logística é uma ótima solução para o desenvolvimento da companhia.

Suíte Logística da TOTVS

A Suíte Logística da TOTVS é a melhor opção para gestão de frete, pois oferece uma solução completa e integrada para transportadoras e operadores logísticos em geral.

Essa solução apresenta ferramentas para controlar todas as etapas do transporte de cargas, desde o recebimento e armazenagem até a gestão de pátio e frotas, com acompanhamento das atividades em tempo real.

Otimize também as suas rotas de transporte planejando e executando operações logísticas com mais eficiência, escolhendo o modal de transporte mais adequado, a rota mais otimizada, o tipo de embalagem mais seguro, o nível de serviço desejado e mais. 

Nossa solução ainda vai muito além, trazendo recursos para gerir a cadeia de suprimentos de ponta a ponta com integração aos principais ERPs do mercado.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a Suíte Logística da TOTVS é a melhor opção para gestão de frete. Conheça todos os detalhes.

Conclusão

A gestão de frete é um processo essencial para o sucesso de qualquer empresa que trabalha com transporte e logística de cargas. 

Por isso, é importante conhecer os conceitos, os benefícios, as dicas e os erros a serem evitados no processo. 

Também é fundamental contar com uma solução tecnológica que facilite e otimize sua gestão como a Suíte Logística da TOTVS, que oferece uma solução completa e integrada para o seu negócio.

Com isso, você tem o controle da sua operação e pode promover uma logística integrada para reduzir custos e otimizar seus resultados.

Na newsletter da TOTVS você vai receber novos conteúdos em primeira mão. Assine já!

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.