O serviço assinatura digital gov.br tem permitido processos burocráticos mais simples, com toda a segurança necessária.
A ferramenta faz parte dos esforços do governo brasileiro para ampliar a acessibilidade e a eficiência dos serviços públicos, tanto para pessoas jurídicas como para pessoas físicas.
Neste conteúdo, vamos descobrir como a solução funciona e quais são os passos para utilizá-la. Aproveite a leitura!
O que é a assinatura digital gov.br?
A assinatura digital do gov.br é um serviço online que possibilita a assinatura em documentos virtuais por meio da conta registrada no gov.br.
Regulamentada pelo Decreto 10543/2020, a solução criada pelo governo brasileiro busca simplificar e tornar mais seguro os processos burocráticos realizados no ambiente digital.
As especificidades dessa assinatura
O principal requisito para utilizar o serviço de assinatura eletrônica do governo é ter uma conta no Portal gov.br no nível prata ou ouro. Usuários com conta bronze não estão autorizados a utilizar o sistema.
A ferramenta está disponível de forma gratuita para pessoas físicas e jurídicas. Para acessar os níveis prata e ouro, o usuário deve validar a conta por um dos seguintes meios:
- certificado digital;
- bancos credenciados ao portal;
- reconhecimento facial – feito por meio do aplicativo gov.br, disponível para iOS e Android.
Assinatura digital gov.br tem validade jurídica?
Em conformidade com o Decreto 10543/2020, assinaturas feitas por meio da conta gov.br são legalmente reconhecidas e têm a mesma validade jurídica das assinaturas físicas.
Além disso, a assinatura digital tem respaldo na lei 14.603/2020, responsável por regulamentar o uso de assinaturas eletrônicas no Brasil.
Assinatura digital gov.br substitui reconhecimento de firma?
Como a assinatura eletrônica do gov.br tem validade jurídica, ela pode substituir o reconhecimento de firma, desde que o tipo de documento ou a operação realizada não exijam esse reconhecimento em arquivo físico.
Isso pode acontecer em casos como a compra e venda de imóveis, por exemplo, transação que conta com a escritura pública.
Como fazer assinatura digital gov.br?
A ferramenta de assinatura é muito simples de usar e o processo pode ser realizado tanto pelo computador quanto pelo celular, por meio do aplicativo gov.br.
Os passos são os mesmos para os dois casos. Confira o tutorial para assinatura digital gov.br a seguir.
1. Acesse o portal de assinatura eletrônica
A primeira etapa é acessar o Portal de Assinatura Eletrônica com a sua conta gov.br. Vale lembrar que ela precisa ser nível prata ou ouro para que o serviço esteja disponível.
É possível verificar se a sua conta está apta para utilizar a assinatura digital por meio da página de Nível de Confiabilidade do site do governo.
Por lá, você pode dar andamento ao processo ou conferir os passos para aumentar o nível da sua conta. Caso ainda não esteja cadastrado, também é possível criar um login de acesso nessa mesma página.
2. Faça upload do arquivo a ser assinado
Assim que realizar o login com o seu CPF e senha, será automaticamente redirecionado para a página da assinatura eletrônica do gov.br.
Nela, o primeiro passo é fazer o upload do arquivo a ser assinado. Vale lembrar que esses arquivos precisam seguir os seguintes requisitos da ferramenta:
- estar em um desses formatos: DOC, DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF;
- ter tamanho máximo de 100 MB.
3. Selecione o local para assinatura no documento
O próximo passo é escolher o local onde sua assinatura será posicionada no documento. A ferramenta disponibiliza uma caixa de texto como referência.
Uma vez posicionado, basta clicar no botão “assinar” para incluir sua assinatura eletrônica.
4. Assine e baixe o arquivo
Na próxima janela, selecione a opção “usar gov.br”. Ao fazer isso, o sistema irá enviar um código de confirmação via SMS para o celular registrado em seu cadastro.
Informe o código e aguarde a mensagem de conclusão do processo. Assim que a assinatura for concluída, você será direcionado para a página com o documento já assinado.
Nela, baixe a versão do arquivo com a sua assinatura digital. Vale destacar que o documento com assinatura eletrônica não é válido na forma impressa, apenas em arquivo virtual.
Como verificar assinatura digital gov.br?
Para verificar e validar uma assinatura eletrônica do gov.br, basta acessar o Portal Validar e escolher uma das três opções para leitura do arquivo:
- “Colar URL”;
- “Ler QR Code”;
- “Escolher arquivo”.
O serviço permite conferir se a assinatura está dentro das normas e padrões técnicos previstos na legislação brasileira.
Ele identifica se o documento foi assinado por meio de certificado digital ou pelo ambiente gov.br, além de validar assinaturas eletrônicas com chaves públicas de outros países – desde que sejam válidas em território nacional.
Erro na assinatura digital gov.br: o que pode ser?
Caso a assinatura pelo portal gov.br apresente algum tipo de erro, vale, primeiramente, conferir o nível de confiabilidade da sua conta: se ela for bronze, atualize para prata ou ouro para ter acesso ao serviço.
Outros opções para tentar solucionar o problema são:
- limpar o cache do navegador;
- acessar o portal por outro navegador;
- conferir se digitou corretamente o código de validação enviado via SMS;
- verifique se o arquivo enviado está em um dos formatos permitidos e dentro do tamanho limite.
Se o erro persistir, entre em contato com o atendimento gov.br.
Conheça a solução TOTVS Assinatura Eletrônica
Nesse contexto de tornar processos burocráticos mais práticos e acessíveis, o TOTVS Assinatura Eletrônica chega para simplificar ainda mais a assinatura de documentos no meio digital.
Com o sistema, você pode reduzir até 80% daquele “vai e vem” de documentos dentro da empresa e ainda garantir um processo muito mais seguro com assinaturas em conformidade com a legislação brasileira.
Para isso, a solução da TOTVS oferece uma plataforma simples, em conformidade com a LGPD e com tecnologia mobile para permitir o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.
Conheça o sistema TOTVS Assinatura Eletrônica e transforme a assinatura de documentos no seu negócio!
Conclusão
A assinatura digital por meio da conta gov.br é um passo importante para simplificar os processos burocráticos no ambiente virtual e facilitar o acesso a serviços públicos no Brasil.
Com ela, muitas transações tendem a ganhar uma economia de tempo e até mesmo dinheiro, uma vez que todos os arquivos podem ser armazenados no digital, sem a necessidade de uma cópia física.
Esse ganho é também na segurança, uma vez que as assinaturas tem legalidade jurídica e podem ser verificadas por meio do Validar.
Nesse contexto, a ferramenta do governo chega como um grande apoio na rotina das empresas.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para complementar o conhecimento com o nosso conteúdo sobre segurança jurídica, garantindo ainda mais confiabilidade aos seus processos.
Deixe aqui seu comentário