Como assinar documento com certificado digital: passo a passo

Equipe TOTVS | 10 janeiro, 2024

Você sabia que aprender como assinar documento com certificado digital já é uma realidade para muitas pessoas físicas e jurídicas? 

Quem adota essa nova maneira de formalizar contratos, declarações e outros documentos aproveita muitas vantagens, como segurança, praticidade, além de economia de tempo e de recursos.

É por isso que a assinatura eletrônica ganha cada vez mais força e já se tornou um recurso essencial para os gestores de empresas.

E você? Que tal aprender como assinar documentos em PDF com o certificado digital?

Acompanhe o artigo e descubra o que é, afinal, o certificado digital, como emiti-lo, as vantagens para empresas e como assinar documentos de forma eletrônica. Vamos lá?

Nova call to action

O que é e como funciona um certificado digital?

O certificado digital é um arquivo eletrônico que comprova a autenticidade de um usuário por meio de criptografia de dados.

Basicamente, funciona como se fosse uma identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas no ambiente virtual.

Por meio dele, é possível garantir a confiabilidade, autenticidade e integridade das informações ao assinar documentos, emitir notas fiscais e fazer diversas outras transações eletrônicas com validade jurídica.

Ou seja, todas as operações que antes precisavam ser feitas presencialmente e de forma mais burocrática, agora podem ser realizadas de maneira remota por meio dessa tecnologia.

Tudo isso com amparo legal! A assinatura eletrônica tem validade jurídica para substituir o papel manuscrito desde 2001, quando foi publicada a Medida Provisória nº 2.200-2.

A MP regulamenta a certificação digital no país e cria a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

Quais são as vantagens de assinar documento com certificado digital?

Já imaginou não precisar mais se deslocar até um cartório para reconhecer firma de uma assinatura?

Ou, então, não se preocupar com perdas ou danos que podem comprometer a integridade física do conteúdo e a validade do documento?

Essas duas situações são exemplos de como você pode se beneficiar ao aprender como assinar documento com certificado digital ICP-Brasil e ainda há muitas outras vantagens. 

Confira quais são elas:

  • Velocidade: a assinatura digital agiliza processos empresariais, como a contratação de profissionais por meio de contrato digital, tornando-os mais rápidos e práticos.
  • Diminuição dos custos empresariais: o uso da ferramenta reduz o uso de papel e tinta, economiza espaço físico e diminui gastos com deslocamentos e tempo perdido em filas.
  • Acessibilidade e comodidade: o processo todo pode ser realizado online, de qualquer lugar, por meio de dispositivos variados, como o Minha Assinatura Eletrônica, da TOTVS, o que traz mais comodidade e flexibilidade.
  • Economia de tempo: utilizar a assinatura eletrônica, que tem o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita, permite realizar trâmites burocráticos rapidamente, sem sair de casa ou do escritório, economizando tempo.
  • Maior segurança: a tecnologia criptográfica do certificado digital protege a troca de informações online, garantindo a autenticidade e segurança das assinaturas e prevenindo perdas, danos, vazamentos de dados, ciberataques e fraudes.
  • Sustentabilidade: a ferramenta contribui para a redução do uso de papel e da emissão de gases poluentes, pois evita o transporte físico de documentos.

Diante de tantas vantagens, é certo que você está se perguntando: “Como assinar um documento com certificado digital?”.

Vamos ver agora!

Como assinar documento com certificado digital?

Assinar documentos com certificado digital é tão importante para empresas que o mercado global de assinatura digital irá saltar de US$ 4 bilhões, em 2021, para US$ 16,8 bilhões, até 2026, segundo a Markets and Markets.

Isso prova que, cada vez mais, a tecnologia será utilizada na hora assinar e autenticar documentos importantes, como contratos e declarações. E, se você não quer ficar para trás, é preciso se adaptar à nova realidade.

A boa notícia é que assinar documentos eletronicamente é muito mais simples e prático do que você imagina. Além disso, há diferentes maneiras de fazer isso, e nós vamos te ensinar as principais. Acompanhe a seguir:

Como assinar documento no Word com certificado digital?

Embora seja menos comum receber documentos importantes em formato Word, já que o conteúdo pode ser alterado, também é possível assinar eletronicamente por meio desse programa.

Qualquer alteração no texto irá eliminar imediatamente a assinatura eletrônica. Portanto, essa não pode ser considerada uma solução segura. Já o passo a passo é o seguinte. Veja:

  • Abra o Word e vá no menu “Arquivo”;
  • Clique em “Proteger Documento”;
  • Em seguida, vá em “Adicionar uma Assinatura Digital”;
  • Escolha o tipo de compromisso de acordo com o contexto: “Criou e aprovou este documento”, “Aprovou este documento” ou “Criou este documento”. O preenchimento do campo objetivo é opcional;
  • Clique em “Assinar” e digite seu código pessoal de uso do certificado digital (PIN).

Vale deixar claro que só é possível assinar documento com certificado digital no Microsoft Word. Até o momento, não é possível fazer assinatura eletrônica no Google Docs.

Também é importante destacar que essa opção se torna limitada, em muitos casos, já que a maioria de documentos empresariais e contratos são compartilhados no formato PDF.

Como assinar documento com certificado digital na TOTVS?

Se você deseja ter mais segurança, agilidade e praticidade ao assinar documentos, pode utilizar o TOTVS Assinatura Eletrônica. Todo o processo é simplificado e bastante intuitivo. 

Confira as etapas:

  • Acesse o site ou baixe o aplicativo e informe login e senha;
  • No dashboard, abra o documento que está pendente de assinatura e clique em “Assinar”;
  • Leia o conteúdo até o final e clique em “Próxima Etapa”;
  • Vá em “Tipo de assinatura” e selecione “Assinar com Certificado Digital (A1/A3)”;
  • Selecione o certificado desejado e clique em “Concordo em usar assinaturas e registros eletrônicos”.
  • Por fim, vá em “Assinar”;
  • Caso seu certificado tenha senha, será exibida uma janela para digitá-la.

Se preferir, você também pode acompanhar todo esse passo a passo no vídeo abaixo: 

Como emitir um certificado digital? Confira o passo a passo

Você ainda não tem um certificado digital para assinar documentos online? Primeiro, é importante saber que nem todo sistema de assinatura eletrônica exige certificação digital. 

A ferramenta da TOTVS, por exemplo, permite que documentos sejam assinados eletronicamente com ou sem certificados.

Contudo, utilizar esse recurso ajuda a garantir a autenticidade e a segurança das operações online, principalmente se o seu destinatário for um órgão público. É sempre importante verificar se alguma das partes exige a assinatura com o certificado. 

Por isso, antes mesmo de começar a assinar documento com certificado digital, você precisa descobrir como emiti-lo.

No Brasil, esse certificado pode ser adquirido em uma Autoridade Certificadora, ou Autoridade de Registro, no formato de arquivo a ser instalado no computador, arquivo em nuvem ou dispositivo (cartão ou token).

Confira agora o passo a passo para emitir seu certificado digital:

  • selecione o certificado digital mais adequado para o seu negócio. Os mais comuns são os Certificados A1 e A3, ambos padrão ICP Brasil.
  • escolha uma Autoridade de Registro ou Autoridade Certificadora (AC) subordinada à ICP-Brasil. Você pode conferir a lista no site do Governo Federal;
  • solicite seu certificado no site da empresa escolhida e agende atendimento online ou presencial na Certificadora ou Autoridade de Registro;
  • apresente a documentação necessária para a confirmação da sua identidade. Geralmente, são exigidos documentos pessoais dos representantes legais (RG e CPF), documento de constituição da empresa, cartão do CNPJ etc.;

Após a confirmação da sua identidade, o certificado ficará disponível para utilização depois de algumas horas ou dias, dependendo do tipo solicitado e da empresa escolhida. 

Se for um certificado tipo A1, por exemplo, você receberá um link no seu e-mail para baixar o arquivo. Agora, se for A3 com dispositivo físico, você poderá retirar o hardware no local da validação. 

Qualquer documento pode ser assinado com certificado digital?

Se o seu certificado for emitido pela ICP-Brasil, qualquer tipo de documento, procedimento ou programa pode ser assinado virtualmente, independentemente da autoridade certificadora que o emitiu.

Isso porque a assinatura eletrônica tem a mesma validade jurídica que a assinatura a punho e em papel.

Portanto, notas fiscais eletrônicas, acordos entre fornecedores, contratos de trabalho, contratos de prestação de serviço, declarações fiscais, entre outros documentos poderão ser assinadas digitalmente sem problemas.

Como validar a assinatura eletrônica de um documento?

A validação de assinaturas eletrônicas é realizada por meio da verificação da validade do certificado digital utilizado para assinar o documento. 

Um certificado digital autêntico e válido quer dizer que a pessoa física ou jurídica é exatamente quem diz ser. Se o documento não foi alterado, ele mantém sua integridade.

Se você pretende assinar documento com certificado digital, saiba que existem alguns dados que serão conferidos na hora da validação da assinatura digital. São eles:

  • Nome do signatário;
  • Hash/resumo criptográfico;
  • Carimbo de tempo (opcional);
  • Código para verificação (opcional).

E como validar a assinatura eletrônica de um documento? Existem algumas opções:

  • e-Assina RFB: validador de assinatura digital da Receita Federal destinado a documentos juntados a processo digital ou emitidos pelo órgão;
  • Validar: serviço de validação de assinaturas eletrônicas disponibilizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que unifica e substitui os demais portais de serviços que eram oferecidos pelo Instituto.

TOTVS Assinatura Eletrônica

Agora que você já sabe como assinar documento com certificado digital, é hora de conhecer a melhor solução de assinatura eletrônica do mercado.

A ferramenta da TOTVS possibilita que você assine documentos de forma ágil, totalmente segura e com validade jurídica.

E vai muito além do que as demais ferramentas do mercado oferecem. Na plataforma, você também pode fazer a gestão de assinaturas ao acompanhar o andamento dos contratos e consultar pendências em um só lugar.

Ainda é possível enviar documentos a um grupo de destinatários e usar filtros para encontrar seus contratos rapidamente.

Teste gratuitamente a ferramenta TOTVS  Assinatura Eletrônica por 30 dias e comprove a eficiência!

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu diferentes formas de assinar documento com certificado digital e descobriu as vantagens de utilizar a tecnologia ao seu favor neste momento.

Lembre-se de que, ao digitalizar processos, a sua empresa só tem a ganhar em praticidade, agilidade, segurança e economia de tempo e recursos. 

Agora continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhuma novidade!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.