14 critérios de avaliação de desempenho profissional para monitorar na sua empresa

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 11 minutos

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 01 December, 2025

A sua empresa pode ser o melhor local de trabalho, mas se a performance dos colaboradores não está conforme o desejado, os resultados não serão alcançados. Os critérios de avaliação de desempenho existem justamente para medir esse fator.

Como você verá neste conteúdo, eles são essenciais para avaliar a efetividade das ações realizadas e identificar oportunidades de melhoria em relação à produtividade e engajamento do time.

Se você quer descobrir quais são os principais indicadores de avaliação de desempenho que devem ser acompanhados de perto pela área de recursos humanos, continue a leitura.

Resumo:

  • Critérios de desempenho são métricas essenciais para medir a performance dos colaboradores, identificar necessidades de melhoria e apoiar decisões estratégicas em gestão de pessoas.
  • Entre os principais indicadores estão: qualidade do trabalho, produtividade, competências técnicas e comportamentais, assiduidade, alcance de metas, eficiência e alinhamento com os valores da empresa.
  • Quando bem utilizados, esses critérios fortalecem a transparência, aumentam o engajamento e ajudam o RH a estruturar ações mais eficazes de desenvolvimento, retenção e sucessão.

O que são indicadores de avaliação de desempenho?

Os indicadores ou critérios de avaliação de desempenho nada mais são do que métricas adotadas pelo RH e gestores de pessoas para avaliar a performance dos colaboradores de forma justa e eficaz. 

Eles permitem identificar as reais necessidades de melhoria de cada funcionário, medir as competências de maneira objetiva e estruturar planos de ação mais alinhados à realidade de cada time. 

Além disso, os dados gerados por esses indicadores embasam decisões estratégicas em gestão de pessoas, desde promoções e treinamentos até movimentações internas e ajustes nos processos.

Porém, com tantos tipos de indicadores disponíveis, nem sempre é fácil decidir quais utilizar.

A verdade é que não existe certo ou errado: a escolha de bons índices de avaliação de desempenho depende dos objetivos individuais de cada organização. E para ajudá-lo na decisão, vamos apresentar os mais utilizados a seguir.

Quais são os critérios para avaliação de desempenho?

O objetivo dos indicadores de desempenho é mensurar comportamentos, resultados e competências essenciais para o crescimento do negócio, portanto devem ser escolhidos de maneira estratégica para atender essas finalidades.

Ao selecionar os critérios, tenha em mente que eles servirão como base para decisões do RH e da liderança na formação de equipes mais eficientes.

Para apoiar esse processo, reunimos os 14 critérios mais utilizados pelas empresas a seguir. 

1. Qualidade do trabalho

Um dos principais objetivos da avaliação de desempenho é justamente determinar a qualidade do trabalho realizado por cada colaborador. Logo, esse é um daqueles indicadores que não pode ficar de fora.

Para mensurá-lo, é importante definir previamente quais são os padrões de qualidade para cada função.

Com esses critérios definidos, a avaliação pode considerar fatores como consistência das entregas, ausência de erros, retrabalho e até o volume de reclamações relacionadas ao serviço.

2. Competências técnicas

Como o próprio nome sugere, são critérios de avaliação de desempenho que buscam acompanhar as habilidades técnicas (hard skills) e conhecimentos específicos relacionados ao trabalho realizado pelo colaborador.

Por meio deste indicador, é possível entender melhor qual é a necessidade de cada profissional e, assim, traçar ações de treinamentos e até mesmo promoções melhor direcionadas.

3. Competências comportamentais

Segue a mesma linha do índice anterior, mas o foco aqui é mapear as habilidades interpessoais e comportamentais do funcionário (soft skills), como comunicação, colaboração, liderança e resolução de conflitos.

Em geral, essas competências são os valores que o colaborador e a empresa selecionaram como as habilidades ou características que é preciso ter para realizar seu trabalho. 

4. Iniciativa

Refere-se à capacidade do funcionário de assumir responsabilidades e agir proativamente sem a necessidade de supervisão constante. Essa é uma característica altamente valiosa em contextos de rápidas mudanças, como o que as empresas vivem atualmente. 

Esse indicador pode ser acompanhado por meio de perguntas específicas na avaliação de desempenho, como, por exemplo: “De 0 a 10, quanto o profissional é proativo e tem iniciativa?”.

5. Produtividade 

O indicador de produtividade mostra quanto um colaborador consegue entregar dentro de um determinado período.

Ele está entre os principais critérios de avaliação de desempenho, pois ajuda a entender quando é necessário redistribuir demandas ou revisar fluxos de trabalho.

Para que a análise seja justa, é importante definir metas claras e mensuráveis, alinhadas à realidade de cada função.

6. Adaptabilidade

A adaptabilidade nada mais é que a capacidade do profissional de se adaptar a mudanças no ambiente de trabalho, como novos processos, ferramentas ou tecnologias. Inclusive, ela é uma das soft skills mais demandadas da atualidade.

Perguntas sobre como o colaborador se adaptou a novas situações e desafios ao longo do último período de avaliação, e como ele costuma lidar com situações inesperadas ajudam a analisar este indicador.

7. Cumprimento de prazos

Esse indicador de avaliação de desempenho se refere, basicamente, à capacidade do funcionário em cumprir com os prazos estabelecidos para projetos ou tarefas específicas.

Na prática, essa habilidade também é considerada um fator de produtividade no trabalho, por isso pode ajudar a analisar tanto o critério de cumprimento de prazos quanto o de produtividade.

8. Assiduidade e pontualidade

A frequência com que o funcionário está presente no trabalho e chega no horário estabelecido, conhecida como assiduidade, é determinante para o bom desempenho dele. 

Por isso, esse também é um dos critérios de avaliação de desempenho a serem considerados. É possível monitorar o índice por meio do registro de frequência.

9. Satisfação dos clientes

O nível de satisfação dos clientes com o trabalho ou serviço fornecido por um colaborador também diz muito sobre a performance dele. Justamente por isso, existem avaliações de desempenho que reúnem diferentes opiniões sobre o profissional em questão.

A avaliação 360 graus, por exemplo, inclui comentários não apenas de lideranças, mas também de colegas de trabalho, clientes e fornecedores ligados ao colaborador.

10.  Alinhamento com os valores da empresa

Refere-se ao grau em que o funcionário adota e demonstra alinhamento aos valores da empresa em seu trabalho e comportamento. 

Para avaliar este critério, é importante que os valores estejam claramente estabelecidos e disseminados por toda a organização.

Entre as perguntas que podem ser usadas na avaliação de desempenho para mapear esse indicador, estão:

  • A pessoa demonstra fit cultural com a empresa?
  • Possui valores que são semelhantes aos da organização?
  • Seus valores são de empatia e respeito ao coletivo?

11.  Alcance de objetivos

Esse é um índice que acompanha a capacidade do colaborador em alcançar os objetivos específicos definidos pela empresa. Ou seja, indica como ele contribui para o crescimento do negócio e, por isso, está entre os principais critérios de avaliação de desempenho.

Uma das metodologias adotadas para gerir esses objetivos e metas é o OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave, em português)

Em geral ela ajuda a alinhar o desempenho das pessoas ao desempenho da empresa, tornando mais fácil para os colaboradores entenderem o que se espera deles e para os gestores acompanharem o andamento de tais objetivos. 

12. Full-Time Equivalent (FTE)

O Full-Time Equivalent (FTE) é um indicador que compara o tempo de trabalho de um funcionário temporário em relação a um funcionário de tempo integral.

Por exemplo, um colaborador que trabalha 20 horas por semana em uma empresa onde a semana padrão é de 40 horas é considerado 0,5 FTE (metade de um funcionário de tempo integral).

Esse indicador é importante para avaliar a produtividade e a força de trabalho de uma empresa, permitindo equilibrar as demandas de atuação com as horas que cada funcionário realmente trabalha.

Isso ajuda na tomada de decisões sobre contratações, distribuição de trabalho, alocação de recursos e estratégias de negócios.

13. Eficiência

Tanto eficácia como eficiência são muito usados como indicadores de qualidade. Por isso, normalmente, são analisados em conjunto como critérios de avaliação de desempenho.

Para diferenciá-los, pense da seguinte forma: se a eficácia está focada no resultado final (ou seja, se a meta foi ou não atingida), a eficiência analisa como esse resultado foi alcançado. 

Portanto, ao analisar o indicador de eficiência, o foco é o uso dos recursos como tempo, orçamento, ferramentas e esforço. Um colaborador eficiente entrega o que foi proposto com o menor desperdício possível.

Colocando em outros termos, é possível ser eficaz (concluir algo no prazo) sem ser eficiente.

14. Criatividade e inovação

Para fechar a lista de critérios de avaliação de desempenho, temos dois fatores que estão se tornando cada vez mais essenciais para a competitividade das empresas: criatividade e inovação.

Esse indicador avalia a capacidade de propor ideias novas, encontrar soluções fora do padrão e contribuir para melhorias nos processos. 

Ele também considera o quanto o colaborador se mostra aberto a testar caminhos diferentes, experimentar ferramentas e sugerir alternativas inovadoras e mais estratégicas para os desafios do dia a dia.

Dessa forma, ajuda a identificar talentos que impulsionam a evolução contínua da empresa, especialmente em um cenário de transformação digital, que traz mudanças cada vez mais dinâmicas.

Por que olhar com atenção para os critérios de avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável para medir a performance dos colaboradores e tomar decisões mais assertivas com relação à gestão de talentos. Mas ela não funciona sem os indicadores certos.

Como mostramos até aqui, há diferentes índices que podem ser utilizados no processo. Todos esses critérios são importantes para o desenvolvimento do profissional, mas também para o sucesso da organização. 

Quando essa estratégia é bem conduzida, o RH e gestores de pessoas conseguem:

  • Identificar oportunidades de promoção e reconhecimento profissional pelo bom desempenho;
  • Mapear os pontos fortes e fracos de cada profissional que compõem o time, bem como as necessidades internas de melhoria;
  • Construir planos de sucessão, treinamento e desenvolvimento mais assertivos;
  • Promover o crescimento contínuo dos colaboradores, o que reflete nos índices de engajamento, produtividade e retenção e atração de talentos;
  • Fortalecer a transparência e confiança entre os funcionários e os seus líderes diretos;
  • Melhorar os resultados organizacionais como um todo e impulsionar o crescimento sustentável do negócio.

Eleve a performance da sua equipe com o TOTVS RH Avaliação de Desempenho

O TOTVS RH Avaliação de Desempenho oferece uma solução completa e personalizável para gerir os indicadores de performance da sua equipe e facilitar a aplicação de avaliações. 

Com o apoio do sistema, você pode:

  • Configurar diferentes modelos de avaliação de desempenho;
  • Estabelecer planos de sucessão e PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual);
  • Realizar avaliações de desempenho eficazes e justas;
  • Fomentar a motivação e engajamento da equipe;
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Monitorar os resultados em tempo real.

Quer ver na prática como a avaliação de desempenho pode transformar o seu time? Conheça o TOTVS RH Avaliação de Desempenho e automatize o processo!

Conclusão

Os critérios de avaliação de desempenho ajudam a identificar o que precisa ser reforçado na gestão de pessoas, onde estão os gargalos e quais talentos têm potencial para assumir novos desafios.

Como vimos neste conteúdo, os mais comuns incluem a qualidade do trabalho realizado e a produtividade do colaborador, bem como as habilidades técnicas e comportamentais que impactam no desempenho da sua função.

A partir do acompanhamento destes indicadores, o RH consegue tomar decisões mais conscientes sobre carreira, remuneração e reconhecimento do time.

Isso contribui diretamente para a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, para o engajamento, produtividade e desenvolvimento da organização.

Para processos ainda mais eficientes, confira nosso conteúdo sobre avaliação de desempenho por competências e entenda os benefícios e como aplicar esse formato na prática. 

Deixe aqui seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Vendas por WhatsApp
Antes de ir embora conheça os mais soluções Totvs
X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.