PDI: o que é, qual a importância e como fazer

O Plano de Desenvolvimento Individual ou apenas PDI, é uma ferramenta essencial para que empresas possam melhorar o seu quadro de colaboradores promovendo a constante melhoria das equipes. É usado pelo setor de RH para identificar quais os pontos fortes e fracos dos funcionários para indicar treinamentos específicos ou mudar de cargo a fim de …

Equipe TOTVS | 16 novembro, 2023 - Atualizado em 22 janeiro, 2024

O Plano de Desenvolvimento Individual ou apenas PDI, é uma ferramenta essencial para que empresas possam melhorar o seu quadro de colaboradores promovendo a constante melhoria das equipes.

É usado pelo setor de RH para identificar quais os pontos fortes e fracos dos funcionários para indicar treinamentos específicos ou mudar de cargo a fim de aproveitar suas potencialidades.

Os desafios atuais para fazer esse desenvolvimento individual com eficiência, passam por novas formas de trabalho, como home office, inteligência artificial, necessidade por novos cargos, entre outros.

A tecnologia é aliada da sua empresa para promover essas melhorias de forma sistêmica, e neste artigo você vai entender como fazer o PDI de forma eficiente.

totvs rh

O que é o PDI?

O PDI é um Plano de Desenvolvimento Individual. Ele é aplicado em empresas como método para estabelecer, acompanhar e desenvolver as competências de seus funcionários.

Como o termo indica, nada mais é do que um planejamento individual com objetivos pré definidos, que devem ser cumpridos a curto, médio e longo prazo.

Como ele tem metas e prazos bem definidos,oferece uma trajetória de desenvolvimento que se tornou uma peça-chave para sistematizar o progresso individual nas organizações.

Se aplica tanto a funcionários, como futuros líderes, gestores e especialistas das empresas.

É um fator decisivo na evolução individual de cada um, servindo de guia prático para desenvolver competências e habilidades.

Por que um plano de desenvolvimento é importante para a empresa?

Para quem pretende desenvolver novas lideranças ou deseja promover o crescimento interno de profissionais, ter um PDI é fundamental.

Com ele, a empresa consegue direcionar a evolução dos colaboradores escolhidos para que eles possam desempenhar exatamente o que foi planejado e a função trabalhada no plano.

Dessa forma, são somadas novas características aos talentos identificados pela gestão de pessoas da empresa.

Os colaboradores conseguem enxergar suas capacidades, falhas e pontos fortes, trabalhando suas características de modo assertivo. Assim, todos ganham.

A companhia forma um profissional competente para exercer uma função importante.

O colaborador é valorizado, com um plano dedicado exclusivamente a ele, e se vê como parte atuante do crescimento da empresa.

Além disso, o escolhido já é conhecido pela empresa e pela equipe, portanto, não há a necessidade de um período de adaptação às pessoas e à cultura do local.

Agora… E de forma específica, como um plano de desenvolvimento individual impacta no seu negócio?

Dividimos alguns pontos fortes para traçar melhores contornos dos benefícios dessa ferramenta, veja só:

Identificar pontos fortes e fracos

Primeiro e mais importante, o plano trabalha com toda uma análise prévia de desempenho do profissional.

Essa é uma etapa anterior, mas complementar, é essencial para que a empresa conheça o colaborador e suas competências, bem como suas falhas.

Trata-se de um conhecimento super qualificado, que permite um mergulho aprofundado no perfil do funcionário, entendendo suas aptidões e dificuldades.

Assim, fica muito mais fácil e intuitivo arquitetar seu desenvolvimento.

Estabelecer um plano de ação

O método de desenvolvimento é prático, portanto objetividade é a regra aqui.

Por isso, é uma ferramenta ideal para o estabelecimento de um plano de ação assertivo que vá, realmente, impactar nas competências de cada profissional.

Desenvolvimento profissional

PDI: desenvolvimento profissional

Com um plano sistematizado e bem estruturado, é possível arquitetar uma jornada de conhecimento para o colaborador.

Dessa forma, é mais fácil mapear seus avanços e, claro, seu nível de entrega para a empresa, atestando a eficácia do método.

Estimular o engajamento e motivação dos colaboradores

É importante entender que não se trata de um plano parcial.

Ou seja, ele é definido tanto pela empresa, mas especialmente de acordo com as aspirações de cada profissional. É um alinhamento que visa o benefício mútuo.

Sendo assim, o plano de desenvolvimento estabelece uma base muito confiável para que o profissional se destaque, motivando-se cada vez mais. 

Além disso, o envolvimento no plano pode ser a faísca necessária para que ele se engaje ainda mais nos processos.

Aumento da produtividade

Com o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, um dos impactos mais esperados (e sentidos) é na produtividade.

Naturalmente, a qualidade de suas entregas tende a aumentar, pois seus conhecimentos são cada vez mais refinados.

Porém, não apenas isso, o plano auxilia na capacitação e treinamento do funcionário, o que o eleva a novos patamares na carreira e na empresa, preparando-o para abraçar novas oportunidades e responsabilidades!

Retenção de talentos

Um dos principais benefícios do plano de desenvolvimento é que permite ao profissional alinhar sua caminhada na empresa, potencializando seu crescimento, com seus objetivos e sonhos.

Com isso, suas aspirações profissionais podem ser contempladas, o que ajuda a reter talentos valiosos para sua operação.

Baixe agora mesmo o estudo de Panorama das Carrerias 2030

Quais são as etapas do PDI?

Quer desenvolver um PDI para seus colaboradores? Ótimo, mas muita atenção: é necessário seguir alguns passos para estruturar o melhor plano.

São as bases para realizar um bom trabalho, que tal conhecer?

1. Alinhamento de objetivos

Antes de tudo, busque alinhamento com o colaborador (ou colaboradores) escolhidos.

Busque entender os objetivos dele ou dela, bem como o que planejam entregar para a empresa e qual o nível de dedicação que vão depositar nessa jornada.

É importante balizar esses direcionamentos com os objetivos organizacionais. 

Assim, é possível entender se há um alinhamento de expectativas, o que é decisivo para um plano de sucesso!

2. Mapeamento de competências técnicas e comportamentais

Após isso, é preciso realizar um mapeamento completo das aptidões técnicas e comportamentais do(s) selecionado(s).

Aqui, os dados e toda inteligência de etapas complementares, como da avaliação de desempenho, podem ser muito úteis!

O objetivo é entender em qual patamar o profissional se encontra atualmente. E isso tanto no aspecto técnico como comportamental.

Ou seja, muito além dos conhecimentos práticos e teóricos, é preciso analisar a quantas anda sua inteligência emocional, por exemplo. É um fator decisivo para quem busca uma promoção para um cargo de gestão.

3. Definição de estratégias

Com todos esses insumos em mãos, e entendendo questões corporativas como períodos preestabelecidos para desenvolvimento e orçamento para tal, é hora de definir as estratégias.

Quais ações seu plano vai adotar e sugerir ao colaborador? É preciso ter cuidado: nem todos possuem o mesmo perfil. 

Há pessoas que aprendem melhor em um curso, outras com vivência prática. É uma questão de saber balancear para encontrar a melhor estratégia.

Por isso, não tenha receio de avaliar com o candidato ao plano de desenvolvimento individual sobre as opções e, junto dele e da gerência, chegar a opções viáveis.

4. Acompanhamento e feedbacks

Por fim, o PDI é um método que, em grande parte do tempo, é baseado em acompanhamento, então estar ao lado do profissional durante sua jornada de evolução é essencial.

E isso se dá tanto pelo apoio em questões mais simples, como uma base para que ele possa se reportar e tirar dúvidas, como também no papel de avaliador.

O profissional está progredindo conforme os indicadores-chave de desempenho definidos? Ele está próximo de completar algum dos objetivos? Se vê resultados no dia a dia? 

São questões que devem ser respondidas com o tempo.

E claro, aqui entra o fator feedback. É necessário devolver essas noções sobre o avanço do profissional para ele, seja de forma positiva ou mesmo mais crítica.

É preciso prezar pelo investimento da empresa, afinal, mas também pelo capital intelectual da empresa — o próprio funcionário.

Qual o momento de implementar o PDI na sua empresa?

momento de implementar o PDI

A implementação do plano de desenvolvimento individual não deveria ser um dilema: qualquer empresa, em qualquer momento, pode aplicar o método.

No entanto, é importante prestar atenção em algo além do timming, mas na posição do seu colaborador.

Onde ele se encaixa na estrutura organizacional e como sua qualificação impactaria essa posição?

Caso a avaliação for positiva e a qualificação do mesmo refletir em resultados hipotéticos, você tem em mãos um ótimo “alvo” para seu próximo PDI!

Como elaborar um bom PDI

Um bom plano de desenvolvimento passa por processos de construção específicos, que são pautados nas necessidades que precisam ser aprimoradas para o desenvolvimento dos profissionais que passarão por ele.

Por isso, enumerar as etapas é fundamental para que todo o planejamento seja executado da maneira correta, assim, se torna possível metrificar todo o processo. 

Confira alguns passos para a elaboração de um modelo de PDI:

Defina objetivos

Quanto mais claros e mensuráveis os objetivos, melhor serão para o sucesso do plano.

Por exemplo, se identificou quem um funcionário tem as habilidades para ser um bom gestor do seu setor, crie um plano de carreira focado nessa meta.

Isso vai definir quais os cursos e treinamentos serão necessários para o profissional atingir o planejado.

Conheça o seu colaborador

Como o plano é individual, é necessário ter conhecimentos prévios sobre o profissional que terá o acompanhamento.

Além de conhecer as competências técnicas, é importante entender as suas soft skills.

Para posições de liderança, algumas características e aptidões serão essenciais para o sucesso do profissional na nova função.

Trace pontos a desenvolver e a melhorar

Ao conhecer o profissional e metrificar os anseios da empresa, você saberá o que precisa ser desenvolvido.

Os pontos de melhorias podem indicar alguns treinamentos específicos, cursos técnicos e até graduações, especialmente para posições de gestão mais alta.

A empresa pode contribuir para que o profissional tenha os meios de se desenvolver para assumir o cargo definido nos objetivos iniciais.

Estipule prazos

Para cada plano há um objetivo e um tempo para alcançá-lo, por isso é importante que a jornada tenha “degraus”.

Por exemplo, para um funcionário chegar a um nível de gestão, pode levar mais tempo, porém, antes ele pode assumir funções de liderança como supervisão de uma equipe e ir subindo aos poucos.

Todas essas etapas precisam de prazos bem estabelecidos e forma medir o desempenho.

Promova ações

Dentre os objetivos, algumas ações podem ser propostas para que o colaborador alcance as metas e desenvolva as aptidões desejadas pelo plano.

É importante que sejam ações praticas para já fazer valer os conhecimentos adquiridos com aplicação em situações do dia a dia.

Calcule custos

Algumas ações exigem custos para implementação, por isso, avaliar o custo-benefício evita que gastos desnecessários sejam feitos.

Além disso, é possível conhecer os valores de cada plano de desenvolvimento individual.

Essa é uma etapa essencial na aplicação do PDI. No entanto, não deixe com que estimativas iniciais desviem do foco. O desenvolvimento individual pode ser extremamente lucrativo para sua empresa no longo prazo.

De acordo com dados do site Business Training Experts, empresas que investem no treinamento de funcionários costumam apresentar margens de lucro 24% maiores que aquelas que não investem.

Ações para aprimorar o plano de desenvolvimento dos funcionários

Ações para aprimorar o PDI

Algumas ações podem fazer parte de um Plano de Desenvolvimento Individual. Elas são utilizadas para maximizar o processo, criando também outros parâmetros de progresso para cada profissional. Confira:

  • Treinamentos e cursos: São ótimas opções para desenvolver e aprimorar habilidades práticas, técnicas e teóricas do colaborador. Podem ter duração curta, média ou longa, a depender das funções e responsabilidades do cargo;
  • Leitura: é essencial para ampliar o conhecimento do colaborador sobre algum tópico.

Normalmente, é recomendada em casos isolados, como aprender alguma metodologia específica, como design thinking, por exemplo;

  • Vídeos: você pode utilizá-los direto de uma fonte gratuita, como o Youtube, que possui uma vasta seleção de conteúdos de todos os tipos, ou investir em plataformas de video aulas específicas para suas necessidades;
  • Palestras e seminários com pessoas referência no segmento, apresentando cases de sucesso, podem ser muito eficazes. O envolvimento do colaborador com gente de destaque, por trás de cases, pode servir de combustível para seu desenvolvimento;
  • Coaching e mentoring: É um trabalho mais pessoal, intimista e incisivo, ideal para desenvolver algumas competências novas no colaborador;
  • Job rotation: o colaborador passa por diversas áreas da empresa durante um período para que entenda os procedimentos e necessidades do negócio.

É uma alternativa menos custosa (a não ser pelas horas do funcionário), mas extremamente prática, pois possibilita ao colaborador o entendimento real de cada setor;

  • Benchmarking: atividades que agregam novos conhecimentos sobre assuntos críticos da empresa ou da área. Mais comum nas áreas de produto ou marketing, pode ser incorporada na estratégia de PDI.

Exemplo de um bom PDI

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Bruno trabalha no setor comercial da empresa A, e mesmo com pouco tempo de casa, já se mostrou um vendedor muito eficiente, inclusive ajudando outros colegas a melhorar seus números.

Os gestores junto ao RH notaram que Bruno tem um perfil muito proativo e já incorpora técnicas de inbound marketing no seu dia a dia o que o ajuda a ter bons números de vendas.

Com o crescimento da empresa, será necessário contratar mais pessoas para o setor comercial, e Bruno pode ser a pessoa certa para treinar os novos integrantes.

Bruno vai muito bem nos treinamentos, se mostrando na prática um líder nato, então, a gestão junto ao RH entende que um Plano de Desenvolvimento para ele será benéfico para empresa.

Então, com plano em curso, Bruno passa a assumir o recém criado cargo de supervisor comercial, e com alguns cursos específicos, poderá vir a ser um gestor comercial à medida que a empresa for crescendo.

Sendo assim, o RH estudou seu perfil e criou o seguinte PDI:

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL – BRUNO – GESTÃO DE PESSOAS PARA O SETOR DE PROJETOS

  • Competência Desejada: Liderança, Gestão de Pessoas e de Conflitos.
  • Prazo: 1 ano.
  • Ação de Desenvolvimento 1: Curso “Como ser um Líder no setor comercial”.
    • Recursos e Observações: Valor de R$1.500,00 por inscrição, deslocamento até São Paulo, 1 aula mensal.
    • Indicador de Sucesso: Certificado do Curso.
  • Ação de Desenvolvimento 2: Palestra sobre Gestão de Vendas.
    • Recursos e Observações: Inscrição gratuita até 15/03.
    • Indicador de Sucesso: Presença e participação na palestra.
  • Ação de Desenvolvimento 3: Leitura “SPIN Selling – Alcançando a Excelência em Vendas (Neil Rackham)”.
    • Recursos e Observações: Valor do livro R$ 40,00, considerar comprar mais cópias para entregar a outros vendedores chaves da sua equipe;.
    • Indicador de Sucesso: Apresentar para o RH e diretor da empresa o que aprendeu sobre o tema e insights e como aplica-los na prática na equipe comercial

Viu só? Criar o plano  é a parte mais fácil, mas também super enriquecedora.

A partir daí, o que você precisa fazer é aprovar o PDI e então acompanhar os resultados e o desenvolvimento dos conhecimentos.

Qual o maior desafio do PDI?

maior desafio do PDI

Sem dúvidas, um dos principais desafios ao aplicar o Plano de Desenvolvimento Pessoal é acompanhar a sua evolução.

Afinal, é um processo que requer atenção do responsável do RH, o que se traduz em horas do seu dia.

Felizmente, existe uma solução para esse problema.

Ao contar com uma ferramenta de RH completa, que possua recursos para apoiar ações de desenvolvimento, você avança vários passos na estratégia. 

É o caso da Feed by TOTVS

A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, apresenta uma suíte de ferramentas que melhora os processos de gestão da empresa.

Em específico, o TOTVS RH Performance e Metas possui um módulo de Desenvolvimento. Com usabilidade simples, permite mais autonomia na aplicação do PDI.

Como?

Permitindo que os próprios colaboradores criem e gerenciem seus planos de evolução de carreira. Essas etapas são apoiadas por recursos como Meu Norte, Meu Caminho PDI e Mentoring.

Conheça mais sobre o Feed by TOTVS.

Conclusão

O PDI é um método e uma ferramenta que deve estar presente no planejamento de qualquer empresa de sucesso.

Trata-se de um elemento-chave para o desenvolvimento profissional da equipe, o que reflete nas taxas de produtividade e também nos resultados.

Portanto, não deixe de adotar o p em seu RH e, especialmente, comece a olhar com mais carinho para as vantagens da qualificação de profissionais.

Os benefícios podem ser incríveis!

Quer continuar aprendendo mais sobre negócios e dicas para sua empresa? É só continuar de olho em nosso blog!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.