Encontrar um exemplo de relatório de desempenho de funcionário claro, eficiente e realmente útil faz toda a diferença para quem trabalha com gestão de pessoas.
Esse documento revela necessidades de desenvolvimento dos colaboradores e, com isso, orienta as decisões de gestores e do RH sobre a performance individual e coletiva de cada profissional.
Na prática, um bom relatório reúne dados objetivos, percepções qualitativas e insights estratégicos, que são fundamentais para impulsionar o crescimento dos colaboradores, bem como para garantir processos mais justos e alinhados às metas de negócio.
Ao longo deste conteúdo, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber para elaborar um relatório completo e eficiente. Pronto para começar? Aproveite a leitura!
O que é um relatório de desempenho de funcionário?
O relatório de desempenho é um documento que proporciona aos gestores uma visão dos resultados obtidos a partir das respostas dadas na avaliação de desempenho.
Nele estão registradas as informações relacionadas à produtividade, aos pontos fortes e fracos, competências, comportamentos e habilidades do profissional em um certo período de tempo.
Elaborá-lo traz vantagens como:
- Tomadas de decisões mais assertivas;
- Análise de resultados facilitada;
- Feedbacks mais construtivos;
- Visão macro do ambiente de trabalho e dos processos internos.
Para que serve um relatório de avaliação de desempenho?
O relatório de avaliação de desempenho é indispensável para dar um panorama da performance dos colaboradores, tanto no nível individual quanto no coletivo.
Por meio de gráficos, tabelas ou textos, após uma análise minuciosa, o RH e os gestores conseguem tomar decisões baseadas em dados, o que garante mais precisão nas ações que serão executadas.
Desse modo, o relatório de avaliação de desempenho pode ser usado para diversos fins, como:
- Elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI);
- Verificar lacunas de treinamentos;
- Identificar falhas ou gargalos em processos internos para melhorá-los;
- Alinhar objetivos individuais com os objetivos da empresa;
- Criar um ambiente de trabalho saudável.
Outra finalidade desses relatórios é detectar problemas que possam ocorrer ou que já estejam interferindo de alguma maneira na performance das equipes.
Por exemplo, se notar que o índice de desempenho está baixo, é preciso analisar o que está causando o problema.
Pode ser a falta de ferramentas adequadas para trabalhar, um problema no local de trabalho, a insatisfação com o salário ou qualquer outro motivo.
O relatório de desempenho de funcionário serve como ponto de partida para tomadas de decisão quanto às ações a serem tomadas.
Como fazer um relatório de desempenho profissional?
Antes de encontrar um exemplo de relatório de desempenho de funcionário, é importante saber quais são as informações essenciais para a análise de performance.
Essas informações precisam estar disponíveis em dados acionáveis, isto é, em dados que possibilitam a análise e posterior elaboração de um plano de ação.
Para ajudar você a elaborar um relatório eficiente, listamos alguns passos fundamentais. Confira a seguir.
Defina os critérios de avaliação
A avaliação de desempenho pode ser feita de várias maneiras. Alguns dos principais modelos são:
- Avaliação por competência;
- Avaliação por objetivos;
- Autoavaliação;
- Avaliação de experiência.
De acordo com o método utilizado serão avaliados pontos específicos. Por isso, estabelecer os critérios de avaliação de desempenho facilita a escolha do modelo ideal.
A partir deles, você consegue identificar qual tipo de avaliação trará as respostas que você precisa para direcionar o seu relatório com informações mais detalhadas.
Defina os KPIs

Os KPIs são os indicadores de desempenho. O RH os utiliza por diversos motivos, como para medir o clima organizacional, a efetividade no recrutamento e seleção, o índice de absenteísmo, o nível de motivação dos funcionários, entre outros.
Com base nos objetivos definidos, você pode estabelecer quais KPIs serão avaliados. Isso determinará quais informações serão indispensáveis no relatório e facilitará o acompanhamento dos resultados.
Estruture os dados
Após a aplicação da avaliação, é preciso estruturar as respostas em um bom exemplo de relatório de desempenho de funcionário.
Uma dica aqui é fazer o registro de maneira padronizada. Isso garantirá que o relatório seja claro, organizado e fácil de ser consultado em avaliações futuras ou para fins de tomada de decisões.
Na hora da elaboração do documento, existem duas possibilidades. A primeira é montar uma planilha e manualmente inserir os resultados das avaliações.
No entanto, tenha em mente que, além de demandar mais tempo, é preciso ter muita atenção para evitar erros que possam levar a interpretações de resultados falhos.
A segunda opção é contar com ferramentas que geram relatórios automaticamente após a conclusão das avaliações de desempenho dos funcionários. Nesse caso, é possível garantir mais agilidade e reduzir erros.
O que é apresentado no relatório de desempenho de funcionário?
Ao pensar no relatório de desempenho profissional, um erro muito comum é achar que quanto mais informações serem disponibilizadas, melhor.
É preciso ter muito cuidado com isso, pois dados demais podem dificultar as interpretações e até mesmo as tomadas de decisão.
Por isso, para saber como elaborar um relatório de um funcionário, tenha em mente a máxima “menos é mais”.
Lembra dos objetivos definidos anteriormente? Eles devem ser os norteadores do que será mostrado no relatório.
Em geral, um bom exemplo de relatório de desempenho de funcionário costuma trazer dados relacionados a hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais) como:
- Produtividade e qualidade no trabalho;
- Capacidade de colaboração e trabalho em equipe;
- Competências e habilidades técnicas;
- Profissionalismo e atitude;
- Capacidade de aprendizado e adaptação.
Como usar os dados apresentados no relatório de desempenho profissional?
Os dados contidos no relatório devem ser avaliados pelo RH e pelos gestores. Podem ser feitas duas análises:
- Uma mais global, para entender como está a organização em questões como produtividade das equipes, competências dos colaboradores, nível dos talentos, ambiente de trabalho etc.
- Uma mais específica, olhando individualmente para cada colaborador e verificando lacunas, pontos de melhoria e destaques para direcionar o desenvolvimento individual na empresa.
Olhando para ambas as análises, a gestão de pessoas toma decisões sobre treinamento e reconhecimento profissional. Para este último, é importante considerar bônus e promoções.
Do ponto de vista dos gestores, com o resultado em mãos eles têm a função de dar o feedback a cada funcionário.
Vale lembrar que a conversa entre líder e liderado deve ser guiada de maneira construtiva, sempre com respeito e foco em motivar o time.
Os dados do relatório são utilizados também para a elaboração do PDI. A partir das informações extraídas podem ser definidas metas de desenvolvimento profissional mais alinhadas às necessidades reais de cada colaborador.
Como automatizar o relatório de desempenho de funcionário?

Um sistema de avaliação de desempenho robusto é capaz de automatizar os relatórios feitos após os colaboradores responderem os questionários.
Com o TOTVS RH Avaliação de Desempenho, você centraliza informações, aplica modelos personalizados, acompanha metas e competências em tempo real e gera relatórios completos com poucos cliques.
Você também pode utilizar a Curva Ideal e a 9Box para reduzir vieses e garantir avaliações mais precisas.
A ferramenta também facilita o alinhamento entre líderes e equipes, melhora a qualidade dos feedbacks e dá mais segurança aos dados utilizados nas tomadas de decisão.
Assim, o RH ganha produtividade enquanto fortalece uma cultura de desenvolvimento contínuo.
Quer levar essa eficiência para o seu time? Conheça os melhores sistemas para RH e otimize a gestão de pessoas com a TOTVS.
Conclusão
Ter um bom exemplo de relatório de desempenho de funcionário à mão é o primeiro passo para conduzir avaliações mais claras, justas e estratégicas.
Quando estruturado com critérios objetivos e métricas acionáveis, o relatório se transforma em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e alinhamento entre líderes e colaboradores.
Com o apoio de sistemas como o TOTVS RH Avaliação de Desempenho, é possível otimizar desde a aplicação das avaliações até a análise de dados e a elaboração de relatórios.
Dessa forma, o RH consegue agilizar processos e garantir resultados mais detalhados, capazes de guiar as estratégias de gestão de pessoas.
Aproveite para conferir o conteúdo especial sobre perguntas para avaliação de desempenho e deixe suas análises ainda mais completas!
Deixe aqui seu comentário