Guia definitivo sobre KPIs

Equipe TOTVS | 01 março, 2024

Os KPIs são elementos essenciais na gestão moderna atual. É por meio do seu mapeamento e análise rotineira que empresas de sucesso encontram respostas para problemas reais ou em potencial.

Na prática, trata-se de uma medida mensurável que mostra às empresas, gerentes e analistas se uma empresa está alcançando um objetivo-chave corporativo.

Ou seja, falamos de um objetivo alcançável e mensurável.

Mas, afinal, o que é KPI, qual a sua importância na gestão de negócios, os seus diferentes tipos e como gerenciá-los?

Respondemos a todas essas perguntas em nosso guia completo, que você pode conferir a seguir. Continue a leitura para aprender mais!

O que é KPI (Key Performance Indicator)?

KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Performance) é um valor mensurável que se relaciona com metas, objetivos e estratégias específicas que ajudam a impulsionar o sucesso do desempenho.

Seu objetivo é simplificar e tornar mais eficiente o processo de medição do sucesso de uma organização.

Afinal, sua leitura fornece uma visão de quão efetivamente uma empresa está trabalhando para alcançar suas metas, objetivos e estratégias.

Eles fornecem insights em tempo real sobre processos operacionais, resultados financeiros, satisfação do cliente e muito mais, sobre qualquer setor ou processo.

Seu propósito é identificar áreas que poderiam ser melhoradas ou oportunidades de crescimento. Ao rastrear os Key Performance Indicators regularmente, as empresas podem fazer os ajustes necessários para alcançar os resultados desejados.

Usar os Key Performance Indicators não é complicado, mas requer que as empresas tenham uma compreensão clara de seus objetivos e planos de sucesso para que possam escolher os indicadores certos e rastreá-los regularmente.

Quais são os tipos de KPI?

No entanto, ao entrar no tema de gestão de indicadores, qualquer um pode entender que não se trata de simplesmente olhar para um dashboard com métricas que se autoatualizam.

O primeiro passo é compreender a profundidade dos indicadores e do que eles se destinam a medir. Que tal entender mais? Confira:

KPIs primários

Os indicadores primários são aqueles que medem o verdadeiro desempenho de uma empresa, indicando o quão bem eles alcançaram seus objetivos.

Exemplos incluem receita, lucro líquido, taxa de retenção de clientes, participação de mercado, retorno sobre o investimento (ROI) e muito mais.

KPIs secundários

Os indicadores secundários são aqueles que medem o desempenho das operações de uma empresa.

Exemplos incluem o custo das mercadorias vendidas, taxa de atendimento de pedidos, taxa de giro de estoque, valor médio do pedido, índice de satisfação do cliente, entre outros.

KPIs práticos

Os indicadores práticos são aqueles que medem o desempenho de uma empresa de forma prática.

Exemplos podem incluir o time-to-market, taxa de conversão de clientes, taxa de click-through (CTR), tempo médio de manuseio, e muito mais.

Estes indicadores fornecem insights úteis sobre operações e processos e podem ajudar as organizações a identificar as áreas que requerem melhorias.

Qual a diferença entre KPI e OKR?

Os Key Performance Indicators são focados em métricas que podem ser medidas a fim de acompanhar o progresso ao longo do tempo. Por outro lado, os OKRs (Objetivos e Resultados Chave) fornecem metas detalhadas para funções individuais dentro de uma organização ou equipe.

No caso do primeiro, ele serve como uma base para análise comparativa, em relação a um conjunto específico de dados.

Já no caso dos OKRs, a ênfase está em como as equipes ou indivíduos completam tarefas e se aproximam para alcançar os objetivos gerais da empresa.

Quando usados em conjunto, os KPIs e OKRs podem fornecer insights poderosos sobre o desempenho de uma empresa — tanto de uma perspectiva geral quanto do nível individual.

KPI e métrica são a mesma coisa?

Pode ser confuso distinguir entre indicadores-chave de desempenho e métricas — mas há uma diferença!

Em essência, os KPIs são os objetivos principais pelos quais uma organização se esforça e como eles medem seu sucesso, enquanto as métricas são as medidas usadas para acompanhar o progresso em direção a esses objetivos.

Você poderia pensar nos KPIs como o destino enquanto as métricas são como as placas de sinalização ao longo do caminho.

Um exemplo da relação entre Key Performance Indicators e métricas pode ser o seguinte:

A empresa de Rafael definiu como KPI “aumentar sua receita de vendas em 10% ao longo do próximo ano”.

Para acompanhar o progresso em direção a essa meta, seu time decide usar métricas como o número de leads gerados e o valor médio dos pedidos.

Assim, com tais métricas, eles podem avaliar se estão no caminho certo para atingir a meta ou se é necessário fazer ajustes.

Quais os principais KPIs de uma empresa? Confira alguns exemplos

Agora, quais os KPI mais utilizados pelas empresas? Preparamos uma lista com os principais, explicando também sua aplicação e como são utilizados dentro de diferentes setores e segmentos. Confira:

KPI de vendas

Os indicadores de vendas são a força vital de qualquer negócio que depende fortemente do setor comercial.

Seja compreendendo o mercado, traçando o perfil das pessoas do cliente ou avaliando quão eficazes são suas campanhas e esforços de alcance, ter uma clara compreensão desses indicadores irá impulsionar o sucesso de qualquer equipe de vendas.

Por exemplo, saber qual porcentagem de leads eventualmente se transforma em clientes lhe dá uma ideia se o seu alcance de marketing é eficaz.

Entre outros, podemos mencionar:

  • Ticket médio;
  • Número de oportunidades abertas;
  • Número de oportunidades concluídas;
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Lifetime Value (LTV).

KPI de marketing

Manter uma estratégia de marketing de sucesso requer uma análise cuidadosa dos indicadores-chave de desempenho.

Entre os principais, vários deles se correlacionam com os indicadores citados anteriormente, bem como alguns outros que podem ser interessantes para medir o desempenho das campanhas, como:

  • Lifetime Value (LTV);
  • Custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Número de seguidores dos canais de mídias sociais;
  • Duração da visita ao site;
  • Taxa de rejeição ao site;
  • Origem do tráfego;
  • Taxa de clique (CTR);
  • Custo por clique (CPC).

KPI de logística

A compreensão dos indicadores-chave de desempenho é um passo essencial no gerenciamento de qualquer operação logística.

Na prática, eles são usados por gerentes de cadeia de suprimentos e partes interessadas para identificar oportunidades e acompanhar o progresso.

Por exemplo, os indicadores de logística como o On-Time In-Full (OTIF) podem ser usados para medir o impacto das decisões sobre o desempenho da entrega, enquanto o Tempo Médio de Entrega pode fornecer uma visão sobre como os clientes experimentam o serviço.

Além disso, o custo por unidade de produto vendido durante um período específico produz dados acionáveis para análise dos custos de mão de obra.

Outros indicadores logísticos podem incluir:

  • Giro de estoque;
  • Perfect order rate;
  • Custos de transporte;
  • Custos de armazenagem;
  • Taxas de erros, avarias e extravios.

KPI financeiro

Conhecer os indicadores de desempenho financeiros certos é necessário para ter sucesso no gerenciamento de uma empresa.

Eles ajudam a medir o progresso, comparar o desempenho com outras empresas e estabelecer benchmarks para o sucesso.

Existem muitos tipos diferentes de indicadores financeiros que levam em conta o fluxo de caixa, índices de liquidez, margens de rentabilidade, índice de endividamento e muito mais.

Alguns exemplos incluem:

  • EBITDA;
  • Ticket médio;
  • Margem de lucro bruto;
  • Rotatividade do capital de giro;
  • Break even (ponto de equilíbrio);
  • Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC);
  • Aumento da receita em relação ao ano anterior.

KPI de produtividade

Entender os indicadores operacionais pode fazer toda a diferença quando se trata de otimizar as operações diárias.

Alguns dos indicadores operacionais mais comuns incluem:

  • Tempo de resposta do serviço ao cliente;
  • Taxa de rotatividade de funcionários;

As empresas usam esses indicadores para reconhecer problemas dentro de suas operações que podem então ser abordados e melhorados.

Por exemplo, se os tempos de resposta do serviço ao cliente forem muito altos, uma empresa pode contratar mais funcionários a fim de gerenciar melhor a carga de trabalho.

Agora, se a taxa de turnover for muito alta, é o indício de uma insatisfação entre os funcionários, que poderia ser resolvida com ações como a introdução de benefícios flexíveis ou melhores treinamentos.

Como criar um KPI? 5 dicas para ajudar você

Se a sua organização deseja elevar o nível de gestão, muito mais do que escolher um indicadores entre diversos elencados em listas pela internet, pode ser necessário criar o seu próprio.

Esse é um processo simples, mas que deve ser metódico, seguindo alguns passos essenciais.

Que tal conferir um passo a passo simplificado?

1. Escolha algo que possa ser mensurado

Conhecer a medida exata do sucesso para seus objetivos comerciais é fundamental para qualquer empresário ambicioso.

Ao definir um indicador para o seu negócio, procure por uma meta que possa ser rastreada de forma quantificável — na forma de economia de custos, taxas de conversão de vendas ou métricas de experiência do cliente.

Tratam-se de dados que lhe mostrarão quão efetivamente você está alcançando os resultados desejados e são uma ferramenta inestimável para o crescimento do seu negócio.

Por exemplo, se você está tentando aumentar a satisfação do cliente, procure por métricas como tempo de resposta ou pontuação de feedback do cliente.

2. Analise a importância do indicador para seu negócio

Ao criar e definir indicadores de desempenho para o seu negócio, há algumas coisas cruciais a serem consideradas.

Primeiro, pergunte-se: “qual é a importância deste KPI para o meu negócio? É importante o suficiente para ocupar uma parte da minha atenção e dos meus recursos?

O interessante é entender como esse indicador vai se encaixar na sua estratégia de negócios e pesar o valor que ele trará.

Uma dica é avaliar quais metas mensais ou trimestrais você acha que seriam atraentes ou alcançáveis em relação a esse indicador específico antes de prosseguir com a implementação.

3. Deixe de lado os indicadores de vaidade

Quando se trata de acompanhar o sucesso do seu negócio, é importante entender que nem todas as métricas que parecem impressionantes na superfície, tais como número de seguidores em seu Instagram, valem a pena.

A verdade é que muitas dessas medidas podem ser enganosas — as chamadas métricas de vaidade, que não possuem um valor real efetivo.

Em vez disso, concentre-se em investir seu tempo e energia na definição de indicadores que representam um progresso significativo para você levar seu negócio do Ponto A para o Ponto B.

Afinal, de que servem as métricas de glamour se na realidade elas não são indicativas de crescimento real?

4. Selecione um KPI que te ajude na tomada de decisão

Ao tomar decisões para o seu negócio, ter o indicador certo pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.

Portanto, é importante escolher métricas que façam sentido para suas necessidades específicas.

Selecione um indicador que reflita exatamente onde você está em termos de progresso, receita ou quaisquer outras metas que você tenha estabelecido. Mas também certifique-se de que seja prático o suficiente para medir fácil e rapidamente — ninguém quer se comprometer com microgerenciamento!

O uso de um indicador adequado pode facilitar a tomada de decisões gerenciais e ajudar no planejamento geral do cronograma.

5. Avalie a periodicidade da análise

O último passo para criar e definir um indicador é estabelecer a periodicidade que você e sua equipe devem usar para analisar os resultados.

Tal iniciativa pode ajudar a estabelecer metas corporativas e manter todos alinhados.

Também pode ser usado como uma oportunidade para refletir sobre projetos passados ou corrigir cursos quando necessário, enquanto permite que todos sejam criativos.

Fazer com que todas as partes interessadas participem deste processo, seja em regime semanal, mensal ou anual, aumentará a produtividade, a responsabilidade e o moral da equipe enquanto se esforçam para atingir seus objetivos.

Como fazer a gestão e monitoramento dos indicadores de performance na sua empresa?

Gerenciar e monitorar os indicadores-chave de desempenho em sua empresa pode ser um tanto assustador, mas se você o fizer passo a passo é realmente alcançável.

O ideal é começar com o que mais importa: descobrir quais os indicadores essenciais para o sucesso de sua organização.

Priorize essas métricas, avalie os dados de desempenho existentes e depois compare com os padrões da indústria.

A partir daí, estabeleça metas para o futuro enquanto as comunica claramente à equipe para que todos estejam cientes do posto de metas.

Finalmente, acompanhe ativamente o progresso e modifique os Key Performance Indicators, se necessário, para fornecer uma maior visão de como você pode alcançar a máxima eficiência dentro da sua empresa.

Uma dica é utilizar um sistema de gestão, capaz de automaticamente coletar, analisar e visualizar dados.

É algo que vai ajudar seu negócio a não somente monitorar, mas alterar e até adicionar Key Performance Indicators conforme necessário, e rever o desempenho em relação aos objetivos, a fim de modificar estratégias onde necessário.

BI da TOTVS

O BI da TOTVS é um sistema líder de inteligência de mercado no Brasil, e pode ajudar sua empresa atingir os maiores patamares da sua indústria ou segmento.

Com relatórios poderosos, ampla e profunda visualização de dados, análise preditiva e painéis eficientes, você será capaz de tomar decisões mais inteligentes de forma mais rápida.

Com a solução da maior empresa tech do Brasil, você pode analisar rapidamente o cenário para identificar oportunidades, comparar o desempenho com a concorrência e fazer mudanças em tempo real nas estratégias .

Nossa plataforma ajuda a maximizar o gerenciamento de indicadores por meio da geração de KPIs precisos da maneira mais prática, com base em um conjunto de funcionalidades de ponta.

Transforme e dinamize seu negócio com o BI da TOTVS!

Conclusão

Os Key Performance Indicators são essenciais para entender o progresso do seu negócio e permitem que você se mantenha à frente da concorrência.

Ao selecionar, acompanhar e gerenciar os indicadores de maneira cuidadosa, você pode obter uma visão valiosa sobre o que funciona para sua empresa e criar mudanças significativas onde for necessário.

Neste guia completo, você entendeu não somente a teoria por trás dos indicadores-chave de desempenho, mas a parte prática, desde sua gestão até mesmo a criação de Key Performance Indicators.

Que tal seguir na sua jornada de aprendizagem? Escolha um dos conteúdos que separamos logo abaixo para você conferir!

E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber artigos como esse em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.