Rastreamento de cargas: como funciona e vantagens

Equipe TOTVS | 04 julho, 2022

Rastreamento de cargas é o termo utilizado para se referir a uma série de ferramentas integradas que permitem uma gestão de frotas estratégica.

Além de altamente tecnológica, essa solução é a melhor maneira de trazer mais segurança para a sua operação, otimizar as entregas e diminuir o preço dos seguros.

Por isso, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre rastreamento de cargas e como implementar essa tecnologia na sua empresa hoje mesmo. Confira:

O que é rastreamento de cargas?

O rastreamento de cargas é uma ferramenta que integra sistemas de remessa de produto com mecanismos estratégicos de gestão de frotas, ou seja, uma solução altamente tecnológica e capaz de transformar o gerenciamento de um time de entregas.

Dentre as inúmeras funções úteis, uma das que mais eficientes e que contribui para a segurança das cargas são os softwares e programas instalados em rede, os chamados sistemas SaaS (Software as a Service).

Por meio de sistemas de rastreamento, é possível acessar todas as rotas de transporte da sua frota em tempo real.

O melhor de tudo: durante a operação, esses sistemas também fazem a coleta de dados importantes para a gestão.

As informações reunidas podem ajudar muito os seus times de gestão a fazer o controle administrativo e garantir o bom andamento das remessas.

Um software com rastreamento de cargas é capaz de registrar dados sobre produtos, trajetos, cargas e destinos.

Além disso, ele também compila referências dos profissionais envolvidos em cada etapa do procedimento de entrega, uma forma de garantir a segurança da carga que você estiver transportando.

Isso porque sistemas avançados geram um ganho muito grande na eficiência operacional.

Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta que permite que sua equipe tome decisões estratégicas e em tempo real sempre embasada em indicadores da realidade material da sua empresa.

Nova call to action

Como funciona o rastreamento de cargas?

Ferramentas tecnológicas de rastreamento de cargas são usualmente constituídas por mapas, operadoras móveis e comunicação via satélite.

Apesar de não ser o único, o sistema GPS é mais utilizado nesse tipo de sistema, contudo, é possível fazer o rastreamento por redes de telefonia móvel ou pelo GPRS, um sistema que mistura os dois métodos de rastreamento. 

Esses sistemas, de maneira geral, permitem o envio de dados exatos de localização de um determinado objeto móvel.

O rastreamento pode ser feito pelos gestores de modo integrado a mapas digitais, que disponibilizam a visualização em outros softwares de gestão. 

Trata-se de uma parte fundamental para a otimização da frota de qualquer empresa, não importa o porte, pois permite uma distribuição melhor das cargas, a elaboração de calendários de manutenção veicular, criação de rotas otimizadas e muito mais.

Quais são as vantagens do rastreamento de cargas para o seu negócio?

Confira agora algumas das principais vantagens de implementar um sistema de gestão com rastreamento de cargas no seu negócio:

Possibilita a adoção da notificação proativa

A notificação proativa é o nome dado à prática de enviar informações dos pedidos aos seus respectivos clientes, sem que eles precisem entrar em contato com a empresa primeiro.

Enviar aos clientes informações sobre os pedidos não é uma obrigação das empresas de entrega, mas trata-se de um tipo de trabalho que ajuda a nivelar as expectativas dos clientes e reduzir o número de frustrações causadas por imprevistos.

Ou seja, é uma medida preventiva, pois qualquer mudança no prazo de entrega é avisada com antecedência para as pessoas que esperam suas cargas.

É uma forma de transmitir a ideia de que a sua empresa é transparente em seus negócios e se preocupa com a satisfação dos seus clientes.

E, por fim, também é uma forma de reduzir o número de chamadas para a equipe de atendimento, já que uma parcela relevante dos contatos normalmente é com o intuito de acompanhar a entrega de um pedido.

Otimização da gestão da frota

Outro dos principais benefícios de usar um rastreador de cargas é que ele permite que a sua equipe de gestão de frotas exerça um controle maior sobre a operação a fim de garantir maior eficiência, ou seja, entregas mais rápidas gastando menos.

Ao poderem visualizar em tempo real a localização de cada veículo, os gestores podem entrar em contato com os motoristas e averiguar se há algum tipo de problema e sugerir um desvio.

Redução de erros e falhas

Rastrear cargas ajuda a logística da sua empresa, pois registram dados sobre a carga transportada, trajeto percorrido, destino e os profissionais envolvidos em todos os trechos da entrega.

Com informações integradas, os gestores da logística da empresa vão saber exatamente quando a entrega foi feita e vai poder contar com aquele veículo novamente para novos fretes.

É possível, por exemplo, acompanhar a frequência de manutenções e abastecimentos, a quilometragem rodada e outras informações importantes.

Em outras palavras, você será capaz de saber onde estão os principais problemas no seu processo logístico e como melhorá-los.

Aumento da produtividade

Como vimos até aqui, um dos principais benefícios de um sistema de um sistema de rastreamento de cargas e veículos é que eles permitem a coleta de vários dados cruciais para o cumprimento dos prazos de entrega.

Isso porque você vai trabalhar em duas frentes: internamente, com uma equipe de gestores que monitoram a frota e propõe alterações baseadas em dados, e externamente, com os motoristas transportando as cargas.

As duas equipes vão se ajudar mutuamente fornecendo dados e informações valiosas, como trechos muito congestionados, acidentes de trânsito e outros imprevistos.

Entregas mais ágeis

Uma das principais vantagens competitivas de um rastreador de cargas é a comunicação em tempo real entre o time de gestores de frota e motoristas em campo.

Os seus gestores de frota vão poder participar ativamente da entrega, coletando informações em tempo real com os motoristas e usando-as para planejar rotas eficientes, que gastem menos gasolina, tempo e dinheiro com pedágios.

Melhora na satisfação dos clientes

O time de vendas e atendimento ao cliente da sua empresa também ganha uma grande vantagem competitiva com um rastreador de cargas.

Esses colaboradores podem utilizar os dados de monitoramento de cargas para se comunicar com os clientes e garantir que todas as expectativas sejam atendidas.

Rastreamento de carga em tempo real

Como vimos em outros momentos do texto, um rastreador de cargas consegue fornecer a posição exata de um objeto em movimento em tempo real.

Para isso, esses sistemas utilizam-se de tecnologias como GPS, GPRS e rastreamento por sistemas de telefonia móvel.

Diminuição de furtos, roubos e sequestros

Quando um veículo conta com um rastreador, pessoas mal intencionadas são inibidas de tentar roubar ou extraviar produtos.

Ainda assim, caso isso aconteça, a seguradora consegue utilizar o rastreamento para saber exatamente onde o veículo está e tentar recuperar parte ou a totalidade da carga. 

Um rastreador de rotas também permite evitar avarias nos produtos, pois o número de frenagens bruscas dadas por um determinado veículo são registradas, o que também é outra forma de evitar erros na rota que prejudiquem o prazo de entrega.

Tomada de decisão baseada em dados

Como vimos em outros tópicos deste texto, o rastreamento de cargas opera coletando dados sobre a realidade que vão ajudar seu time a tomar decisões embasadas.

O gestor de frotas vai saber exatamente onde cada veículo está e vai constantemente coletar informações de outros motoristas e utilizá-las para gerar trajetos otimizados.

Em outras palavras, a tomada de decisão será feita com base em dados reais, o que aumenta as chances de acerto e a diminuição de erros drasticamente.

Vantagem competitiva no mercado

Por fim, um dos maiores benefícios de utilizar um rastreador de cargas na sua operação é que isso é uma vantagem competitiva perante o mercado.

O principal motivo disso é que você vai gastar menos com o seguro de veículos e de cargas, pois o preço cobrado pelas seguradoras será menor.

Tenha acesso a outros benefícios que vão muito além de simplesmente saber onde cada veículo da sua frota se encontra em tempo real.

Um roteirizador inteligente é capaz de oferecer as melhores rotas para economia de combustível e gastos com pedágios.

Além disso, como esse é um sistema integrado a outros ERPs, você pode centralizar todas as informações em um só local, trazendo muito mais organização para sua empresa.

As principais tecnologias para rastreamento de cargas

Hoje em dia, é possível encontrar diversas tecnologias para realizar o rastreamento de cargas, desde aplicativos de celular até sistemas mais robustos e inteligentes.

No caso das empresas, apostar em um sistema mais robusto é o mais indicado.

Isso porque, como você vai estar lidando com vários veículos realizando várias entregas ao mesmo tempo, é preciso fazer a gestão desses processos, de preferência de maneira integrada a outros sistemas de logística.

Não vale a pena escolher uma opção mais barata somente porque ela é mais barata, pois ela vai dar muito mais trabalho para o seu time de gestão do que de fato ajudar na tomada de decisão e elaboração estratégica de trajetos.

Existe algum curso de rastreamento de cargas?

Sim! Existem diversos cursos de rastreamento de cargas disponíveis gratuitamente na internet para qualquer um que deseje aprender mais sobre o assunto.

Enquanto gestor, você pode utilizar-se desses cursos e outros, mais avançados, para treinar a sua equipe de gestão de frotas e deixá-los mais preparados para o futuro.

Investir na capacitação de seus colaboradores é parte essencial da gestão de qualquer empresa, não importa o ramo de atividade e, no caso de gestão de frotas, um curso proporciona um conhecimento fundamental para a atividade.

Como escolher o melhor sistema de rastreamento de cargas?

Existem inúmeras soluções no mercado para que você faça o rastreamento de cargas na sua empresa, portanto, é preciso, antes de tudo, analisar cuidadosamente qual é a demanda da sua empresa para ver qual das soluções se aplica melhor à sua realidade.

Nem sempre as opções mais econômicas suprem todas as necessidades da sua corporação, portanto pesquise aprofundadamente sobre o assunto.

TOTVS Planejamento de Rotas

O TOTVS Planejamento de Rotas é um sistema que foi desenvolvido com o intuito de facilitar o cálculo de viagens nas empresas e tornar as entregas mais rápidas.

Um dos muitos produtos do portfólio TOTVS – a maior empresa de tecnologia do Brasil -, essa tecnologia ajuda a simplificar os processos rotineiros das empresas de entrega, como o cálculo de combustível, o mapeamento de pedágios, rotas entre múltiplos endereços etc.

Com o TOTVS Planejamento de Rotas, a sua empresa vai contar com sistemas de geolocalização para encontrar endereços e marcar pontos no mapa, criando uma base com os locais mais frequentes de entrega e retirada. 

O setor logístico da sua empresa vai ganhar muito mais tempo para investir em outras demandas, pois esse sistema contribui para uma roteirização mais otimizada e eficiente.

E, enquanto isso, o seu setor de gestão de frotas vai conseguir criar rotas muito mais eficientes, criar um canal de comunicação com os motoristas e rastrear em tempo real as cargas e veículos.

Isso vai garantir entregas mais seguras, rápidas, eficientes e que custam menos!

Experimente grátis o TOTVS Planejamento de Rotas!

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, o rastreamento de cargas é uma tecnologia fundamental para qualquer empresa de entregas que queira fincar seus pés no século 21.

Soluções avançadas permitem que você tenha um panorama em tempo real, por meio de mapas, da localização de cada um de seus veículos e suas respectivas cargas.

Com essas informações em mãos, seu time de gestão de frotas vai poder entrar em contato com os motoristas e sugerir alterações de percurso sempre que alguma informação nova, como um acidente no trajeto, por exemplo, aparecer.

É uma maneira de aumentar a segurança das cargas e das pessoas por trás do volante transportando essas cargas, pois qualquer irregularidade na operação, como até mesmo freadas bruscas, poderão ser detectadas. Portanto, conheça o TOTVS Planejamento de Rotas agora mesmo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.