Telemetria veicular: por que é essencial na gestão?

Equipe TOTVS | 03 fevereiro, 2023

A telemetria veicular é uma tecnologia que coleta informações de um veículo de forma remota. Dados como velocidade média e instantânea, distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada são alguns dos índices que o sistema pode captar.

Além disso, a telemetria também registra e disponibiliza essas informações ao gestor de frotas, possibilitando uma análise que tem a capacidade de levar às melhores decisões, certeiras e assertivas.

Se você quer desenhar estratégias para otimizar as operações, agilizá-las e torná-las mais econômicas e eficientes, continue a leitura e descubra neste artigo!

O que é telemetria veicular?

Telemetria veicular é a ciência e a tecnologia que envolvem o uso de diferentes sistemas de monitoramento para acompanhar e controlar veículos em movimento.

Os sistemas de telemetria veicular geralmente incluem um ou mais dispositivos de rastreamento GPS que fornecem informações detalhadas sobre a localização, velocidade e outros dados relacionados ao funcionamento do veículo em tempo real.

Além disso, os sistemas de telemetria veicular podem ser usados ​​para monitorar o desempenho do motor, o efeito das condições climáticas sobre os pneus, o tempo de frenagem e outras variáveis ​​relacionadas ao funcionamento do veículo.

Telemetria veicular também pode se referir às técnicas usadas para analisar e interpretar os dados coletados pelos dispositivos de monitoramento.

Ou seja, a análise e processamento de dados para geração de relatórios e indicadores de desempenho sobre cada veículo.

Dessa forma, os gestores de frota podem estabelecer metas e descobrir mais facilmente quando um veículo precisa de alguma manutenção preventiva.

Trata-se, portanto, de um investimento que permite maior compreensão sobre a frota de moto a diminuir os custos no curto, médio e longo prazo.

Nova call to action

Qual é o principal objetivo da telemetria?

O principal objetivo da telemetria veicular é o de monitorar individualmente cada veículo de uma frota, de modo a gerar dados sobre o seu desempenho e sobre a maneira com que o motorista está conduzindo o automóvel.

Em outras palavras, o propósito de implementar tecnologias de telemetria na sua frota é o de gerar informações e indicadores de desempenho para que o seu time de gestão possa entender como os veículos estão operando e se não há nenhum risco ou necessidade de reparo.

Portanto, trata-se de um investimento que tem como finalidade diminuir os custos operacionais no curto, médio e longo prazos.

E isso se dá tanto pela previsão de problemas e pela manutenção preventiva quanto pelo monitoramento da direção dos motoristas.

Com a telemetria veicular, os gestores de frota podem acompanhar, em tempo real, o desempenho dos motoristas em campo.

Isso porque tudo sobre o veículo é registrado, desde a velocidade de deslocamento até freadas bruscas e outros comportamentos que podem indicar condutas irregulares.

Dessa forma, o time de gestão de frotas pode entrar em contato com o motorista e enviar alertas avisando sobre o comportamento de risco e, assim, fazer um controle melhor dos motoristas e de seus horários de descanso, evitando gastos desnecessários com horas extras.

Como funciona a telemetria veicular?

O funcionamento do sistema de telemetria veicular pode acontecer de duas maneiras diferentes: analógica e digital. A seguir, vamos especificar cada uma delas. Confira.

Telemetria analógica

A telemetria analógica exige que sensores sejam instalados em partes específicas do veículo. Nesse caso, o sensor precisa se conectar fisicamente às partes do veículo que desejam ser monitoradas, com ramificações de fios espalhadas internamente.

Para fazer uma leitura do contagiros, por exemplo, o cálculo das rotações por minuto é feito com base nos pulsos enviados pelo sensor, em uma calibração pertinente a cada veículo. Isso se repete no caso de monitoramento do odômetro — para saber as distâncias percorridas — e outros pontos.

Apesar de exigir a ligação simultânea de vários sensores e necessitar de uma recalibragem periódica, a vantagem se dá na possibilidade de encontrar facilmente os sensores compatíveis com todos os tipos de veículos, até com os modelos mais antigos.

Telemetria digital

O computador de bordo pode ser um grande aliado na telemetria automotiva, já que pode coletar e ler dados do veículo a partir de recursos padronizados, que simplificam o monitoramento digital.

Em veículos mais pesados, como caminhões, todas as informações geradas pelo veículo têm seu tráfego disponibilizado em uma rede conhecida como CAN (Controller Area Network).

Por meio do computador de bordo, o CAN acompanha o desempenho do veículo em diversos quesitos, e pode identificar possíveis falhas mecânicas. Esse apontamento imediato permite se antecipar aos problemas e repará-los rapidamente, trazendo economia e segurança à frota e aos motoristas.

Ao contrário do formato analógico, não é necessário instalar mais de um sensor de telemetria. Apenas um par de fios conectado à rede é suficiente para ter acesso a todas as informações desejadas. Outra vantagem é a possibilidade de obter dados mais confiáveis e completos.

New call-to-action

Telemetria veicular e rastreamento: quais as diferenças?

Os sistemas de rastreamento de veículos têm a principal função de localizá-los. Sua ação, portanto, fica limitada à proteção em casos de roubo e furto. E, até aqui, você já viu que a telemetria é muito mais abrangente.

Ao contrário do rastreamento, a telemetria se caracteriza como uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo. Isso acontece devido à utilização de equipamentos com tecnologias mais avançadas e melhor desenvolvidas. Tudo isso, sem contar que a função de rastreamento também é adicionada no processo.

O aparelho de telemetria veicular se destaca por ser capaz de colher as informações mais minuciosas e precisas, incluindo deslocamento, utilização da embreagem, tempo de frenagem, etc.

Como a telemetria veicular ajuda na gestão de frotas?

Como os sistemas de telemetria concentram inúmeros tipos de informação sobre o funcionamento do veículo e a forma como ele está sendo conduzido, é natural que o gestor se utilize desses dados para otimizar sua gestão. Confira os principais pontos impactados na operação!

Oportunidades de negócio

​O rastreamento em tempo real, com a localização do carro e condutor, permite agir rapidamente em situações de oportunidades e outras circunstâncias. Se ocorre um pedido de vendas urgente, feito por cliente prioritário, é possível definir o veículo mais próximo da solicitação e acionar o condutor ao destino.

Segurança para a frota

Os acidentes são outro tópico que a telemetria ajuda a resolver. O sistema acompanha a velocidade dos veículos em tempo real, e pode emitir um alerta ao motorista, sugerindo que dirija com mais prudência. No transporte de passageiros, por exemplo, esse é um quesito fundamental.

Roubos de veículo ou de carga também são solucionados de maneira mais prática. Se um comportamento fora do comum for observado, como um desvio de rota inesperado ou furos de sinais vermelhos, é possível desligar o motor ou travar todas as portas. Tudo isso feito remotamente.

Economia e produtividade​

Com os dados do caminho percorrido, o gestor de frota é capaz de colocar em prática soluções que trazem economia de recursos. Ao saber que uma rota está com um desvio, por conta de uma obra na via, é possível traçar um novo mapa, evitando gastos com combustível e das próprias peças do veículo.

O combustível ainda pode ser calculado e provisionado com antecedência após um estudo de média de quilometragem percorrida mensalmente, evitando surpresas no caixa e fazendo um planejamento mais eficiente. Outra ação é a análise de trajetos que concentrem clientes, otimizando visitas e entregas de vendas. ​

Acompanhamento dos condutores

Como vimos anteriormente, a telemetria veicular é uma metodologia excelente para as transportadoras e empresas de logística não somente porque permite coletar dados sobre os veículos e prever a necessidade de manutenção, mas também porque possibilita o acompanhamento em tempo real dos condutores.

Isto é, o seu time de gestão de frotas terá informações em tempo real sobre a maneira com a qual os motoristas estão dirigindo na estrada.

Se algum condutor da sua frota estiver dirigindo acima do limite de velocidade, por exemplo, é possível ver essa informação em tempo real e avisá-lo sobre a necessidade de diminuir o ritmo, pois, além do risco maior de acidentes, também há a chance de ser multado.

Em outras palavras, garantir que os seus motoristas estão conduzindo dentro do que permite a lei é uma forma de diminuir os seus gastos com eventuais penalizações causadas por eventuais comportamentos imprudentes dos condutores.

Além disso, os sistemas de telemetria conseguem identificar se houve uma parada brusca ou algum outro incidente, como passar por um buraco, no caminho.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil identificar o que exatamente aconteceu para um produto chegar em seu destino com algum tipo de avaria.

Notificações em tempo real

Uma das maiores vantagens da telemetria veicular é que ela oferece notificações em tempo real sobre os veículos em campo.

Você terá acesso a informações como a velocidade e a localização de cada veículo com mais assertividade e, dessa forma, poderá fornecer previsões de entrega mais precisas para seus clientes.

Isso vai garantir a pontualidade das entregas e, consequentemente, aumentar a satisfação de seus clientes.

Mais eficiência na gestão

Por fim, a maior vantagem da telemetria para as empresas de transporte reside no fato de que ela gera diversos indicadores de desempenho e outros tipos de relatório que vão trazer mais eficiência e assertividade para a gestão.

Em outras palavras, os gestores de frota terão dados confiáveis sobre a realidade material de cada veículo e, assim, poderão tomar decisões mais certeiras.

Por exemplo, a telemetria faz a coleta e análise de dados sobre o tempo de frenagem de um veículo. O monitoramento em tempo real desses dados pode indicar a necessidade de troca das pastilhas de freio ou de pneus.

Ou seja, o seu time de gestão tomará decisões que melhorem a eficiência da frota antes que qualquer tipo de problema surja, o que vai economizar tempo e dinheiro no longo prazo.

Em média, quanto custa a telemetria veicular?

As soluções de telemetria veicular tem preço variável, pois, como vimos, existem diversas soluções, desde as mais simples até as mais avançadas.

Portanto, o gasto médio para implementar a telemetria na sua empresa pode variar bastante de acordo com a quantidade de dados que você deseja analisar.

Mas, para dar uma noção de preço levando em consideração a média do mercado, vamos falar a seguir sobre o quanto você precisaria desembolsar para implementar as tecnologias mais baratas e as soluções mais caras.

Em média, o dispositivo de telemetria veicular pode ter um preço de R$1.200,00 nas suas versões mais acessíveis até R$2.500,00 nas soluções mais completas.

A importância de combinar a telemetria veicular com outras tecnologias

A telemetria veicular é uma tecnologia muito importante, pois permite que empresas monitorem e gerenciem seus veículos em tempo real, sendo utilizada para monitorar o desempenho do motor, a economia de combustível e fornecer diagnósticos remotos.

No entanto, a telemetria veicular por si só não fornece uma visão completa, mas sim parcial da operação do veículo.

Portanto, a combinação da telemetria veicular com outras tecnologias, como sensoriamento inercial (IS), pode fornecer uma visão mais abrangente da operação do veículo.

Outra solução muito importante para as empresas é o planejamento de rotas e a roteirização, pois essa tecnologia permite gastar muito menos combustível e reduzir os custos do frete, já que é possível escolher trajetos que evitam os pedágios.

Soluções para gestão de frotas: conte com a TOTVS!

Ao longo deste artigo você entendeu para que serve a telemetria veicular, seu funcionamento e os impactos positivos gerados na gestão de frotas. Uma das principais vantagens é a atualização constante de informações sobre o veículo e a frota.

Dados dessa natureza são extremamente valiosos e fundamentais, uma vez que auxiliam a encontrar gargalos da operação e contribuem em soluções eficientes a partir de tomadas de decisão estratégicas, com agilidade e precisão.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência em inovação. Nossos sistemas são criados e desenvolvidos para trazer melhorias nos processos das empresas e destacá-las em relação à concorrência.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o tema, leia nosso outro post sobre o assunto e confira! Também não deixe de acompanhar nosso blog e assinar a newsletter, para ter receber novidades diretamente em seu e-mail.

Conclusão

O futuro da mobilidade está nas mãos das empresas que souberem aproveitar bem as oportunidades oferecidas pela telemetria veicular.

Essa tecnologia é capaz de fornecer dados importantes sobre os hábitos e comportamento dos motoristas, possibilitando um melhor planejamento das cidades e reduzindo drasticamente os acidentes.

Mas ela por si só não é o suficiente. Também é necessário adotar outras tecnologias, como o roteirizador de entregas para diminuir os custos com a operação e refletir esse valor em um frete competitivo perante o mercado.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Fellype Nery diz:

    O rastreador funciona a partir de tecnologia GSM ou é satelital?

  2. Alan Amorim diz:

    Olá Felipe. Como vai? Aqui você encontra todas as informações em relação a nossa tecnologia: https://produtos.totvs.com/ficha-tecnica/tudo-sobre-o-totvs-gestao-de-frotas/ Trata-se de um sistema completo que pode rodar em nuvem ou em servidores próprios da sua empresa Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelo e-mai: [email protected]

  3. Reginald Silvério da silva diz:

    Sou técnico de rastreamento e telemetria gostaria de trabalharmos juntos estou adisposicao

  4. Alan Amorim diz:

    Sensacional, Reginald! Peço para que acesse https://www.totvs.com/trabalhe-conosco/ e entre em contato. Quem sabe trabalhamos juntos!

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.