Quer integrar os setores de compra e estoque? Veja como um ERP pode ajudar você!

Os processos da empresa são desorganizados, não existe uma previsibilidade das vendas e as perdas são constantes? O grande erro está na falta de integração entre as equipes, principalmente dos setores de compras e estoque.

O diálogo entre os times e a padronização de processos é a maneira mais eficaz de garantir uma boa produtividade, o controle das finanças e a diminuição das perdas.

Essa sinergia ainda contribui para evitar paradas na linha de produção, pois as equipes podem garantir um nível mínimo de itens no estoque.

Se você quer aumentar o capital de giro e melhorar os serviços, então, deve acompanhar este artigo!

Por que alinhar os setores de compras e estoque?

Manter uma sinergia nas operações desses dois setores permite uma aquisição de produtos voltada às necessidades do negócio e de acordo com a capacidade de armazenamento no espaço físico. C

onheça outros motivos para integrar as equipes de compras e estoque:

Variações na demanda

É muito difícil saber, com exatidão, o número de produtos que serão solicitados pelos clientes.

Essa flutuação é normal, mas se não for bem controlada, pode prejudicar o negócio.

A parceria entre o time de compras e estoque ajuda a alinhar melhor essas variações na demanda e a usar dados consolidados para prever a necessidade de reposição dos itens.

Como consequência, a gestão de estoque será muito mais eficiente.

Melhoria nos serviços

Um setor depende do outro, pois existe uma verdadeira influência nessas duas áreas.

Se a equipe de compras não adquirir a matéria-prima necessária, faltarão itens para a produção.

Da mesma forma, se a gestão de estoque for falha, não haverá espaço suficiente para o armazenamento das mercadorias.

Sendo assim, a união dessas duas áreas pode otimizar os recursos da empresa e garantir a entrega dos produtos aos clientes dentro do prazo.

Diminuição de perdas

Uma gestão de estoque eficiente consegue controlar a quantidade de cada item armazenado, bem como identificar a data de vencimento das mercadorias.

Assim, com uma comunicação integrada ao time de compras, é possível evitar a aquisição desnecessária de produtos que ficarão obsoletos nas prateleiras.

O trabalho em conjunto, então, evita perdas de produtos em estoque que representam o dinheiro da empresa.

Evita compras duplicadas

Essa integração entre as duas áreas também evita a compra duplicada de mercadorias.

O setor de estoque pode informar quais são os produtos que estão em falta para a equipe de compras realizar o pedido.

Essa parceria entre os setores é fundamental para garantir a organização dos produtos e a administração financeira eficiente do negócio.

Quais são as principais vantagens de alinhar os setores?

A integração entre as áreas permite um trabalho mais eficaz e oportuniza o crescimento da empresa. Veja como:

Aumento do capital de giro

Ao adquirir os produtos em quantidades corretas para a produção, a companhia pode atender às demandas adequadamente e evitar a compra excessiva de materiais.

Logo, sobrará capital de giro para investir em outras áreas que requerem a atenção do gestor.

Isso significa que a empresa é mais sustentável financeiramente, pois passa a atuar com liquidez.

Garantia de abastecimento

A parceria entre as áreas de compras e estoque garante a manutenção de matérias-primas em níveis adequados para evitar paradas na produção.

A equipe também consegue prever melhor a necessidade de novas compras para atender aos períodos de maior demanda, como nos casos das datas festivas.

Quando a equipe de compras sabe que o material demora a chegar, devido à localização do fornecedor, ela pode solicitar os produtos com antecedência e informar a equipe de gestão de estoque.

Otimização dos recursos

Esse alinhamento das equipes também evita as solicitações urgentes de matéria-prima — casos que podem levar à compra de produtos com preço mais elevado.

Sendo assim, ao conhecer a dimensão do estoque, é possível fazer as transações com antecedência e negociar valores mais atrativos para a companhia, bem como prazos para o pagamento.

Padronização dos processos

A sintonia entre as áreas de estoque e compras também cria a padronização dos processos, deixando a comunicação mais ágil e eficiente.

Muitas vezes, os dados podem ser compartilhados em tempo real para evitar desperdícios que podem prejudicar a margem de lucro da companhia.

Análise do fluxo de vendas

Se os dois setores também mantiverem uma comunicação alinhada à equipe de vendas, a gestão observará os ganhos em médio e longo prazo.

O time de vendas tem dados sobre os produtos que mais vendem ou os itens que sofrem com a sazonalidade.

Essas informações podem ser usadas pela equipe de compras para saber quais mercadorias ela precisa adquirir com mais frequência, assim como o time de estoque pode se programar para preparar o armazenamento das cargas.

Ao unir essas informações, é possível traçar uma estratégia mais eficiente para garantir o abastecimento da empresa e a entrega dentro dos prazos.

Além disso, podem ser criadas promoções específicas para dar o giro nos produtos “encalhados”.

Como integrar os setores de compras e estoque?

A maneira mais prática de conseguir gerar uma sintonia entre as equipes é com a implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning).

A ferramenta auxilia a criar um alinhamento entre esses e os demais setores da companhia, pois é capaz de se integrar com outros sistemas da empresa para coletar e processar dados.

O ERP combate a ineficiência dos processos e diminui as perdas ao organizar as informações em um só local.

O gestor ainda pode criar relatórios para analisar a produtividade de cada setor e identificar os problemas na cadeia produtiva.

A solução também pode ser segmentada para o perfil de negócio da companhia, o que dá ainda mais segurança para a operação.

Com um sistema ERP, fica muito fácil gerir os processos administrativos, monitorar os contratos dos clientes e adquirir a quantidade de matéria-prima necessária para a produção.

Enfim, alinhar as equipes de compras e estoque é a melhor maneira de evitar perdas para o negócio e garantir as entregas dentro do prazo.

Um software ERP pode contribuir muito com a organização e operação dos processos da empresa.

As informações deste artigo foram úteis? Assine a nossa newsletter e receba mais dicas sobre gestão em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *