tomada-de-decisao

Tomada de decisão: O que é e qual sua importância?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 25 junho, 2020

Dentro das empresas, a tomada de decisão implica em grande responsabilidade e é essencial para a gestão do negócio. Decisões estruturadas e planejadas são fundamentais para o crescimento e o sucesso de uma organização.

Por outro lado, se esse processo apresentar falhas, pode gerar graves consequências e prejuízos. Se você quer saber como chegar à decisão de tomada de decisão estratégica, continue a leitura deste artigo e saiba mais!

Tomada de decisão: o que é?

A tomada de decisão nas organizações consiste em fazer uma escolha importante, normalmente dividida entre mais de duas possibilidades e que desdobrará consequências para o futuro, tanto do negócio quanto dos colaboradores e clientes.

O processo de decisão é contínuo e combina uma junção de conhecimentos, habilidades e experiência. Deve ser trabalhado constantemente e ter seus riscos analisados para que os problemas sejam solucionados da melhor forma possível.

Tipos de tomada de decisão

Na posição de liderança, as decisões não podem surgir aleatoriamente, pois a partir delas é que se garante o bom funcionamento de todos os processos e operações da empresa. Mas você sabia que existem vários tipos de tomada de decisão? Veja a seguir.

Decisão baseada em valores

Essa tomada de decisão empresarial se apoia nos valores pessoais do gestor, considerando seu guia moral de certo e errado e nos conceitos que o acompanham há muito tempo, bem como suas influências e referências.

Está ligada diretamente as influências que cada pessoa tem ao longo da vida, sendo que valores positivos procuram ter um olhar mais abrangente de todas as situações, enquanto os valores negativos estão relacionados à parcialidade e individualidade.

Decisão baseada em crenças conscientes e subconscientes

Essa decisão está muito ligada à experiência do gestor e pode se manifestar com insights gerados a partir de situações passadas. A reflexão dá lugar à análise, considerando como uma escolha atual se manifestará no futuro.

As crenças subconscientes não permitem uma decisão 100% racional de certa forma. A decisão baseada na intuição consiste em um tipo de sabedoria que não pode ser explicada cientificamente, mas que vem de uma percepção interna e pessoal.

Decisão baseada em dados

Nas rotinas empresariais, muita coisa está envolvida em uma decisão. Por isso, os riscos devem ser minimizados ao máximo, e basear-se em dados, pode ser a melhor maneira para isso.

Esse tipo de decisão traz mais segurança ao gestor a partir de dados concretos e confiáveis e, nesse sentido, é ideal manter uma rotina de organização e armazenamento de documentos para que estejam disponíveis para consulta a qualquer momento.

Como melhorar a tomada de decisão?

Agora que você já conheceu alguns estilos de tomada de decisão, deve estar se perguntando como aperfeiçoá-los. A seguir, selecionamos algumas dicas que podem ajudar.

Identificação do problema e análise das escolhas

Na tomada de decisão empresarial, o primeiro passo é conhecer o impasse a ser resolvido e procurar enxergar a situação com a maior clareza possível, considerando todos os pontos.

A seguir, faça uma boa análise das alternativas possíveis, separando os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Também é válido projetar os possíveis desdobramentos das opções selecionadas. Se preferir, procure um especialista no assunto.

Definição de planejamento estratégico

A tomada de decisão gerencial exige que o gestor pense nos objetivos e na missão da empresa, levando em consideração os produtos ou serviços que ela oferece, o perfil do cliente atendido, situação da concorrência e do mercado.

É a partir desse ponto que pode ser traçado um planejamento estratégico que seja claro e detalhado. Dessa forma, a chance da decisão seguir rumos certeiros é maior, visto que estão alinhados com a política do negócio.

Conhecimento de todas as áreas da empresa

A tomada de decisão nas organizações torna-se muito mais assertiva quando se obtém o conhecimento de todos os setores da empresa. Quanto mais informações o gestor possuir, melhor. Dados referentes à área financeira, de recursos humanos e vendas, por exemplo, enriquecem o processo decisório.

Nesse sentido, contar com um sistema de gestão que organize e faça a integração de dados é fundamental para facilitar decisões. O ERP pode ser um aliado poderoso no armazenamento, tratamento, acesso e análise de informações relevantes e que ajudam a gerar valor ao negócio.

Avaliação de resultados

As decisões tomadas e suas consequências são uma fonte muito rica de experiência e aprendizado. Registre suas decisões passadas e as revisite em momentos diferentes quando enfrentar situações parecidas novamente.

Vale lembrar que mesmo com total confiança em suas escolhas, é importante manter um plano B. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e dependem de inúmeros fatores, então é indicado estar seguro em uma emergência.

Tome melhores decisões no seu negócio!

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é a tomada de decisão, os diferentes caminhos para chegar até ela, e demos dicas valiosas sobre como otimizar seus processos de escolha.

A TOTVS acredita no Brasil que faz, e é referência em tecnologia e inovação. Nossas soluções estão prontas para ajudar sua empresa a atingir os objetivos, com nossos sistemas atendendo negócios de pequeno, médio e grande porte.

E você, gostou do artigo? Se você se interessou pelo tema e quer saber mais sobre o assunto, leia agora nosso posto sobre data driven business. Para não perder nenhum texto, continue acompanhando o blog da TOTVS e assine a newsletter para receber todas as novidades diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *