Data lake: o que é, vantagens, exemplos de aplicação e desafios

Equipe TOTVS | 11 março, 2024

Afinal, onde todos os dados gerados diariamente são armazenados e como são utilizados? Se você já se perguntou isso, saiba que é hora de falar dos data lakes.

Em poucas palavras: trata-se de uma arquitetura de armazenamento expansível, capaz de hospedar uma enorme quantidade de dados brutos em seu estado original.

Sabe aquela máxima de que “os dados são o novo petróleo”? Bom, quando falamos de data lakes, falamos dos poços onde eles são armazenados.

Na prática, é uma arquitetura alicerce para análises profundas e obtenção de insights que podem revolucionar estratégias de negócios.

Ficou interessado no assunto e quer entender como isso pode impactar sua empresa?

Continue lendo para explorar as vantagens, aplicações e os desafios de quem lida com esses ativos. Vamos lá?

O que é data lake?

Imagine um vasto reservatório onde dados de todas as formas e tamanhos são armazenados em seu estado bruto. Isso é um Data Lake. Ele não discrimina — armazena tudo, desde e-mails até transações de banco de dados, em um formato não estruturado.

Sua importância?

Em um mundo ditado por dados, em que o data-driven é o novo normal, a capacidade de armazenar grandes volumes e variedades de informações, mantendo-as acessíveis e prontas para análise, é inestimável.

Para profissionais e gestores da área, entender o que é Data Lake é crucial, pois eles oferecem uma flexibilidade sem precedentes para armazenar e analisar dados em uma escala nunca antes vista.

Mas por que são essenciais?

Na prática, essa arquitetura de informações permite que as organizações se movam além das limitações dos sistemas de armazenamento tradicionais, abrindo novas possibilidades para insights e inovação.

Qual o objetivo do data lake?

O objetivo de um Data Lake é armazenar uma quantidade massiva de dados de diversas fontes em um formato bruto, proporcionando um acesso flexível e ágil para análises posteriores.

Diferente dos data centers tradicionais, que geralmente armazenam dados em formatos estruturados e específicos, um Data Lake aceita tudo, desde dados não estruturados até semiestruturados.

E por que isso é relevante?

Tal abordagem oferece uma visão mais holística e integral dos dados, o que possibilita análises mais profundas e insights mais ricos.

Em essência, é um ‘lago’ projetado não apenas para armazenar informações, mas para facilitar uma poderosa análise aprofundada delas, o que impulsiona a tomada de decisão baseada em evidências.

Na era do big data, a capacidade de integrar, processar e analisar grandes volumes de dados de várias fontes torna um data lake um ativo único na rotina das organizações.

Como funciona a arquitetura data lake?

Imagine um enorme centro comercial, com uma grande variedade de lojas e produtos. Esse centro é como o lago de dados de uma empresa — onde cada loja representa uma fonte de informações diferente, e os produtos são os dados em si.

Assim como em um centro comercial, no Data Lake, os dados chegam em diversos formatos e tamanhos — alguns estruturados, outros não.

O truque aqui é entender como navegar por esse vasto espaço para encontrar exatamente o que se precisa.

Ficou mais claro? Essa arquitetura armazena dados em seu estado bruto, sem ordenação prévia. Um depósito, que possibilita que as organizações explorem e analisem essas informações conforme for necessário.

Pode não parecer à primeira vista, mas é uma estrutura flexível, que se adapta a diferentes necessidades e escopos de análise.

Desse modo, oferece aos gestores a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de maneira eficaz e assertiva.

A seguir, um mergulho aprofundado nas características dessa arquitetura de armazenamento:

CaracterísticaExplicação
Repositório centralizadoPermite o armazenamento de dados multiformatados de diversas fontes sem problemas.
Eficiente em custos e escalávelInvestimento inicial baixo e expansão sem esforço à medida que os dados crescem. Torna a análise de qualquer questão de negócios acessível e viável.
Flexibilidade sem igualFornece insights, não importa o quão específicos ou únicos sejam os dados solicitados.
Formato aberto e durávelAcessível e persistente, garantindo a disponibilidade de dados a longo prazo. Democratiza os dados, oferecendo ferramentas de autoatendimento a diversos usuários.
Redução dos custos de armazenamentoGerencia de forma eficiente as demandas de armazenamento à medida que as necessidades analíticas evoluem.
Melhoria das interações com o clientePermite serviços personalizados e esforços de marketing direcionados. Melhora a satisfação e a lealdade dos clientes.
Inovação impulsionada na pesquisa e desenvolvimentoApoia a tomada de decisões baseadas em dados para o desenvolvimento de melhores produtos. Assim, gera crescimento e vantagem competitiva.
Análise avançada e aprendizado de máquinaPlataforma ideal para análises complexas e insights de dados não estruturados. Desse modo, gera decisões de negócios estratégicas com base em informações precisas e em tempo real.
Risco de pântano de dadosOs usuários precisam de habilidades de análise e processamento de dados para diversos tipos de dados.

Exemplos de aplicação do data lake nas empresas

Data Lakes estão revolucionando a maneira como as empresas lidam com dados, mas como isso acontece na prática? Vamos a alguns exemplos:

  • Análise de tendências de mercado: os grandes volumes de informações do mercado são utilizados na coleta e análise das empresas, que detectam tendências emergentes e ajustam suas estratégias de acordo.
  • Personalização de experiências do cliente: compreender melhor o comportamento dos clientes é crucial. Os lagos de dados permitem às empresas analisar padrões de compra, otimizando as recomendações de produtos e personalizando as experiências de compra.
  • Otimização de cadeias de suprimentos: e se você pudesse prever atrasos de fornecedores ou identificar gargalos de produção em tempo real? Os lagos de dados oferecem essa visão abrangente, ajudando a otimizar toda a cadeia de suprimentos.
  • Pesquisa e Desenvolvimento: empresas farmacêuticas e de tecnologia, por exemplo, usam tais arquiteturas para acelerar a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, analisando uma vasta gama de dados de testes.
  • Melhoria contínua de processos: eles ajudam na identificação de ineficiências operacionais e oportunidades de melhoria, permitindo uma análise aprofundada dos processos internos da empresa.

Qual a diferença entre Big Data e Data Lake?

Muito provavelmente você já ouviu falar de big data, certo? Logo, ao entender o que é data lake, é natural que se pergunte sobre a relação entre os dois termos.

Vamos explicar de uma forma bem simplificada, veja só:

CaracterísticaBig DataData Lake
Estrutura de dados EstruturadosEstruturados, semiestruturados e não estruturados
Objetivo Análise de padrões e tendênciasArmazenamento de dados em grande escala
Processamento Requer processamento antes do armazenamentoArmazena dados primeiro e processa-os conforme necessário
Flexibilidade Menos flexívelAltamente flexível
Utilização Análises específicas e avançadasAcessível a uma gama mais ampla de usuários

Data Lake vs Data Warehouse

Certo, mas e quando o assunto são Data Warehouses e Lakes, quais as diferenças? Primeiro, vale ressaltar: não são a mesma coisa.

Na verdade, são arquiteturas bem únicas. Que tal entender mais?

Natureza dos dados

A principal diferença entre lagos de dados e Data Warehouses é a natureza dos dados que eles armazenam.

Os lakes armazenam dados brutos, sejam estruturados, semiestruturados ou não estruturados.

Ou seja, eles podem armazenar informações de qualquer fonte, incluindo os de sensores, logs, XMLs, sistemas operacionais, binários, redes sociais e aplicações.

Agora, os Data Warehouses são projetados para armazenar dados estruturados e processados.

Assim, eles são otimizados para análises específicas, como relatórios de negócios e análises de desempenho.

Flexibilidade e escalabilidade

Os lagos são altamente flexíveis e escaláveis. Eles podem armazenar qualquer tipo de dados e crescer conforme necessário.

É uma característica que os torna ideais para armazenar grandes volumes de dados de diferentes fontes.

Já os Warehouses são menos flexíveis e escaláveis.

Eles são projetados para um conjunto específico de dados e tipos de análise. Na prática, são mais eficientes para análises estruturadas, mas menos flexíveis para outros tipos de análise.

Usuários e análises

Como mencionamos, os lakes são acessíveis a uma ampla gama de usuários, incluindo cientistas de dados, analistas de negócios e profissionais de marketing.

O motivo é simples: é uma arquitetura convidativa a vários tipos de dados, o que permite que uma maior parcela de usuários possa acessá-los, explorá-los e experimentar com eles.

No caso dos Warehouses, a coisa muda de figura. Normalmente, são usados por profissionais de negócios para relatórios e análises de desempenho.

Propósito

O propósito de um Data Lake é armazenar grandes volumes de dados para exploração e descoberta de insights.

Na prática, pode ser útil para uma variedade de objetivos, como análise de tendências, desenvolvimento de novos produtos e melhoria da experiência do cliente.

E quando falamos de Warehouses, basicamente falamos sobre fornecer análises estruturadas e relatórios de negócios aprofundados.

Vantagens desse repositório de dados para as organizações

E agora, vale a pena investir nesse tipo de arquitetura? Separamos os principais benefícios, veja só:

  • Armazenamento de dados em grande escala: capacidade de armazenar vastas quantidades de dados brutos em diversos formatos, o que é ideal para empresas com grandes volumes de informação.
  • Flexibilidade na gestão de dados: permite o armazenamento de dados sem a necessidade de definir sua estrutura de antemão, oferecendo flexibilidade para lidar com diferentes tipos de dados.
  • Análises avançadas e machine learning: facilita análises complexas e a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina, possibilitando insights mais profundos e personalizados.
  • Redução de custos: armazenar dados em um lago é geralmente mais econômico do que em sistemas tradicionais, principalmente devido à sua estrutura simplificada e à escalabilidade.
  • Melhoria na tomada de decisão: acesso rápido e fácil a uma variedade de dados permite que as empresas tomem decisões informadas de maneira mais eficiente.
  • Integração com diversas fontes de dados: facilidade em integrar dados de diferentes fontes, o que é crucial para organizações que coletam informações de múltiplos pontos.

Desafios que envolvem o conceito

Data lakes, com sua capacidade de armazenar e processar vastos conjuntos de dados, são ferramentas indispensáveis para as empresas modernas. Contudo, eles trazem consigo desafios únicos:

  • Qualidade e consistência dos dados: a riqueza de dados de fontes variadas aumenta o risco de inconsistências. Implementar métodos de limpeza e validação dos dados é crucial para manter a integridade das informações.
  • Segurança e governança: com o armazenamento de dados sensíveis, os data lakes se tornam alvos de ciberataques. Medidas robustas de segurança, incluindo autenticação e criptografia, são essenciais, juntamente com políticas sólidas de governança de dados.
  • Gerenciamento e integração: uma arquitetura de dados bem estruturada e o uso de ferramentas automatizadas são fundamentais para uma gestão eficaz.
  • Análise eficiente: a grande quantidade de dados pode dificultar a análise. Ferramentas e técnicas avançadas, combinadas com o treinamento adequado dos usuários, são necessárias para extrair insights valiosos.
  • Custo e complexidade: os custos de implementação e manutenção podem ser elevados, exigindo infraestrutura especializada e profissionais qualificados. O planejamento cuidadoso e o uso de soluções em nuvem podem ajudar a mitigar esses desafios.

Tail Shoppers

Agora, com a necessidade de acessar dados de alta qualidade e compreender suas complexidades, é preciso colocar seu negócio à frente da concorrência.

A TOTVS, líder no segmento tech e em inovação, oferece soluções eficientes que se encaixam perfeitamente nesse contexto.

A plataforma Tail Shoppers é um exemplo.

A solução de retail media e marketing shopper da TOTVS é um recurso valioso para quem busca mergulhar em dados e extrair insights relevantes.

Ela fornece as ferramentas necessárias para a análise, gestão e aplicação eficaz dessas informações, atendendo às necessidades específicas do seu negócio.

Assim, se você deseja aprimorar sua estratégia de dados e transformar informações em ações, já sabe qual plataforma precisa: a Tail Shoppers. Confira agora!

Conclusão

Se os dados são o novo petróleo, os data lakes emergem como alicerce para a inovação e a inteligência de negócios.

Na prática, eles oferecem um reservatório para insights e estratégias, transformando um mar de dados brutos em valor tangível para as empresas.

O caminho para dominar os lagos de dados envolve desafios, mas com as ferramentas e estratégias certas, como as oferecidas pela TOTVS, o sucesso é mais do que uma possibilidade.

E você, gostou de aprender mais sobre o tema?

Então siga de olho nas novidades do blog para seguir se atualizando. Assine também nossa newsletter para receber os novos conteúdos direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.