data-warehouse

Quais as vantagens de um Data Warehouse?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 14 abril, 2020

O Data Warehouse está entre as tecnologias mais importantes quando se trata de desenvolvimento de soluções de BI (Business Intelligence). Isso se deve ao fato de ser a base de armazenamento de dados importantes para gestores e analistas. Essas informações podem interferir na tomada de decisões estratégicas da empresa.

É uma tecnologia com estrutura capaz de fazer análise de grandes volumes de dados. Veja a seguir mais informações sobre o que é Data Warehouse e quais seus benefícios.

O que é um Data Warehouse?

O conceito de Data Warehouse surgiu no meio acadêmico em 1980 e significa “armazém de dados”. Trata-se de um sistema que centraliza os dados para análises e BI. Com essa tecnologia, é possível organizar e criar relatórios utilizando históricos.

Essa ferramenta ajuda empresas a obterem estratégias de negócios e a tomarem decisões mais assertivas. Portanto, um Data Warehouse é basicamente um depósito de dados digitais que ajuda a empresa a controlar melhor um determinado processo, proporcionando mais flexibilidade nas pesquisas e informações que precisam.

Diferença entre Data Warehouse e Data Mining

Por meio de uma comparação entre Data Warehouse e Data Mining, podemos observar que o segundo se trata da extração inteligente de dados. Um não é resultado da evolução do outro, porém é possível obter melhores resultados quando são usados em conjunto.

A principal diferença entre Data Warehouse e Data Mining é que o primeiro funciona para o armazenamento de dados, enquanto o outro é usado para a mineração desses dados. Porém, os dois permitem o tratamento estratégico de informações.

Arquitetura do Data Warehouse

Como dito anteriormente, a arquitetura do DW suporta análise de volumes grandes de dados. Veja a seguir uma estrutura genérica e seus elementos:

Fonte de dados

Trata-se da parte que envolve todos os dados de origem que irão compor as informações do DW. A fonte de dados compreende sistemas OLTP (On-line Transaction Processing), ERP (Enterprise Resource Planning), além de arquivos em diversos outros formatos.

Extract, Transform and Load

O ETL é o principal processo que faz a condução de dados até o armazenamento definitivo. É também a parte do DW responsável pelas tarefas de extração, tratamento e limpeza de informações.

Staging Area

É a área de armazenamento intermediário que fica dentro do processo de ETL. É responsável por ajudar na transição dos dados das origens para seus destinos finais do DW.

Data Mart

Essa é uma estrutura parecida com o DW, porém com uma quantidade menor de dados. Na verdade, é um subconjunto de informações do DW que podem ser classificadas por assunto ou por departamentos específicos.

Quais as vantagens do Data Warehouse?

Além de ser uma ferramenta essencial para quem deseja desenvolver estratégias de Business Intelligence, o DW oferece também outras vantagens. Veja as que listamos abaixo:

Centralização de dados

Poder contar com um DW significa ter os dados da empresa centralizados em um único sistema. Desse modo, é possível buscar dados com mais agilidade, além de eliminar inconsistência nas informações.

Além disso, sem essa tecnologia, a empresa corre o risco de não explorar informações que estão sendo geradas a todo momento.

Análise facilitada

Os Data Warehouses também tornam a tarefa de analisar bancos de dados mais fácil, já que dão uma visão mais ampla do conjunto de informações. Assim, as imprecisões são eliminadas, além de obter leituras que apontam tendências e contribuem para o planejamento estratégico.

Acesso simplificado

Em muitos casos, diversos colaboradores diferentes da empresa precisam ter acesso às informações para fazer essas análises de dados. Por isso, é essencial que o acesso seja simplificado. Essa é outra vantagem de utilizar o DW, já que ele permite o fácil acesso a pessoas autorizadas.

Produção de relatórios

Outra vantagem são os relatórios que não requerem programadores especializados para conduzir o processo. Assim, a rotina de trabalho é agilizada, já que as próprias ferramentas do Data Warehouse ajudam leigos a manipular dados e produzir relatórios consistentes.

Qual a relação entre DW e Big Data?

Já vimos o que é um Data Warehouse, mas qual a relação entre ele e o chamado Big Data? Quando falamos sobre BD, estamos abordando de modo geral a grande produção de dados que é feita nos dias de hoje. O DW é uma forma de armazenar essa alta quantidade de informação em um espaço seguro e confiável.

Afinal, os dados de uma empresa precisam estar protegidos, caso haja uma tentativa de ataque virtual. Portanto, se trata de conceitos diferentes, porém que se complementam. Entenda mais sobre o que é Big Data neste artigo.

Comentarios

  1. María de Fátima

    Muito bom estas informações, gostaria de saber mais sobre esse assunto.

    1. Alan Amorim

      Olá, Maria.
      Agradeço o comentário e a convido a acompanhar o blog.
      Todos os dias da semana tem conteúdo novo saindo sobre todo tipo de tecnologia para os mais diversos segmentos.
      No blog temos materiais gratuitos https://www.totvs.com/conteudos/ e diversos outros artigos voltados para BI.
      Vale a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *