PMS Hotel

PMS Hotel: 5 passos para aumentar sua competitividade no mercado

Equipe TOTVS | HOSPITALIDADE | outubro 14, 2019

O sistema de gerenciamento de propriedades hoteleiras, conhecido popularmente por PMS Hotel, é um sistema de gestão que inclui diversas frentes de atuação dentro da rotina, da reserva ao check-out.

A ideia é não só otimizar processos internos entre colaboradores, no que tange à gestão de hotéis, como tornar a experiência do hóspede mais agradável e segura.

Cada vez mais, mostra-se necessário que gestores de hotéis e administradores de franquias busquem soluções em um sistema de gestão hoteleira para aprimorar os serviços e sair com um diferencial frente aos concorrentes.

Enquanto muitos diretores criam estratégias mirabolantes em infraestrutura e serviços, o segredo está na satisfação do hóspede nos processos básicos e, para isso, a tecnologia é forte aposta.

1. BackOffice: otimizar e poupar

Um dos principais problemas na gestão hoteleira é a falta de integração entre os diversos setores do hotel. Aqui, atividades de backoffice não se integram com frontoffice, o que provoca perda de recursos financeiros e insatisfação na prestação de serviços.

Aderir a um software gestão hoteleira torna mais fácil o controle de processos, como o check-out e check-in, que costumam acumular filas ou, mesmo, apontar falhas de comunicação entre um pedido de reserva solicitado e não aprovado a tempo pela recepção.

Além de tarefas frontoffice, pontos como os listados abaixo ficam mais fáceis no dia a dia:

  • Almoxarifado;
  • Contábil;
  • Finanças;
  • Compras;
  • Contratos;
  • Planejamento e Orçamento;
  • Controle de Qualidade,
  • Faturas.

2. Experiência do hóspede: facilitar e fidelizar

Agora que você já valorizou a sua organização interna, deve se atentar às demandas dos seus clientes. O conceito de experiência do hóspede é baseado em focar no cliente para oferecer ofertas especializadas.

A forma de fortalecer essa relação é simplificar processos. Logo, cinco dicas simples já podem se tornar um diferencial com o PMS Hotel:

  • Receita: a partir de dados, planeje a sua demanda de hospedagem e flexibilize tarifas para períodos de baixa procura. Assim, hotel e usuário saem ganhando.
  • Reservas: nada como poder inserir e editar reservas individuais ou de grupos conforme a necessidade e de forma rápida. Valores de orçamento devem estar à mão.
  • Vendas integradas: integre o seu setor comercial com o de vendas de agências de viagem e sites de buscas comparando preços de pacotes. Ao optar por esse sistema, a intermediação ocorre de forma eletrônica e integrada. Não se esqueça de deixar disponível a visualização dos diferentes tipos de tarifas.
  • Mobilidade: proporcione atendimento ao hóspede sem ficar restrito ao balcão do hotel. Vale destacar funcionalidades de FNRH e a Roomlist que são associadas ao dispositivo móvel dos hóspedes.
  • Tarifas: acompanhe os gastos do cliente de duas formas, por Tarifa Open Price e Tarifa BAR.

Nova call to action

3. Indicadores em tempo real com PMS Hotel

Já imaginou obter todas as vantagens competitivas acima mencionadas, sem precisar instalar um software para hotel pesado e caro? A mobilidade e flexibilidade de PMS para Hotel é destaque neste cenário.

O PMS da TOTVS, por exemplo, é disponibilizada na nuvem e prioriza o design responsivo. Assim, você pode acessar a partir de tablets, desktop e notebooks. A proposta é conseguir acompanhar em tempo real, indicativos como REVPAR, taxa de ocupação, diária média e receita.

4. Aposte no mobile

Além do check-in e check-out otimizados, o mobile é aliado de outras frentes. O uso de apps tem sido aposta de grandes redes hoteleiras a fim de padronizar atendimentos e tornar o atendimento mais ágil.

A tecnologia BYOD (Bring Your Own Device ou “traga seu próprio dispositivo”) permite aos hóspedes fazer solicitações pelo smartphone.

5. PMS Hotel no Marketing e Distribuição

Imagine se desse para integrar as rotinas, inclusive associando dados com o setor de marketing? Se a proposta é aumentar a lucratividade, é essencial aliar os setores que representam os valores do negócio frente ao público.

Como resultado, negócios ganham segmentos bem definidos, gestão tarifária, gestão comercial e estratégia de canais.

Por que escolher uma solução TOTVS?

Se você acha que é difícil implementar os 5 passos acima, é porque ainda não conhece o PMS da TOTVS que une todas as funções de gerenciamento hoteleiro em um único lugar. Como diferencial, o software não necessita de instalação. Para usar, basta logar no sistema.

Se preferir, é possível contratar os módulos de forma flexível. Assim, o nosso sistema pode tanto atender a demandas de hospedagens maiores, como pousadas com menor fluxo de clientes. Consulte um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *