Previsões empresariais: o que um sistema de ERP pode mostrar?

Gerenciar uma empresa é uma atividade desafiadora. É preciso reunir múltiplas habilidades e aprender a trabalhar com as previsões empresariais. Obviamente, isso exige trabalho duro e acesso a dados reais e atualizados.

Em um mercado tão competitivo, não há espaço para “achismos”. Toda a gestão empresarial deve ser pautada em informações confiáveis, e é aí que um bom sistema ERP pode fazer toda a diferença.

Continue a leitura para entender melhor essa relação e descobrir como conquistar um negócio otimizado e eficiente!

Previsões empresariais: quais são essenciais para o seu dia a dia?

Tomar decisões é uma das grandes responsabilidades dos gestores. Ocorre que essa tarefa nem sempre é feita em situações tranquilas. Em alguns casos, ela envolve riscos internos e externos e os seus resultados podem afetar o destino do negócio.

Por isso, para que a escolha seja a mais vantajosa, é preciso buscar fundamentos sólidos. As previsões empresariais são formadas por dados passados. Ou seja, analisam-se fatos pretéritos (e atuais) para melhorar a eficiência das decisões futuras.

Mas, afinal, quais são as previsões mais importantes para o cotidiano de um gestor? Existem algumas informações que são essenciais para a correta condução do negócio, como:

  • previsões de demanda: prevê a necessidade de produtos, especialmente em datas sazonais;
  • previsões financeiras: prevê receitas, despesas e ajuda a precificar produtos;
  • previsões de trabalho: prevê o tempo necessário para cada operação, mantendo a produção equilibrada;
  • previsões de fornecimento: prevê a necessidade de reposição de materiais.

Como fazer previsões empresariais efetivas?

Quando falamos em previsões empresariais, não existem muitos caminhos para serem seguidos. Isso porque a resposta está na análise de dados.

Uma pesquisa global conduzida pela Experian concluiu que 50% das empresas usam os dados para aprimorar o atendimento ao cliente e que 83% dos profissionais brasileiros reconhecem melhorias significativas na eficiência das ações após investirem em suas soluções de qualidade de dados.

Com isso, podemos dizer que tornar as previsões mais efetivas depende do acesso e acompanhamento de informações em tempo real e, claro, do Business Intelligence.

A tecnologia aplicada à coleta e análise de dados pode contribuir bastante com o dia a dia dos gestores. Afinal, essa estratégia melhora a tomada de decisão — deixando de lado a pura e simples intuição para entrarem em cena as análises mais inteligentes e consistentes.

Sistema ERP: como pode ajudá-lo com as previsões?

Durante muito tempo, os gestores se baseavam apenas na intuição para tomarem as suas decisões. Muitos negócios foram construídos assim, mas os avanços da tecnologia e os seus benefícios demonstraram que era o momento de apostar em métodos mais estratégicos.

O ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um desses recursos que transformou o cotidiano empresarial. De modo geral, tem funcionalidades que automatizam a gestão do negócio, tornando-o mais eficiente e produtivo.

Por meio dele, o gestor tem acesso rápido e fácil às informações necessárias para fazer escolhas acertadas. Isso ocorre, principalmente, porque o recurso integra os diversos setores da empresa, facilitando a comunicação e a troca de dados.

A dúvida é: como o ERP pode ajudá-lo a otimizar as previsões empresariais? Para que você compreenda esse benefício expressivo dessa ferramenta, preparamos um breve resumo sobre as suas contribuições no dia a dia de uma empresa. Confira!

Aperfeiçoa a previsão da demanda

Como gestor, você sabe que a demanda pelo produto ou serviço da empresa nem sempre é estável. Existem inúmeros fatores que podem alterá-la e estar preparado para essas situações é fundamental.

O uso de um bom ERP transforma essa tarefa em algo mais simples e seguro. Com as informações obtidas por meio do monitoramento das vendas e dos pedidos, é possível visualizar as datas em que a procura aumenta e, assim, preparar o negócio para essas oportunidades.

Otimiza as previsões financeiras

As finanças empresariais são uma das principais preocupações dos gestores e empresários. Afinal, manter as contas a pagar e receber organizadas é essencial para a saúde financeira de qualquer empresa.

Com um ERP, é possível prever receitas e custos e simplificar o planejamento do orçamento. Com base em informações atualizadas e na previsão de demanda para os próximos períodos, é possível, inclusive, pensar em projetos a longo prazo, estudar investimentos e avaliar a necessidade de empréstimos.

Simplifica a reposição de estoque

A reposição de estoque é um ponto crítico da gestão empresarial. Isso porque o custo de armazenagem e da própria compra dos produtos é alto e exige planejamento.

Um estoque baixo pode desencadear rupturas e um estoque alto pode gerar prejuízos. Por isso, o uso de um ERP é tão importante. A gestão integrada dos setores e o acesso simplificado aos dados facilita a previsão da quantidade exata da reposição e de quando isso deverá ser realizado.

Identifica novas oportunidades de vendas

Por fim, é interessante destacar que o ERP pode ajudar você a identificar novas oportunidades de vendas. As diversas funcionalidades desse sistema de gestão usam dados históricos de consumo que facilitam a identificação de oportunidade de vendas.

Além disso, com o seu auxílio, é possível criar planos de vendas mais coerentes. No caso de vendedores remotos, é essencial que eles tenham acesso aos dados de estoque e funcionalidades do produto, o que é muito mais simples quando se tem um software de qualidade.

ERP da TOTVS: por que ele é a solução ideal para a sua empresa?

Conforme visto, contar com um bom ERP pode ser o seu diferencial. Atualmente, existem muitas opções no mercado, mas a solução da TOTVS é a única capaz de atender às necessidades de empresas de todos os segmentos.

Nosso sistema é completo e acompanha a sua empresa em diferentes fases. Ou seja, independentemente do seu porte, a ferramenta o ajudará a gerenciar e organizar todos os setores. Para isso, você terá à sua disposição diversos módulos, como:

  • financeiro;
  • contabilidade;
  • fiscal;
  • estoque;
  • faturamento;
  • compras;
  • jurídico;
  • CRM;
  • call center.

Em outras palavras, tudo o que você precisa para gerenciar a empresa com eficiência e produtividade pode ser encontrado em uma única plataforma. Com isso, as suas decisões serão mais acertadas e o seu negócio poderá crescer de uma maneira saudável e duradoura.

As previsões empresariais fazem parte da gestão de um negócio, mas isso não tem nada a ver com mágica ou uma “bola de cristal”. Crescer nesse universo é algo que exige estratégia e decisões acertadas, o que se consegue com análise e gestão de dados. Por essa razão, o ERP é uma ferramenta indispensável e pode tornar as suas escolhas mais rápidas e seguras.

Quer desfrutar de todos os benefícios do ERP da TOTVS? Entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *