BOPIS: o que é, desafios e benefícios de implementar essa estratégia

Equipe TOTVS | 30 novembro, 2021

Seja como empreendedor ou como consumidor, você com certeza já se deparou com o termo BOPIS. O acrônimo de “Buy Online, Pick Up In-Store” diz respeito ao ato do cliente comprar online e retirar sua mercadoria na loja.

Cada vez mais varejistas ao redor do mundo estão adotando o BOPIS como uma medida de se adaptar às novas exigências do consumidor.

Com o BOPIS, a empresa alia o melhor de dois mundos: a possibilidade de o cliente fazer compras online e retirá-las pessoalmente, em uma loja próxima.

Com a pandemia, o modelo só cresceu — e é por isso que cada vez mais lojas procuram entender o tema para fazer elas mesmas a transformação.

Que tal aprender tudo sobre o conceito? Preparamos um conteúdo completo sobre BOPIS, confira!

O que é BOPIS? Como funciona?

BOPIS ou “Buy On-line, Pick In-Store” é uma estratégia de varejo. Nela, os consumidores podem realizar suas compras na loja virtual da empresa e retirá-las pessoalmente em uma loja física ou ponto de coleta oficial.

Essa estratégia é também conhecida como “Click & Collect“, bem como possui variáveis bastante populares, como o BORIS (Buy Online, Return In-Store) e ROPIS (Reserve Online, Pickup In-Store).

Com o BOPIS, a loja oferece mais uma opção de entrega aos seus clientes, o que aumenta a conveniência e melhora a experiência de compra.

Na prática, o BOPIS ajuda os clientes a economizarem com os custos de frete, bem como evita atrasos na entrega do pedido e também otimiza o processo de devolução de mercadoria.

Um panorama sobre o BOPIS

Nos últimos anos, o BOPIS já vem ganhando destaque no varejo. Em 2019, durante o verão americano (o “holiday season”), houve um crescimento na receita de vendas BOPIS, de acordo com dados da Parcel Monitor.

No entanto, com a pandemia e as restrições sociais, o BOPIS decolou.

Conforme dados divulgados pela ROI Revolution, em 2020, as vendas no modelo BOPIS cresceram 259%.

E de acordo com um relatório da ShipperHQ, mais de um quarto dos consumidores online que adotaram o BOPIS para sua compras, afirmaram que vão continuar usando o modelo.

Esse movimento deu resultado, especialmente em um momento em que os varejistas buscam alternativas para potencializar suas vendas e se adequar ao novo normal.

De acordo com dados da Retail Touchpoints, 90% dos varejistas americanos planejam oferecer a modalidade BOPIS em seu e-commerce.

Desafios do BOPIS 

Quando o assunto é gestão logística, o varejo online enfrenta uma série de obstáculos independente da estratégia. Não seria diferente com o BOPIS, que exige que as empresas possuam processos otimizados.

Os principais desafios do BOPIS para uma empresa hoje são:

  • Controle de estoque;
  • Pessoal qualificado e treinado;
  • Uma boa infraestrutura digital e física para receber, separar e disponibilizar os pedidos.

Vale ressaltar a importância de um bom controle de estoque, que permita ao empreendedor e aos responsáveis mapear o inventário em tempo real.

Em uma operação BOPIS, a empresa deve ser capaz de analisar dados atualizados em tempo real, de modo a compreender o status de um pedido, a localização do produto na prateleira e todos os detalhes para um melhor customer engagement.

Se você tiver várias lojas físicas, é muito importante que a solução conecte o estoque de todos os seus PDVs, de modo a oferecer maior e melhor visibilidade aos clientes e aos seus funcionários.

Quais são os benefícios desta estratégia?

E afinal, você tem ideia de como o BOPIS impacta e beneficia os dois lados da equação: o varejo e o consumidor?

Do lado do cliente, eles estão procurando uma experiência de compra conveniente, que economize tempo e dinheiro. Já os varejistas buscam justamente preencher esse gap, tornando seu processo mais otimizado e menos custoso.

Na prática, além de tudo, o BOPIS é uma forma das empresas do varejo físico de competirem com gigantes do comércio virtual, como a Amazon e demais grandes players.

É uma ótima maneira de fortalecer sua estratégia de vendas omnichannel, agindo em cima da experiência do cliente.

Para o cliente

Para o cliente, o BOPIS é uma opção de economia e também de conveniência. Entre os principais benefícios, destacamos:

Não há custos de envio

Com o BOPIS, os consumidores podem economizar tempo e dinheiro retirando suas compras na loja ou em um ponto de coleta.

Ou seja, eles ainda aproveitam a conveniência das compras online, mas economizam com os custos de frete.

Serviço mais rápido

Uma das razões que fazem os clientes ainda optarem pelo varejo físico é que o serviço é mais rápido. Eles podem comprar o produto e retirá-lo na hora. O BOPIS recria essa dinâmica.

Estoque garantido

Com o BOPIS, você embala o pedido antes de enviar uma notificação de que ele está pronto para retirada.

Com isso, é totalmente garantido que, quando o comprador chegar, o produto estará disponível.

Para o empreendedor

Para os varejistas, adotar BOPIS pode significar alguns ganhos específicos muito bem-vindos, como:

Melhoria do tráfego na loja e no número de vendas

Quando os clientes param em sua loja para pegar seus pedidos, eles provavelmente vão aproveitar a viagem para olhar os produtos. É algo que pode impulsionar mais vendas.

De acordo com o ICSC (Conselho Internacional de Shopping Centers), mais de 50% dos consumidores adultos usam o BOPIS e 67% dessas pessoas compram mais itens quando sabem que podem pegá-los imediatamente.

Custos de envio reduzidos

Enviar os pedidos diretamente de seu centro de distribuição para seus clientes pode significar custos elevados — o que muitas vezes afasta o comprador.

O BOPIS permite enviar remessas individuais para sua loja ou ponto de coleta, desse modo, reduz os custos de envio direto e ainda aproxima o cliente da sua loja.

Melhor gerenciamento de estoque

Com o BOPIS, é importante simplificar o gerenciamento de estoque e obter atualizações em tempo real.

A união entre o rastreamento de estoque online e na loja permite que você atenda aos pedidos de sua loja ou centro de distribuição.

O que você precisa para implementar o BOPIS no seu negócio

Agora, vamos conferir um passo a passo do que você precisa fazer para implementar o BOPIS, confira!

Ofereça um site ou aplicativo para compras

Para que você ofereça a opção do BOPIS ou Click & Collect, é essencial possuir um e-commerce (seja em loja virtual própria ou marketplace) ou aplicativo da sua loja.

A tecnologia é parte de uma estratégia que amplia o alcance da sua marca para além da sua região de atuação.

Seja omnichannel

Um dos grandes desafios do omnichannel é justamente oferecer uma experiência perfeita para o cliente.

Ao oferecer o BOPIS, você alia a conveniência com a redução de custos, integrando canais de venda e otimizando a jornada do cliente.

omni by moddo

Tenha, pelo menos, 1 ponto físico

É claro, não é possível implementar o BOPIS sem um ponto físico, seja uma loja ou um ponto de retirada dos produtos comprados online.

Faça um controle estratégico do seu estoque

Se o seu estoque não estiver sincronizado com sua loja online e loja física, o modelo BOPIS provavelmente não vai dar certo.

O controle estratégico do seu estoque, com auxílio de um sistema de gestão, permite que você fique atento a cada atualização sobre seus produtos, sabendo de antemão quando um item estiver próximo do giro de estoque — o que possibilita agilizar seu processo de compras.

Diversifique os meios de pagamento

A diversificação dos meios de pagamento não é apenas uma tendência, como uma necessidade do varejo atual.

Assim, você se adequa às demandas dos consumidores hoje, que se acostumaram — e pedem — por diferentes formas de pagamento para suas compras, adequando-se ao que for mais conveniente.

Conte com soluções na nuvem

Por fim, conte com soluções na nuvem que possam integrar os dados e setores do seu negócio, como a gestão dos pedidos com o controle de estoque.

Assim, de qualquer dispositivo, você e seus funcionários podem acessar e receber atualizações sobre as operações em andamento, bem como identificar problemas de forma antecipada, aplicando ações que impactem na hora.

Empresas que já oferecem o BOPIS

Hoje, várias empresas já oferecem o BOPIS, destacando-se as seguintes marcas:

  • Centauro;
  • O Boticário;
  • Leroy Merlin;
  • Magazine Luiza.

A importância da tecnologia no varejo

O varejo é um dos mercados mais dinâmicos que há. Por isso, a tecnologia é um complemento essencial para o seu sucesso.

Integrar dados, unificar setores, otimizar processos e oferecer maior dinamismo na execução de tarefas é uma das prioridades para um tipo de negócio que depende tanto de uma boa experiência do cliente.

Nesse ponto, utilizar um sistema de gestão completo pode ser a melhor alternativa para o seu negócio.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

Seja o seu objetivo implementar o BOPIS, ampliar seu omnichannel ou melhorar experiência do cliente, você sabe que pode contar com as Tecnologias TOTVS para o Varejo!

A maior empresa de tecnologia do Brasil possui tecnologias completas para que a sua loja torne-se verdadeiramente omnichannel, potencializando seu controle sobre todas as operações (da retaguarda até o PDV).

Que tal conferir mais e entender como as Tecnologias TOTVS para o Varejo podem ajudar sua empresa?

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos a você tudo sobre o BOPIS, partindo do conceito, até os desafios e benefícios dessa estratégia de relacionamento com clientes no varejo.

Com o BOPIS, sua empresa se renova, oferece maior conveniência para o cliente e ainda integra diferentes canais de vendas para tornar sua operação verdadeiramente omnichannel.E agora, antes de finalizar, que tal seguir lendo os conteúdos aqui do Blog da TOTVS? Confira tudo sobre o modelo Take Away.

controle de estoque logistica no varejo omnichannel

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.