Supply Chain: guia completo

Supply Chain é um fator que muito provavelmente seja a diferença entre a sua empresa e a concorrente líder de mercado. Já pensou nisso? Essa abordagem é comum entre empresas que buscam por máxima eficiência nas suas operações internas para entregar o melhor ao consumidor final. No entanto, não apenas isso: elas focam na continuidade. …

Equipe TOTVS | 21 agosto, 2023 - Atualizado em 22 agosto, 2023

Supply Chain é um fator que muito provavelmente seja a diferença entre a sua empresa e a concorrente líder de mercado. Já pensou nisso?

Essa abordagem é comum entre empresas que buscam por máxima eficiência nas suas operações internas para entregar o melhor ao consumidor final.

No entanto, não apenas isso: elas focam na continuidade.

Ou seja, manter a “engrenagem girando” para não falhar com os clientes, com uma linearidade produtiva e estratégica que impere.

Isso se refere tanto à empresa em si, mas também aos seus componentes essenciais: fornecedores, transportadores e atacadistas.

No Brasil, o contexto do mercado sofre com volatilidades inesperadas. Por isso, é preciso resiliência e uma boa estratégia, bem como conhecimento do que torna uma cadeia de suprimentos boa.

Para aprender tudo, basta seguir na leitura!

Nova call to action

O que é Supply Chain?

A Supply Chain (Cadeia de Suprimentos) abraça todos os processos pelos quais um produto passa, desde a captação de matérias-primas até a entrega para o consumidor final. São os métodos e operações que compõem a fabricação, logística e distribuição.   

Ou seja, a lógica que envolve todos os setores de um segmento e que afetam diretamente na entrega de um produto ou serviço ao cliente. 

Uma organização de todo fluxo da mercadoria.

Ela é relacionada igualmente entre os pares da empresa, como fornecedores, transportadores, operadores de logística e pontos de venda.

Hoje em dia, essa cadeia completa também leva em conta setores mais estratégicos, como Compras, Marketing, Armazenamento e RH.

Assim, a cadeia funciona de forma particular em cada  empresa, mas considera  todo o cenário de alinhamento entre todas as outras que orientam e contribuem para a entrega do produto.

O que é Supply Chain Management?

Supply Chain Management (SCM) é a gestão da rede de fornecedores e dos processos que compõem a cadeia de suprimentos que, coletivamente, criam um produto ou serviço, do fornecedor original até o cliente final.

O SCM engloba a planejamento, aquisição, produção, armazenamento, transporte e entrega desses produtos ou serviços, e pode ser aplicado a qualquer tipo de rede de suprimentos.

Como explicamos em nosso guia sobre o tema, o objetivo ao estabelecer boas práticas de SCM é criar valor líquido para o negócio.

Assim, de forma que haja a construção de uma infraestrutura competitiva, capaz de alavancar os processos logísticos, sincronizar os níveis de fornecimento com a demanda, bem como medir o desempenho com alto nível de profundidade.

Como logística e Supply Chain se relacionam?

Apesar de soar como sinônimo, Supply Chain não é o mesmo que logística. São conceitos complementares de certa forma, mas não iguais.

A logística diz respeito ao processo de transporte de um ponta A à B, bem como seus documentos, dados e armazenamento.

No caso da cadeia de suprimentos, falamos de uma ampla cadeia de processo de fluxo da mercadoria. Ou seja, tanto operacional, mas especialmente na parte estratégica – envolve muito mais do que o transporte em si. 

Indo mais além, ela não é focada apenas nos processos internos da empresa, mas em identificar e analisar fluxos desde a produção da matéria-prima até a chegada do produto para o cliente final. 

No entanto, sem um bom desenho da cadeia de suprimentos, a logística pode se tornar insustentável.

Quais são as principais funções da Supply Chain?

A cadeia de suprimentos funciona como uma forma prática de identificar as necessidades e o funcionamento de um segmento. 

O desafio é justamente ser analítico e responder de forma imediata ao consumidor.

Dessa forma, uma das principais funções da cadeia de suprimentos é servir de base para a estruturação de um processo estratégico de análise de demandas e de mercado.

No entanto, é claro, há muito mais por trás disso, como:

  • Integração de dados;
  • Cumprimento assertivo dos prazos;
  • Controle de indicadores de performance.

A cadeia de suprimentos permite que a empresa qualifique e crie cálculos precisos  para medir o seu potencial operacional e capacidade logística. Além disso, é possível prever gargalos ou escassez de matéria-prima no seu segmento. 

Dessa forma, através da integração dos dados em cada etapa, é possível agir de forma eficaz na resolução de problemas diversos.

Outro ponto aqui é a tecnologia.

A cadeia também incentiva a modernização dos métodos na empresa, por meio da adoção de ferramentas e sistemas tecnológicos.

Ter um espaço virtual para acoplar os dados e disponibilizá-los para diferentes setores da sua empresa, ajuda principalmente a criar um alinhamento interno eficaz e prever possíveis gargalos. 

Para se ter uma noção, de acordo com a Cerasis, ao usar uma solução TMS (Software de Gestão de Transporte), a empresa pode reduzir de 90% a 95% os custos com frete.

Quais são as vantagens do Supply Chain?

Uma vez alinhada, sua cadeia de suprimentos pode resultar em vários benefícios práticos para a empresa e ao consumidor. A seguir, separamos os principais:

Otimização do estoque

De forma geral, podemos apontar que a Supply Chain é importante especialmente, mas não exclusivamente, na otimização do estoque da empresa.

Para isso, é preciso garantir que, de forma contínua, a empresa possua mercadores em quantidade e qualidade adequadas para comercialização, sem faltar ou sobrar.

Na prática, o objetivo da estrutura é atender com precisão às demandas do mercado. Para isso, uma cadeia eficiente foca em agilidade na produção, sem sacrificar a qualidade. 

Redução dos custos operacionais

A cadeia de suprimentos permite uma organização de processos de modo a garantir mais eficiência nos processos.

Assim, sua empresa gasta menos com produção e estoque (e, de quebra, com fornecedores e mesmo em ocasiões de recalls), por meio da otimização da logística.

Aqui, o efeito da previsibilidade de demanda elimina a necessidade de ocupação desnecessária do seu estoque.

Tudo isso resulta em uma operação eficaz de ponta a ponta e na redução de custos.

Mais eficiência

Uma boa SCM não admite que sua empresa “pare no tempo”.

É preciso se atualizar, buscar o melhor, em um ciclo de melhoria contínua que só tem a agregar ao negócio.

Assim, sua organização se torna capaz de lidar com as demandas do mercado em tempo real, independente do teor das mudanças.

É uma forma de se manter resiliente, de modo a cumprir com as obrigações de prazos, sem perder a qualidade e manter (ou subir) sua força de vendas na corrida contra a concorrência.

Integração de diferentes setores

Várias áreas da empresa devem compor a cadeia de suprimentos, tanto braços operacionais como estratégicos. O objetivo não é tornar complexa a operação, mas de alguma forma, alinhar todos os pares internos (e também externos) na rotina produtiva.

Entre os setores mais acionados, podemos mencionar Vendas, Contábil e Compras, bem como o Estoque e Armazenamento.

O objetivo é realmente criar uma estratégia baseada em uma abordagem multidisciplinar. Assim os elos se complementam e a cadeia se torna verdadeiramente eficaz.

Maior competitividade

Com a Supply Chain, sua empresa consegue lidar com as demandas da melhor maneira possível. Afinal, a estratégia é baseada nisso.

No entanto, ela é versátil e se apoia em várias outras premissas.

Por isso, leva em conta a sazonalidade dos insumos, os períodos de alta na demanda, as questões relativas ao transporte (como a perecibilidade), entre outros aspectos.

Esse complexo esquema fortalece as ações predefinidas, de forma a redefinir a logística empresarial.

Dessa forma, a empresa fica mais preparada para lidar com vários cenários distintos, ao poder traçar planos mais estratégicos de sua matriz de risco e cumprir com suas obrigações e responsabilidades.

E claro, mais importante, continuar a servir com qualidade ao consumidor final!

Aumento dos lucros

Com a redução de custos operacionais, a empresa se vê em um estado de equilíbrio financeiro que gera espaço para uma margem de lucro mais instigante.

Seu fluxo de caixa se torna mais saudável e, sem a necessidade de ativos fixos, como estoque ou manutenção, você reduz custos.

Além disso, uma boa cadeia de suprimentos estipula metas e novas políticas de negociação com fornecedores.

Assim, dá a chance de ressignificar vários acordos, firmando parcerias ainda mais valiosas e que lhe dêem mais respiro financeiro.

Melhor atendimento ao consumidor final

Entre seus principais pilares, a cadeia de suprimentos visa o melhor atendimento ao consumidor final. 

Nesse contexto, sua importância está na forma com que conduz a empresa a esse objetivo, de modo a tornar os processos mais ágeis e integrados.

A partir dessas ações, é possível aprimorar a jornada de compra e, como consequência, gerar a satisfação e a fidelização dos consumidores. 

Isso favorece o crescimento orgânico do seu negócio, além de contribuir para o seu posicionamento no mercado e para o reconhecimento da marca. 

Quais áreas fazem integração com a Cadeia de Suprimentos?

Entre as áreas que se conectam à Supply Chain, podemos mencionar e aprofundar nas principais. Veja só a função de cada uma:

  • documentos: cada passo deve ser documentado, com o intuito de ter todas as informações em mãos para enriquecer o processo de análise;
  • equipamentos: são eles que darão vazão às suas demandas e servirão de ferramentas para colocar a cadeia de suprimentos em prática;
  • custos: o SCM permite avaliar demandas específicas, o que ajuda na precificação do seu produto com uma análise completa de toda a cadeia;
  • pessoas: são os responsáveis por fazer tudo fluir e precisam ser gerenciadas e treinadas para melhor eficiência operacional;
  • transporte: as transportadoras devem ser qualificadas para cumprir com suas demandas e entregar eficiência e segurança;
  • organização: deve ser fomentada pela tecnologia adequada, que facilite a gestão e torne as operações mais transparentes;
  • informações: com elas em mãos, fica mais fácil para a equipe estratégica encontrar oportunidades de melhorias;
  • insumos: servem de matéria-prima para a produção e devem ser a base da cadeia de suprimentos.

A carreira na área de Supply Chain

Uma pessoa que atua na área de Supply Chain é responsável pela negociação com fornecedores, bem como pelo desenvolvimento de estratégias relacionadas à gestão de estoque e logística. 

Esse profissional também realiza o acompanhamento de desempenho da cadeia de suprimentos, a partir da análise de dados. 

Para entender melhor as perspectivas de carreira e salário para esse setor, buscamos os dados do portal Vagas.com para duas funções muito importantes dentro do panorama de suprimentos: o analista e o gerente.

No caso do analista de Supply Chain, responsável por coletar e analisar os dados da cadeia de suprimentos, o salário médio gira em torno de R$4.329,00.

Já o gerente de Supply Chain, responsável por organizar e monitorar o desempenho de todos os processos de aquisição, produção e distribuição da empresa, ganha em média R$15.405,00.

O alto valor se justifica pela importância estratégica e pelo grande know-how, flexibilidade e soft skills (como tomada de decisão afiada e senso de liderança) que esse profissional deve oferecer.

Para quem quer se especializar no assunto, o ideal é buscar por cursos de qualidade e reconhecidos no mercado — tanto nacional, quanto internacionalmente.

A introdução mais aprofundada ao tema possivelmente será em um curso de graduação de Logística — uma oferta que existe, embora seja limitada presencialmente e mais comum no EaD.

Além disso, líderes de negócios e profissionais que buscam aprofundar os conhecimentos no assunto, podem buscar por MBAs e pós-graduações em Logística e SCM.

Um exemplo é a FGV, que possui tanto uma Pós-Graduação em Supply Chain Management como um MBA em Supply Chain Management.

Para quem busca ofertas gratuitas, a Rutgers University possui vários cursos sobre SCM e Supply Chain Analytics na plataforma Coursera.

5 práticas para otimizar a gestão da Supply Chain

Uma vez que sua empresa adote a cadeia de suprimentos, é preciso estar de olho nas execuções diariamente.

O objetivo de conciliar essa estratégia tão completa é justamente ter acesso aos dados de forma quase instantânea, possibilitando a rápida tomada de decisões.

1. Sincronize os dados com os fornecedores da empresa

Sempre que possível, busque integrar os dados dos fornecedores para que você possa visualizar o andamento de cada demanda.

Com o sistema de gestão certo, é possível realizar essa integração sem maiores problemas, obtendo acesso completo aos dados que lhe competem e de outras áreas de interesse.

2. Faça com que toda a equipe esteja envolvida nos processos

O alinhamento não é uma questão de setores, mas de pessoas.

É preciso que cada uma delas entenda a importância de suas entregas e como o sucesso da operação depende (e muito!) delas.

3. Analise os indicadores internos e externos

Não se esqueça do monitoramento!

Parte essencial da cadeia de suprimentos, é a análise de indicadores internos e externos que vai lhe dar base para um panorama geral desde a produção até as entregas.

Esse poder de inteligência é muito valioso, portanto, busque sempre atualizá-lo para se manter à frente das mudanças do mercado.

4. Analise as demandas e despesas

Por fim, a análise de demandas e despesas deve estar em seu checklist de forma obrigatória.

O entendimento sobre o balanço das operações vai lhe indicar o sucesso da estratégia, bem como apontar as eventuais falhas.

Esse conhecimento será necessário também na hora de otimizar a operação, quando você precisar reduzir ainda mais os custos. Assim, mostrando o que é essencial para cumprir as demandas e o que pode ser descartado.

5. Utilize um sistema de gestão eficiente

Sem um sistema de gestão completo, você fica cego para várias partes do processo. 

Por isso, ao escolher a tecnologia, opte pela melhor do mercado, que possibilite um overview completo de cada fase da cadeia de suprimentos.

Tecnologias TOTVS para a cadeia de suprimentos

Você sabia que as tecnologias TOTVS para o Supply Chain podem ajudar sua empresa a conquistar melhores resultados, independente do segmento e tamanho?

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil, pioneira no desenvolvimento de ERPs, mas com soluções que vão muito além do sistema de gestão.

Nossa oferta de produtos para a cadeia de suprimentos atende a empresas de todos os segmentos, do varejo ao agro. 

Desse modo, é possível contar com soluções que não apenas modernizam sua gestão, mas otimizam todos os processos operacionais e estratégicos além do backoffice.

Assim, é possível integrar os elos da cadeia e criar uma cadeia realmente eficiente, resiliente, econômica e lucrativa.

Que tal entender mais? Visite nossas soluções para conhecer tudo sobre as tecnologias TOTVS para Supply Chain:

Nova call to action

Conclusão

Nesta década, o papel da logística no negócio aumentou tanto em escopo quanto em sua importância estratégica.

Conceitos como integração da cadeia de suprimentos, resposta rápida, gerenciamento do inventário com o Kanban e filosofia just in time revolucionaram não somente a forma pela qual as empresas gerenciam suas atividades logísticas, mas do negócio como um todo.

As estratégias logísticas influenciam no projeto do produto, nas parcerias, na seleção de fornecedores e em outros processos vitais do negócio.

Para cumprir o novo papel, na medida em que a nova inteligência da empresa exigirá o desenvolvimento de novas infraestruturas e a adoção de novas práticas logísticas, será necessário integrar funções industriais e agrícolas num único sistema focado no cliente.

Para ficar por dentro de temas como este e outros, continue acompanhando o nosso blog.

supply chain

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.