O estudo Trocas no Varejo – Processos e custos, realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Comércio) e pelo CIP – Centro de Inteligência Padrão, mostra que as trocas representaram 3% do volume total de vendas do setor varejista em 2016 e 2% do faturamento líquido das companhias. No varejo de moda este processo é bastante corriqueiro, principalmente no período de datas comemorativas do comércio: dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, Natal, entre outras…
Apesar do Código de Defesa do Consumidor garantir o direito de troca apenas quando o motivo é defeito de fabricação, no caso das lojas físicas, a grande maioria dos varejistas aproveita este fluxo de clientes para vender outros artigos, além de tentar fidelizar esses consumidores.
Como foi falado acima, uma boa política de troca agrada os clientes e pode influenciar significativamente nos resultados de venda, mas e quando isso se torna um problema no ponto de venda? Quando os atendentes e vendedores precisam exercer uma verdadeira maratona de procedimentos para garantir a troca da mercadoria, sem desorganizar toda a movimentação realizada quando o produto foi vendido. Baixas no estoque, créditos no financeiro, comissões creditadas para o vendedor, etc.
Essa série de rotinas e procedimentos podem significar muito esforço da equipe quando a loja está cheia e descontentamento dos potenciais clientes.
Para facilitar os procedimentos de troca, garantir a satisfação do consumidor que está fazendo a solicitação e a produtividade da equipe de vendas, as políticas de troca da empresa precisam ser claras, amplamente conhecidas pelo time de vendas e disponíveis para os clientes nos principais pontos de contato, como: cartazes no ponto-de-venda, informações no site ou redes sociais.
Outro fator de extrema importância são rotinas simples e flexíveis do software de gestão da loja. Nele, devem haver componentes próprios e projetados especificamente para esta finalidade, para tornar o processo simples e o menos traumático possível.
A solução para o varejo de moda da TOTVS foi pensada para tornar as atividades no ponto-de-venda simples e descomplicadas e ao mesmo tempo sem abrir mão da segurança e do cumprimento das regras fiscais. No sistema, a devolução e a venda são realizadas simultaneamente dentro da mesma tela, o que possibilidade agilidade.
Durante o processo o sistema recupera automaticamente o preço de venda na origem, o que evita prejuízos financeiros. É possível ainda registrar o motivo da troca e manter o histórico em um ranking para medidas futuras de ajustes. Entre em contato com o nosso time comercial e solicite uma demonstração para conhecer em detalhes essas e outras rotinas da solução especialista TOTVS para o varejo de moda.
Deixe aqui seu comentário