Conheça 11 tipos de hospedagem para empreender

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 31 dezembro, 2023

Turistas e viajantes têm à disposição uma grande variedade de opções de estadia — o que é ótimo para os diversos gostos e necessidades. Mas para quem pensa em administrar um local como esse, pode bater a dúvida: qual tipo de hospedagem no Brasil vale a pena investir?

Dos hotéis tradicionais até o guest house, cada modelo de hospedagem oferece diferentes benefícios para os empresários. As opções são muitas e compará-las é o primeiro passo para fazer uma boa escolha.

Neste artigo, vamos dar uma olhada nos 11 principais tipos e suas características. Então, se você quer entender como maximizar seu lucro e a obter uma excelente experiência para seus hóspedes, continue lendo!

Quais são os tipos de hospedagem existentes?

Quando se fala em tipos de hospedagem, existem diversas opções de empreendimentos para escolher. 

Pousada, resort, cama e café, guest house e por aí vai. Cada um deles tem suas características distintas e benefícios específicos  — por isso, a escolha vai depender do seu projeto e o qual é seu objetivo enquanto empreendedor.

Vamos conhecer as 11 opções?

1. Hotel 

Os hotéis podem oferecer uma boa gama de serviços: recepção 24 horas, quartos individuais, café-da-manhã, piscina, academia, entre outros.

No entanto, a quantidade de opções varia também de acordo com as estrelas que ele tem (vão de 1 a 5). As cobranças das estadias costumam ser diárias, mas também podem ser feitos pacotes. O público costuma ser bem amplo.

Dito isso, é sempre preciso levar em conta os custos para quem deseja investir em um hotel. O mercado é competitivo e  fatores como preço por quarto, localização, custos de manutenção são cruciais.

O empreendedor precisa ter em mente que um hotel — mesmo que seja proporcional ao seu tamanho — exige processos complexos de gestão, pois envolve gerenciamento de funcionários, serviços de qualidade, controle de qualidade e atendimento ao cliente.

Mas se bem administrado, um empreendimento deste tipo pode se tornar extremamente lucrativo. 

2. Pousada 

Uma pousada é um tipo de acomodação turística que oferece quartos para hóspedes, geralmente em um ambiente mais intimista e acolhedor. É como se fosse um mini-hotel, inclusive, com limite de 3 andares.

Os serviços variam de acordo com o empreendimento, mas existem os serviços básicos de acomodação, como quarto individual (pode também ser chalé ou bangalô), serviço de recepção e café da manhã.

É uma forma de hospedagem que pode ser mais barata que os hotéis, e sem sacrificar o conforto e a segurança dos hóspedes. Apesar de ser um público que possa querer economizar mais, é ainda uma opção ampla de público.

Para um empreendedor, investir em uma pousada pode ser altamente lucrativo, principalmente em regiões menos urbanas e que têm mais contato com a natureza. 

3. Hostel ou albergue

Um hostel ou albergue é um tipo de hospedagem compartilhada pensada para jovens viajantes com orçamento limitado, mochileiros e pessoas que buscam uma experiência de viagem social.

Diferentemente do hotel ou pousada, a característica mais marcante de um hostel são os quartos compartilhados.  Os hóspedes dividem um quarto com beliches ou camas individuais. A quantidade de pessoas varia, mas sempre é coletivo.

Como a proposta é gerar uma aproximação dos hóspedes, existem muitas áreas comuns. Cozinhas compartilhadas, salas de estar, áreas de refeições e até mesmo bares e cafeterias são alguns exemplos.

Para investir, essa é uma opção interessante quando se tem um orçamento menor também — e o objetivo inicial não é garantir lucros exorbitantes também. Como a taxa de ocupação costuma ser alta, há uma boa rentabilidade.

Além disso, a administração desse tipo de empreendimento é mais dinâmica e flexível, exigindo menos burocracia para as gestões.

4. Hotel Fazenda

O hotel fazenda tem uma dinâmica semelhante ao hotel convencional, mas a diferença está no que você provavelmente está pensando: hospedagem em áreas rurais. 

Ela pode ser tanto em quartos como em chalés, cabanas ou casas de campo.O conceito combina acomodação, natureza e experiências relacionadas à vida no campo. 

Por isso, municípios rurais e mais remotos podem ser uma ótima oportunidade para esse tipo de empreendimento.

Hóspedes de hotéis fazenda geralmente podem participar de atividades ao ar livre, como trilhas, passeios a cavalo, pesca, jardinagem, safáris fotográficos e outras atividades. 

Para viabilizar isso, é preciso ter uma boa estrutura, porque envolve tanto a oferta de serviços de qualidade e diferenciados, como também a preservação do meio ambiente.

5. Resort 

tipos de hospedagem: resort

Muitas pessoas costumam confundir resort com hotel, mas existe uma diferença: infraestrutura completa de lazer. Por isso, sempre variam entre 4 a 5 estrelas.

A ideia é criar uma atmosfera de férias em um local exótico, no qual as pessoas que frequentam procuram serviços únicos. Ou seja, eleva o hotel para algo ainda maior. 

Isso engloba desde acomodações de luxo até serviços exclusivos como spa, entregando tudo para que o hóspede não precise sair daquele espaço – que costuma ser mais afastado também.

É um tipo de empreendimento que, pelo seu porte já ser grande, depende de um enorme investimento inicial também. Além das altas despesas financeiras, há naturalmente a complexidade de gestão e a necessidade de atrair visitantes estrangeiros para o local.  

No entanto, as receitas geradas pelo resort podem ser significativas e altamente lucrativas, principalmente porque é um tipo de hospedagem que estimula o consumo dos hóspedes.

6. Apart-hotel ou flat

Apart-hotel, mais conhecido como flat, é aquele tipo de hospedagem que mais se assemelha a um apartamento.

Os hóspedes têm à disposição unidades autônomas que podem variar em tamanho e layout. No entanto, costumam incluir um ou mais quartos, uma área de estar, uma cozinha totalmente equipada e um banheiro.

Ainda que se assemelham a uma moradia, muitos deles também fornecem serviços típicos de hotel, como limpeza diária, troca de roupas de cama e toalhas, recepção 24 horas, serviço de quarto, entre outros.

É uma boa opção para quem deseja investir em imóveis. Seu grande diferencial é oferecer para o inquilino a vantagem de utilizar o apartamento como se fosse sua casa, mas além das regras de convivência que precisam ser respeitadas, é preciso se atentar à manutenção de sinistros.

Além disso, a rentabilidade é alta, pois o proprietário consegue criar faturamento recorrente, tanto por meio de aluguéis mensais quanto para uso temporário. Mas isso depende também de uma boa gestão de negócios.

7. Hotel histórico

Mais uma variação do hotel, esse é um estabelecimento hoteleiro que está localizado em um edifício histórico, muitas vezes preservando a arquitetura e características originais do prédio. 

Esses hotéis são frequentemente situados em edifícios com valor histórico, como castelos, palácios, mosteiros, mansões, casas de campo, antigos edifícios governamentais, fábricas convertidas e outros locais de significado importante.

Ou seja, o turismo é o próprio lugar. Mas muitas vezes eles também estão situados em regiões de grande relevância cultural, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de mergulhar na história local.

Apesar de ser um público mais específico, pode ser uma opção encantadora e riquíssima para quem valoriza esse tipo de hospedagem e experiência.

Por outro lado, os investimentos necessários para manter as instalações e a parte burocrática também devem ser considerados. Ou seja, se há uma capacidade de conservar e melhorar a edificação, tem um grande potencial de ser lucrativo.

8. Cama e Café

O tipo de hospedagem “Cama e Café” envolve o aluguel de quartos em residências particulares de moradores locais. Os anfitriões compartilham suas casas com os hóspedes e oferecem acomodações privadas ou semi-privadas.

É um tipo de negócio bem menor para quem quer ter lucratividade com seu próprio espaço.

Esta opção de hospedagem oferece alguns benefícios para quem a adota: pois exige baixo investimento inicial para abrir o negócio, baixo custo de operação, flexibilidade para atender aos clientes e baixa burocracia. 

No entanto, pode ocorrer perda de segmentação de serviços; além disso, há a limitação para oferecer maior conforto e privacidade para os hóspedes e ainda vai ser preciso uma equipe qualificada para atender às expectativas dos clientes. 

Mas se bem executado, esse serviço de hospedagem pode ser extremamente rentável para o empreendedor.

9. Casas de temporada

tipos de hospedagem: casas de temporada

Uma casa de temporada é uma propriedade residencial, como uma casa, apartamento, chalé ou outra residência, que é alugada a curto prazo, geralmente por períodos de férias ou lazer. Pode ser alugada a partir de alguma plataforma, como Airbnb, ou por fora.

Esse tipo de acomodação é mobiliada para atender às necessidades de viajantes que desejam uma alternativa mais espaçosa e flexível aos hotéis, pousadas ou outros tipos de hospedagem tradicional.

Nesse formato, o empreendedor geralmente começa com um imóvel (e precisa ter capital para comprar ou construir) e, com o tempo, pode investir em mais de uma casa de temporada para hospedar. 

Como é disponível para uma família ou grupo de pessoas, essa comodidade, privacidade e exclusividade também eleva o preço, fazendo com que quem aluga possa ter bons lucros. 

Claro que existem cuidados com limpeza e conservação da propriedade — e riscos envolvidos —, mas pode ter um retorno significativo, principalmente se localizada em uma área valorizada.

10. Pensão 

Uma pensão é um meio de hospedagem que oferece quartos e refeições, principalmente em ambientes mais simples e econômicos. 

Uma característica distintiva de muitas pensões é a inclusão da alimentação na estadia. Os hóspedes podem esperar pelo menos o café da manhã, mas algumas pensões também oferecem almoço e jantar.

Pode ser um tipo de hospedagem para jovens viajantes que buscam acomodações acessíveis e uma experiência mais intimista, como uma pousada, só que mais simples.

Uma pensão é um investimento ideal para quem deseja ter um negócio de hospedagem e descanso pequeno, já que a demanda por este serviço é constante. 

Porém, manter a propriedade em boas condições requer trabalho constante. A manutenção de quartos, áreas comuns e a propriedade em si pode ser dispendiosa e demanda tempo.

11. Guest House

Uma guest house é um tipo de acomodação que oferece quartos em uma residência particular. A principal característica de uma guest house é que os hóspedes têm a oportunidade de interagir com os proprietários ou anfitriões.

É um tipo de negócio mais acolhedor e pessoal que parece bastante com o Cama e Café, mas a diferença é que, nesse caso, não é comum oferecer refeições.

Como é uma proposta acessível, é uma boa alternativa para investidores que querem ganhos financeiros com menor investimento.

 Pode ser uma opção interessante para quem busca por uma solução simples e barata para alugar seus quartos.

Como entender onde sua hospedagem se encaixa?

tipos de hospedagem: onde a sua se encaixa

Entender onde sua hospedagem se encaixa no mercado é fundamental para que ela tenha sucesso.

Uma forma de compreender o ‘fit’ da sua hospedagem é fazendo uma boa pesquisa de mercado para entender a concorrência, as necessidades dos viajantes e as tendências do setor de hospedagem na sua região.

Isso ajudará você a identificar oportunidades e lacunas no mercado.

Determine também qual é o perfil do viajante mais provável de se interessar por sua hospedagem. Viajantes a negócios, turistas de lazer, famílias, mochileiros, viajantes de luxo?

Um ponto essencial nesse processo é identificar o que torna sua hospedagem única e atraente. Qual é o valor distintivo que você oferece aos hóspedes? 

Pode ser uma localização privilegiada, amenidades especiais, preços competitivos, serviço excepcional ou algo mais.

Ainda, para responder onde sua hospedagem se encaixa, você deve saber responder: como sua hospedagem se compara às alternativas disponíveis? 

A partir daí, é importante definir preços competitivos que estejam alinhados com o valor que você oferece. Isso pode envolver pesquisar as tarifas da concorrência e ajustar seus preços de acordo com a demanda sazonal.

Entender onde sua hospedagem se encaixa no mercado é um processo contínuo que requer análise e adaptação constantes. 

Mas uma coisa é certa: uma compreensão sólida do seu público-alvo e das tendências do setor ajudará você a tomar decisões informadas e a ter sucesso no mundo da hospedagem.

Tecnologias TOTVS para Hotelaria

Seja qual for o tipo de hospedagem que você está investindo, é essencial estar pronto para gerenciá-lo da melhor forma. 

As tecnologias TOTVS para hotelaria são ideais para isso!

A maior empresa de tecnologia do Brasil conta com uma suíte completa de soluções que complementam, de ponta a ponta, a gestão do seu hotel, pousada ou qualquer outro empreendimento.

Do check-in ao check out dos hóspedes, do staff ao marketing, do pedido no restaurante à governança da empresa, tudo pode ser controlado pelo nosso sistema.

Melhore sua rotina de administração e otimize a experiência dos hóspedes com as soluções certas. Conheça o TOTVS para hotelaria!

Conclusão

Agora que você conhece os principais tipos de hospedagem, está pronto para investir no que faz mais sentido para você?

As opções de hospedagem são muitas — hotel a pensão —, mas a que é mais interessante para o seu investimento vai depender do seu orçamento e do que você visualiza a longo prazo.

Desafios sempre vão aparecer, mas quando você entende onde a sua hospedagem se encaixa, fica mais fácil. Para isso,  é preciso saber o que é possível e quais são as limitações. 

Independentemente da escolha, o gerenciamento é sempre um aspecto crucial para dar longevidade ao seu negócio e isso não pode ficar para depois. Por isso, aposte em sistemas de tecnologia hoteleira!

Agora, que tal aprender mais sobre gestão hoteleira? É só seguir de olho no blog da TOTVS!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.