Enviar uma selfie com documento para sites ou aplicativos é uma prática que se tornou muito comum em diversos serviços digitais, como bancos, seguradoras e plataformas de e-commerce.
Nos últimos anos, as empresas passaram pela digitalização de processos para embarcar nos avanços tecnológicos e na transformação digital.
Neste sentido, tornou-se necessário desenvolver uma maneira de autenticar pessoas no ambiente digital. A selfie segurando RG é só uma delas.
Mas você sabe como deve ser a selfie com documento? E mais importante: é seguro enviar esse tipo de foto pela internet?
Vem com a gente esclarecer essas dúvidas!
O que é e para que serve a selfie com documento?
A selfie com documento ao lado do rosto é uma forma de validar a identidade de uma pessoa por meio de uma foto tirada por ela mesma.
A foto é uma forma de utilizar a biometria facial para autenticação. Para tanto, é enviada para um sistema que compara as informações do documento com as da face da pessoa, usando técnicas de reconhecimento facial e análise de dados.
Este método serve para comprovar que a pessoa que está acessando ou contratando um serviço digital é realmente quem ela diz ser.
A partir da comprovação, o usuário pode autorizar transações financeiras, assinar contratos eletrônicos ou acessar áreas restritas de um site ou aplicativo.
Dessa forma, evita fraudes, falsificações e roubos de identidade.
Entendeu o que significa selfie com documento? Uma de suas aplicações mais interessantes é a assinatura biométrica digital. Vamos ver como ela funciona!
Entenda como funciona a assinatura biométrica digital
A assinatura biométrica digital é um tipo de assinatura eletrônica que usa as características físicas de determinada pessoa como forma de validar a sua vontade, identidade e consentimento em um documento ou transação digital.
As características físicas mais utilizadas são impressão digital, biometria facial (selfie) e reconhecimento de voz.
Por meio desta característica do usuário, o sistema atesta sua identidade e permite a ação para a qual ele é utilizado (fazer uma transação bancária ou assinar um contrato, por exemplo).
Vamos a um exemplo com a selfie com CNH ou documento de identidade.
Imagine que Gabriela recebe uma declaração por e-mail, lê o documento e concorda com os seus termos.
Em seguida, ela tira uma selfie com documento ao lado do rosto e envia para o sistema, que verifica se a foto corresponde aos dados do documento e se a pessoa está consciente e sem sinais de coação.
Se tudo estiver correto, o software gera um código único que vincula a foto ao documento, criando uma assinatura biométrica digital válida e segura.
Por que esse modelo de validação passou a ser utilizado?
A selfie com documento de identificação passou a ser utilizada como modelo de validação por vários motivos.
Você sabia que, somente no primeiro trimestre de 2023, o Brasil sofreu 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos por minuto?
O uso da selfie demanda da pessoa uma ação em tempo real que comprova que a pessoa está, de fato, realizando uma transação financeira, por exemplo.
Isso ajuda a combater as fraudes eletrônicas.
Mas há outros motivos para a adoção da prática, como:
- Crescente demanda por serviços digitais: exigem formas mais ágeis e eficientes de identificar e autenticar os usuários.
- Maior confiança dos usuários nos serviços digitais: os usuários sabem que os seus dados estão sendo protegidos e verificados.
Mas será que é seguro enviar selfie com documento? Existem prejuízos no uso deste modelo de validação?
Quais são os prós e contras da selfie com documento de identificação?
Como toda tecnologia, tirar uma foto com documento ao lado do rosto tem seus prós e contras.
Veja a seguir quais são as vantagens de adotar essa prática:
- É sustentável, pois reduz o uso de papel, tinta e energia ao dispensar a impressão e o transporte de documentos físicos.
- Evita fraudes, pois usa o reconhecimento facial e a análise de dados para comparar as informações do documento com as da face do usuário.
- É simples e rápido na validação da identidade de uma pessoa, pois não há necessidade de ir até um local físico ou enviar documentos por correio.
- É conveniente para a assinatura de documentos digitais, pois usa a biometria facial como forma de expressar a vontade e o consentimento da pessoa.
Porém, há também desvantagens em usar a selfie segurando RG:
- Gera dúvidas sobre a privacidade e a segurança dos dados, pois envolve o envio de informações pessoais e biométricas pela internet.
- Depende da qualidade da foto (iluminação, ângulo e nitidez da face da pessoa) para que o sistema reconheça e valide a identidade da pessoa.
- Pode ser burlada por técnicas avançadas de falsificação, como o deepfake (tecnologia que usa inteligência artificial para criar imagens ou vídeos falsos, mas realistas, de pessoas).
Diante dessas considerações, antes de se perguntar como tirar selfie com documento de identidade, é fundamental entender se a prática é segura.
É seguro enviar selfie com documento?
Depende do serviço que está solicitando a selfie segurando RG.
O site ou o aplicativo é confiável? Ele apresenta uma política de privacidade clara? Usa criptografia e certificação digital para proteger os dados?
Se sim, é seguro. Caso contrário, desconfie.
Como deve ser a selfie com documento?
Imagine que você precise fazer a assinatura de contrato por selfie. Como fazer uma foto com documento ao lado do rosto correta e válida?
Siga as seguintes orientações:
- Use um documento oficial com foto;
- Segure o documento ao lado do rosto, na altura dos olhos, sem inclinar e distorcer;
- Olhe diretamente para a câmera, sem sorrir ou fazer expressões faciais, e sem acessórios no rosto ou em volta dele;
- Tirar a foto em um local bem iluminado, sem sombras ou reflexos, em fundo neutro e liso, sem objetos ou pessoas atrás.
Precisa assinar documentos digitais com segurança, praticidade e validade jurídica? Conheça o TOTVS Assinatura Eletrônica.
TOTVS Assinatura Eletrônica
O TOTVS Assinatura Eletrônica é ideal para empresas que precisam assinar contratos, propostas, termos, declarações e outros documentos digitais com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.
A ferramenta permite o login com biometria e reconhecimento facial, mas vai muito além. Com ela, você pode:
- Acompanhar o status dos documentos assinados em tempo real pelo painel de controle;
- Assinar documentos em qualquer lugar e a qualquer hora pelo celular ou pelo computador;
- Armazenar os documentos assinados em nuvem com segurança e acessibilidade.
Quer saber mais sobre o TOTVS Assinatura Eletrônica? Veja como garantir a autenticidade de seus documentos empresariais!
Conclusão
A selfie com documento é um método de validação que utiliza a biometria facial para comprovar que a pessoa é realmente quem ela diz ser e evitar fraudes e falsificações.
Ela pode ser utilizada para assinar documentos digitais e autorizar transações, por exemplo.
No entanto, é preciso ficar atento aos sinais que apontam para a segurança do método, como sites confiáveis e que prezam pela proteção dos dados.
Para assinatura de documentos, o ideal é utilizar uma plataforma focada neste serviço, pois ela conta com mecanismos que garantem segurança e validade jurídica.
Conheça mais sobre as plataformas de assinatura digital!
Deixe aqui seu comentário