Biblioteca

Leia em 10 minutos

Predição da evasão e gestão da permanência

22/12/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 1 profissionais
compartilhe:
No artigo anterior (Retenção de alunos e predição da evasão), mostramos como o uso das ferramentas de inteligência artificial pode apoiar as instituições de ensino na prevenção da evasão de alunos. Nesta segunda parte da matéria, iremos detalhar como a aplicação de gestão da permanência, com base na plataforma de inteligência artificial Carol, funciona e viabiliza a redução do índice de saída de alunos.

Tudo começa com a análise de dados históricos da instituição de ensino. Esses dados são ricos em informações, que muitas vezes não foram tabuladas ou parecem não ter qualidade. Fontes diferentes também são levadas em consideração. Nesta primeira fase, um dos processos que a TOTVS, por meio da sua consultoria de negócios TOTVS Consulting presta aos clientes, é o chamado saneamento dos dados. Um processo maduro de entendimento da situação e análise de qualidade que permitirá que a definição dos padrões ocorra com a maior precisão possível. 

Após este passo, alimenta-se a máquina de aprendizado. Clientes TOTVS já contam com conectores prontos para a leitura dos dados e o armazenamento, permitindo que a IA aprenda sobre os dados brutos e armazene somente os indicadores de comportamento.

Um dos diferenciais da aplicação de gestão da permanência utilizando a plataforma de IA Carol é que, devido a experiência que a TOTVS e a TOTVS Consulting têm no mercado da educação, é possível entregar indicadores pré-configurados de comportamento dos alunos com risco de evadir. Ou seja, a Carol já chega ao cliente com uma base de conhecimento prévio, acelerando a identificação dos padrões de comportamento dos alunos com risco de evasão de cada instituição de ensino.

A Carol também classifica o risco da evasão de acordo com o tempo. Com até 180 dias de antecedência, ela estabelece os indicadores de comportamento que um determinado aluno está apresentando e que são similares ao padrão mapeado por ela com risco de abandono da instituição.

Ao analisar historicamente o comportamento de alunos em períodos prévios à evasão, a Carol aprende padrões. Ela aplica o padrão estabelecido aos alunos matriculados e monitora comportamentos parecido, podendo, dessa forma, prever uma possível evasão com antecedência.

A TOTVS criou mais de duzentos indicadores de comportamento do aluno e introduziu ferramentas que permitem extrair essas informações das nossas bases de dados (ou por meio de importação).
indicadores IA

Inteligencia IA


Mas como identificar qual comportamento motivou o abandono do aluno? Por meio de técnicas de ciência de dados, a plataforma de IA remove um (ou um grupo) de indicadores de comportamento e verifica o quanto isso impacta no perfil de evasão. Se houver pouco impacto, não é importante (baixo %). Agora se o impacto for grande, é detectado o motivo pelo qual o aluno pode estar prestes a sair da instituição.

Porém, de nada adianta ter acesso aos indicadores e à lista dos potenciais alunos evadidos se não fechar o ciclo com um processo efetivo de retenção. Grande parte das instituições de ensino não estão preparadas para reter seus alunos com processos formais, e a Carol também precisa ser alimentada com estes dados. Para isso, a TOTVS Consulting prepara as equipes com processos específicos, em meio a um modelo multidisciplinar de trabalho, com atividades como:
    • Coaching
    • Mentoring
    • Counseling
    • Integração entre as áreas, alunos e instituição
    • Apoio e oferta de atividades extras
    • Realimentação da Carol

Cada uma dessas atividades é recomendada em determinados ciclos ou etapas para promover maior efetividade na ação de retenção do aluno.

Fique ligado: em breve apresentaremos o uso da Carol para instituições de ensino.

Leia mais:
    • TOTVS Educacional: http://www.totvs.com/software-de-gestao/educacional
    • TDN: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=203767596

Consulte seu canal de atendimento TOTVS em https://www.totvs.com/contato
 

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não