ERP em nuvem: como funciona, tipos e vantagens

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 12 minutos

O chamado Enterprise Resource Planning (ERP) é a chave para integrar diferentes funções de negócios em uma organização. Seu uso é comum em empresas de diversos portes pelos benefícios que traz. E o ERP em nuvem? Esse é um tipo de software de gestão empresarial que pode impulsionar os processos internos, sabia? Mas, antes de …

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 30 abril, 2025

O chamado Enterprise Resource Planning (ERP) é a chave para integrar diferentes funções de negócios em uma organização. Seu uso é comum em empresas de diversos portes pelos benefícios que traz. E o ERP em nuvem?

Esse é um tipo de software de gestão empresarial que pode impulsionar os processos internos, sabia? Mas, antes de adotá-lo, é fundamental conhecer conceitos básicos sobre a tecnologia.

Como funciona um software de gestão em nuvem? Existe ERP na nuvem para pequenas empresas? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

 Acompanhe!

O que é um ERP em nuvem?

Um ERP na nuvem é um sistema integrado que funciona na internet e permite gerenciar todos os processos e informações de uma empresa. Ou seja, o sistema não precisa ser instalado nos computadores da companhia, pois está hospedado em servidores remotos.

Assim como outros tipos de ERP, ele abrange processos e tarefas desde o financeiro até o estoque, passando pelo comercial, produção, logística, recursos humanos e muito mais. 

Sua diferença é que, por estar baseado na internet, pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo com conexão à rede. Assim, os dados ficam armazenados na nuvem e são atualizados em tempo real.

Como funciona um software de gestão em nuvem?

Os sistemas de gestão em nuvem operam por meio de assinaturas que disponibilizam aos usuários acesso contínuo às suas funcionalidades. 

Imagine não precisar mais se preocupar com instalações demoradas ou atualizações dispendiosas, tudo é gerenciado automaticamente pelo fornecedor. 

Este modelo SaaS revoluciona a forma como as empresas gerem suas operações, já que todos os dados ficam armazenados em servidores seguros e são acessíveis a qualquer hora, de qualquer dispositivo com internet.

Na prática, essa flexibilidade facilita com que uma equipe de vendas que precisa acessar informações relevantes em tempo real para fechar negócios, faça isso em poucos cliques e não perca uma oportunidade quente, por exemplo. 

Com um ERP em nuvem, eles podem consultar relatórios, enviar pedidos e até revisar o inventário, mesmo estando longe do escritório, tendo na mão dados valiosos que podem ser decisivos na hora de convencer um cliente.

Qual a diferença entre ERP on cloud e ERP local?

Uma das questões mais frequentes entre gestores é entender a diferença entre ERPs on cloud e locais. 

O ERP em nuvem, ou on cloud, elimina a necessidade de investimentos pesados em infraestrutura. 

As empresas que optam por essa solução não precisam de servidores próprios ou de uma equipe interna robusta de TI para gerenciar o sistema. 

Além disso, a implementação de um ERP em nuvem tende a ser mais rápida, sem as complicações geralmente associadas aos sistemas locais.

Por outro lado, o ERP local pode ser uma escolha para aqueles que preferem controle total sobre seus dados e infraestrutura. 

No entanto, quando se trata de custos, flexibilidade e velocidade de implementação, o ERP em nuvem oferece uma vantagem significativa, especialmente para empresas que buscam agilidade e redução de gastos.

O processo, além de ser mais prático de implementar e ter um custo relativamente menor, ainda não demanda suporte interno de T.I.

Confira o vídeo a seguir e saiba mais sobre as principais diferenças e benefícios, avaliando o melhor para a sua empresa!

Quais são os tipos de ERP na nuvem?

Os ERPs em nuvem podem ser categorizados em públicos, privados e híbridos, cada um atendendo diferentes necessidades de negócios. 

Nuvem Pública:

  • Infraestrutura compartilhada por múltiplos clientes, gerenciada por um provedor de serviços terceirizado (ex: AWS, Google Cloud, Microsoft Azure).
  • Menores custos iniciais, escalabilidade, flexibilidade e menor necessidade de infraestrutura de TI interna.
  • Menor controle sobre a infraestrutura e segurança (embora os provedores invistam fortemente em segurança).

Nuvem Privada:

  • Infraestrutura dedicada a uma única organização, podendo ser gerenciada internamente ou por um provedor terceirizado.
  • Maior controle sobre a infraestrutura, segurança e personalização. Ideal para empresas com requisitos de conformidade rigorosos ou dados sensíveis.
  • Maiores custos iniciais e de manutenção, menor escalabilidade em comparação com a nuvem pública.

Nuvem Híbrida:

  • Combinação de nuvem pública e privada, permitindo que as organizações escolham o ambiente mais adequado para cada carga de trabalho.
  • Flexibilidade para otimizar custos e desempenho, mantendo dados sensíveis em um ambiente privado e utilizando a escalabilidade da nuvem pública para outras necessidades.
  • Maior complexidade na gestão e integração dos diferentes ambientes.

Além desses, existem os ERPs híbridos que combinam características dos sistemas públicos e privados, oferecendo flexibilidade e custo-benefício. 

Setores como varejo e manufatura encontraram nesses sistemas opções adaptadas para seu dia a dia. 

Gestão de estoque omnichannel, ponto de venda (PDV), gestão de relacionamento com o cliente (CRM) focado no varejo, gestão de promoções e campanhas, integração com e-commerce, análise de vendas e tendências, gestão de trocas e devoluções.

Por exemplo, um ERP para o setor de varejo pode integrar diretamente com sistemas de pontos de venda, enquanto um para manufatura pode otimizar a cadeia de suprimentos.

A mesma lógica também pode ser adaptada para setores como saúde, serviços, agronegócios e afins.

Quais áreas podem se beneficiar do ERP em nuvem?

Praticamente todas as áreas de uma empresa podem se beneficiar da implementação de um ERP em nuvem. Finanças, recursos humanos, logística, e vendas são apenas alguns exemplos dos departamentos que experimentam melhorias significativas em eficiência e comunicação interna. Vamos imaginar o setor financeiro, que utiliza o ERP para centralizar dados contábeis e gerar relatórios precisos, o que facilita desde auditorias até a tomada de decisões estratégicas.

As vantagens de um sistema ERP em nuvem

Um ERP na nuvem pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Confira algumas delas a seguir:

Mais segurança

Um dos principais benefícios de um sistema ERP em nuvem é a segurança dos dados da sua empresa. 

Como eles ficam armazenados em servidores remotos e protegidos por criptografia avançada e backup, você não corre o risco de perdê-los ou de sofrer ataques cibernéticos. 

Além disso, você pode definir os níveis de acesso e permissão para cada usuário do sistema e contar com backup automático das informações e redundância dos dados para rápida recuperação.

Flexibilidade e rapidez na instalação

Outra vantagem de um ERP on cloud é a flexibilidade e a rapidez na instalação do sistema. 

Como ele não precisa de nenhum hardware ou software específico na empresa, você pode começar a usá-lo em poucos minutos. 

Basta contratar o serviço, fazer o login e pronto. Por isso, o ERP na nuvem para pequenas empresas é tão vantajoso!

Quer um exemplo real? Com a solução em nuvem, é necessário, em média, três dias para ter todas as ferramentas necessárias à sua disposição. Com o servidor próprio, seria preciso pelo menos duas semanas ou mais para deixar tudo em pleno funcionamento.

O contratante também pode aprimorar, alterar ou cancelar o serviço a qualquer momento, sem burocracia ou multas.

Redução de custos

Um ERP na nuvem também pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa. 

Com esse sistema, a sua empresa não precisa de um servidor próprio, e cada máquina funcionará de forma independente. Não são necessários investimentos em infraestrutura, licenças ou atualizações. 

Desse modo, os riscos de um problema impedir o funcionamento do seu negócio são mínimos, o que permite a terceirização dos serviços de TI.

Outro ponto de economia é que o usuário paga apenas pelo que usar e consegue economizar com energia, espaço físico, manutenção e suporte técnico. 

Isso porque não há um data center interno que necessita de equipamentos de grande potência ligados 24 horas por dia.

Mais mobilidade

Um sistema de gestão empresarial em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo com internet. Ou seja, é possível gerenciar a sua empresa a distância, sem depender dos computadores da empresa ou da rede interna. 

Você também pode integrar o sistema com outros aplicativos móveis que facilitam a comunicação e a colaboração entre as equipes.

Foco no core business

Outro benefício relevante no uso deste tipo de ERP é focar na atividade principal do negócio. 

Os usuários não precisam se preocupar com questões técnicas ou operacionais do sistema, pois elas ficam por conta do fornecedor do serviço. 

Assim, dedicam mais tempo e recursos para planejar e executar as suas estratégias de negócio.

Centralização das informações

Com um sistema ERP em nuvem, o gestor consegue centralizar todas as informações da sua empresa em um único lugar. 

Você pode ter uma visão geral e integrada de todos os processos e setores da empresa, além de gerar relatórios e indicadores de desempenho.

Isso facilita o acesso, a organização e a análise dos dados, bem como a tomada de decisões. 

Escalabilidade

Uma grande vantagem deste sistema de gestão empresarial é a escalabilidade. Ou seja, você pode aumentar ou diminuir os recursos do sistema conforme a demanda do seu negócio. 

É possível também adicionar ou remover módulos e funcionalidades do sistema sem afetar o seu funcionamento ou comprometer a sua qualidade.

Produtividade para as equipes

A produtividade das equipes também é aprimorada com uso de um sistema integrado e atualizado em tempo real.

O motivo é simples: ele evita retrabalhos, erros e inconsistências nos dados, e agiliza os processos internos e externos da empresa.

Se você precisa otimizar o tempo e os recursos disponíveis, escolha o melhor ERP em nuvem para seu negócio.

Melhora na tomada de decisão

Por fim, este tipo de ERP pode ajudar a melhorar a tomada de decisão na sua empresa.

Como você tem acesso a informações confiáveis e atualizadas, você pode:

  • identificar oportunidades, riscos, pontos fortes e fracos;
  • fazer análises mais precisas e embasadas sobre o seu negócio;
  • definir as melhores ações para alcançar os seus objetivos e as metas da empresa.

Setores da empresa que podem se beneficiar com um ERP on cloud

Um ERP on cloud pode ser útil para todos os setores da sua empresa. Veja alguns exemplos de como ele pode ajudar cada um deles:

  • Logística: contribui para o gerenciamento de transporte, distribuição, entrega, rastreamento e devolução. Se você possui operadores logísticos, transportadoras e GPS, pode integrá-los com este sistema.
  • Recursos humanos: o sistema em nuvem permite ao gestor gerenciar o cadastro de funcionários, a folha de pagamento, os benefícios, as férias, o ponto eletrônico, bem como o processo de recrutamento e seleção.
  • Comercial: gerenciamento de cadastro de clientes, pedidos de venda, propostas comerciais, comissões, contratos e muito mais. É possível integrá-lo com plataformas de e-commerce, CRM e marketing digital. 
  • Financeiro: possibilita controlar o fluxo de caixa, as contas a pagar e receber, as cobranças, os impostos, os relatórios financeiros e muito mais. Você pode integrar o sistema com bancos, operadoras de cartão e outros serviços financeiros.
  • Produção: com um ERP on cloud, você pode planejar e controlar a produção, o estoque, a qualidade, os custos, os prazos e muito mais. Neste caso, a integração com máquinas, equipamentos e sensores inteligentes pode aprimorar seus processos.
  • Hotelaria: oferece segurança robusta em um ambiente totalmente virtual, seguindo protocolos rigorosos e garantindo a integridade dos dados dos hóspedes. Tendo em vista a mobilidade e acesso facilitado, permite que as informações sobre reservas, check-ins e disponibilidade sejam acessadas em tempo real e por meio de dispositivos como tablets, smartphones e computadores.

ERP Cloud da TOTVS

Se você está procurando um ERP na nuvem para a sua empresa, você precisa conhecer nosso ERP Cloud. Esse é um produto da maior empresa de tecnologia do Brasil e líder no mercado de software de gestão.

Você pode tornar sua operação mais eficiente com o nosso modelo por assinatura, garantindo qualidade e especialização com sistemas adequados ao seu segmento.

Além disso, tem a facilidade do pagamento por assinatura, reduzindo o investimento inicial e eliminando o custo de aquisição de licenças de uso.

Escolha as soluções que sua empresa precisa e contrate por pacotes, conforme a sua necessidade! Conte ainda com acesso remoto ao sistema e à nuvem da TOTVS, a TOTVS Cloud, na mesma oferta.

Conheça agora mesmo o ERP Cloud da TOTVS!

Conclusão

O ERP na nuvem é um sistema de gestão empresarial baseado online. Ele funciona a partir de uma infraestrutura garantida pelo provedor, que é responsável também por sua segurança, atualização e outros aspectos.

Por suas características, ele oferece diversas vantagens para os negócios, independentemente do tipo: flexibilidade e rapidez na implementação, escalabilidade, redução de custos e muito mais.

Para usufruir desses benefícios, é importante contar com o melhor ERP na nuvem, o ERP Cloud da TOTVS, que apresenta o melhor custo-benefício do mercado.

Com ele, você poderá impulsionar todos os setores do seu negócio. Quer entender mais sobre o assunto? Confira o que é e os benefícios de um sistema integrado!

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.