ERP em nuvem: como funciona, tipos e vantagens

O chamado Enterprise Resource Planning (ERP) é a chave para integrar diferentes funções de negócios em uma organização. Seu uso é comum em empresas de diversos portes pelos benefícios que traz. E o ERP em nuvem? Esse é um tipo de software de gestão empresarial que pode impulsionar os processos internos, sabia? Mas, antes de …

Equipe TOTVS | 01 junho, 2023

O chamado Enterprise Resource Planning (ERP) é a chave para integrar diferentes funções de negócios em uma organização. Seu uso é comum em empresas de diversos portes pelos benefícios que traz. E o ERP em nuvem?

Esse é um tipo de software de gestão empresarial que pode impulsionar os processos internos, sabia? Mas, antes de adotá-lo, é fundamental conhecer conceitos básicos sobre a tecnologia.

Como funciona um software de gestão em nuvem? Existe ERP na nuvem para pequenas empresas? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

 Acompanhe!

New call-to-action

O que é um ERP em nuvem?

Um ERP na nuvem é um sistema integrado que funciona na internet e permite gerenciar todos os processos e informações de uma empresa. Ou seja, o sistema não precisa ser instalado nos computadores da companhia, pois está hospedado em servidores remotos.

Assim como outros tipos de ERP, ele abrange processos e tarefas desde o financeiro até o estoque, passando pelo comercial, produção, logística, recursos humanos e muito mais. 

Sua diferença é que, por estar baseado na internet, pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo com conexão à rede. Assim, os dados ficam armazenados na nuvem e são atualizados em tempo real.

Como funciona um software de gestão em nuvem?

Um software de gestão em nuvem funciona por meio de uma plataforma online que oferece diversos módulos e funcionalidades para atender às necessidades de cada empresa. 

Para entender melhor esse funcionamento, considere os seguintes aspectos:

  • Acesso via internet: os usuários acessam o software por meio de um navegador web padrão ou de aplicativos específicos. 
  • Colaboração e compartilhamento: o sistema permite que várias pessoas acessem e colaborem nos mesmos dados e projetos simultaneamente. 
  • Infraestrutura na nuvem: o fornecedor mantém, dimensiona e gerencia a infraestrutura necessária (servidores, armazenamento de dados e redes) em seus data centers. 
  • Atualizações e manutenção: são de responsabilidade dos fornecedores do software e geralmente são aplicadas automaticamente, sem a necessidade de intervenção dos usuários.
  • Armazenamento de dados: são armazenados na nuvem, geralmente em bancos de dados. Esses dados são organizados e estruturados de forma adequada para permitir a recuperação e análise eficientes.
  • Segurança: os fornecedores implementam diversas medidas de segurança para proteger os dados, como criptografia de dados, autenticação de usuários, firewalls, backups periódicos e proteção contra ataques cibernéticos. 
  • Funcionalidades e personalização: o sistema ERP em nuvem oferece uma variedade de funcionalidades para atender às necessidades específicas de diferentes empresas. Alguns sistemas permitem personalização para atender às demandas exclusivas de cada organização.
  • Escalabilidade: os sistemas de gestão na nuvem são projetados para serem escaláveis, ou seja, podem se adaptar às necessidades em constante mudança das empresas. Conforme a empresa cresce ou precisa de recursos adicionais, o software pode ser facilmente dimensionado para atender a essas demandas.

Entendeu como funciona um software de gestão em nuvem? Ele é bem diferente do ERP local.

Qual a diferença entre ERP on cloud e ERP local?

Um ERP local tem como principal característica a sua instalação física no hardware e nos servidores da companhia. Ele é administrado pela própria equipe de TI da empresa. Já o ERP na nuvem é totalmente online e é fornecido por um serviço baseado em assinatura.

Como veremos adiante, o sistema em nuvem apresenta bastantes benefícios. Não à toa, o mercado de ERP on cloud foi avaliado em cerca de US$44 bilhões em 2020, mas há previsões de crescimento para que atinja US$141 bilhões em 2028. 

Vamos conhecer então os tipos de ERP on cloud para que você entenda melhor as possibilidades para seu negócio.

Quais são os tipos de ERP na nuvem?

As ferramentas baseadas em nuvem possuem suas próprias características distintas. Por isso, antes de implementar essa solução, é crucial compreender que nem todas as opções de nuvem são iguais. 

Conheça a seguir os diferentes tipos de ERP on cloud disponíveis:

  • Multilocatário: a empresa utiliza uma arquitetura de rede compartilhada por vários clientes do fornecedor, que é responsável pelas atualizações, segurança e escalabilidade. Os dados de cada organização permanecem isolados e inacessíveis para outras. É uma opção mais econômica, mas oferece menos possibilidades de personalização.
  • Locatário único: o ERP on cloud será exclusivo para sua empresa, e seus dados serão armazenados em servidores privados. Apesar disso, todas as operações podem ser realizadas de forma remota, na nuvem. A vantagem desse modelo é ter um maior controle sobre o ambiente, mas os custos são mais elevados.
  • ERP em nuvem pública ou privada: o modelo multilocatário é geralmente implementado na versão pública. Por outro lado, no modelo privado, os usuários acessam o sistema por meio de um aplicativo remoto, utilizando uma Rede Virtual Privada (VPN).
  • ERP na nuvem híbrida: ocorre uma combinação entre nuvem privada, nuvem pública e, se necessário, componentes locais. Um ERP implantado em um modelo híbrido oferece maior flexibilidade, o que permite aproveitar o melhor dos dois ambientes.

As vantagens de um sistema ERP em nuvem

Um ERP na nuvem pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Veja algumas delas a seguir:

Mais segurança

Um dos principais benefícios de um sistema ERP em nuvem é a segurança dos dados da sua empresa. 

Como eles ficam armazenados em servidores remotos e protegidos por criptografia avançada e backup, você não corre o risco de perdê-los ou de sofrer ataques cibernéticos. 

Além disso, você pode definir os níveis de acesso e permissão para cada usuário do sistema e contar com backup automático das informações e redundância dos dados para rápida recuperação.

Flexibilidade e rapidez na instalação

Outra vantagem de um ERP on cloud é a flexibilidade e a rapidez na instalação do sistema. 

Como ele não precisa de nenhum hardware ou software específico na empresa, você pode começar a usá-lo em poucos minutos. 

Basta contratar o serviço, fazer o login e pronto. Por isso, o ERP na nuvem para pequenas empresas é tão vantajoso!

Quer um exemplo real? Com a solução em nuvem, é necessário, em média, três dias para ter todas as ferramentas necessárias à sua disposição. Com o servidor próprio, seria preciso pelo menos duas semanas ou mais para deixar tudo em pleno funcionamento.

O contratante também pode aprimorar, alterar ou cancelar o serviço a qualquer momento, sem burocracia ou multas.

Redução de custos

Um ERP na nuvem também pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa. 

Com esse sistema, a sua empresa não precisa de um servidor próprio, e cada máquina funcionará de forma independente. Não são necessários investimentos em infraestrutura, licenças ou atualizações. 

Desse modo, os riscos de um problema impedir o funcionamento do seu negócio são mínimos, o que permite a terceirização dos serviços de TI.

Outro ponto de economia é que o usuário paga apenas pelo que usar e consegue economizar com energia, espaço físico, manutenção e suporte técnico. 

Isso porque não há um data center interno que necessita de equipamentos de grande potência ligados 24 horas por dia.

Mais mobilidade

Um sistema de gestão empresarial em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo com internet. Ou seja, é possível gerenciar a sua empresa a distância, sem depender dos computadores da empresa ou da rede interna. 

Você também pode integrar o sistema com outros aplicativos móveis que facilitam a comunicação e a colaboração entre as equipes.

Foco no core business

Outro benefício relevante no uso deste tipo de ERP é focar na atividade principal do negócio. 

Os usuários não precisam se preocupar com questões técnicas ou operacionais do sistema, pois elas ficam por conta do fornecedor do serviço. 

Assim, dedicam mais tempo e recursos para planejar e executar as suas estratégias de negócio.

Centralização das informações

Com um sistema ERP em nuvem, o gestor consegue centralizar todas as informações da sua empresa em um único lugar. 

Você pode ter uma visão geral e integrada de todos os processos e setores da empresa, além de gerar relatórios e indicadores de desempenho.

Isso facilita o acesso, a organização e a análise dos dados, bem como a tomada de decisões. 

Escalabilidade

Uma grande vantagem deste sistema de gestão empresarial é a escalabilidade. Ou seja, você pode aumentar ou diminuir os recursos do sistema conforme a demanda do seu negócio. 

É possível também adicionar ou remover módulos e funcionalidades do sistema sem afetar o seu funcionamento ou comprometer a sua qualidade.

Produtividade para as equipes

A produtividade das equipes também é aprimorada com uso de um sistema integrado e atualizado em tempo real.

O motivo é simples: ele evita retrabalhos, erros e inconsistências nos dados, e agiliza os processos internos e externos da empresa.

Se você precisa otimizar o tempo e os recursos disponíveis, escolha o melhor ERP em nuvem para seu negócio.

Melhora na tomada de decisão

Por fim, este tipo de ERP pode ajudar a melhorar a tomada de decisão na sua empresa.

 Como você tem acesso a informações confiáveis e atualizadas, você pode:

  • identificar oportunidades, riscos, pontos fortes e fracos;
  • fazer análises mais precisas e embasadas sobre o seu negócio;
  • definir as melhores ações para alcançar os seus objetivos e as metas da empresa.

Setores da empresa que podem se beneficiar com um ERP on cloud

Um ERP on cloud pode ser útil para todos os setores da sua empresa. Veja alguns exemplos de como ele pode ajudar cada um deles:

  • Logística: contribui para o gerenciamento de transporte, distribuição, entrega, rastreamento e devolução. Se você possui operadores logísticos, transportadoras e GPS, pode integrá-los com este sistema.
  • Recursos humanos: o sistema em nuvem permite ao gestor gerenciar o cadastro de funcionários, a folha de pagamento, os benefícios, as férias, o ponto eletrônico, bem como o processo de recrutamento e seleção.
  • Comercial: gerenciamento de cadastro de clientes, pedidos de venda, propostas comerciais, comissões, contratos e muito mais. É possível integrá-lo com plataformas de e-commerce, CRM e marketing digital
  • Financeiro: possibilita controlar o fluxo de caixa, as contas a pagar e receber, as cobranças, os impostos, os relatórios financeiros e muito mais. Você pode integrar o sistema com bancos, operadoras de cartão e outros serviços financeiros.
  • Produção: com um ERP on cloud, você pode planejar e controlar a produção, o estoque, a qualidade, os custos, os prazos e muito mais. Neste caso, a integração com máquinas, equipamentos e sensores inteligentes pode aprimorar seus processos.

ERP Cloud da TOTVS

Se você está procurando um ERP na nuvem para a sua empresa, você precisa conhecer nosso ERP Cloud. Esse é um produto da maior empresa de tecnologia do Brasil e líder no mercado de software de gestão.

Você pode tornar sua operação mais eficiente com o nosso modelo por assinatura, garantindo qualidade e especialização com sistemas adequados ao seu segmento.

Além disso, tem a facilidade do pagamento por assinatura, reduzindo o investimento inicial e eliminando o custo de aquisição de licenças de uso.

Escolha as soluções que sua empresa precisa e contrate por pacotes, de acordo com a sua necessidade! Conte ainda com acesso remoto ao sistema e à nuvem da TOTVS, a TOTVS Cloud, na mesma oferta.

Conheça agora mesmo o ERP Cloud da TOTVS!

erp cloud

Conclusão

O ERP na nuvem é um sistema de gestão empresarial baseado online. Ele funciona a partir de uma infraestrutura garantida pelo provedor, que é responsável também por sua segurança, atualização e outros aspectos.

Por suas características, ele oferece diversas vantagens para os negócios, independentemente do tipo: flexibilidade e rapidez na implementação, escalabilidade, redução de custos e muito mais.

Para usufruir desses benefícios, é importante contar com o melhor ERP na nuvem, o ERP Cloud da TOTVS, que apresenta o melhor custo-benefício do mercado.

Com ele, você poderá impulsionar todos os setores do seu negócio.Quer entender mais sobre o assunto? Confira o que é e os benefícios de um sistema integrado!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.