AdvPL: origem, como funciona e por que é tão importante para clientes TOTVS

Equipe TOTVS | 27 março, 2023

A AdvPL é a linguagem de programação desenvolvida pela TOTVS em que roda nosso principal sistema para ERP, o Protheus.

As inúmeras empresas que utilizam nossos serviços se beneficiam dessa tecnologia que nos permite desenvolver soluções customizadas a nossos clientes.

Essa linguagem de programação já está tão difundida, que vários devs buscam especialização nela para aproveitar as crescentes oportunidades do mercado.

Vem conhecer em detalhes tudo sobre a Advanced Protheus Language e entenda por que ela é tão importante para gestão de negócios e para carreira de devs.

O que é linguagem AdvPL?

AdvPL é a sigla para Advanced Protheus Language e é uma linguagem de programação exclusiva da TOTVS e utilizada nas aplicações do sistema Protheus.

É uma linguagem baseada em C++, porém desenhada de forma que a empresa tivesse um maior controle sobre as soluções desenvolvidas a partir dela.

Todo o trabalho em cima da implementação dessa linguagem dá a ela uma característica única que é a sua adaptabilidade a novos sistemas operacionais e também a dispositivos.

Clientes TOTVS já sabem que é possível utilizar nossos ERPs no mobile, podendo gerir suas empresas de onde quiserem usando o smartphone.

No aspecto técnico, a linguagem que é base permite que estruturas complexas sejam criadas a partir dela.

Com essa base é possível desenvolver programas seguidos do paradigma de orientação bem como objetos ou procedural.

Após compilados, os arquivos se tornam as chamadas APO’s, Advanced Photeus Objects, que são unidades mantidas no repositório e carregadas diretamente no application server (servidor de aplicação).

Fluig Learning - Procurando Uma Ferramenta Para Capacitar e Treinar Seu Time?

A origem da programação AdvPL

Ernesto Haberkorn, um dos pioneiros da tecnologia da informação no Brasil, foi buscar uma linguagem de programação nos Estados Unidos em 1994 e encontrou a linguagem em C.

Porém, esta era muito básica e pouco compatível com outros sistemas e principalmente com as necessidades dos clientes TOTVS.

Em cima dessa base, começou a ser construído o que viria a se tornar a Advanced Protheus Language como conhecemos hoje.

A ideia sempre foi ter uma linguagem própria para o sistema TOTVS, o Protheus, e que fosse eficiente para o mercado nacional.

Desse conjunto de situações foi desenvolvida a única linguagem de programação verdadeiramente brasileira e exclusiva da TOTVS.

Essa exclusividade traz consigo a facilidade de customização dos sistemas ERP, o que talvez explique o porquê da empresa ser líder do mercado nesse segmento.

Nem as evoluções tecnológicas foram páreo, já que sempre que surgia um novo sistema operacional ou serviço web, o Protheus era rapidamente adaptado para rodar com eficiência.

Isso tudo sem perder a base, pois sabemos que há clientes que armazenam relatórios de 15 anos atrás, por exemplo, que são acessados normalmente mesmo após várias atualizações.

Essa é a magia dessa linguagem que surgiu para ser a melhor solução tecnológica de gestão para as empresas e assim se mantém até hoje.

Para que serve a AdvPL?

A linguagem foi projetada para fornecer um ambiente de programação visual fácil de usar para desenvolvedores de todos os níveis de habilidade e origens. 

Desde então, tornou-se uma das linguagens de script mais populares para a criação de aplicativos personalizados, sites da Web e sistemas de gerenciamento de conteúdo. 

Sua popularidade acompanha a massiva presença da TOTVS em mais de 30 mil negócios e em mais de 40 países.

É uma solução que serve para todo tipo de negócio, desde pequenas startups até grandes empresas, bem como organizações como escolas e universidades.

Características dos programas desenvolvidos em linguagem AdvPL

Por se tratar de uma linguagem desenvolvida pensando nas necessidades do cliente TOTVS e do mercado nacional como base, a Advanced Protheus Language possui algumas particularidades.

A seguir vamos listar algumas delas que vão ilustrar o panorama de aplicação dessa linguagem na prática.

Programação com interface própria com o usuário

A ideia é facilitar a utilização por parte do usuário, portanto, a interface desenvolvida é para uso por meio do terminal remoto como nosso TOTVS Smart Client.

Esta é a aplicação TOTVS que os usuários irão interagir, e vai rodar em cima do código fonte da Protheus.

A interface também acessa o banco de dados, podendo assim ser uma solução mais eficiente para aprendizado do usuário.

As conexões serão gerenciadas por outro aplicativo, o TOTVS Application Server, que por ser um sistema caseiro, a integração é muito mais eficiente.

Também funciona como principal forma para acessar a execução de rotinas do seu sistema de gestão, tudo isso programado em Advanced Protheus Language.

A principal característica destas aplicações em questão é o funcionamento com ou sem interface para o usuário, porém fica restrita a utilização via interface remota.

Ou seja, acessa um protocolo do sistema a distância e é exibido para o usuário através de uma interface mais amigável.

Programação sem interface própria com o usuário

Outro atributo presente nos sistemas baseados nessa linguagem, são as rotinas que podem ser criadas sem a interface com o usuário.

Seu uso é bem mais específico que um mero processo adicional ou relatório.

Por serem rotinas sem interface de usuário, nesse modo não tem a aplicação do TOTVS Smart Cliente.

Caso seja feita uma solicitação de criação de janela padrão, será considerado uma exceção no tempo de execução. 

Portanto, a utilização desse modelo é bem restrita a processos executados diretamente no TOTVS Application Server.

Vale mencionar que para aplicações externas em outras linguagens de programação a interface pode ser utilizada para dar início a processos no servidor pelos meios de integração disponíveis no sistema.

Baixe agora mesmo o estudo de Panorama das Carrerias 2030

Programação por Processos

Também é possível utilizar a Advanced Protheus Language para desenvolver rotinas de processos individuais direto no TOTVS Application Server.

Elas podem ser inicializadas por outras funções ou por meio de uma configuração no servidor para iniciar automaticamente.

Programação de RPC

RPC é a sigla de Remote Procedure Call que podemos traduzir livremente para Chamada de Procedimentos Remota.

Utiliza uma biblioteca de funções de algum sistema por meio de uma API de comunicação.

Através delas é possível executar rotinas em Advanced Protheus Language no TOTVS Application Server pelo modo sem interface (Blind).

Isso permite que por meio de uma conexão TCP/IP sejam executadas rotinas em Advanced Protheus Language em outros servidores de forma remota.

Programação Web

Para uso Web é possível utilizar o TOTVS Application Server para operar fazendo as vezes de servidor respondendo requisições HTTP.

Rotinas previamente escritas na linguagem tema deste conteúdo, poderão ser executadas quando uma requisição for feita.

O script vai enviar os resultados como respostas às solicitações direto para o cliente HTTP, como o navegador, por exemplo.

Por fim, outro recurso do TOTVS Application Server é a capacidade de compilar arquivos HTML que tenham alguma programação Advanced Protheus Language contida nele

Programação TelNet

Ainda nos protocolos TCP/IP temos a programação TelNet para fazer a conexão remota a um computador por meio de uma aplicação baseada no protocolo em questão.

Nesse cenário, o TOTVS Application Server fará as vezes de um terminal TelNet, emulando suas características para rodar as rotinas em Advanced Protheus Languages.

A interface final será a de um coletor de dados móveis ou de um terminal TelNet.

Quais os tipos de funções que podemos utilizar em AdvPL?

O surgimento da tecnologia foi justamente para o desenvolvimento de sistemas de gestão adequados às características das empresas nacionais.

Com isso em mente, podemos destacar que as principais funções em que podemos usar a linguagem são:

  • Desenvolver aplicativos da Web Personalizados;
  • Criação de sistemas para gerenciamento de conteúdo (CMS);
  • Criar interfaces gráficas e amigáveis para usuários;
  • Construção de banco de dados e estruturas de dados personalizadas;
  • Criação de sites interativos
  • E muito mais.

Estamos falando de uma linguagem de programação altamente customizável e em constante aprimoramento, por isso suas aplicações são incrivelmente abrangentes.

Como programar em AdvPL?

Pensando de uma visão de AdvPL para iniciantes, o caminho para programar com esta linguagem passa por entender o mínimo de programação.

Sua base é C++, então, qualquer familiaridade com a linguagem já é um bom ponto de partida.

Entretanto, na sua essência a Advanced Protheus Language foi desenvolvida para ser uma forma mais simples de se programar, sendo bastante atrativa para devs em início de carreira.

Por isso, buscar cursos na área é o primeiro passo, e podemos dizer que há opções bem em conta no mercado.

Existe algum curso de AdvPL gratuito?

Essa linguagem de programação que estamos falando ao longo do conteúdo é uma criação TOTVS, portanto está presente nas operações de nossos clientes.

Ou seja, muitos funcionários que trabalham ou já trabalharam em alguma empresa que usa o Protheus, tem o mínimo de familiaridade com a Advanced Protheus Language.

Então sim, podemos dizer que existem cursos gratuitos para aprender a programar, por meio de treinamentos oferecidos em empresas que utilizam a tecnologia TOTVS.

Também é possível encontrar cursos básicos gratuitos tanto online quanto offline, contudo é importante ressaltar que não vão se aprofundar no assunto, sendo mais uma forma de entender em linhas gerais sobre Advanced Protheus Language..

Eventualmente valerá a pena investir em uma qualificação mais profissional para aproveitar as oportunidades do mercado.

Qual o salário de um programador AdvPL?

Segundo os principais sites de recrutamento, o salário médio de um Desenvolvedor AdvPL gira em torno de R$ 5.697 mensais.

Cursos de ADVPL na TOTVS Store

Quem melhor para te ensinar a programar em Advanced Protheus Language do que a companhia que desenvolveu essa tecnologia incrível?

Por isso, a TOTVS Store é onde você encontra os principais cursos para se tornar um desenvolvedor profissional em AdvPL, com quem realmente entende do assunto.

Com essa qualificação, de cara você já se torna um profissional pronto para atuar nas mais de 30 mil empresas que utilizam as soluções TOTVS.

E acredite, esse mercado está com demanda latente, então não perca tempo e conheça nossos cursos para se tornar um desenvolvedor AdvPL de qualidade.

Conclusão

A linguagem de programação Advanced Protheus Language é a base da tecnologia que fez da TOTVS a líder no segmento, e além de tudo é uma forma de programar 100% brasileira.

Isso faz com que nossas soluções em gestão de negócios sejam customizáveis para se encaixar no que o gestor precisa e não o contrário.O mercado precisa de devs que sejam habilidosos em AdvPL, e para isso, a TOTVS Store tem uma gama de cursos que vale a pena conhecer, confira.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.