front-end-totvs

Front end: Qual sua importância para o desenvolvimento?

Equipe TOTVS | DEVELOPERS | 29 Maio, 2020

Quando falamos sobre desenvolvimento de sistemas, sites, apps e outras plataformas, o front-end e o back-end são essenciais, se complementando como duas partes de um todo.

Essas duas linhas que fazem parte da programação de um site ou software são igualmente importantes para que o produto final tenha qualidade. Neste artigo, falaremos mais sobre a importância do front-end em programação e qual sua função.

Front-end: o que é e como funciona?

O Front-end está muito relacionado com a interface gráfica do projeto. Ou seja, é onde se desenvolve a aplicação com a qual o usuário irá interagir diretamente, seja em softwares, sites, aplicativos, etc. Portanto, é essencial que o desenvolvedor tenha uma preocupação com a experiência do usuário.

Dev front-end é um termo muito utilizado para identificar profissionais que se especializaram especificamente nessa área. Além disso, apesar de envolver a interface do projeto, o programador front-end não é formado em design. A diferença entre os dois é que o desenvolvedor não desenha visualmente a interface.

Na verdade, no desenvolvimento front-end, o profissional irá mexer com o código em si, projetando com quais ferramentas o usuário irá interagir. Por esse motivo, é importante ter essa diferença em mente quando falamos sobre o assunto.

Qual a importância do desenvolvimento front-end?

Se um site ou sistema de gestão não é simples de entender ou não possui fácil usabilidade, então a aderência do usuário será menor. O papel do desenvolvimento front-end é facilitar a usabilidade e garantir que a ferramenta realmente funcione conforme o esperado.

Um site, por exemplo, pode perder tráfego orgânico se apresentar erros constantemente. Isso acontece pois as pessoas que visitam um site assim costumam perder a confiança na empresa que está por trás dele. Além disso, um site com erros constantes ou lentidão torna a navegação quase impossível.

Além disso, sites responsivos saem na frente por causa do constante aumento de tráfego vindo de dispositivos móveis. Portanto, ao utilizar linguagens front-end, é preciso ter essa questão em mente. O problema de usabilidade ruim se aplica também a softwares, afinal, é preciso que o usuário consiga entender como a ferramenta opera.

Diferença entre front-end e back-end

Nem sempre a diferença entre front-end e back-end é muito clara. Trata-se de um assunto mais complexo, porém é essencial entender pelo menos as diferenças básicas entre os dois.

Podemos classificar como back-end tudo o que envolve como o projeto funciona, seja ele um site ou sistema. Ou seja, tudo o que o usuário não pode ver, como o banco de dados e também os servidores. Aqui também é onde entra a segurança, estrutura e gerenciamento de conteúdo.

O back-end é essencial para que tudo funcione bem e cumpra com a proposta do projeto. Um exemplo disso é um site dinâmico, que atualiza em tempo real com novas informações, como, por exemplo, um site de notícias. É preciso que seu banco de dados funcione corretamente para que o site não apresente problemas técnicos.

Já o front-end, como comentamos antes, é a conexão entre as funcionalidades de um sistema ou site com o usuário. Portanto, os dois são igualmente essenciais para que o produto funcione bem de modo geral e seja bem aceito pelos clientes.

Por que o front-end deve ser valorizado?

Agora que você entende mais sobre a importância do front-end, veja a seguir os motivos pelos quais ele deve ser valorizado pelas empresas e pelos desenvolvedores:

Aparência

A aparência de um site, sistema ou outro projeto do tipo é um dos fatores marcantes para o usuário, podendo ser também um dos motivos que os levam a desistir de utilizá-lo. Portanto, é importante que isso seja levando em conta no momento de desenvolver um app, site ou software.

Objetivo da empresa

Outro fator importante que deve ser levado em conta no desenvolvimento front-end é o objetivo da empresa com aquele produto. No caso de um site, por exemplo, é preciso pensar sobre a mensagem que a companhia pretende passar ao usuário e quais suas expectativas em relação àquela página.

Segurança de usabilidade

O front-end também é muito importante para que o usuário tenha segurança ao utilizar a ferramenta. Assim, a empresa constrói uma relação de confiança com ele e passa uma boa imagem. Se por acaso essa confiança for quebrada, a companhia pode acabar perdendo credibilidade.

Fique por dentro das novidades em desenvolvimento!

A TOTVS investe na revitalização de seus produtos, principalmente na interface, no desenvolvimento front-end junto com projetos do UX Lab, e tendo um time exclusivo para criação de componentes.

Se você se interessa e quer saber mais sobre desenvolvimento front-end, confira o nosso post sobre o que é Node.js e quais suas vantagens. Continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter!

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *